🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Coloração de Corais

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Gabriel Tiol
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1862
Registrado em: 20 Jun 2009, 20:40
Apelido: Gabriel
Data de Nascimento: 25 Fev 1983
Cidade: Campinas - SP
País: Brasil
Localização: Campinas - SP
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: Coloração de Corais

#21 Mensagem por Gabriel Tiol »

Julio, esqueci de perguntar uma coisa....

Viajo muito, isso seria um problema para esse método? Poderia ficar dois ou 3 dias sem dosar??

Abraços
ImagemIts not a hobby...its way of life

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Coloração de Corais

#22 Mensagem por Julio Monteiro »

No retorno da viagem você teria que continuar com a dosagem que estava antes da viagem, ou seja, não pode dosar mais para "compensar" os dias fora. Não há grandes problemas, falando em 2 ou 3 dias.

abraço

Avatar do usuário
Gabriel Tiol
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1862
Registrado em: 20 Jun 2009, 20:40
Apelido: Gabriel
Data de Nascimento: 25 Fev 1983
Cidade: Campinas - SP
País: Brasil
Localização: Campinas - SP
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: Coloração de Corais

#23 Mensagem por Gabriel Tiol »

Valeu de novo Julio!!
ImagemIts not a hobby...its way of life

Gilson Franzoni
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 488
Registrado em: 28 Jun 2009, 20:59
Apelido: Franzoni
Localização: Curitiba PR
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 8 vezes

Re: Coloração de Corais

#24 Mensagem por Gilson Franzoni »

Excelente Julio, mais uma coisinha bem importante, quanto a marcas , custo beneficio, ja que a troca é mensal, existe alguma melhor?

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Coloração de Corais

#25 Mensagem por Henrique_Franze »

Parabéns!!

Esse tópico Julio, de certa maneira, "costurou", várias informações que fui coletando aos fragmentos por aí.
Além de explicar melhor várias outras.
Acho que não sabe quão esclarecedora foi sua explicação!

Muito obrigado!

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Coloração de Corais

#26 Mensagem por Julio Monteiro »

Obrigado, Gilson e Henrique.

Gilson, com relação aos zeolitos, o da Prodac é muito bom e tem um preço acessível. O melhor que eu conheço é o da zeovit, porém, no Brasil chega a custar R$ 100,00 o litro...

Abraço

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Coloração de Corais

#27 Mensagem por Henrique_Franze »

Julio, os Zeólitos, podem ser regenerados e reutilizados?
Aquela haste que vc colocou colada no ralo é para limpeza certo? Tem que limpar todos os dias?
Já ouviu dizer que algumas areias de gato sao zeólitos?

Vou providenciar um DIY pra mim de zeólitos pra mim =D

Grande Abraço!!!

Henrique Franze

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Coloração de Corais

#28 Mensagem por Julio Monteiro »

Olá, Henrique,

desconheço se os zeolitos podem ser recuperados.
A haste é para mexer nos zeolitos diariamente. Basta movimentar a haste umas três vezes e pronto.

Cuidado: zeolito não é igual a zeolito rsrsrs. O termo zeolito é genérico. Há vários tipos com propriedades de absorção de diferentes substâncias. Os de aquário são os adequados para absorção de amônia e eu não arriscaria a utilização de nenhum outro por desconhecer as verdadeiras propriedades fisicas.

Carlos Toledo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 356
Registrado em: 21 Jun 2009, 18:43
Apelido: Carlos
Localização: Sao Paulo

Re: Coloração de Corais

#29 Mensagem por Carlos Toledo »

Julio, senhor artigo...

Pesquisei muito em foruns e livros sobre corais e suas colorações... e poucas vezes vi algo tão simples de entender e ao mesmo tempo tão abrangente.

Gostaria de contribuir um pouco, se me permite claro...

1- usar o sistema de Vodka é muito bom e oferece pouco risco, não vejo por que não é adotado em massa.
Por outro lado, há uma consideravel redução de oxigenio no aquario, o que deve ser compensado com skimmer super diomensionado e boa movimentação de água na superficie.

2- alimentar os corais é fundamental para que eles não fiquem brancos... eu sei que um SPS é o mais sensível a redução de Nitrato e fosfato... quando ele fica claro... coloco algum alimento para corais... é uma boa base para não dosar demais.


outro ponto:

Achei interessante a relação cores e elementos quimicos... será que é possível ter uma tabela ? pois é fácil identificar qual elemento está faltando... basta ver quais corais estão sem cor... por exemplo... meu aquario tem vários corais rosas que estão marrons... isso pode ser um grande passo para os aquaristas...

Abração.

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Coloração de Corais

#30 Mensagem por Julio Monteiro »

Olá, Carlos

uma tabela não seria simples, mas tenho algumas dicas, baseada em material zeovit e experiência pessoal, portanto, não pretendo ter nenhuma linha científica aqui rsrsrs.

1 ) Grande maioria de SPS´s marrons, sem coloração

possíveis causas:
- excesso de fostafo;
- excesso de nitrato;
- excesso de aminoácidos (para ambientes com baixo nivel de nutriente)

2) Alguns corais marrons, grande maioria com coloração clara
- excesso de ferro

3) corais claros, porém coloração com tons pastéis.
- falta de iodo (coloração azul)
- falta de potássio (coloração azul)
- falta de bromo (coloração vermelha)
- falta de estrôncio, magnésio ou cálcio

4) Corais amarelos com tons esverdeados
- Excesso de ferro

5) Corais verdes pálidos
- falta de ferro

6) Coloração azul pálida
- falta de iodo e potássio

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Experiencia e Lambanças!!!

#31 Mensagem por Henrique_Franze »

Bom, 15 dias de aquario cheio hoje, to usando areia natural e agua natural e rocha sansibar, nao fiz mais nada, soh liguei aquele projeto de skimmerzinho, e o recalque e deixei lah!
Domingo, doloquei 1 camarao, picadinho, enterrei em diversas partes do substrato.
Como to decidindo, como fazer o bendito furo na parte trazeiro, pois quero passar o sump para dentro do movel(o meu eh um boyuzinho), não fiz nada, apesar de estar com o biodigest aqui, to esperando, pq se eu tiver que revirar o substrato vou perder parte das bacterias anaerobias e começar a ciclagem novamente.
Ontem depois de pensar bastante sobre esse tópico, e depois de ler sobre o papone, como solução para alimentação dos corais, resolvi fazer um experimento, coloquei a pontinha de uma colher de café de açucar. Pensei, o que será que vai acontecer, pelo menos alimenta o pouquinho de bactéria que estiver aí.
Resultado da lambança, pra quem nunca viu como eh um boom de bacterias, tirei fotos:

Antes:
Imagem

A agua jah estava ate mais cristalina, agora com mais de 24 horas que coloquei o bendito açucar:

Imagem

A foto não mostra muito bem, mas a agua ficou bem leitosa, olhando contra a iluminaçao por baixo, dah pra ver como se fossem núvens, bom, se tivesse peixes alí, uma hora dessas estariam mortos!

Acho que o açucar no pappone, pra quem jah usa biodigest e vodca, nao eh uma boa idéia!! =S
Acho que esse açucar seria dimensionado pela falta de alimentos para a bactéria o que a vodca hoje supre tranquilamente.

Mas fica a pergunta:
Conforme discutido devemos manter a população de bactérias altíssima.
Durante esse boom, os níveis de oxigênio devem permanecer baixissimos.
Se isso acontece, o que fazer?

Se quiser ver as fotos da montagem do aquario e dar uns pitacos, lah no meu post, to precisando, como está no marinho iniciante, acho que pouca gente viu:
viewtopic.php?f=45&t=3093

Obrigado!!

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Coloração de Corais

#32 Mensagem por jose Jorge »

Pigmento é Tinta..............e como a maioria das tintas é feita...?

A grande maioria de minerais............

Cada um é responsável por uma cor ......

O Manganês........é um mineral responsável pela coloração Magenta........Roxo -Azulado , Lilás, Rosa..........nessa linha de cor......

Tem uns artigos do Sprung e do Shimek que exploram esse tema......cheio de controvérsias...............

O Bornemam também é boa referência sobre esse tema............inclusive ele explora o fator genético de determinadas colônias bem coloridas..............

Vale lembrar que o Coral também se adapta ás condições de Luz dependendo aonde a Plânula se estabeleceu...........

Para mim.........na minha opinião..........SPS Colorido tem há ver com Luz e Suplementação Mineral..............

A Iluminação do Aqua deve estar "afinada".......como um instrumento musical............

A partir da Fonte............(a saída luminosa).........deve ter comprimentos de Onda específicos.......(consultar PAR e PUR).........

Um LEDzinho UV ajuda..........

E deve ser medido o PAR com um PAR Meter...................para SPS nem mais nem menos..................saída forte....(high output).........com medida de 300 micro mols no meio do Aqua.........

Reduziria ao máximo o número de peixes...............e me preocuparia mais com Iluminação do que com Filtragem.................inclusive tem estudos que a Luz quando emitida no espectro certo para Corais...........inibe o crescimento de Algas e Cyanos............

Ah ! E com a circulação...............( estamos falando aqui de sps colorido).......... ;)

:roll: Mas esse Aqua......"Ideal"........eu ainda não montei..... :lol:

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Coloração de corais

#33 Mensagem por Julio Monteiro »

Henrique_Franze escreveu:Mas fica a pergunta:
Conforme discutido devemos manter a população de bactérias altíssima.
Durante esse boom, os níveis de oxigênio devem permanecer baixissimos.
Se isso acontece, o que fazer?



A afirmação não está correta. O método com zeolitos e vodka considera que a população de bactérias seja alta, mas não "altíssima". No método tradicional de vodka, a quantidade é muito maior do que nesse método junto com os zeolitos.

abraço

Avatar do usuário
Alex Costa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 112
Registrado em: 14 Jul 2009, 09:15
Apelido: Alex
Localização: Itupeva - SP
Curtiu: 1 vez

Re: Coloração de Corais

#34 Mensagem por Alex Costa »

Julio,
Antes de mais nada, parabéns pelo tópico.

Eu uso Phosban em reator e noto que alguns de meus corais são mais verdes que o normal (Porites Yellow, por ex...)
Você acha que isso pode ser indicativo de excesso de ferro causado pelo GFO?
Abraço,
Alex.

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Coloração de Corais

#35 Mensagem por Julio Monteiro »

Olá, Alex,

Você comenta que seus corais apresentam coloração verde intensa, mesmo os que deveriam ser "amarelos". Isso pode realmente indicar excesso de ferro. Como as zooxantelas também se beneficiam do ferro, os corais tenderiam também a ter coloração mais escura (marrom). Se essas 2 características estão presentes, então a probabilidade de excesso de ferro é bem alta.

Como você usa GFO (Granulated Ferric Oxide) em reator, pode sim estar sendo liberado esse elemento no aquário.

abraço

Avatar do usuário
Alex Costa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 112
Registrado em: 14 Jul 2009, 09:15
Apelido: Alex
Localização: Itupeva - SP
Curtiu: 1 vez

Re: Coloração de Corais

#36 Mensagem por Alex Costa »

Júlio,
Uso o GFO prá controlar a sílica...
Aqui em casa, com a água de poço do condomínio, depois de fazer 80 litros de água usando um litro de Resina mista (MB478) nova a sílica já está acima de 2 ppm no teste da Red Sea, mesmo com o TDS marcando perto de zero....
Acabo usando a água assim e o GFO mantém a sílica em torno de 0,25.
Sabe se a sílica tem alguma influência importante na cor dos Sps?
Abraço,
Alex.

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Coloração de Corais

#37 Mensagem por Henrique_Franze »

Quanto a areia de gatos, eu estava pesquisando sobre zeolitos e reatores e preços, procurando no google, vi um forum de aquaristas de agua doce, um estava comentando que usava areia de gato, em saquinhos, como usamos carvao... e que depois fervia todo mes, e recolocava la.. pra baixar nitrato .. :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Perguntei neh ... rs.

Mathias, precisa colocar esse tópico como fixo, junto com os cursos de aquarismo, ... tá muito bom!!

Julio, muito obrigado pelas respostas, e parabéns mais uma vez pelo tópico!

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 595
Registrado em: 05 Abr 2010, 01:13
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Coloração de Corais

#38 Mensagem por Henrique_Franze »

O skimmer original do boyu tem 340ml de volume aproximado no corpo, com uma bomba imbutida nele de 120l/h, adivinha no que ele vai se transformar!! =D

Grande Abraço!!

Wagner Fernandes Pontes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 39
Registrado em: 18 Mar 2010, 14:45
Apelido: Wagner
Localização: São Paulo - SP Zona sul

Re: Coloração de Corais

#39 Mensagem por Wagner Fernandes Pontes »

Olá

gostei do topico e tenho uma duvida, vamos lá:

Tenho um aqua há 3 meses, algumas mudas de LPS e SPS, poucos peixes (pequenos: ocelares e 1 YT) e os parametros estão ok, mas mesmo assim resolvi montar um reator de zeolitos so que utilizei como midia utilizei o matriz da seachem (1 lt)que pela bula absorve amonia, nitrito e nitrato. Posso considerar esta midia como se fosse zeolito? Devo desligar e ligar a cada 3 horas?
Devo alimentar os LPS com amino acidos de quanto em quanto tempo?

quem puder me ajudar, agradeço desde já


Abçs

Avatar do usuário
Julio Monteiro
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 949
Registrado em: 27 Jun 2009, 10:44
Apelido: Julio
Data de Nascimento: 04 Nov 1966
Cidade: Valinhos
País: Brasil
Localização: Valinhos
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 58 vezes

Re: Coloração de Corais

#40 Mensagem por Julio Monteiro »

Olá, pessoal,

Alex, o problema da silica não está relacionado com os SPS nem nenhum outro coral. Eles geralmente toleram bem a sílica. Quando há um nível de fosfato adequado para as algas (maior que 0,5 mg/l) em combinação com silicato alto, pode haver uma multiplicação indesejável de diatomáceas pelos vidros e rochas, aí sim, atrapalhando o desenvolvimento de corais. Tenho o mesmo problema que você. A sílica do meu aquário está em torno de 2,0 mg/l. Como o fosfato está bem baixo, não estou me preocupando com isso.

Henrique, essa de zeolitos de gatos em aquário de água doce é nova para mim... parece promissor também para aquário marinho... mas eu não vou testar rsrsrs.

Wagner, o matrix da Seachem não é um zeólito, mas é uma mídia que serve como local de fixação de bactérias, da mesma forma que as bolas no sistema de bioballs ou a cerâmica em outros filtros. Como as bactérias vão se fixar nesse material, haverá a redução de amônia e nitrito. A redução de nitrato somente será obtida se você realmente desligar o filtro a cada 3 horas.

Se você já comprou esse produto, coloque-o no sistema e quando puder troque pelos zeólitos, que absorvem a amônia de forma mais efetiva.

Após a redução de nitrato e fosfato, você deve alimentar os corais com aminoácidos geralmente 1 dia sim, 1 dia não. Essa é a forma como eu faço.

abraço

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”