Página 1 de 1

Laterita

Enviado: 13 Abr 2013, 17:32
por Marcos Napier
Por acaso a laterita serviria como removedor de fosfato, já que contem óxido de ferro? Isso sem contar que é BEM mais barato. Claro que por não ser óxido puro, pode vir mais alguma coisa ali que não seja tão ideal, mas fica a dúvida. Se não pode ser usada, qual o motivo?

Re: Laterita

Enviado: 13 Abr 2013, 17:47
por Leonardo Orito
Melhor usar prego da gerdau que isso dai

Re: Laterita

Enviado: 13 Abr 2013, 17:55
por Marcos Napier
Mas por qual motivo?

Re: Laterita

Enviado: 13 Abr 2013, 18:19
por paulo miyamoto
A laterita ou laterite é um tipo de solo muito alterado com grande concentração de hidróxidos de ferro e alumínio.

Este processo de alteração do solo é designado por laterização e caracteriza-se pela ocorrência de lixiviação, que ocorre pelo excesso de chuvas ou irrigação, podendo vir a formar uma crosta constituída por nutrientes do solo, como Fe e Al, impedindo assim a penetração de água até níveis de profundidade superiores ao do laterito formado. Os solos originados por este processo são também chamados solos lateríticos. . A laterização é um problema típico de solos ligado às regiões de clima úmido e quente.

Quando a laterização é quase total, o solo se chama laterita, após desidratação originam-se crostas, cangas e concreções limoníticas (ricas em Fe2O3) e bauxitas (ricas em Al2O3).

É muito usada em aquários plantados, sendo enterrado para servir de fonte de ferro para as plantas.
Fonte-wikipedia

Portanto a laterita não e formado só de oxido ferroso,é formado tambem por oxido de aluminio e outras centenas de componentes que podem causar danos ao seu reef. Mas se quiser fazer uma experiencia no seu aquario tem toda liberdade,depois voce posta o resultado.

Re: Laterita

Enviado: 13 Abr 2013, 18:23
por Elder Luis
alumínio é absolutamente tóxico para invertebrados, é colocar no aqua é adeus invertebrados! Coral Leather é especialmente sensível e um bom termômetro para identificação da contaminação por alumínio, ele morre muito rápido.

Re: Laterita

Enviado: 13 Abr 2013, 18:57
por Marcos Napier
Já foi testado por aqui, e o único problema aparente a princípio parece ser explosão de algas, o que talvez inviabilize o uso a longo prazo:

http://www.brasilreef.com/viewtopic.php?t=572&p=4470

Em aquários plantados, quando se usa laterita tem de se vedar bem pra justamente não explodir de algas.

O Phosguard (e esses outros removedores "brancos") também é a base de alumínio. Já usei num outro aquário (de outra marca, não o Phosguard) e não gostei. Não teve o efeito esperado e não fez bem pros corais moles.

Não vou usar laterita pois já estou usando FerroxiPhos da Brightwell, pois não preciso usar em quantidade grande mas o que me intrigou foi justamente a aparência do produto, bastante semelhante à laterita, pelo menos visualmente.