🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Teste novos Skimmers Morato...

Fórum destinado para testes de equipamentos e produtos relacionados a aquariofilia, os testes vão ser feitos pela equipe de administração do fórum.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#41 Mensagem por Ramon Brescovici »

Manochio escreveu:Eheim 1260 = 840 l/h para o BM 220 CS



nao sei como voce se desinformou assim.


air intake : 960L/H

Pump power: 33W
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#42 Mensagem por Matias Gomes »

Ramon a injeção de ar depende tb da profundidade da bomba, isso influi muito.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#43 Mensagem por José Manochio »

Ramon Brescovici escreveu:
Manochio escreveu:Eheim 1260 = 840 l/h para o BM 220 CS



nao sei como voce se desinformou assim.


air intake : 960L/H


Pump power: 33W


Pode haver diferença entre o que medimos e o que está no manual, concordo

mas se houve foi tanto para a Eheim quanto para as SB2000, o mesmo acontecendo
com a Watagem.

As medições foram feitas com os mesmos aparelhoes em ambas as bombas no mesmo dia
portanto essa diferença não tem tanta relevância assim para o intuito do teste.

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#44 Mensagem por José Manochio »

André por favor, posta as fotos das medições.

Abraços

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#45 Mensagem por Mauro Becker »

Serei mais um a elogiar o novo visual do Morato, ficou exelente!

Estarei aguardando os resultados, e que sejam positivos.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#46 Mensagem por Ramon Brescovici »

Manochio escreveu:Pode haver diferença entre o que medimos e o que está no manual, concordo

mas se houve foi tanto para a Eheim quanto para as SB2000, o mesmo acontecendo
com a Watagem.

As medições foram feitas com os mesmos aparelhoes em ambas as bombas no mesmo dia
portanto essa diferença não tem tanta relevância assim para o intuito do teste.



hmmmm. na leitura anterior eu não havia entendido que havia sido feito o teste, achei que a info era colhida.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12581
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#47 Mensagem por André Fonseca »

Desculpem pela demora nas informações, tá corrido pra caramba no trabalho, e só consegui acessar pq larguei todas as coisas na empresa e corri almoçar em casa...

Mas vamos lá!!!

Imagem
Sergio instalando o novo Morato para começarmos as medições...

E agora as medições de consumo das bombas:

Imagem
Minha SB 2000 usada, com o impeller normal...

Imagem
SB 2000 do Skimmer, com o impeller ND...

Imagem
Eheim 1260 do meu BM...

Todas as bombas foram medidas no mesmo aparelho, com poucos segundos de diferença, e a tensão em casa estava em 112. Ou seja, o impeller modificado, além de ser excelente para os Skimmer por ajudar a produzir bolhas menores, ainda deixa o consumo bem mais baixo, pois como observou o Manochio, o "arrasto" da bomba com esses impellers é menor do que nos impeller normais.

Skimmers com melhor desempenho e ainda por cima mais "sustentáveis" é tudo de bom!!!

A puxada do ar foi feita com o aparelho abaixo...

Imagem

E os números foram esses passados anteriormente pelo Manochio, com a SB puxando 480 l/h cada bomba, sendo 960 l/h para o novo Morato, e a Eheim puxando 840 l/h no BM.

O Morato já parece estar limpo e já começou a espumar no sábado, com 5 dias rodando no aqua.

Sobre os parâmetros da água, foram esses os números encontrados:

Densidade: 1022
Fosfato: 0,59
Nitrato: 125
RA: 6
Cálcio: 500

O problema é minha água de reposição, que será a única coisa que vou mudar na rotina do aqua, depois do teste do Skimmer. Meus animais estão perfeitos, saudáveis e coloridos, como podem confirmar o Manochio e o Sergio, então só vou mudar aos poucos depois do final do teste.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Paulo_Giglioli
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 59
Registrado em: 24 Out 2009, 22:03
Apelido: Giglioli
Localização: São Paulo

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#48 Mensagem por Paulo_Giglioli »

No reef do meu pai temos um Morato 600, silencioso e tira muito.

Temos que levar em consideração a facilidade e a velocidade na reposição de peças.

Os números estão aí e comprovam a evolução do produtos deixo aqui meu questionamento para quem tem BM os primeiros lançados que utilizavam Bombas simuliares da Linha ViaAqua se preocuparam na época em medir o consumo? Sugiro se algum colega tenha coloque a disposição para a medição para provar que as coisas evolui com o tempo.

Tenho plena certeza que a MORATO não vai se acomodar novas evoluções virá por aí e comparado aos BM antigos já se lançou muito a frente.

E mais por outro lado nós Brasileiros temos que tirar de nossos cotidianos a mania de menosprezar produtos brasileiros e por fim vamos recordar um pouco de nossa história:

Copesucar 1° carro de formula 1;

Etanol como combustivel;

Santos Dumont na avição

Unica eleição informatizada

entre outras...

Vamos acreditar e apoiar as iniciativas nacionais para lutar por um aquarismo melhor e com preços acessivies tenho plena certeza que essa será a bandeira da MORATO.

Abraços

Paulo

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12581
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#49 Mensagem por André Fonseca »

Paulo,

Quando os produtos são bons, temos que indicar mesmo, independente da origem...

Os BMs são bons, fato. E os novos Moratos estão indo pelo mesmo caminho.

O problema é que os Moratos antigos não prestavam, falo isso pois já tentei utilizar o 600 e o 1000 e eram verdadeiras porcarias. Coisa muito diferente do que ocorre hj, são outros equipamentos.

Sobre o "Pachequismo", isso fica para outra hora...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Raphael dos Santos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 337
Registrado em: 19 Dez 2010, 22:26
Apelido: Raphaelzaum
Data de Nascimento: 31 Jan 1985
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#50 Mensagem por Raphael dos Santos »

Não é querendo falar demais...MAS?!?!?
Quem viu este equipamento funcionando já de cara sabe que é coisa boa...
Este teste é ótimo, pois vai validar o que muitos vem dizendo a tempos....produto nacional tb pode ser muito bom, tão bom quanto se querm saber....
Parabéns ao André, Sergio e Manochio pelo teste...vai atualizando aí...
Abraços

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12581
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#51 Mensagem por André Fonseca »

Raphael,

Isso é fato, de cara mesmo dá pra ver que é outro Skimmer!!!

Talvez o ponto principal seja mesmo começar a fazer uma quantidade maior de propaganda para demonstrar que os novos Moratos são Skimmers de verdade, que em nada lembram os antigos.

Se o Sérgio tivesse colocado os novos Skimmers com outro nome talvez esse problema já tivesse acabado. Muitos, eu inclusive, ficam ou ficavam de pé atrás pelo fato de ser um "Morato".

Tava até pensando em procurar um Morato "véio" pra colocar lado a lado com os novos e fazer uma comparação "burra", tipo qual é mais bonito e bem acabado.

Mas sinceramente acho que não tem nem o que comparar, né?!
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Paulo_Giglioli
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 59
Registrado em: 24 Out 2009, 22:03
Apelido: Giglioli
Localização: São Paulo

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#52 Mensagem por Paulo_Giglioli »

André

Fui usuario da MORATO como você tive um Morato 250 Externo e Depois um Morato 1500 Válvula Becket, hoje 600 no reef do meu Pai geração atual por essa razão não podemos generalizar.

André Fonseca escreveu:Se o Sérgio tivesse colocado os novos Skimmers com outro nome talvez esse problema já tivesse acabado. Muitos, eu inclusive, ficam ou ficavam de pé atrás pelo fato de ser um "Morato".



Mais facil levantar a marca MORATO que em alguns produtos ou anos atras teve seu respeito do que criar a Marca por exemplo SERGIO SKIMMER e ela pegar no mercado do dia para noite.

André Fonseca escreveu:Tava até pensando em procurar um Morato "véio" pra colocar lado a lado com os novos e fazer uma comparação "burra", tipo qual é mais bonito e bem acabado.


Paulo_Giglioli escreveu:Os números estão aí e comprovam a evolução do produtos deixo aqui meu questionamento para quem tem BM os primeiros lançados que utilizavam Bombas simuliares da Linha ViaAqua se preocuparam na época em medir o consumo? Sugiro se algum colega tenha coloque a disposição para a medição para provar que as coisas evolui com o tempo.



Já que mencionou essa comparação e a que citei acima ninguem tem um BM antigo para comparar com os atuais? Para provar que a elovução vem ao longo dos anos.

Por essa razão Andre não podemos deixar o "Pachequismo" de lado senão o desfecho sempre será o mesmo.

Abraço

Paulo

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12581
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#53 Mensagem por André Fonseca »

Paulo,

Não é tão fácil assim levantar uma marca que já tem histórico de ser ruim...

Uma marca nova com um bom equipamento entraria rapidamente no mercado e teria sucesso, já que não teria o preconceito de ser ruim, como era o caso da Morato até o Sérgio assumir.

Sobre o "Pachequismo", é ruim indicar os Moratos antigos pq simplesmente são "brazucas". Eram equipamentos que literalmente não prestavam, e ficar apoiando os antigos só pq são fabricados no Brasil não é legal.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Paulo_Giglioli
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 59
Registrado em: 24 Out 2009, 22:03
Apelido: Giglioli
Localização: São Paulo

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#54 Mensagem por Paulo_Giglioli »

André Fonseca escreveu:Sobre o "Pachequismo", é ruim indicar os Moratos antigos pq simplesmente são "brazucas". Eram equipamentos que literalmente não prestavam, e ficar apoiando os antigos só pq são fabricados no Brasil não é legal.


Concordo com você indicar jamais um produto ruim. Como disse fui usuario de Morato.

O que digo é no sentido de apoiar disponibilizando nossos reef para testes em busca de melhorias continuas dos produtos quando percebemos que existe pessoas sérias batalhando na melhoria e implantação de novos projetos e produtos como está sendo o caso da MORATO.

Quero deixar claro que sou Hobista e não tenho nenhum interesse comercial.

Abraços Andre

Paulo

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#55 Mensagem por Celso Suguimoto »

O morato 600 novo claramente se impõe na faixa de mercado dos BM tanto na litragem recomendada pelo fabricante qto pela faixa de preço, como eu ja disse o q falta é divulgacao do produto apenas. Nesse ponto devo concordar com o Andre pois a imagem ficou arranhada do passado pois qdo vc comprava um nem contato com o fabricante conseguia. Nao foram poucos q procuravam manual ou contato pelos foruns da vida.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#56 Mensagem por José Manochio »

A Morato está preparando algumas novidades... uma delas é um site..... Aguardem !!

O Sergio está trabalhando forte nisso.

Abraços !!

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#57 Mensagem por Ramon Brescovici »

Manochio escreveu:A Morato está preparando algumas novidades... uma delas é um site



icon_clap icon_clap

vamos torcer pra que o produto nacional seja aprovado não só pelo teste mas pelos aquaristas/usuários.

(e ainda torcer pra que o IPI seja menor que o imposto de importação, pra nao precisar ter preço nas alturas)
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Evandro
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Out 2012, 13:15
Apelido: Evandro Finotello
Data de Nascimento: 19 Fev 1987
Cidade: Santo Andre
País: Brasil

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#58 Mensagem por Evandro »

Boa tarde a todos

Sempre li o forum e ele sempre me ajudou, com meu aqua. Sempre tive aquario de agua doce, mas no começo do ano ganhei um aqua marinho com todos os equipamentos(inclusive chiller) e pensei que seria uma falta de respeito não monta-lo (pois sempre sonhei em ter um, mas com o custo elevado nuca tentei), ele era do pai de um amigo e estava a muito tempo jogado em um canto da sala vazio. Bom minha historia no aquarismo fica pra outro momento, lendo esse topico, vi que estão comparando os Skimmers Morato antigos com os atuais, e como tive uma esperiencia recente com Skimmers Morato vi que teria que comentar, o aquario estava com 250 um antigo e mais ou menos a um mês comprei um Morato 250 turbo novo, bom vamos as diferenças que notei:

O Morato antigo era grande, soltava bolhas grandes, e fazia um barulho infernal (parecia que tinha um trem dentro da minha sala), minha agua estava com um odor de podre e meus corais não mudavam de tamanho, sem falar nas cores. Assim que coloquei o novo notei diferença, primeiro com o barulho (que barulho?????) totalmente silencioso, as bolhas são minusculas, o cheiro sumiu, e meus peixes estão com uma cor fenomenal, meus corais cresceram em um mês oque eles não tinham crescido em 4 meses, estou adorando meu Morato novo, infelizmente não tenho conhecimento para comparar mais profundamente eles, mas com o poco que pude notar, o novo é uma ferrari

Aos amigos André Fonseca e Paulo_Giglioli, ainda tenho o Morato "véio" em casa, se quiserem posso postar fotos dos dois lado-a-lado para mostrar a diferença visual, mas já digo que no meu aqua são muito grandes

Abraços
Evandro

Avatar do usuário
José Manochio
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 794
Registrado em: 19 Jun 2010, 21:45
Apelido: Manochio
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#59 Mensagem por José Manochio »

André, após 15 dias como anda o teste ??? Consegue postar alguma foto ??

Abraços

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12581
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Teste novos Skimmers Morato...

#60 Mensagem por André Fonseca »

Parece que finalmente, depois de pouco mais de um mês sem ter horário certo no trabalho, finalmente vou conseguir criar uma rotina e ter hora para entrar e, principalmente, sair...

icon_yahoo

Isso posto, vamos para as fotos tiradas ontem, que comprovam que o Morato já tá "babando"...

Imagem
BM...

Imagem

Imagem
Morato...

Como dá pra ver nas fotos acima, os dois funcionam bem, sendo que o Morato tira uma sujeira mais "molhada" do que o BM.

Hj consegui mexer no aqua, arrumando algumas rochas e mudando uns corais de local, e aí fiz o que julgo ser o correto num teste, que é deixar os dois equipamentos sobre as mesmas condições. Limpei os dois Skimmers, acertei as regulagens de ar para ficarem equivalentes e deixei a coluna d'água na mesma altura.

Imagem
Copo BM...

Imagem
Copo Morato...

Imagem
Regulagem BM...

Imagem
Regulagem Morato...

Imagem
Nível de água para o BM...

Imagem
Nível de água para o Morato...

Agora sim vou poder me dedicar ao teste como ele merece. O que decidimos fazer era deixar o Morato rodando sozinho no aqua depois de "limpo", mas em virtude das dificuldades profissionais, preferi deixar os dois Skimmer rodando juntos para não ser injustos no meu ponto de vista, já que não poderia acompanhar de perto o desempenho do Morato.

Terminei de mexer no aqua e depois de tirar essas fotos, fiz dois vídeos para comprovar que os equipamentos estão limpos e em "CNTP", o primeiro as 18:30 hs e o segundo cerca de duas horas depois...


Primeiro vídeo, logo depois de limpos...


Segundo vídeo, duas horas depois...

Esse segundo vídeo optei fazer sem "trilha sonora" para que vcs pudessem ouvir o barulho deles trabalhando, só lembrando que a casa estava totalmente em silêncio, tirando meu cachorro, e a câmera estava bem em cima dos equipamentos. Esse "sibilar" quem faz é o BM, pois a puxada de ar é feita por uma única e maior mangueira, enquanto o Morato tem duas mangueiras menores, que tornam o Skimmer extremamente silencioso.

Tenho conversado bastante com o Sérgio, e o Morato sofreu uma alteração, passando o diâmetro do pescoço / copo de 80 para 90 milímetros. Outro ponto importante para corrigir seria que todas as peças do Morato são de acrílico, e não plástico como falei anteriormente. Durante a fabricação do Skimmer dá pra pintar o acrílico com outras cores, e as escolhidas foram a branca e azul.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Responder

Voltar para “Forum de Testes”