🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Duvidas e muitas duvidas sobre substrato

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
Fabricio Mattos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 33
Registrado em: 22 Jun 2009, 13:23
Apelido: Dupd
Localização: Jundiai - São Paulo

Duvidas e muitas duvidas sobre substrato

#1 Mensagem por Fabricio Mattos »

Pessoal, há pouco tempo atrás tinha um Reef de 200l, ele já estava montado mais ou menos uns 04 anos, desmontei o mesmo para montar um maior e foi uma pessoa la em casa pegar os peixes e me informou que minha alimeda já estava ruim (esfarelada) e isto deixa a água acida, esta informação é verdadeira? Isto muito me intrigou, pois, a alimeda é feita de calcário e como ela ia deixar a água acida? No Reef que estou montando estou pensando em colocar como substrato Samoa Pink, isto pode acontecer tb com Samoa Pink (deixar a água acida)?

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Duvidas e muitas duvidas sobre substrato

#2 Mensagem por Frederico Ramos »

Isso de deixar a água ácida é lenda. O que pode acontecer é que o substrato indevidamente aerado por bioturbadores acumule muita matéria orgânica e isso sim, traz prejuízo pro reef.

Com o tempo o fato da halimeda diminuir é normal, basta colocar mais por cima até completar o nível anterior.

O acúmulo de sujeira pode acontecer com qualquer substrato mas com halimeda é mais fácil pelos tamanhos dos grãos. Samoa pink é muito bacana mas não se esqueça de colocar nishis, nassarius e pepinos para revolverem o substrato.

abraço

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Duvidas e muitas duvidas sobre substrato

#3 Mensagem por Matias Gomes »

Fabricio por isso eu tenho o costume de sifonar o fundo a cada 4 meses, usando uma garrafa de água mineral e uma mangueira de 1/2, isso eu fiz hoje, retirei 150 litros de água suja, ela sai preta do substrato.

Imagem

Imagem
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Duvidas e muitas duvidas sobre substrato

#4 Mensagem por Frederico Ramos »

Tem gente que condena a sifonagem igual o Matias postou mas eu já fiz e não dá problema algum.

O negócio é sifonar somente a camada superficial do substrato para não oxigenar as zonas mais baixas onde ocorre a denitrificação.

abraço

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Duvidas e muitas duvidas sobre substrato

#5 Mensagem por Matias Gomes »

Exatamente Fred, mas o Julio Monteiro explicou que no sistema zeovit vc usa substrato grosso para poder sifonar tudo e como tem uns 5cm no máximo acredito que nem forma a area anaeróbica.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1011
Registrado em: 20 Jun 2009, 09:17
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte - MG
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

Re: Duvidas e muitas duvidas sobre substrato

#6 Mensagem por Frederico Ramos »

Mas nesse caso (5cm) a função do substrato seria estética mesmo.

No meu novo display vou ter uma camadinha só de 3cm mesmo e pretendo sifonar regularmente.

abraço

Fabricio Mattos
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 33
Registrado em: 22 Jun 2009, 13:23
Apelido: Dupd
Localização: Jundiai - São Paulo

Re: Duvidas e muitas duvidas sobre substrato

#7 Mensagem por Fabricio Mattos »

bem legal a questão de sifonar o fundo, não sabia desta possibilidade para Reefs, eu sifonava só aquarios de aqua doce, eu pensei também que só a equipe de limpeza como os paguros, snails, pipinos e etc dessem conta do recado.

Avatar do usuário
Júnio Melo
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 844
Registrado em: 22 Jun 2009, 01:49
Apelido: Junio
Localização: Belo Horizonte
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Duvidas e muitas duvidas sobre substrato

#8 Mensagem por Júnio Melo »

Fica sempre muito resíduo em cima do substrato. Quando faço TPA eu dou uma sifonada bem superficial, sem ficar remexendo muito.
Tudo o que escrevo é apenas um relato da minha humilde opinião... só sei que nada sei.

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Duvidas e muitas duvidas sobre substrato

#9 Mensagem por Matias Gomes »

fabricio vc tem duas cepas de bactérias no substrato do seu reef, uma que vive com oxigenio e mais perto da superfície, e a que vive na parte mais funda e sobrevive sem o oxigenio, e se forem expostas ao oxigenio elas vão morrer, por isso vc tem que tomar cuidado nisso, eu faço mas sei que tenho uma grande quantidade de bactérias nos 250kg de rvs e mais um refugio de 300 litros.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

William Monteiro
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 367
Registrado em: 24 Jun 2009, 18:52
Apelido: William M
Localização: São Paulo
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Duvidas e muitas duvidas sobre substrato

#10 Mensagem por William Monteiro »

Se vc tem uma camada alta de no seu reef , e tambem grande quantidade , além de um refugio , tudo bem , pois vc tem uma grande quantidade de bactérias , mas se seu reef é pequeno e vc faz desse procedimento um costume , fatalmente vc está prejudicando o seu reef !!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”