🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Magnesio Baixo

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
marcos Roberto
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 74
Registrado em: 26 Mai 2012, 20:27
Apelido: marcao
Data de Nascimento: 28 Mai 1973
Cidade: pedreira
País: brasil

Magnesio Baixo

#1 Mensagem por marcos Roberto »

Olá pessoal.

Estou com o Magnesio muito baixo (+/- 400PPM) já testei troçentas vezes com teste redsea (novo), salifert na loja ,testado pelo lojista e o mesmo resultado.
O CA esta em 500PPM (estou tentando abaixar) e a KH em 7dhk,densidade =1023,tenho adicionado o Magnesion da Brightwell liquido 15ml/dia - meu aqua= 220 litros)
O problema é que ja fiz troca parcial a 8 dias (30 litros - Sal red sea PRO) e nada mesmo fazendo essa troca e adicionando esse produto (e olha que já adicionei uns 100ml) ele não sai de +/- 400 PPM
Vcs tem pro favor alguma orientação ? esse produto é bom ? sugestões de produtos melhores (e mais barato rsrs)

- Técnicamente o que impede a subida do MG no aquario (tipo existe alguma equação como a do CA que quando o CA subir a KH cai) ou seja tem algum parâmetro dependente assim com o MG ??

Grato pela ajuda.
Marcos

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Magnesio Baixo

#2 Mensagem por Ivan Rose »

Todos os elementos tem interação entre si... porém 500ppm de cálcio é perigoso, pode precipitar...
O Magnésio é importante na fixação do Cálcio nos corais...
Se você tiver muitos corais no aquário, tente achar quem tenha Magnésio PA para vender, produto utilizado em laboratório, é mais barato e mais funcional... tem aparência de um sal grosso... Seus corais devem estar consumindo mais do que você está suplementando... Se está suplementendo Cálcio, suspenda e mantenha o monitoramento, 450 ppm é o bastante...
Se não possui corais no aquário, não há motivos para preocupação, nem em suplementar Cálcio ou Magnésio, as trocas de água já serão suficientes para reposição do necessário...
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Magnesio Baixo

#3 Mensagem por Renato Vidal »

O magnésio é consumido por corais e algas calcarias.

O problema do magnésio é que, ao contrário do cálcio, ele não consegue ser gerado pelo próprio sistema.

Então, a reposição se faz necessária em aquários de grande volume de água ou com grande população de corais duros (LPS e SPS).


Temos que entender que o magnésio esta na estrutura do coral, então, é um dos responsáveis pelo crescimento dele.

Porém, o porque do coral recolher o magnésio do sistema e jogar em seu esqueleto, é um assunto controverso, na verdade, o magnésio é um veneno para os corais, porém, é um elemento presente na natureza e não da para o coral evitar, então, ele desenvolveu uma ferramenta de evitar a contaminação, jogando todo magnésio que filtra, diretamente para sua estrutura, assim, acaba se tornando um fator de crescimento.

A reposição somente pelas TPAs, vai ser suficiente em aquários que não sejam forradas de corais, se for, precisa ser reposto sim.

Em aquários com reator de cálcio, você pode colocar 10% de mídia de magnésio misturada com a mídia de cálcio.
Se for usar balling, ou não usa nenhuma forma para essa reposição, prepare uma solução (como indicado pelo amigo Ivan) com Cloreto de Magnésio (MgCl2) PA, comprado em empresas de produtos químicos, e dilua 100 g/ litro e dose de 20 a 30 mls por dia dessa solução.

Quanto a dúvida no teste, uma boa solução é medir o magnésio na água pronta para TPA, ou seja, se na água nova, o magnésio estiver medindo também perto dos 400, então ou o teste esta com problemas, ou, o sal que esta usando é pobre neste nutriente.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Magnesio Baixo

#4 Mensagem por Celso Suguimoto »

Repita o teste com a água recem preparada com o sal da red sea, estou desconfiando que mesmo tendo repitido os testes tem algo de estranho neles, nao tem como o magnesio estar baixo e o calcio e reserva altos
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

marcos Roberto
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 74
Registrado em: 26 Mai 2012, 20:27
Apelido: marcao
Data de Nascimento: 28 Mai 1973
Cidade: pedreira
País: brasil

Re: Magnesio Baixo

#5 Mensagem por marcos Roberto »

Legal pessoal obrigado pela explicação
Por favor, alguem sabe onde comprar o MG PA (como qualidade) ? tem alguma recomendação ?? e melhor em pó ?
Esses industrializados liquido de loja de aquario tipo o que estou usando (Brightwell) é muito caro.

Obrigado
Marcos

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Magnesio Baixo

#6 Mensagem por Julio Monteiro »

Olá,
utilizei os dados de um programa chamado Aqua calculator para verificar quanto você precisaria de magnésio para acertar de 400 para 1350 mg por litro.
O software pode ser encontrado em http://www.aquacalculator.com/acalc/Windows-en.html

Para o aquário de 220 litros, o programa recomenda:
Colocar diretamente no sump onde tem bastante circulação 36,4 gramas de MgCl2 x 6H2O (cloreto de magnésio hexahidratado) por 48 dias. Esse produto pode ser encontrado nas lojas de produtos químicos.

Outra opção é diluir 2 kg de MgCl2 x 6 H2O em 5 litros de água deionizada e aplicar 87 ml diariamente, por 48 dias.

Não utilize suplementos, pois não vão conseguir fazer o nível de magnésio subir tanto, além de que, como já comentou, é muito caro.

Se você nunca dosou magnésio, o nível pode sim ter baixado, mas é claro, antes de iniciar qualquer mudança, certifique-se de que os testes estejam corretos.

Quando o nível de magnésio está baixo, as medições de cálcio e alcalinidade não são confiáveis...

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, estou disposto a ajudar.

Abraço

marcos Roberto
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 74
Registrado em: 26 Mai 2012, 20:27
Apelido: marcao
Data de Nascimento: 28 Mai 1973
Cidade: pedreira
País: brasil

Re: Magnesio Baixo

#7 Mensagem por marcos Roberto »

Obigado pelas infos.

Pergunta,tenho que utilizar o Sulfato de Magnesio (H2O) PA junto com o Cloreto de magnesio (6H2O) PA ou somente um ou outro ?
Pergunto pq observei as duas formas de se aumentar o MG e segundo a teoria que eu observei (não sei se correto) utilizando os dois (Cloreto + Sulfato) não há perigo de desbalanço ionico (nem sei o que é isso) mas fiquei na duvida se utilizo a mistura dos 2 ou somente uso o Cloreto
Se a indicação for o uso do 2 qual seria dosagem da mistura e a do aquario ?

GRato
Marcos

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Magnesio Baixo

#8 Mensagem por Julio Monteiro »

Eu utilizo o balling da Fauna Marin e nas instruções consta que o Sulfato de magnésio não é utilizado exatamente para evitar desequilíbrio iônico. Eu não utilizo...

Os íons cloreto sabemos que faz parte da agua do mar, mas os ions sulfato ficarão no sistema sem "função"...

Aqui as intruções da Fauna Marin
http://static.faunamarin.de/manuals/man ... de_eng.pdf

É claro que há outros métodos que utilizam o sulfato de magnésio... mas não posso falar do que não conheço.

abraço

marcos Roberto
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 74
Registrado em: 26 Mai 2012, 20:27
Apelido: marcao
Data de Nascimento: 28 Mai 1973
Cidade: pedreira
País: brasil

Re: Magnesio Baixo

#9 Mensagem por marcos Roberto »

Legal Julio obrigado pelo pronto retorno
Liguei na Merse aqui em Campinas e eles tem o Cloreto, sulfato,bicarbonato , hidroxido,etc... e tudo PA.
Fiquei impressionado como é barato, o Cloreto custo R$23,00 o KILO já o hidroxido de Calcio PA que até onde olhei na composição do Kalk (nacional e importado )é tao somente o Hidroxido de Cáclio PA e custa 1 kilo + de R$100,00 e esse mesmo item na Merse 1kilo = R$ 24,00 - ridículoooooooo.
Impressionante como acaba deixando o hobby caro e por consequência tira o estimulo de muitos.
Enfim o legal do forum é isso a gente se conversa troca idéias e experiências para que tenhamos um hobby sustentável a todos.

Grato pela ajuda de todos.
Marcos

Andre Martins
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 6
Registrado em: 27 Fev 2023, 18:27
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 13 Jan 1975
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Magnesio Baixo

#10 Mensagem por Andre Martins »

Bom dia
Marcos estou com mesmo problema que você. Você conseguiu resolver seu magnésio baixo? Como dosou? Preciso de ajuda.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”