🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Refugio..

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Sebastiao Jose
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 13
Registrado em: 24 Jun 2009, 16:14
Apelido: Insano
Localização: São Paulo

Refugio..

#1 Mensagem por Sebastiao Jose »

Gostaria de usar um refugio, qual o melhor para colocar um? li que o correto seria ele ficar acima do aquario para que esse se comunicasse com o display principal via overflow, preservando a microvida existente. Aonde deveria ficar situado?

Avatar do usuário
Gabriel Tiol
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1862
Registrado em: 20 Jun 2009, 20:40
Apelido: Gabriel
Data de Nascimento: 25 Fev 1983
Cidade: Campinas - SP
País: Brasil
Localização: Campinas - SP
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: Refugio..

#2 Mensagem por Gabriel Tiol »

Sim, o ideal seria mesmo ele ficar mais alto que o aquario principal para que se comunicassem por gravidade! Mas pode mante-lo abaixo tb....Aqui eu mantenho embaixo do aquario!! Fotoperiodo inverso o que ajuda muito na queda de Ph e muitas algas!!!

Abraços
ImagemIts not a hobby...its way of life

Samuel Fenerich
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 39
Registrado em: 24 Jun 2009, 16:06
Apelido: Samuca
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Refugio..

#3 Mensagem por Samuel Fenerich »

caulerpas, chateos...

eu mantenho as duas.

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Refugio..

#4 Mensagem por Matias Gomes »

Algas uma iluminação boa para as algas e pode ser tanto em baixo como acima do reef, o meu fica ao lado do sump e tem 300 litros.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Júnio Melo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 22 Jun 2009, 01:49
Apelido: Junio
Localização: Belo Horizonte
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Refugio..

#5 Mensagem por Júnio Melo »

Pra mim colocar refúgio acima pra cair por gravidade é exagero. A maioria absoluta fica abaixo. Se uma bomba não mata um neon goby, vai matar um amphipode?
Procure apenas não colocar substrato, a menos que seja em bandejas para remover e limpar em intervalos regulares. Use rochas vivas e macroalgas (chaetomorpha).
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.

Alessandra Assunção
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 230
Registrado em: 19 Jun 2009, 23:31
Apelido: Ale
Localização: Rio de Janeiro
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Refugio..

#6 Mensagem por Alessandra Assunção »

Deixa ver se eu entendi.
Não devemos colocar substrato no refúgio, a não ser que este esteja em bandejas para ser limpo. Os reefs que já vi (realmente não vi muitos!) sempre vi refúgio com substratos e até uma camada bem generosa de substrato, geralmente aragonita. Então, por favor podem me explicar, porque não devemos colocar substrato? As rochas e algas devem ficar direto sobre o fundo? Estou perguntando isso, porque daqui a dias estarei montando meu novo reef e, já contava em colocar substrato nele.
Abraços e obrigada.

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: Refugio..

#7 Mensagem por Felipe Cota »

Esse negócio de refugio exportar vida pro display acho muito exagerado! Como já disse outras vezes, no meu reef tenho um mandarim fazem 2 anos! O reef tem 200L e muita rocha viva! Meu reef é cheio de amphipods, copepodes, myssis e o mandarim é magro. Tenho o mandarim pq peguei de um desmonte e assim como a maioria não o aconselho í ninguem! Acho interessante pra usar como mudario, se a qualidade da agua permitir, plantar macro algas, usar o recurso de foto periodo inverso, dentre outras coisas... como fonte de alimento pro display principal acho uma furada!

Baseado nisso, por mim acho q tanto faz em baixo, em cima, do lado... sempre vão passar alguns animais mantendo assim a diversidade no display, mas jamais a quantidade!

Abraços!!

Sebastiao Jose
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 13
Registrado em: 24 Jun 2009, 16:14
Apelido: Insano
Localização: São Paulo

Re: Refugio..

#8 Mensagem por Sebastiao Jose »

Júnio Melo escreveu: Se uma bomba não mata um neon goby, vai matar um amphipode?
Procure apenas não colocar substrato, a menos que seja em bandejas para remover e limpar em intervalos regulares. Use rochas vivas e macroalgas (chaetomorpha).


Me ajudem a entender:
Pelo que entendi a função principal do refúgio é preservar a microvida (amphipods, copepodes, myssis , etc) livrando de possiveis predadores do display principal e pelo que li a bomba de recalque mataria toda essa microfauna.
O uso de RV no refugio seria para aumentar o local de fixação de bacterias, e as macroalgas para reduzir os niveis de fosfato e nitrato.
Mas porque não devemos utilizar uma alta camada de substrato para abrigar as bacterias anaerobicas? porque ser em bandejas? não seria apenas "sinfonar" as particular na parte de cima do substrato?

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Refugio..

#9 Mensagem por Matias Gomes »

Já me falaram que vc deve desmontar o refugio e lavar tudo depois de uns 2 anos, o meu nem me lembro quanto tempo tem, no caso das bandejas seria bem útil, mas a grande maioria não o faz e dá tudo certo do mesmo jeito, é uma área livre de predadores onde vc pode colocar algas para consumir nutrientes isso todos concordam, exportar micro vida ao reef tb concordam, mas é claro que não vai suprir alimento nunca, é apenas para repor novas matrizes, mas consumir nutrientes um balde uma tela e uma lâmpada tem resultados bem melhores rsss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Sebastiao Jose
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 13
Registrado em: 24 Jun 2009, 16:14
Apelido: Insano
Localização: São Paulo

Re: Refugio..

#10 Mensagem por Sebastiao Jose »

e qual seria um tamanho de refugio decente? em um aqua de 120 litros um refugio de 15 não adiantaria muita coisa então...pensei inicialmente em encher apenas de RV para ajudar na fixação de bacterias e não lotar tanto o display...

Avatar do usuário
Júnio Melo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 22 Jun 2009, 01:49
Apelido: Junio
Localização: Belo Horizonte
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Refugio..

#11 Mensagem por Júnio Melo »

Sebastião
O problema de substrato em refúgio é que a circulação é muito lenta, favorecendo o depósito de detritos. Daí começa a formar nitrato que piora a qualidade da água, além de dar muita cianobactéria. O substrato em um refúgio não serve pra nada, a menos que você precisa melhorar o sistema denitrificante do sistema, com um rdsb. Aí melhor colocar em bandejas.
Algas e rochas vivas bastam pra suprir seu aquário de toda microvida que precisa.
Quanto ao tamanho, quanto mais melhor! Sem limites.
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”