🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Boyu tl-550 Beto Ciclando

Forum destinado a aquários Boyu, venha participar.
Mensagem
Autor
Roberto Tunes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 84
Registrado em: 23 Abr 2014, 20:59
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 20 Fev 1981
Cidade: Botucatu
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Boyu tl-550 Beto Ciclando

#1 Mensagem por Roberto Tunes »

Estou achando o tl 550 como meu primeiro aquario muito bom! Grande experiência de aprendizagem com o dia dia! Bem, tenho seis dias de ciclagem. Tive alguns problemas como acertar o skimmer, melhorar o nível de água do sump, controlar a temp no começo, melhorar as micro bolhas, melhorar a circulação de água, aumentar o perfil de substrato. Ontem fui colocar o biodgest no sump e quando fui mecher no carvão ativado, para minha infelicidade o saco abriu e foi um desastre. Passei a tarde inteira e noite limpando o aquario. Se meu carvão fosse em pó eu tava perdido. Mas vamo que vamo. Meu problema hj é com a densidade que ta em 1022,5 com refratometro. Vou tentar ajustar para 1025 como quero com tpas. A temp ta muito boa em 25,5 com uma variação de 0,3 ao longo do dia. Ontem testei nitrito e o mesmo estava menos de 0,25 ppm. Estou aguardando o kit de micro vidas que vai ser enviado na segunda. Já comprei os collers, mas estou aguardando a caixa de controle com o coel para instalar. Bem gastei uns 5 mil já, mas não ligo pois sei que estou investindo para ter corais saudáveis. Segue as especificações do aquario. Boyu tl 550 original, skimmer original ligado o tempo todo, uv ligado, filtro perlon, cerâmica sera siporax, carvão ativado sera, substrato Samoa pink 10 kilos, rocha sansibar 15 kilos, biodgest e bio start, filtro di TAP Walter us, kit sera aqua test box, luminária led aqua sun, termômetro digital, bomba de circulação resun( estou pensando em comprar uma vorteq), sal red sea. É mais ou menos isso. Ainda tenho algumas micro bolhas mas diminuem a cada dia que passa. A água tem melhorado bastante a sua clareza. Segue imagem
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Roberto Tunes em 06 Mai 2014, 15:22, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
Luis Emilio Braga
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 61
Registrado em: 05 Mar 2014, 14:41
Apelido: Emilio
Data de Nascimento: 20 Abr 1968
Cidade: RJ
País: BRASIL
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 10 vezes

Re: Boyu tl-550 Beto Ciclando

#2 Mensagem por Luis Emilio Braga »

Parabéns Beto ta ficando muito bonito ,e a temperatura esta legal queria morar em uma cidade mais fria nestas horas ,seja bem vindo tbm sou novo no fórum , vou continuar acompanhando seu reef. Att Emilio

Roberto Tunes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 84
Registrado em: 23 Abr 2014, 20:59
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 20 Fev 1981
Cidade: Botucatu
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Boyu tl-550 Beto Ciclando

#3 Mensagem por Roberto Tunes »

Obrigado Emilio! Estou apanhando um pouco no começo, mas estou estudando bastante aquarismo e vejo que sem esforço o negócio não vai! Hj limpei o copo do skimmer e tava preto. Fiquei feliz pois vejo que ele esta funcionando bem! Percebo que ele evapora bastante depois que tirei a tampa para adaptar meu led! Observo todos os dias o nível do terceiro compartimento para manter o nível da água entre as duas marcas do termostato. Att

Avatar do usuário
Luiz Paulo Di Gesu
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 221
Registrado em: 07 Jul 2011, 23:19
Apelido: Neneco
Data de Nascimento: 18 Jul 1980
Cidade: Rio Grande
País: Brasil
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Boyu tl-550 Beto Ciclando

#4 Mensagem por Luiz Paulo Di Gesu »

Opa Roberto! tudo bem? estou montando também um tl 550 e minha duvida esta no substrato seus 10 kilos formaram uma camada de quantos centimetros? Quanto ao termostato num tópico do clube boyu vi algum comentario de que é bom trocar o termostato de compartimento para evitar que ele trabalhe a seco, se não me engano acho que para o primeiro compartimento, vou procurar depois posto aqui. O meu ainda ta vindo por transportadora, mas ja providenciei a troca do skimmer que vi varios relatos dizendo que o skimmer original não da conta.
Vou seguir acompanhando a evolução do seu nano e trocando algumas idéias. forte abraço, e sucesso com o aqua.

Roberto Tunes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 84
Registrado em: 23 Abr 2014, 20:59
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 20 Fev 1981
Cidade: Botucatu
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Boyu tl-550 Beto Ciclando

#5 Mensagem por Roberto Tunes »

Luiz Paulo Di Gesu escreveu:Opa Roberto! tudo bem? estou montando também um tl 550 e minha duvida esta no substrato seus 10 kilos formaram uma camada de quantos centimetros? Quanto ao termostato num tópico do clube boyu vi algum comentario de que é bom trocar o termostato de compartimento para evitar que ele trabalhe a seco, se não me engano acho que para o primeiro compartimento, vou procurar depois posto aqui. O meu ainda ta vindo por transportadora, mas ja providenciei a troca do skimmer que vi varios relatos dizendo que o skimmer original não da conta.
Vou seguir acompanhando a evolução do seu nano e trocando algumas idéias. forte abraço, e sucesso com o aqua.



Por enquanto o skimmer está funcionando bem e a aqua tá bem clara. estou limpando ele a cada 2-3 dias e observo sujeira sempre. Com relação ao termostato, coloco ele preso na divisória entre o 2 e 3 compartimentos e ele sempre fica submerso na marca indicada. não queria colocá-lo junto ao perlon. Depois que instalar o controlador de nível e o chiller mais tarde revejo essa arrumação.o perfil deve ter ficado uns 4-5 centímetros ou mais. veja na foto. Como coloquei uma quantidade boa de rochas acaba que o peso das rochas deixou um bom perfil nas áreas expostas. Não gosto de um perfil plano. Acho que fica mais natural uma assimetria, como se as ondas o mantivesse ele sempre ondulado.

Ontem fiz uma nova TPA e para minha felicidade a densidade da agua esta em 1025 no refratômetro.

Roberto Tunes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 84
Registrado em: 23 Abr 2014, 20:59
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 20 Fev 1981
Cidade: Botucatu
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Boyu tl-550 Beto Ciclando

#6 Mensagem por Roberto Tunes »

Esperar duas semanas para colocar a equipe de limpeza agora!!

Roberto Tunes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 84
Registrado em: 23 Abr 2014, 20:59
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 20 Fev 1981
Cidade: Botucatu
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Boyu tl-550 Beto Ciclando

#7 Mensagem por Roberto Tunes »

[album][/album]
Roberto Tunes escreveu:Esperar duas semanas para colocar a equipe de limpeza agora!!

Troquei a bomba de circulação resun por uma vortech mp 10 no modo reef. Percebi que esta boma é bem mais forte! Levantou a poeira. Fui viajar e quando voltei hj, o skimmer estava borbulhando muito e não estava muito sujo. Antes sujava bastante e estava limpando o copo todos os dias. Bem quando cheguei em casa as rochas e o substrato estavam cheios de alga marrom e um pouco de alga verde. Coloquei, no começo da ciclagem, a capa de cd no overflow com o perlon. Acho que o nível de água do aquario está muito alto. Quase que transborda para o sump. Alguma sugestão de alguém para baixar mais o nível do primeiro compartimento e permitir com que o perlon trabalhe no seco? Se fizer uns furos ou melhorar a passagem d água entre o segundo e terceiro compartimentos melhora abaixa o nível do primeiro? Alguma sugestão sobre as algas? Devo fazer uma tpa?
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Roberto Tunes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 84
Registrado em: 23 Abr 2014, 20:59
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 20 Fev 1981
Cidade: Botucatu
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Boyu tl-550 Beto Ciclando

#8 Mensagem por Roberto Tunes »

Hj, após 3 semanas de ciclagem faço os primeiros testes com dois kits: sera e labo test.
Data Temp Dens pH KH Ca Mg NH4 NO2 NO3 PO4 Si Redox
2014 25.0 1025 8.2 8.0 0.0 0.0 0.0
A diferença nos dois kits foi o kh que no labo teste deu 5 e no será deu 8. Amanhã faço a primeira tpa de 22l, mais ou menos, 20% . As algas marrons quase sumiram. Ainda existem um pouco no substrato. As algas verdes tem ainda um pouco sobre as rochas e tenho algumas e poucas algas filamentosas nas rvs que vinheram com o kit de microvidas. Amanhã o Matias manda a equipe de limpeza com um ouriço e um ofiurus grande tb. Na ultima quinta comprei os peixes: 2 palhaços black médios, dois palhacinhos pequenos, um yellowish tang pequeno, um blue powder tang médio e uma mirictis. Os peixes estão saudáveis e se encontram numa loja aqui. Só irei colocar os corais após tudo bem estabilizado.

Roberto Tunes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 84
Registrado em: 23 Abr 2014, 20:59
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 20 Fev 1981
Cidade: Botucatu
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Boyu tl-550 Beto Ciclando

#9 Mensagem por Roberto Tunes »

Bem, meu tl está com 30 dias de ciclagem. Uma semana após introduzir a equipe de limpeza, vejo que a mesma acabou com as algas filamentosas marrons e verdes. Ainda observo uma fina camada verde por cima das rv. Parece que está chegando o final do ciclo do nitrogênio. Meus parâmetros estão zerados há mais ou menos 1 semana. Dessa maneira introduzir os peixes: 4 palhaços, um yellow tang, uma mirictis (que ontem fui pega-la passando por cima do sump, hj não sei onde ela ta); tem também um camarão bailarino e uma estrela. Ainda não coloquei os corais, pois quero estabilizar mais o ecossistema. Com o painel mantenho a temp em 25,5. Hj está fazendo 10 graus aqui e ele só deixa a temp chegar em 23,3, ligando o aquecedor em seguida. Com o painel e coel, o chiller só liga quando necessário, economizando energia. Como liguei o chiller de 600l na bomba original do boyu de 1600, acho que vou trocar para uma bomba mais potente de 2.500, para melhorar a filtragem e diminuir as partículas em suspensão. Fiz duas tpas, uma de 20% antes da equipe de limpeza, e sete dias após, de 15%. Vejo que é um dinheiro gasto com prazer e espero que todo esse trabalho seja recompensado a longo prazo. Só preciso achar um carangueijinho que ta perdido aí no reef antes de colocar meus corais. Abc a todos
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Roberto Tunes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 84
Registrado em: 23 Abr 2014, 20:59
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 20 Fev 1981
Cidade: Botucatu
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Boyu tl-550 Beto Ciclando

#10 Mensagem por Roberto Tunes »

Mais fotos!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Roberto Tunes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 84
Registrado em: 23 Abr 2014, 20:59
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 20 Fev 1981
Cidade: Botucatu
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Boyu tl-550 Beto Ciclando

#11 Mensagem por Roberto Tunes »

Não agüentei esperar. Testei todos os parâmetros, zerados. Temp constante de 25,5 e dens 1204. Orgulho de meu reef. Obrigado pelos ensinamentos nós fóruns!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Mozar Silva
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 38
Registrado em: 01 Out 2013, 12:23
Apelido: Mozar
Data de Nascimento: 01 Fev 1983
Cidade: Curitiba-PR
País: Brasil
Localização: Curitiba-PR
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Boyu tl-550 Beto Ciclando

#12 Mensagem por Mozar Silva »

boa tarde Roberto!
parabéns pelo reef, tbm tenho um tl550, você não vai se arrepender de ter comprado esse modelo.
tenho o meu a 10 meses, e está indo muito bem, minhas únicas dicas em relação ao seu, é que aguarde mais tempo para colocar peixes, e tambem procure esconder os seus sun corais da luz, observei que tem uma área de sombra de baixo das rochas, o sun coral vai gostar muito daquele lugar. de resto vc esta de parabéns!!!

Roberto Tunes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 84
Registrado em: 23 Abr 2014, 20:59
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 20 Fev 1981
Cidade: Botucatu
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Boyu tl-550 Beto Ciclando

#13 Mensagem por Roberto Tunes »

Mozar Silva escreveu:boa tarde Roberto!
parabéns pelo reef, tbm tenho um tl550, você não vai se arrepender de ter comprado esse modelo.
tenho o meu a 10 meses, e está indo muito bem, minhas únicas dicas em relação ao seu, é que aguarde mais tempo para colocar peixes, e tambem procure esconder os seus sun corais da luz, observei que tem uma área de sombra de baixo das rochas, o sun coral vai gostar muito daquele lugar. de resto vc esta de parabéns!!!

Caro Mozar. Obrigado! 5 horas após eu colocar os sun corais, o rosa abriu, que está mais no alto e mais exposto a luz, e já tentei alimenta-lo com artemias. Pra mim, foi difícil mas vou pegando a manha com o tempo da melhor forma de alimenta-las. O laranja abriu parcialmente. Sei que elas não abrem no pico de luz, mas minha luminária vai crescendo e diminuindo a luminosidade ao longo do dia,e vejo que ela fez um ciclo tb. Agradeço sua sugestão! Abc

Roberto Tunes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 84
Registrado em: 23 Abr 2014, 20:59
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 20 Fev 1981
Cidade: Botucatu
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Boyu tl-550 Beto Ciclando

#14 Mensagem por Roberto Tunes »

Novas aquisições de corais. Estou fazendo suplementacao com fuel da aquavitro, abc colors da red sea e biomagnesium da tropic Marine. Os sun corais e os trumptes dou camarão nas bocas. Acabei de colocar uma kenia tree no alto mas ainda esta murcha. Vamos ver. Tb coloquei 200ml de phosfagem da seachem. Segue última foto!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Editado pela última vez por Roberto Tunes em 31 Mai 2014, 10:01, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Luis Emilio Braga
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 61
Registrado em: 05 Mar 2014, 14:41
Apelido: Emilio
Data de Nascimento: 20 Abr 1968
Cidade: RJ
País: BRASIL
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 10 vezes

Re: Boyu tl-550 Beto Ciclando

#15 Mensagem por Luis Emilio Braga »

Parabens Roberto seu reef ta lindo, continue assim abraço Emilio!

Roberto Tunes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 84
Registrado em: 23 Abr 2014, 20:59
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 20 Fev 1981
Cidade: Botucatu
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Boyu tl-550 Beto Ciclando

#16 Mensagem por Roberto Tunes »

Acordei hj e kenia tree levantou graças a deus!! Rs
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Roberto Tunes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 84
Registrado em: 23 Abr 2014, 20:59
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 20 Fev 1981
Cidade: Botucatu
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Boyu tl-550 Beto Ciclando

#17 Mensagem por Roberto Tunes »

Meu colt que fica em cima do reef deu uma diminuída. É normal? A kenia tree ta melhorando a cada dia, e seus pólipos já estão marrons!

Roberto Tunes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 84
Registrado em: 23 Abr 2014, 20:59
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 20 Fev 1981
Cidade: Botucatu
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Boyu tl-550 Beto Ciclando

#18 Mensagem por Roberto Tunes »

Nova foto do reef com yellow polip, leather umbrella... Reef com 40 dias ciclando. O nitrito aumentou para 0,5 mas já abaixou de novo. Não sei pq! Hj troquei a bomba original por uma altman de 2300l/h que melhorou a vazão para o tanque. Segue foto nova!!
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Roberto Tunes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 84
Registrado em: 23 Abr 2014, 20:59
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 20 Fev 1981
Cidade: Botucatu
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Boyu tl-550 Beto Ciclando

#19 Mensagem por Roberto Tunes »

Roberto Tunes escreveu:Nova foto do reef com yellow polip, leather umbrella... Reef com 40 dias ciclando. O nitrito aumentou para 0,5 mas já abaixou de novo. Não sei pq! Hj troquei a bomba original por uma altman de 2300l/h que melhorou a vazão para o tanque. Colt abriu com a troca da pele e camarão bailarino fez a troca do exoesqueleto. Segue foto nova!!

Roberto Tunes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 84
Registrado em: 23 Abr 2014, 20:59
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 20 Fev 1981
Cidade: Botucatu
País: Brasil
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Boyu tl-550 Beto Ciclando

#20 Mensagem por Roberto Tunes »

Editado pela última vez por Roberto Tunes em 22 Jun 2014, 16:07, em um total de 1 vez.

Responder

Voltar para “Clube Boyu”