🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#61 Mensagem por tedescowill »

Francisco Schneider escreveu:Poisé, é bastante peso, pensei em fazer com uma armação de ferro por dentro, vou ver segunda feira com o cara que vai fazer.

A caixa de reposicao eu vou fazer com o meu velho aquario, se der pra cortar ou "enjambrar" algo.

O tanque de quarentena eu to vendo se faço agora ou um pouco mais pra frente, já que ele nao vai interferir no projeto do aquario.

Agora sobre o aquario e o sump, é isso mesmo? tem mais alguma ideia? Mais algum buraco que precise fazer nos vidros? ou posso fazer um orçamento já?

Se nao tem mais nenhuma modificação, dai vamos aos aparelhos. pode ser?


Vamos ver ,resumo do sistema
AQUARIO 200c x 80l x 60a ,coluna dagua de 55cm ,volume aproximado de 810 litros (isso sem o substrato,sem rochas,sem os bichos)

DURSO BOX saida dupla de 50mm +saida do ladra de 50mm + entrada do sistema de retorno de 25mm
Na caixa do durso tera os 3 flagers de 50mm e um de 25mm,olhando a tabela a largura da
cabeça dos flager sao de 95mm para os flagers de 50 e 70mm para os de 25,entao a largura sera
desta caixa sera de 95mm mais 20mm para cada lada,num total de aredondado 14cm

O comprimento desta caixa sera de 3 vezes 95milimetros mais 70mm ,e 40milimetros
estre cada flager e mais 50mm entre estes a a lateral,aredondando 30cm+16cm+10cm=56cm
ficando com 56cm(c) x 14cm(l) x 60cm(a) ,fazendo a regulagem para manter a agua dentro dele para nao ter barulho ,ele vai ficar com uma coluna dagua dentro de uns 20cm ,tera sempre uns 15 litros dagua dentro dele.


Segue desenho para entendimento, estas sao medidas internas, e lembrese no desenho esta o valor da cabeça dos flagers (as medidas de D1 da tabela da tigre)
box.JPG


SUMP
filtragem mecanica 2 sharkbags de 10cm
120c x 70l x 50a (area do skimmer 50cm x 70cm, coluna dagua de 29 cm) ,com esta construcao ele tera um volume contante de aproximadamente 200 litros de agua
camara de bombas de recalque 30c x 70l x 29a

Comforme eu falei acima um sistema com lampada UV é muito importante num aquario,pois faz uma esterelização que pode diminuir em muito problemas no aquario (doenças)
neste sistema a agua do aquario passa por um aparelho que tem uma lampada UV,a agua para ir para este aparelho é captada por uma bomba fraca no sump e é retornada ao sump denovo,este equipamento tem que ficar constantemente imundado para nao ocorrer da lampada estourar aoa ter contato com a agua depois de estar ligada sem agua ,este sistema ada pra montar depois do aquario pronto,portanto nao interfere na construcao dele


SISTEMA DE RECALQUE
saida dupla na flor dagua por canos de 25mm
saida inferior no fundo do aquario de 25cm (com pressao equalisada pelo cano esterno que vai até a altura da coluna dagua) ,agindo como um quase close loop

olhe uns sistemas de close loops
Imagem
este entra pelo vidro traseiro

este abaixo tambem é feito pelo vidro traseiro com muitas saidas e entradas
Imagem

olhe este sistema que tem retorno pelo funco ,com canos acoplados para dirigir o fluxo dagua para varias diresoes ,feito com canos acoplados as flagers do fundo
Imagem


os aparelhos ,partindo do basico para o aquario
skimmer com no minimo 2 veses o volume total do sistema (aquario mais sump) um modelo para 2 mil litros
sistema de aquecimento de 1 watt por litro (1000 watts)
bombas de recalque 1 de 2000 litros e uma de 4 mil litros ou mais,pois esta vai fazer o efeito que voce quer (bombas submersas)
um ,ou dois controladores COEL/etc
bombas de sirculacao interna vai depender do layout e do que voce vai por no aquario
filtro deionisador ,reservatorio para fazer a agua com uma bomba de 1000litros para bater o sal

termometro digital é muito aconselhavel ,mas tevese ter termometros comums (os quais devem ser usados com muita cautela,num aquario pois se quebrado ele mata tudo que tem dentro)
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#62 Mensagem por tedescowill »

Algumas bombasque se pode usar neste projeto ,com as medidas das saidas ,para voce ver porque eu disse que talvez fosse melhor que poderia ser usado tubulacao de 32mm na tubulacao dos retornos do fundo do aquario.
repare que em algumas ja esta esposto o diametro interno e o do cano.
O diametro interno do cano eo o que deve ser mantido e nunca diminuido se o diametro de saida de uma bomba é de 25mm toda a tubulacao deve ter este diametro interno,tambem nao coloque um diametro maior pois isso vai diminuir a fazao dagua por causa do arrasto do volume extra que estara no cano.


Red dragon de 8.000L saida em 32mm
Bomba Submersa Resun 4000 L/h Diâmetro de saída: 19 interna / 25mm (cano) (3/4" e 1")
Bomba Submersa Boyu Fp 58a 2500l/h Com Proteção Fp58 ,,20mm
Bomba Submersa Sarlobetter Sb2700 /saida 20mm
Datasheet da serie: http://www.sarlobetter.com.br/lagos/bom ... manual.pdf
Pump 3000(3000 l/h) QuietONE 3000 saida 25mm
Bomba Submersa Resun S4500, 4500l/h ,,,diâmetro de saída: 25 milímetros
Bomba Submersa Eletrônica Jebao dc 3000,, 900-3000l/h regulavel,,, entrada /saida 25mm
Bomba Submersa Eletrônica Jebao Mod. Dct-6000 , 4.000 a 6.000 l/h ,,,Conexão entrada/saída: 1 ¼”
Bomba Submersa Sunsun Jep-8000 8000 L/h saida 3/4 ,interna 1'' cano
Imagem
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Francisco Schneider
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 21 Abr 2015, 10:07
Apelido: Francisco
Data de Nascimento: 29 Jun 1980
Cidade: Palmas
País: Brasil

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#63 Mensagem por Francisco Schneider »

Will, porque no durso você colocou um flange de 25 tambem? Ali nao vai passar tubos de 25mm, somente tem as 3 saidas dos tubos de 50mm.

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#64 Mensagem por tedescowill »

Francisco Schneider escreveu:Will, porque no durso você colocou um flange de 25 tambem? Ali nao vai passar tubos de 25mm, somente tem as 3 saidas dos tubos de 50mm.


Coloquei ali por descuido ,seria se a tubulacao for passar por dentro desta caixa ate sai pela grade ,mas nao ha problema em colocar como voce fez no desenho
Imagem
É claro que este cano entrando por traz tambem tera que por um flager no vidro,nao pode fazer apenas um furo e passar o cano.

Voce viu que a largura total do sistema tera 80cm+15cm do aquario e durso +10cm para a tubulacao se esta for feita por tras do aquario ,ja se voce colocar este tubo que sobe do retorno do fundo do aquario para o lado do durso e o retorno por dentros da caixa, voce consegue poupar estes 10cm atras do reef.
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Francisco Schneider
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 21 Abr 2015, 10:07
Apelido: Francisco
Data de Nascimento: 29 Jun 1980
Cidade: Palmas
País: Brasil

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#65 Mensagem por Francisco Schneider »

Poisé isso do movel que eu achei muio ruim, ele tá com 1,20 de largura.

segue uma fotinho pra ver como vai ficar, ainda nao acabei, coloquei uma mulher do lado só para ter uma base do tamanho.

[imagem]http://imageshack.com/a/img673/5222/p5SMpl.jpg[/imagem]

Quanto aos equipamentos, pensei nisso por enquanto:
1 bomba submersa Sunsun Com Uv 9w 4.500lh (pode ser junto o UV ou tem que ser separado?)
1 Bomba Submersa Sunsun Com Uv 9w 7.000lh (essa para o retorno onde tem o T, que sai embaixo do aquario)
1 Skimmer Bubble Magus Curve 9 Sp4000- 1500 Lts (serve esse ou tem que ser 2000 litros)
2 Bomba Circulação Sunsun Wave Maker 12000l/h
1 Filtro deionisador (nao sei qual)
1 Bomba Submersa Sarlo Better Sb2000 (para o reservatorio)
1 Termometro digital Boyu
2 Aquecedor E Termostato 500w Sunsun
Controlador de temperatura (não faço a minima ideia)

Oque mais que tem colocar? Outras marcas? As bombas quais são mais usadas?

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#66 Mensagem por Wellington Salles »

Francisco Schneider,

O fluxo de passagem dos filtros uvs devem ser o mais devagar possível.... além do que eu pensaria em pelo menos 15w para sua litragem!!!!

viewtopic.php?f=38&t=131

Boas marcas de bombas seriam a Eheim sicce, outra excelente opção, são as DC jebao!

Controlador Coel.

Abração.
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Francisco Schneider
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 21 Abr 2015, 10:07
Apelido: Francisco
Data de Nascimento: 29 Jun 1980
Cidade: Palmas
País: Brasil

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#67 Mensagem por Francisco Schneider »

Ok Wellington, é que como vou usar 2 bombas, pensei que daria pra ter o UV já nelas, oque daria 18 w somando as duas.
Mais entao eu posso colocar um filtro de 15 ou 30(o de 30 eu já tenho) com uma bomba de 1000 litros? ou menor ainda?
Sobre o controlador coel, qual seria indicado?

Vou dar uma olhada nas bombas.

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#68 Mensagem por tedescowill »

Francisco Schneider escreveu:Poisé isso do movel que eu achei muio ruim, ele tá com 1,20 de largura.

segue uma fotinho pra ver como vai ficar, ainda nao acabei, coloquei uma mulher do lado só para ter uma base do tamanho.

Quanto aos equipamentos, pensei nisso por enquanto:
1 bomba submersa Sunsun Com Uv 9w 4.500lh (pode ser junto o UV ou tem que ser separado?)
1 Bomba Submersa Sunsun Com Uv 9w 7.000lh (essa para o retorno onde tem o T, que sai embaixo do aquario)
1 Skimmer Bubble Magus Curve 9 Sp4000- 1500 Lts (serve esse ou tem que ser 2000 litros)
O sump é bem grande e permite voce adicionar 2 skimmers ,para adaptar lo para uma carga biologica maior.


2 Bomba Circulação Sunsun Wave Maker 12000l/h
1 Filtro deionisador (nao sei qual)
1 Bomba Submersa Sarlo Better Sb2000 (para o reservatorio)
1 Termometro digital Boyu
2 Aquecedor E Termostato 500w Sunsun
Controlador de temperatura (não faço a minima ideia)

Oque mais que tem colocar? Outras marcas? As bombas quais são mais usadas?


Wellington Salles escreveu:Francisco Schneider,

O fluxo de passagem dos filtros uvs devem ser o mais devagar possível.... além do que eu pensaria em pelo menos 15w para sua litragem!!!!

viewtopic.php?f=38&t=131

Boas marcas de bombas seriam a Eheim sicce, outra excelente opção, são as DC jebao!

Controlador Coel.
Abração.


Francisco Schneider escreveu:Ok Wellington, é que como vou usar 2 bombas, pensei que daria pra ter o UV já nelas, oque daria 18 w somando as duas.
Mais entao eu posso colocar um filtro de 15 ou 30(o de 30 eu já tenho) com uma bomba de 1000 litros? ou menor ainda?
Sobre o controlador coel, qual seria indicado?

Vou dar uma olhada nas bombas.


plus_icon O fluxo de aqua deveria ser de um 400 litros por hora passando no UV
para um sistema de 1000 litros um UV de 30 esta bom com uma bomba de 800 litros.

Dizem que as bombas DCs gastao menos,mas eu nunca usei.

Filtro UV em bombas de alto fluxo,sao desperdicio de dinheiro no compra e na conta de luz

1 Bomba Submersa Sarlo Better Sb2000 [b](para o reservatorio)[/b]
No cas nao é para o reservatorio pois este desce por gravidade ao sump comforme o projeto
esta bom é para o reservatorio para confeççao de agua salgada ,para bater o sal ,isso certo
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#69 Mensagem por tedescowill »

Houston temos um problema, dinovo mais uma falha minha
icon_thumbsdownsmileyanim icon_bag

Imagem
sistema original primario

will tedesco escreveu:As duas saidas que voce diz nao saber pra onde apontar. elas ficaram apontadas pra cima mesmo pra dar o efeito que voce quer

Agora mais um encalhe no projeto,para ter um fluxo de agua igual ao que tem na foto (cuje o aquario tem 45 cm de altura e deve ter uns 40cm de coluna dagua) voce vai precisar de bombas potentes
saindo mais barato se utilizar duas bombas ,sendo uma para a saida de cima (que nao precisaorao ser tao potentes como as da saidas de baixo)
e outra para as saidas de baixo (retornos) , mas como eu ja disse o cano que vem da bomba tem que ir ate o topo do aquario ,e dai ir pra baixo ,para ele nao puxar a agua do aquario para o sump.
as bombas que me refiro sao as de retorno (que ficaram no 3 compartimento do sump)


Sistema alterado depois
Imagem

constatei que o efeito sifao ainda vai continuar pois este sistema de recalque ainda sera um unico circuito hidraulico ,e ele vai puxar toda a agua do aquario pra fora ,mesmo com o retorno da bomba indo ate a superficie fui montar o sistema no meu aquario e vi que vai dar "M'' ,no meu caso eu poderia colocar uma valvula de retencao, mas vi na loja que ela reduz muito o fluxo da saida por precisar de uma boa pressao para abrir

o projeto tera que ser readequado de novo
sendo que se voce que o sistema que faça fluxo de agua do fundo ate a flor dagua tera que utilisar o sistema igual ao do Manochio
cendo que os dois furos de fundo serao de maior diamentro para a passagem do flager maior (ja pedi o nome da peca ao Manochio para ver as medidas que serao do flager, acho que sera uma falger de50mm)
As bombas de retorno(recalque ,o sitema pode ser com as duas bombas como estava planejado ) sendo a mais fraca para a saida perto da boca do overflow e a segunda com saidas em cada lateral, ficando o projeto de como fazer estas entradas no aquario do sistema de recalque ,,,
ou num segundo caso fazendo estas 4 saidas do recalque ligadas a uma so bomba mais forte ,tendo as saidas registro para os conjuntos de saidas (recalque)

Na imagem que coloquei mostra que tera o efeito de sinfonagem ,mas como o sistema estaria neste desenho ligados a uma unica bomba de recalque ,quando a agua baixar por causa da bomba estar desligada ,ela iria puxar a agua do aquario ,mas ao espor o encanamento ao ar (nas saidas de recaçque de cima) vai entrar ar no cono canselando o efeito é este que vou tentar no meu projeto
Imagem
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Francisco Schneider
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 21 Abr 2015, 10:07
Apelido: Francisco
Data de Nascimento: 29 Jun 1980
Cidade: Palmas
País: Brasil

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#70 Mensagem por Francisco Schneider »

carambolis, agora pretio o lagarto, me caiu os butia do bolso hehehe

eu já mandei orçar o vidro do aquario, acho que vou pensar em algo pra nao ter que mudar o projeto.

vou dar uma olhada no projeto do Manochio pra ver se consigo adaptar ao meu.

essa semana passada nao me sobrou muito tempo, mas nessa agora que ver se consigo dar um olhada nos equipamentos, se eu achar no paraguai acho que nao tem problema em comprar lá, neh?

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#71 Mensagem por tedescowill »

Franscisco
o que esta causando o problema é o fato que este retorno por baicho mesmo indo com esta curva ate o topo vai agir como um sifao que nos aquaristas usamos para aspirar o cascalho durante as trocas parciais de agua
Repare no meu desenho que tinha feito antes,o qual as 4 saidas do recalque vinham da bomba e se dividiampara sair por cima e por baixo, nesta situacao ao acabar a energia a agua comecaria a voltar,mas como os canos (das saidas) de cima vao puxar o ar o esfeito sifao vai ser cancelado

repare nesta overflow box que existe a venda
Imagem

repare neste caninho azul, para por esta peça para funcionar deve se retirar o ar por este caninho e depois veda-lo para nao entrar ar denovo
repare neste meu desenho
explicaçao3.JPG


É esta a mudança que prevejo ser a correçao no projeto,para cnselar o efeito sifao.


Francisco Schneider escreveu:carambolis, agora pretio o lagarto, me caiu os butia do bolso hehehe

eu já mandei orçar o vidro do aquario, acho que vou pensar em algo pra nao ter que mudar o projeto.

vou dar uma olhada no projeto do Manochio pra ver se consigo adaptar ao meu.

essa semana passada nao me sobrou muito tempo, mas nessa agora que ver se consigo dar um olhada nos equipamentos, se eu achar no paraguai acho que nao tem problema em comprar lá, neh?


O projeto do aquario ,não esta tao errado assim,conforme eu mostrei fazer a correcao ,nao deve demandar muita mudança

E caso voce se decida por fazer um sistema de closed loop igual ao do Manochio
As alteraçoes serao que a bomba de recalque deverao ter a saida na flor dagua (na altura da saida que tem na grade da boca do overflow que existe no projeto até aqui) logico que tera que ter uma tubulacao maior, ou manter esta que existe e adicionar mais duas laterais (talvel passando por cima do vidro das travas ,ou fuarndo o aquario nos dois lados ,colando duas flagers )
Desta maneira sera como num aquario comum o sistema de retorno (recalque)

O sistema de closed loop ,eu aparentemente descobri como é montado.

ele parece ser feito com flager de 50mm com a passagem de um cano no meio de 20mm para separar o fluxo de saida/entrada dagua (O Jose Manochio respoindeu por mp que o cano que passa por dentro da flagerde 50mm, é um cano de 25mm ,dentro deste que tem 20 milimentro de interior )

detalhe da "peça especial" ligada ao flager,nesta peça é ligada a saida e a entrada dagua da bomba,
a qual deve ser um modelo que posa trabalhar sem ser submerça igual ao projeto do Manochio,
ele usou duas bombas Sicci Syncra Silence 2.0 ,nos dois closed loop


Imagem

No projeto dele a tubulacao foi feita com conexoes que permitem desmontar o sistema
Imagem
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Francisco Schneider
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 21 Abr 2015, 10:07
Apelido: Francisco
Data de Nascimento: 29 Jun 1980
Cidade: Palmas
País: Brasil

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#72 Mensagem por Francisco Schneider »

Will, acho que a ideia tua de colocar um caninho na curva nao daria certo, pois para funionar, eu teria que tirar o ar da curva e depois tampar, vedar esse caninho, porque a agua que passa por ali vem direto da bomba, com pressão. e se a bomba para, como que vai entrar ar por ali sendo que o caninho está vedado? o sistema sifão iria ocorrer igualmente. Não acha?

Pensei em colocar essas duas entradas laterais e manter essas do fundo do aquario com uma bomba só para elas, fazendo um tipo de sistema de clossed loop. Porem agora vem a dúvida. Colocando mais duas entradas laterais, será que a pressão da agua dessas entradas laterais não anulariam as entradas de baixo? retirando assim o efeito que eu quero?

Francisco Schneider
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 21 Abr 2015, 10:07
Apelido: Francisco
Data de Nascimento: 29 Jun 1980
Cidade: Palmas
País: Brasil

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#73 Mensagem por Francisco Schneider »

ficaria tipo assim
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#74 Mensagem por tedescowill »

Will, acho que a ideia tua de colocar um caninho na curva nao daria certo, pois para funionar, eu teria que tirar o ar da curva e depois tampar, vedar esse caninho, porque a agua que passa por ali vem direto da bomba, com pressão. e se a bomba para, como que vai entrar ar por ali sendo que o caninho está vedado? o sistema sifão iria ocorrer igualmente. Não acha?

Voce nao entendeu,o que sera feito é a colocacao de um 'T' nesta curva,com a saida do meio deste T sendo aplicado por um registro (ou outro meio de diminuir muito a vasao de agua que saira por ele) ao aquario/overflow, sera tipo uma saida do retorno com um fluxo bem pequeno,
explicaçao.JPG


O fato que voce escreveu sobre vedar o caninho para o sistema funcionar nao é aplicado a este sistema ,eu falei sobre ele na explicaçao sobre o funcionamento dos overflow box (é um tipo de overflow que fica pendurado no aquario sem furos,para a captacao dagua)

Neste sistema de fazer uma saida de agua bem pequena nesta curva esta saida fica continuamente aberta com um nivel de agua saido bem pequena


Pensei em colocar essas duas entradas laterais e manter essas do fundo do aquario com uma bomba só para elas, fazendo um tipo de sistema de clossed loop. Porem agora vem a dúvida. Colocando mais duas entradas laterais, será que a pressão da agua dessas entradas laterais não anulariam as entradas de baixo? retirando assim o efeito que eu quero?

Um sistema de closed loop seria um circuito fechado (recolhe a agua e a aplica denovo no aquario)
seria tipo um destes furos do fiundo do aquario capataria a agua levando a bomnba ,a qual injetaria esta agua pelo outro furo do aquario (sendo isto feito por uma bomba selada,e nao num sistema com sump)


Imagem
Desta maneira vai ocorrer do mesmo jeito,para cancelar o efeito sifao tem que entrar ar o mais rapido posivel na tubulacao assim que esta começar a puxar a agua de volta ao sump,e isto so se pode fazer com saidas a flor dagua,e nao em qualquer outro ponto abaixo da lamina dagua


O sistema que falei sobre colocar mais duas saidas laterais,uma de cada lada seria se voce decidi-se nao ter este sistema que ate então estamos planejando ,substituido as duas bombas de recalque do sump por apenas uma só ,e bem forte,estas saidas laterais neste caso seria para distribuir melhor a vasao desta bomba muito mais forte
Editado pela última vez por tedescowill em 03 Jun 2015, 23:17, em um total de 1 vez.
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#75 Mensagem por tedescowill »

O sistema de closed loop do aquario do Manochio, para voce fazer neste seu ,só teria que fazer furos maiores no fundo ,seria fazer furos para por flagers de 50mm ao invez de furos para flager de 25mm como no progeto ate entao,logico que cada fura seria um sistema de closed loop´separado.

As bombas para este sistema tem a entrada e a saida encanados (sem vasao pra fora do encamnamento)
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Francisco Schneider
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 21 Abr 2015, 10:07
Apelido: Francisco
Data de Nascimento: 29 Jun 1980
Cidade: Palmas
País: Brasil

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#76 Mensagem por Francisco Schneider »

Vamos continuar entao ( to bem sem tempo mais nao vou abandonar hehehe).

Will, oque vc acha de colocar um sistema clossed loop no meio mais pra frente do aquario? só uma entrada ao inves de duas como era pra ser? mas dai colocaria ela mais pra frente e bem no meio do aquario. sera que ficaria bom?

E outra coisa, essas duas entradas laterais que vc falou, será que nao daria pra colocar no vidro de tras do aquario? eu nao quero que apareça muito a tubulação. ou se tiver que ser lateral, tem alguma ideia de como "dar uma escondida" nos tubos?

Amanha acho que vai sobrar um tempo, dai desenho tudo de novo.

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#77 Mensagem por tedescowill »

Francisco Schneider escreveu:Vamos continuar entao ( to bem sem tempo mais nao vou abandonar hehehe).

Will, oque vc acha de colocar um sistema clossed loop no meio mais pra frente do aquario? só uma entrada ao inves de duas como era pra ser? mas dai colocaria ela mais pra frente e bem no meio do aquario. sera que ficaria bom?

E outra coisa, essas duas entradas laterais que vc falou, será que nao daria pra colocar no vidro de tras do aquario? eu nao quero que apareça muito a tubulação. ou se tiver que ser lateral, tem alguma ideia de como "dar uma escondida" nos tubos?

Vamos continuar com a Schneider Arquitetura e designer :lol:

Repare nesta imagem,repare nos dois retornos um de cada lada perto da linha dagua, sao saidas laterais ,mas nao estao nos vidros laterais,é isso que sugeri:

Imagem


Definicao da montagem 1
A saida dupla no boca do overflow, mais a saida dupla no fundo, na qual é ja disse ser necessaria uma micro saida na linha dagua para evitar o retorno da agua para o sump, isso movido por 2 bombas de recalque




Definicao de uma segunda opcao
Cancelando este retorno pelo vidro do fundo, substituindo eles por um closed loop igual ao do Manochio, neste caso como o volume de agua do sump que deve voltar ao aquario é muito grande ,seria assim
uma bomba bem forte ,cuja saida seria ligada na saida dupla na boca do overflow e nas duas saidas laterais (uma de cada lado,cujos canos vem pelo vidro traseiro) claro que neste caso poderia ser com 2 bombas ,uma para a saida central e outra para as saidas laterais



Francisco Schneider escreveu:Vamos continuar entao ( to bem sem tempo mais nao vou abandonar hehehe).

Will, oque vc acha de colocar um sistema clossed loop no meio mais pra frente do aquario? só uma entrada ao inves de duas como era pra ser? mas dai colocaria ela mais pra frente e bem no meio do aquario. sera que ficaria bom?


Acho que deve funcionar como as duas ,só que sera uma a vasao dagua sera maior mas nao da pra ter certeza sobre isso já que nunca vi algo assim,e nao tenho um aquario de 200cm para fazer o teste

Se voce fosse mandar faser o aquario,eu diria pra voce mandar fazer os dois duros que ja estao meio planejados ,mas furos para flager de 50mm ,mesmo que se pretendo usar tubulacao menor ,a qual podera ser adaptada a uma tubulacao menor, e talvez ate um furo para a saida no meio como vc agora propos
desta forma voce tera a opção de testar qual sistema funcionara melhor ,isso antes de montar o aquario marinho
As saidas que vc nao for utilisar ,as quals ja terao os flagers terao a tubulacao vendada com caps
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

luishgs
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 22 Jun 2015, 09:51
Apelido: luis
Data de Nascimento: 11 Dez 1990
Cidade: rafard
País: brasil

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#78 Mensagem por luishgs »

bom dia galera, quero iniciar a montagem de um aquário marinho, já tenho o vidro 160 litros 80x40x50

sempre usei esse aquário para agua doce com um Oscar, porem o mesmo cresceu muito e quero da-lo pra alguém com um aquário maior, enfim....

queria saber as peças básicas para montar um aqua desse porte, o que não pode faltar mesmo, tipo filtro e iluminação levando em conta que não quero gastar muito e quero apenas alguns peixes pequenos e alguns corais pra dar uma cor legal!

tenho dois filtro externos atman e um termostato que para o tamanho do aquário são peças excelente, vou poder usa-las ou preciso de peças novas?

obrigado desde ja!

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#79 Mensagem por tedescowill »

will tedesco escreveu:
Aquario marinho sem gastos ,impossivel,
Com corais ,mesmo simples idem.
Gastando pouco, é muito dificil.



luishgs escreveu:queria saber as peças básicas para montar um aqua desse porte, o que não pode faltar mesmo, tipo filtro e iluminação levando em conta que não quero gastar muito e quero apenas alguns peixes pequenos e alguns corais pra dar uma cor legal!

tenho dois filtro externos atman e um termostato que para o tamanho do aquário são peças excelente, vou poder usa-las ou preciso de peças novas?

obrigado desde ja!


Luis, o principal equipamento de um aqua marinho é o skimmer (fracionador de proteina) ele é imprecidivel para um aquario marinho, ha varios aquarios nanos e picos que sao mantidos sem este ,mas neles sao feitas tpas muito frequentes, o que nao compensa por ter que gastar com sal e agua doce (com a filtragem na verdade ou reverse osmose ou deionisada)
Se costuma usar um skimmer com a capacidade de filtragem de 2 vezes a litragem do sistema (aquario+sump)

O segundo equipamneto importante é o de filtragem da agua doce para fazer a agua salgada, voce pode usar um deionisador, ou um filtro de reverse osmose, este ultimo contem uma pelicula muito fina que quando a agua passa por ele ,este filtro só deixa passar a agua pura retento a sugeira ,os mineirais, o filtro deionisador é um puco menos eficiente e a suas resinas internas tem uma certa duracao, depois de um tempo vc tem que troca-las,, para aferir a qualidade da agua doce se usa um aparelho chamado TDS ,o qual da um numero para a qualidade da agua sendo o melhor a marcaçao de 000 (no começo voce nao precisa ter este ,mas depois é importante)

A agua salgada como a agua doce (sendo que esta tambem é usada na reposicao da agua que evapora) voce pode comprar prontas numa loja de aquarismo ,se tiver uma destas perto de onde vc mora claro

Para manter corais,mesmo qiue simples, vc tem que dispor de uma iluminacao adequada para corais

O aquecedor voce podera usar
Quanto ao aquario qual é a grossura do vidro dele, será que ele pode ser furado para fazer um overflow, se nao qual é o travamento dele ,pois se nao tiver certo tipos de travas ,voce pode usar uma peça chamada de overflow box que fica pendurada no vidro como um filtro hang on
O skimmer tem modelos qua ficam pendurados (hang on) mas sao mais barulhentos ,o ideal é montar um sump mesmo ,no seu caso seria um modelo de 60-80 litros no minimo

Uma lista pra vc
Sump 60-80 litros no minimo (este tem que ser planejado apos ser estabelicido quel skimmer voce vai usar)
Skimmer com a capacidade de 2 vezes a capacidade de filtragem da litragem do sistema
nele voce coloca tambem perlon e saches de carvao ativado,deve ser construido um sistema de eposicao de agua doce para uma m aior tranquilidade sua e bom funcionamento do aquario (esta pode ser feita com valvulas com boia no sump)

bomba de recalque (cuja litragem deve ser calculada para que compensando a altura do sump até o topo do aquario ,entregue na saida 4 vezes a litragem do sistema), no seu caso provavelmente uma sb2000 resolve seu problema
dependendo de como é o sistema de retorno que voce planejar e o fluxo de aqua que este vai fazer ,pode ser preciso um/ou duas bombas de circulacao interna
Pois os corais precisam de ciculacao adequada e luz para viverem (manter corais é um pouco mais dificel do que manter plantas aquaticas,,,,mas são muito mais bonitos tambem! )

Iluminacao adequado para o aquario, esta pode ser usada uma pequena que cubra metade da largura do aquario,mas tem que ter a potencia para os corais sobreviverem

Alguns aquipamentos e testes voce tem que ter
voce tem que ter um refrotomentro para medir a dencidade da agua (tanto a que esta fazendo como a do aquario)
testes de ph (o teste de ph de agario doce nao serve, a nao ser que este seja eletronico), amonia,reserva alcalina
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

luishgs
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 22 Jun 2015, 09:51
Apelido: luis
Data de Nascimento: 11 Dez 1990
Cidade: rafard
País: brasil

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#80 Mensagem por luishgs »

sump: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... x30x40-_JM

skimmer: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... e-160l-_JM

bomba de recalque: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 0-110v-_JM

bom de circulação: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -maker-_JM

refratómetro: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -10atc-_JM

kit de teste de ph: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ito-ph-_JM

com esses produtos basicamente eu conseguiria montar o aquario?

usando um skimmer interno e outro no Sump para dar a litragem correta!

coloquei os links como base para saber os tipos de produtos que poderia comprar!


PS: Moro no Interior de SP, e minha cidade não possui boas lojas de aquarismo, muito menos para aquarios marinhos! assim fica ainda mais dificil pra mim!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”