🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

1º Projeto de Aquario Marinho

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Rodrigo Faust
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Fev 2024, 01:24
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 26 Dez 1996
Cidade: Curitiba
País: Brasil

1º Projeto de Aquario Marinho

#1 Mensagem por Rodrigo Faust »

Eai pessoal, tudo bem? icon_joia

Depois de alguns anos cuidando de um aquario de agua doce pequeno decidi dar um passo a frente e estou montando um projeto de aquario marinho. Esse será o meu primeiro aquario marinho e como todos sabem montar um aquario novo é bem complexo, exigindo muito estudo para que tudo saia perfeito (ou pelo menos o melhor possivel :lol: ). Imagino que aqui tem colegas mais experientes que possam me ajudar nesse projeto, portanto, gostaria de algumas opiniões, ideias e conselhos a respeito disso tudo. Aqui estão os detalhes do projeto:

AQUÁRIO
Vidro Extraclear - 10mm - Lapidado - Sem travas - Sump traseiro
Medidas:
- Total: 90Cx48Lx35A - Litragem Total 151L
- Sump Traseiro: 90Cx12Lx35A - Litragem Sump 37.8L
- Display: 90Cx36Lx35A - Litragem Display 113L

Obs: Minha ideia inicial era fazer com sump externo mas pretendo aproveitar um móvel ja existente que é muito baixo, o que impossibilita a colocação de um sump externo.

EQUIPAMENTOS
- Iluminação: 2x AquaKnight V3 60W
- Skimmer: Bubble Magus QQ2 ou RedStarfish SQ70-Plus
- Termostato: Oceantech X5 200W
- Bomba de recalque: Oceantech XT 2.000 l/h
- Bomba de circulação: 2x Sunsun Jvp-120a 3000l/h
- Filtro RO FDMA
- Refratometro

Obs: Tenho muita duvida a respeito do skimmer... Não consegui encontrar muitas opções que sejam ideal para a litragem do meu aquario.

OUTROS
- Substrato: Reeflowers Pearl White 7kg
- Sal: Caledonia Coral Salt 6.5kg

Vou colocar a seguir alguns dos peixes/invertebrados que pensava em colocar nesse setup... Não sei muito bem como essas especies interagem entre si então preciso de opiniões:
PEIXES
- 2x Ocellaris
- 2x Cardinal Bangai
- 1x Mandarin Goby
- 1x Firefish
- 1x Yellow Watchmen

INVERTEBRADOS
- Mini Paguro
- Camarão Stenopus
- Estrela de substrato

Obs: Penso também em colocar uma Anemona BBT para os ocellaris.

Pra quem chegou até aqui obrigado pela atenção... Fico no aguardo da opinião dos colegas! icon_cheers

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: 1º Projeto de Aquario Marinho

#2 Mensagem por Leonardo Orito »

Pq vai fazer tão baixo com 35 de altura?
O skimmer pra esse tamanho é melhor pegar o sq90

Rodrigo Faust
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Fev 2024, 01:24
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 26 Dez 1996
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Re: 1º Projeto de Aquario Marinho

#3 Mensagem por Rodrigo Faust »

Leonardo Orito escreveu: 27 Fev 2024, 07:34 Pq vai fazer tão baixo com 35 de altura?
O skimmer pra esse tamanho é melhor pegar o sq90
Quanto ao tamanho:
Bom vou dar mais detalhes a respeito do espaço disponivel e porque eu escolhi essas medidas... Como eu ja comentei pretendo aproveitar um movel ja existente aqui na minha casa (ou seja, não vou fazer um movel especifico para o aquario). O espaço disponivel no movel é de 110cm C x 50cm L ... Cerca de 40cm acima dele tem uma cortina, um vidro na parede e a canaleta do blackout da janela. A cortina e o vidro eu consigo adaptar e tirar daquele local... a canaleta do blackout não. A canaleta do blackout avança 5cm da parede. Isso dificulta a colocação de um aquario mais alto. Nesse cenário considerei 2 opções:
- Opção 1: Aquario nas medidas citadas no projeto acima (90Cx48Lx35A)
- Opção 2: Aquario com 40cm de altura porém com 5cm a menos de largura. Isso acontece porque com 40cm de altura o aquario bateria na canaleta do blackout, portanto, preciso tirar 5cm da largura para que ele caiba.

Fiz alguns modelos em papelão para entender a dimensão do aquario no movel. Segue algumas fotos:
Obs: Em algumas fotos esta escrito 50cm de largura pois essa era a ideia inicial... Adequei para 48cm para ter espaço de fiação dos equipamentos atras do aquario.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Outro motivo pelo qual optei por um aquario mais baixo é que gostaria de fazer um aquario no estilo "Shallow Reef" como esse da foto (https://i.ytimg.com/vi/PqE2AJQQAjo/maxresdefault.jpg). Além de que esteticamente no quarto fica menos "agressivo" ao ambiente. De qualquer forma ainda estou considerando o tamanho e não descarto completamente fazer ele com 40cm de altura.

Quanto ao Skimmer:
Também considerei o SQ90 porém ele não caberia nesse sump de 12cm... Se não me engano ele tem 13cm de base. Além de que a altura dele é cerca de 42cm, ficaria uma torre de quase 7cm acima do aquario, o que prejudicaria muito a estetica. Enfim... Posso até fazer um sump com 14 ou 15cm para colocar um SQ90, meu unico medo ao aumentar o sump é tirar muita litragem do display e ter pouco espaço para os animais.
Quanto as opções que eu considerei (Bubble Magus QQ2 e RedStarfish) são marcas confiaveis? Os skimmers são de qualidade?

Agradeço pela ajuda icon_iCo01

Avatar do usuário
Andrés Segal
Moderador
Moderador
Mensagens: 2132
Registrado em: 12 Set 2012, 16:38
Apelido: Andres
Data de Nascimento: 25 Jun 1959
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas / SP
Curtiu: 229 vezes
Recebeu Curtir: 111 vezes

Re: 1º Projeto de Aquario Marinho

#4 Mensagem por Andrés Segal »

eu nao botaria a estrela de substrato antes de 9 meses de aquário, ela não vai ter oque comer
Andrés Segal / Campínas / SP

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

Rodrigo Faust
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Fev 2024, 01:24
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 26 Dez 1996
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Re: 1º Projeto de Aquario Marinho

#5 Mensagem por Rodrigo Faust »

Andrés Segal escreveu: 28 Fev 2024, 12:19 eu nao botaria a estrela de substrato antes de 9 meses de aquário, ela não vai ter oque comer
Entendido... De fato não pretendo colocar todos esses animais no começo, iria colocando aos poucos ao longo do tempo. Agradeço pela dica icon_yes Se eu colocar uma estrela vou coloca-la somente após alguns meses quando ela tiver algo para se alimentar.

Percebe alguma interação incompativel entre as especies? Ouvi dizer que o camarão stenopus é um pouco complicado e pode ser um pouco agressivo, atacando alguns peixes e etc... Tenho medo também de uma possivel incompatibilidade entre o Mandarin e o Yellow Watchmen por ambos serem peixes de substrato, isso faz sentido?

Agradeço mais uma vez pela ajuda dos colegas icon_joia

Avatar do usuário
Jorge Sayeghh
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 107
Registrado em: 06 Mai 2023, 10:07
Apelido: Sayegh
Data de Nascimento: 22 Set 1975
Cidade: Goiânia
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: 1º Projeto de Aquario Marinho

#6 Mensagem por Jorge Sayeghh »

Muito bom seu projeto, sobretudo com o comentário de aquaristas mais experiêntes. Vai postando a evolução.

Rodrigo Faust
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Fev 2024, 01:24
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 26 Dez 1996
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Re: 1º Projeto de Aquario Marinho

#7 Mensagem por Rodrigo Faust »

Jorge Sayeghh escreveu: 01 Mar 2024, 15:45 Muito bom seu projeto, sobretudo com o comentário de aquaristas mais experiêntes. Vai postando a evolução.
Poxa fico muito feliz que tenha gostado do projeto icon_joia icon_comemorando Como eu falei tenho estudado muito para que tudo saia o mais proximo do perfeito possivel hahahah
Se tiver alguma dica/sugestão a respeito do projeto estou a disposição para ouvir!

Infelizmente ainda vai levar um tempinho para dar inicio a montagem do aquario... Preciso resolver umas pendências relacionadas ao movel e ao espaço na bancada. Minha expectativa é de começar a montagem no inicio ou final de abril. Assim que começar a montagem vou postando a evolução aqui para os colegas acompanharem :-)

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: 1º Projeto de Aquario Marinho

#8 Mensagem por Ivan Rose »

@Slidecf ... pela posição do aquário, eu particularmente optaria por fazer o sump na lateral, no canto da parede, assim consegue um aquário com espaço de nado melhor, pois no comprimento você tem mais espaço do que na largura do aquário... faria um sump até mais largo, uns 15cm... ainda teria um aquário com espaço útil de 75 x 50 x 35cm ganhando mais uns 20 litros de espaço interno em relação ao projeto citado acima.
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Rodrigo Faust
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Fev 2024, 01:24
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 26 Dez 1996
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Re: 1º Projeto de Aquario Marinho

#9 Mensagem por Rodrigo Faust »

Ivan Rose escreveu: 04 Mar 2024, 14:51 @Slidecf ... pela posição do aquário, eu particularmente optaria por fazer o sump na lateral, no canto da parede, assim consegue um aquário com espaço de nado melhor, pois no comprimento você tem mais espaço do que na largura do aquário... faria um sump até mais largo, uns 15cm... ainda teria um aquário com espaço útil de 75 x 50 x 35cm ganhando mais uns 20 litros de espaço interno em relação ao projeto citado acima.
Ivan, primeiramente gostaria de agradecer pela opinião!
Bom. a sua sugestão seria:
- Litragem Total: 90x50x35 - 157 litros
- Litragem Display: 75x50x35 - 131 Litros
- Litragem Sump Lateral: 15x50x35 - 26 Litros

Eu na verdade considerei esse projeto... Acontece que tenho um problema e uma dúvida relacionada a ele:
Problema: Eu pretendo usar uma luminaria com braço articulado que prende no vidro do aquario (AquaKnight V3 vide Foto) ... Acontece que como ja mostrei nas fotos do espaço que eu tenho disponivel, tem uma canaleta que fica a 5cm da parede e ocupa cerca de metade do comprimento do aquario.
No meu projeto inicial o vidro que eu utilizaria para prender a luminaria fica a 12cm da parede (devido ao sump traseiro) e não tenho problemas da luminaria bater na canaleta.
Ja no projeto sugerido eu teria que usar o vidro traseiro que ficaria colado na parede... Eu até conseguiria colocar uma luminaria mais pro lado esquerdo do aquario, mas a luminaria do lado direito seria impossivel pois o espaço entre o vidro e a canaleta é de 2cm de altura e a canaleta avança cerca de 5cm da parede. Se precisar pode olhar as fotos nos posts anteriores pra ficar mais claro

Dúvida: No meu projeto inicial o sump teria 37,8L para um display de 113L. Ou seja o sump corresponderia a 33% da litragem do display. No projeto que voce sugeriu teriamos um sump de 26 litros, para 131 litro de display, correspondendo a aproximadamente 20%. A minha duvida é: o sump não ficaria muito pequeno para a litragem total? Sempre tive duvida sobre qual seria o tamanho ideal para um sump... Fica o questionamento ai.

Outra duvida que eu tenho é: Para os peixes é mais interessante que o aquario seja mais comprido ou mais largo? Sempre achei que o melhor era um aquario comprido pois eles teriam mais espaço para nadar em linha reta.

Agradeço e fico feliz com as mensagens de todos os colegas que estão tentando melhorar esse projeto. Continuem! icon_joia

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: 1º Projeto de Aquario Marinho

#10 Mensagem por Ivan Rose »

@Slidecf ...
Quanto a fixação das luminárias, na minha opinião, você poderia fazer um suporte parafusado na parede e deixar seu aquário livre de coisas penduradas...se não vai usar chiller, poderia usar o mesmo suporte para fixação de ventiladores...
Daria também para fazer colagens de pequenos braços de vidro avançando os 5 ou 6cm na parede interna traseira do aquário, servindo de suporte para as presilhas das luminárias...
Quanto ao dimensionamento do sump, 20% é o mínimo que sempre utilizei em meus aquários, mas o mais importante em relação ao volume do sump é que caibam todos os equipamentos e fique simples de fazer a manutenção...
Quanto ao volume interno do aquário, sempre ouvi reclamações de colegas que aquários muito estreitos eram difíceis de planejar o layout e mais difícil ainda de projetar a circulação interna de água sem deixar áreas mortas...
Quanto aos animais, a não ser que pretenda ter algum peixe das famílias dos Chaetodontidae, Acanthuridae ou similares... no aquário, o que não recomendo em razão da litragem final que terá, o aquário mais comprido ou mais largo, no seu caso onde a diferença não é tão grande, o impacto não é relevante para os bichos...
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Rodrigo Faust
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Fev 2024, 01:24
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 26 Dez 1996
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Re: 1º Projeto de Aquario Marinho

#11 Mensagem por Rodrigo Faust »

Ivan Rose escreveu: 05 Mar 2024, 15:07 @Slidecf ...
Quanto a fixação das luminárias, na minha opinião, você poderia fazer um suporte parafusado na parede e deixar seu aquário livre de coisas penduradas...se não vai usar chiller, poderia usar o mesmo suporte para fixação de ventiladores...
Daria também para fazer colagens de pequenos braços de vidro avançando os 5 ou 6cm na parede interna traseira do aquário, servindo de suporte para as presilhas das luminárias...
Quanto ao dimensionamento do sump, 20% é o mínimo que sempre utilizei em meus aquários, mas o mais importante em relação ao volume do sump é que caibam todos os equipamentos e fique simples de fazer a manutenção...
Quanto ao volume interno do aquário, sempre ouvi reclamações de colegas que aquários muito estreitos eram difíceis de planejar o layout e mais difícil ainda de projetar a circulação interna de água sem deixar áreas mortas...
Quanto aos animais, a não ser que pretenda ter algum peixe das famílias dos Chaetodontidae, Acanthuridae ou similares... no aquário, o que não recomendo em razão da litragem final que terá, o aquário mais comprido ou mais largo, no seu caso onde a diferença não é tão grande, o impacto não é relevante para os bichos...
Fala Ivan!

Achei muuuuito interessante a ideia do suporte parafusado na parede... Ainda mais considerando a possibilidade de fixar ventiladores posteriormente no futuro. Agora passo a considerar mais em fazer esse projeto de sump lateral, ficaria muito bom mesmo. Tentei visualizar aqui como ficaria e me veio mais 2 dúvidas na cabeça:
- Considerando que eu fizesse o suporte avançado 5cm para dentro do aquario, isso não poderia gerar pontos de sombra ou pouca iluminação na parte posterior do aquario? Tudo bem que a maior parte dos corais ficaria em cima das rochas ou na frente do aquario mas me preocupei com essa questão.
- A principio eu iria utilizar 2 luminarias e nas especificações do fabricante ela é indicada para uma dimensão de 60cm de aquario. Considerando que eu vou fazer o sump lateral de 15cm, o comprimento total do display fica 75cm. Estava pensando em deixar um espaço de 5cm de distancia entre o aquascape e os vidros para facilitar a limpeza. Nesse cenário, corais e rochas ficariam num espaço de 65cm de comprimento. Será que eu conseguiria tocar o aquário com somente uma luminaria ao invés de duas? Nessa situação pensei na possibilidade de comprar apenas uma luminaria e dai, se necessario, comprar mais uma caso a primeira não estiver dando conta. O que acham?

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: 1º Projeto de Aquario Marinho

#12 Mensagem por Ivan Rose »

Opa @Rodrigo Faust ...
Quanto ao suporte, não precisa ser na borda toda, basta fazer somente da largura do suporte da luminária...
Quanto ao uso de apenas uma luminária, tudo é possível... desde que mantenha os animais iluminados, considerando nas pontas animais menos exigentes... lembrando que terá pontos de sobra e isso normalmente não dá o visual que temos nos recifes de coral...
Na minha opinião, consideraria o uso de outra luminária que tivesse melhor cobertura e tivesse mais adequada ao tamanho do seu aquário...
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Rodrigo Faust
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Fev 2024, 01:24
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 26 Dez 1996
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Re: 1º Projeto de Aquario Marinho

#13 Mensagem por Rodrigo Faust »

Fala galera, tudo certo?

Depois de um bom tempo sumido eu estou de volta para dar atualizações :lol:

Comecei a dar inicio ao projeto e comprei o primeiro equipamento... Comprei o skimmer que chegou hoje diretamente da China kkkk
Estava em duvida sobre qual skimmer comprar e acabei optando pelo SQ-90Plus da Red Starfish, ideal para aquarios até 150Litros. Comprei pelo AliExpress, paguei R$616 (Metade disso foi imposto icon_censored) e chegou na minha casa em 1 semana.

O skimmer parece ser de ótima qualidade, bem construido, robusto e achei bem bonito também. Agora tem que ver ele funcionando pra ver se faz bem o serviço hahahah. Segue algumas fotos
Imagem
Imagem
Imagem

Também comprei uma das duas luminarias que pretendo comprar (AquaKnight V3) mas não tenho nenhuma foto dela no momento. A iluminação dela parece ser bem forte e também achei bem construida. Paguei R$655 no Mercado Livre
Por fim, fiz uma analise final das medidas do aquario e cheguei nessa conclusão: Acabei decidindo por fazer um sump lateral e defini que o aquario com 50cm de largura (e portanto colado na parede) iria me trazer muito transtorno em alguns aspectos. Achei melhor dar uma distância da parede e, fazendo as medidas, 4cm de distância me pareceram ideais. Assim ficou o projeto final.

PROJETO FINAL
Total: 90Cx46Lx35A - 145l
Litragem Display 75x46x35 - 120l
Litragem Sump Lateral 15x46x35 - 24l

Semana que vem o marceneiro vem para fazer uma analise do movel e ver se ele é capaz de sustentar o peso do aquario ou se precisa de reforço... Resolvendo o movel eu posso enfim mandar fazer o aquario e comprar o resto dos equipamentos. Por enquanto é isso... Conforme tiver mais atualizações vou mandando aqui bye1

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”