🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Luminária 1.9

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Xveiga
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Mar 2024, 00:09
Apelido: R4f43l
Data de Nascimento: 29 Jul 1980
Cidade: jaguapitã
País: Brail

Luminária 1.9

#1 Mensagem por Xveiga »

Tarde pessoal. Cês tão bão? Estou a querer montar uma luminária de led para um futuro aquário. Cogito em uma fonte de 30ah por 24 volts pra sabugar a controladora.
Serão Leds de 3w 3.2 v com 700mA.
Luminária em torno de 30*190 . Como sou pé 👣 vermelho e moro perto da curva do vento, dissipador penso em 3 régua de alumínio com ventilação forçada por dentro da canaleta.
Aquário será de 65 L* 55 A* 210 C.

Uma controladora tcl421 wi-fi.

Cogito em por os lm317t mas tô na dúvida dos resistores.
7 leds em série com 700 mA e 22.4 volts .
Pensei em 25 volts com resistor 2r2 2w. Mas vi pessoal montando com 1.8k. 1w.

Se alguém puder dar aquela crítica construtiva a fim de sanar a dúvida e ajudar um velho a não errar no projeto fico muito agradecido.

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Luminária 1.9

#2 Mensagem por Ivan Rose »

@Xveiga …
Seu aquário será um marinho ou plantado?
Para aquário com esse tamanho, se for marinho, precisará de uns 168 Leds de 3W…
Ideal é fazer séries de 06 Leds com um limitador cada série (LM317 + resistor 2R x 1W)
E se for montar as 28 séries, precisará de mais de um controlador, pois ele aguentará no máximo 06 séries por canal…
Se fosse você não usaria “réguas de pedreiro” para montagem da sua luminária… esse tipo de perfil não tem liga de alumínio ideal para dissipação de calor e não terá eficiência para eliminar a temperatura como deve ser… aconselho usar dissipadores de calor…
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Xveiga
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 03 Mar 2024, 00:09
Apelido: R4f43l
Data de Nascimento: 29 Jul 1980
Cidade: jaguapitã
País: Brail

Re: Luminária 1.9

#3 Mensagem por Xveiga »

Ivan. Bom dia. Obrigado pela resposta. Continuando nosso diálogo... Então, penso em um plantado . A controladora já estou com 1 em mãos. Os leds já tenho mas acredito que vão sobrar uns e faltar outros. . A fonte vai chegar amanhã . O lm317 chega em 5 a 6 dias O dissipador de calor vai me dar um pouco de trabalho então. Não tem aqui na cidade. E na cidade vizinha (Londrina) acredito que não vou encontrar tbm . Achei uma barra dissipadora de 26 cm por 2 metros em Sp capital. Mas a empresa quer que eu abra um CNPJ pra poder comprar. A barra +-1200 +frete e eu tenho que entrar em contato com a empresa e mandar coletar lá ainda. Tem como fazer uma luminária que atenda marinho e plantado? Ou você acha desnecessário? E o que vc indica para plantado em relação aos leds?

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Luminária 1.9

#4 Mensagem por Ivan Rose »

@Xveiga …
Então sendo um plantado, algo em torno de 120 Leds de 3W serão suficientes…
Não aconselho montar uma luminária que atenda as duas condições (marinho e plantado) pois os objetivos e características são muito distintas…
Para plantado costumo usar Branco frio de 10.000°K, Branco frio de 6.500°K, Royal blue 440 a 450nm e FullSpectrum 400 a 840nm… na seguinte proporção 43% / 29% / 14% / 14% respectivamente…
Quanto ao dissipador aconselho fazer em dois módulos de 75cm cada… e ainda pode fazer em quatro módulos, o que barateia bem o valor dos dissipadores… se não encontrar, posso lhe fornecer...
Se tiver interesse, se já não comprou, posso lhe fornecer também a plaquinha com limitador de corrente pronto, com a vantagem de ser um circuito SMD que pode ser colado no dissipador ao invés de ter que furar e parafusar os transistores (LM317)…
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”