🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Adaptação deionizador com RO - Troca Carvão

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Sidnei Sousa
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 12 Mai 2022, 07:44
Apelido: Sidnei
Data de Nascimento: 23 Jul 1979
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Adaptação deionizador com RO - Troca Carvão

#1 Mensagem por Sidnei Sousa »

Boas,

Fiz uma adaptação do meu deionizador com 3 fases, 1 carvão e 2 resina, adaptei antes do carvão uma carcaça com polipropileno e uma carcaça com a membrana antes das resinas e depois do carvão ativado.

A saída do carvão vai até a bomba e dela vai pra membrana.

Gostaria de saber que tipo de carvão recomendam para trocar, pensei no casca de coco, mas não sei se é o ideal para esse tipo filtro.

Sabem dizer se todo carvão casca de coco é isento de fosfato (ou pelo menos numa quantidade aceitável)

Sei que os filtros com carcaças usam carvão block.

Grato

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Adaptação deionizador com RO - Troca Carvão

#2 Mensagem por Leonardo Orito »

Pra usar antes de membrana o ideal é o bloco mesmo pq vai soltar muito menos pó, o pó entope a membrana.
Fora que o bloco é muito mais eficiente pra retirar o cloro que danifica a membrana.
Não recomendo fazer com carvão granulado

Sidnei Sousa
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 12 Mai 2022, 07:44
Apelido: Sidnei
Data de Nascimento: 23 Jul 1979
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Adaptação deionizador com RO - Troca Carvão

#3 Mensagem por Sidnei Sousa »

Olá, Leonardo, obrigado por responder.

Hoje está num tubo do deionizador com carvão granulado, a loja que comprei colocou perlon nas extremidades, acho que por isso nao tah soltando nada e até o momento está indo bem, penso em manter, enxaguar bem e colocar perlon novo nas pontas, até deixar agua passando pelo carvão com a mangueira desconectada do RO.

Qual carvão vc indica, tenho casca de coco, mas não sei se é o ideal.

Grato.

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Adaptação deionizador com RO - Troca Carvão

#4 Mensagem por Leonardo Orito »

então, se for pra usar assim eu usaria o que você tem, se for pra usar carvão de marca vai ficar mais caro que montar um estagio pra usar o block.
eu pelo menos não me preocupo tanto com o fosfato que o carvão vai liberar, a ração que você coloca no aquario todo dia libera muito mais.

Sidnei Sousa
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 12 Mai 2022, 07:44
Apelido: Sidnei
Data de Nascimento: 23 Jul 1979
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Adaptação deionizador com RO - Troca Carvão

#5 Mensagem por Sidnei Sousa »

Bom dia Leonardo!

Perfeito, entendi, não sabia kkkk, blz, vou fazer a troca esse final de semana, é o carvão que tenho em mãos.

Já faz um ano que comecei a usar esse deionizador e nunca troquei o carvão, vou fazer isso.

Muito obrigado!

Sidnei Sousa
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 12 Mai 2022, 07:44
Apelido: Sidnei
Data de Nascimento: 23 Jul 1979
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Adaptação deionizador com RO - Troca Carvão

#6 Mensagem por Sidnei Sousa »

Olá,

Fiz a troca no final de semana, deixei correndo água por um tempo até igualar o TDS da água da torneira, não igualou mas aproximou, da torneira está 49 e saída do carvão está 51.
Aproveitei e já testei a saída da RO, já fazia tempo que não testava, a água na saída do RO está saindo 3, antes era 0, recomendam trocar a membrana medindo quanto de TDS?

O deionizador que comprei tem dois tubos de resina e um de carvão, acho que resina ainda dura um tempo usando a membrana.

Grato

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Adaptação deionizador com RO - Troca Carvão

#7 Mensagem por Leonardo Orito »

quanto tempo tem a membrana? O ruim desse seu jeito de usar o carvão é que com certeza ele vai deixar passar mais cloro que o block e isso vai estragar a membrana mais rapido.

Sidnei Sousa
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 12 Mai 2022, 07:44
Apelido: Sidnei
Data de Nascimento: 23 Jul 1979
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Adaptação deionizador com RO - Troca Carvão

#8 Mensagem por Sidnei Sousa »

Oi Leonardo!!

Essa membrana deve estar rodando a mais ou menos 1 ano, comprei tudo em janeiro, devo ter adaptado em fevereiro.

Putz, serio sobre o cloro, vou medir se tah passando cloro na saída do carvão, deixei bem apertado, fui batendo até ouvi o carvão chacoalhar o mínimo possível, coloquei quase 700mL de carvão. Entendo que o carvão block garante que toda a água da saída passou pelo carvão, vou ver adapto futuramente o carvão em uma carcaça e troco por carvão block, talvez quando comprar uma membrana nova já faço isso.

Grato!!

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Adaptação deionizador com RO - Troca Carvão

#9 Mensagem por Leonardo Orito »

O tds de entrada não mudou? Se antes era 0 e agora 3 com o mesmo tds pode ser que tenha que trocar a membrana.
O meu TDS de entrada é 32 e sai zero da membrana, a resina já tem mais de ano sem trocar pq basicamente não satura

Sidnei Sousa
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 12 Mai 2022, 07:44
Apelido: Sidnei
Data de Nascimento: 23 Jul 1979
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Adaptação deionizador com RO - Troca Carvão

#10 Mensagem por Sidnei Sousa »

Boa tarde Leonardo!

Hoje com mais tempo fiz as medições que tinha comentado, medindo o cloro na saída do carvão não detectou cloro, na torneira já detectou, apesar de ser água de caixa d´água.

Sobre o TDS na saída da membrana, fiz um flush antes, e após medir saiu 0, da torneira continua 49. Acho que ainda dá pra usar por um tempo essa membrana, fazendo sempre um flush no mínimo antes de fazer a água.

Grato pela ajuda!!

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”