🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Iniciante - Aquário para reprodução!

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Arnaldobcc
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 06 Out 2009, 10:37
Apelido: Arnaldobcc
Localização: São Carlos - SP
Contato:

Iniciante - Aquário para reprodução!

#1 Mensagem por Arnaldobcc »

Ola Galera...

Sou membro do Pescaki e resolvi entrar pra esse hobby do aquarismo também. Ja tive aquarios quando era pequeno, mas nunca os tratei com a devida seriedade, por isso agora me surgem diversas duvidas...

Primeiramente, meu objetivo com o aquario é um local onde eu possa colocar espécies esportivas até atingirem tamanho legal para depois soltar em meu lago particular ou, se possivel, reproduzí-las no aquario e liberar os alevinos no lago!

Me falaram que para iniciante, quanto maior o aquario, mais facil de lidar, mas como moro em apartamento atualmente, não posso algo muito grande. Penso em fazer algo em torno dos 800 litros. É suficiente?

Quanto a espécie a ser colocada, estou entre TUCUNARÉS, BLACK BASS, APAIARI (Oscar), ou algum outro predador esportivo. Não descarto Trairões Amazonicos.

O apaiari entrou na lista pois ja tive, é facil de encontrar, então presumo que deva ser facil de reproduzir, mas infelizmente, ele não cresce muito. :(

Tem alguma outra espécie que eu deveria levar em conta? Qual dessas que citei vcs acham que eu conseguiria reproduzir no aquario?

Bom, determinada a espécie, qual tipo de fundo/decoração seria o ideal? Aquario Plantado é uma boa opção pra iniciante? Qual o custo aproximado de fazer uma decoração legal?

Outra duvida minha, é de onde vou obter 800 litros de agua! Sei que a da torneira tem muito cloro então não posso utiliza-la (seria obviamente a opção mais facil)! Posso utilizar agua de fontes minerais dessas que vendem pra consumo humano em galões de 20 litros? Aí mando o caminhão que entrega encontrar aki no predio rs...

Fui informado que um bom alimento para esses predadores é aquele espadinha vermelho! Eu poderia cria-los junto dos outros no aquario grande ou devo montar um aquario menor apenas para reproduzi-los?

Outra duvida, colocar algumas carpas junto dos predadores, pode atrapalhar em algo? Minha sobrinha me pede sempre pra colocar carpinhas coloridas no meu lago, mas todas as vezes que tento soltar alevinos de carpa no lago, as trairas e cat fishes arrebentam com elas! :o (quem manda terem cara e cor de isca artificial?)
Mas tempos atras coloquei uma ja maiorzinha (e bem mais cara) e ela se deu bem no lago e ja esta com uns 3kg...

Abraços e desculpe pela montanha de duvidas... é que quero começar direito =)

Resumo:
Quero montar um aquario para reprodução de algum predador esportivo
Em torno dos 800 litros
o aquario receberá iluminação natural
muitas duvidas quanto a decoração

:mrgreen:

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: Iniciante - Aquário para reprodução!

#2 Mensagem por Roberto Vieira »

Olá Arnaldo. Bem vindo a BR !

800 litros é um tamanho de aquário excelente para partir com tudo para o aquarismo...rs...mas reprodução já são outros 500. Começar com Oscar pode ser uma boa pedida pois são realmente mais fáceis de reproduzir.

Alguns peixes apreciados pela pesca esportiva precisam fazer piracema para reproduzir (nesse processo eles queimam gordura e estimulam a produção de hormônios), esses peixes para serem reproduzidos em cativeiro dependem de tratamento hormonal, geralmente com hormônio extraído da hipófise de outros peixes, como tilápias por exemplo.

A água da torneira tem cloro, mas deixá-la apropriada para aquário é simples, basta usar um condicionador ou deixar rodando, o cloro é um gás e evapora. Com o condicionador vc elimina outros problemas além do cloro.

Além do oscar, vc tentar começar com outro ciclídeo de grande porte é uma boa pedida, exceto tucunaré que é de reprodução mais complexa. Um camarada aqui de Santos, o Gregory, já obteve desova, mas nada além disso
Para esses peixes a decoração pode ser bem rústica, pedras e troncos farão um ótimo ambiente, e no fundo cascalhão de rio mesmo..a filtragem melhor seria usando um sistema dry-wet ou similar para manter ótimos indíces de oxigenação

Espero ter ajudado...até mais

Arnaldobcc
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 06 Out 2009, 10:37
Apelido: Arnaldobcc
Localização: São Carlos - SP
Contato:

Re: Iniciante - Aquário para reprodução!

#3 Mensagem por Arnaldobcc »

Roberto, muito obrigado pelas boas vindas e pela resposta!

Saber que posso utilizar água da torneira foi um alívio! Vai ser uma bela economia!

Vou providenciar algumas pedras e troncos então...

Tbm ouvi falar que é correto pegar agua de algum outro aquario antigo para estimular o crescimento de bactérias essenciais aos peixes e tals, mas num tenho nenhum amigo com aquario por perto... Posso substituir isso por um pouco de agua de meu lago? (onde ja tenho grande quantidade de peixes e estão saudáveis)

tbm to pensando em pegar o tronco decorativo do fundo do lago, e ja virá com musgos e tals do local... é correto?

Quanto ao oscar, vou com ele mesmo... tem alguma forma de sexá-lo para eu ja comprar casais?

se não houver, quantos acha necessario comprar pra formar ao menos um casal?

to pensando em comprar uns 10 e assim que ver um casal formado, libero os outros em meu lago e mantenho apenas o casal no aquario...

abraços!

Arnaldobcc
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 06 Out 2009, 10:37
Apelido: Arnaldobcc
Localização: São Carlos - SP
Contato:

Re: Iniciante - Aquário para reprodução!

#4 Mensagem por Arnaldobcc »

ps.: vc falou em outro ciclídeo de grande porte... eu citei o oscar por sua notável agressividade... pegam bem em pesca com iscas ultra light como fly... tem algum que seja mais agressivo e fique do mesmo tamanho (ou maior) que o apaiari?

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: Iniciante - Aquário para reprodução!

#5 Mensagem por Roberto Vieira »

Não há grandes problemas em usar tronco do lago, desde que tratado...agora água, apesar da biologia que trará que pode ser benéfica tbm pode trazer algas...ai pode ser que naum fique tão bom assim.

Entre outros grandes ciclídeos temos o Labiatum (Red Devil) e o Jaguar (Managuense) que ficam legais e são de reprodução mais fácil ;)

Arnaldobcc
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 06 Out 2009, 10:37
Apelido: Arnaldobcc
Localização: São Carlos - SP
Contato:

Re: Iniciante - Aquário para reprodução!

#6 Mensagem por Arnaldobcc »

obrigado vieira... vou pesquisar sobre as espécies citadas!

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Iniciante - Aquário para reprodução!

#7 Mensagem por Matias Gomes »

Arnaldo seja bem vindo, não precisa colocar água de um aquário montado, a filtragem vc pode fazer usando um filtro canister, hoje em dia já tem alguns que tem lampada UV dentro deles, mesmo 800 litros é grande para apartamento, procure ver com um engenheiro o local correto para colocar o aquário, as lages de predios novos resiste apenas 250kg por metro quadrado, por isso tem que escolher um local onde tenha vigas de sustentação.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Arnaldobcc
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 9
Registrado em: 06 Out 2009, 10:37
Apelido: Arnaldobcc
Localização: São Carlos - SP
Contato:

Re: Iniciante - Aquário para reprodução!

#8 Mensagem por Arnaldobcc »

Matias, obrigado pela dica...

Quanto a estrutura, eu sou engenheiro... =)

vai ser colocado sobre uma viga...

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: Iniciante - Aquário para reprodução!

#9 Mensagem por Roberto Vieira »

Arnaldo a dica do Matias de colocar ultra-violeta é boa..mas particularmente acho melhor o ultravioleta ser a parte do canister...pois os canisters vem com ultravioleta geralmente de 5W..o que considero pouco para um aquario do tamanho que vc está fazendo..

Essa é minha sugestão, mas a comodidade do aparelho com tudo incluso...rs....é insuperavel.

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”