🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Duvidas sobre skimmer

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
ryangonzalezrz
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 20
Registrado em: 15 Out 2023, 22:42
Apelido: Ryan
Data de Nascimento: 14 Ago 2000
Cidade: Rio Bonito
País: Brasil
Curtiu: 11 vezes

Duvidas sobre skimmer

#1 Mensagem por ryangonzalezrz »

Boa noite amigos. Possuo um nano sem sump, tocando com um hang on, mas gostaria de colocar um skimmer para melhora-lo e conseguir diminuir o nitrato etc. Fiz algumas pesquisar e não achei mt informação sobre skimmer hang on. Poderiam me informar algum skimmer assim bom? Meu nano é de 30 litros

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Duvidas sobre skimmer

#2 Mensagem por Leonardo Orito »

Não vale a pena, nitrato em um aquário desse tamanho de resolve com troca de água, a cada 3 litros de água trocada vai abaixar 10% seu nitrato.
Faz uma tpa de 15 litros que já cai pela metade.
Aquário pequeno tem que fazer tpa semanal

ryangonzalezrz
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 20
Registrado em: 15 Out 2023, 22:42
Apelido: Ryan
Data de Nascimento: 14 Ago 2000
Cidade: Rio Bonito
País: Brasil
Curtiu: 11 vezes

Re: Duvidas sobre skimmer

#3 Mensagem por ryangonzalezrz »

O problema q o nitrato e o fosfato estavam altos a mt tempo, até q estrapolou mt esse mês. Um aquarista me informou q o substrato e minhas pedras devem ter absorvido mt disso, então vai ser mt difícil e demorado regular. Tem alguma ideia doq fazer ou doq usar? Ele disse q o ideal era usar um carbono como o no3 da red sea, mas sem skimmer, não adianta. Ouvi outro falar q até posso usar o carbono da red sea, mas toda vez q o carbono gerar a nata de óleo, vou ter q ficar removendo manualmente. Estranho, pq meu skimmer tem o removedor de óleo de superfície. Será q realmente da pra usar o no3 da red sea sem o uso do skimmer? E já q n tenho skimmer, ele disse q o ideal para mim era usar uma midia removedora de nitrato, tipo o nitra out, sabe alguma possibilidade melhor ou outra midia melhor?
E obrigado pela ajuda

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Duvidas sobre skimmer

#4 Mensagem por Leonardo Orito »

Carbono sem skimmer não adianta.
Essas idéias dele são boas pra aquário grande em que é mais fácil colocar mídia do que trocar 200 litros, no seu um balde de 20 litros já vai mais de 60% de troca.
Os parâmetros estão em quanto e medidos como?
Está tendo problema com os corais?

ryangonzalezrz
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 20
Registrado em: 15 Out 2023, 22:42
Apelido: Ryan
Data de Nascimento: 14 Ago 2000
Cidade: Rio Bonito
País: Brasil
Curtiu: 11 vezes

Re: Duvidas sobre skimmer

#5 Mensagem por ryangonzalezrz »

O nitrato foi medido com o teste da hanna e deu 60.7. já o fosfato foi feito com teste normal e deu 2.25, o maximo q tinha chego antes foi 40 de nitrato e 2 de fosfato. Perdi dois mush red, o primeiro ficou aberto quase 1 mês bom, ai começou a diminuir até q diminuiu tanto q descolou e morreu, depois comprei outro q no primeiro dia estava mt bonito até q não abriu mais tanto e só foi definhando. Tirando isso tenho duas mudas de gsp e uma de mush green hair q parecem estar bem e abertos. Fora isso, só algumas algas marrons/esverdeadas no vidro q eu raspo ou na parte do vidro q fica o substrato que eu já n raspo com tanta frequência. E quase esqueci de falar, e meu kh ficava entre 9 e 8, até q o fosfato e nitrato aumentaram e ele o kh caiu pra 5. O aquarista falou q pode ser por conta do fosfato e nitrato

ryangonzalezrz
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 20
Registrado em: 15 Out 2023, 22:42
Apelido: Ryan
Data de Nascimento: 14 Ago 2000
Cidade: Rio Bonito
País: Brasil
Curtiu: 11 vezes

Re: Duvidas sobre skimmer

#6 Mensagem por ryangonzalezrz »

E sobre a troca de água, falam q qnd está absorvido pela pedra e substrato, ficar trocando de água n adianta, pois sempre vai ser liberado. Então n sei oq fazer, pois é mais barato trocar a água doq ficar comprando midia removedora

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Duvidas sobre skimmer

#7 Mensagem por Leonardo Orito »

Vamos por partes, o que você tem de peixe nesse aquário?
Você provavelmente está colocando alimento demais, mas muito mesmo, se não for alimento de peixe pode ser de coral.
Esse valor de fosfato a maioria dos testes nem chega, tem certeza disso? Fosfato acima de 0.1 já é um valor que pode ser chamado de alto.
Seu kh realmente está baixo, abaixo de 6 vai começar a ter problemas, mais uma razão pra você trocar água e equilibrar os parâmetros.
Realmente fosfato é difícil de diminuir com tpa, quanto tempo tem seu aquário? Um saquinho com mídia de fosfato no hang on pode ser uma boa medida, mas antes confirme esse valor com um teste confiável

ryangonzalezrz
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 20
Registrado em: 15 Out 2023, 22:42
Apelido: Ryan
Data de Nascimento: 14 Ago 2000
Cidade: Rio Bonito
País: Brasil
Curtiu: 11 vezes

Re: Duvidas sobre skimmer

#8 Mensagem por ryangonzalezrz »

Eu tenho dois palhaços, agr 3 corais e alguns integrantes de equipe de limpeza. Eu costumava pegar água do mar para tpa, só q essa semana comprei água de uma loja q outros aquaristas compram, justamente por conta do fosfato e nitrato estarem mt altos. Acho q alimento não é, pois alimentar com rações poytara e só a qntd q eles comem. Os testes eu mandei pra loja de Aquário fazer, verifiquei aqui e vi que a loja usou o teste da hanna para o de nitrato e o de fosfato. Eu comprei um suplemento de kh para regular ele no meu aquário, depois da tpa ele subiu pra quase 7 e regulei depois. Acho q já tenho o aquário a 1 ano ou já vai fazer 1 ano. Comprei o phosphate ex da colombo para regular o phosphate e o nitra out para regular o nitrato, mas pelas minhas pesquisas, acho q nem se fábrica mais o nitra out, quem vende é ponta de estoque ainda

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Duvidas sobre skimmer

#9 Mensagem por Leonardo Orito »

Bacteria assim como o carbono precisa do skimmer pra tirar nitrato e fosfato. As bactérias consomem nitrato e fosfato para se multiplicar e o skimmer retira elas.
O removedor da Colombo é a base de lantanio, você precisa dosar em um filtro de particulas muito fino pra remover a poeira que ele vai criar, muita gente dosa no skimmer, se não retirar o resíduo pode ter problemas com os peixes e corais

Avatar do usuário
Jorge Sayeghh
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 107
Registrado em: 06 Mai 2023, 10:07
Apelido: Sayegh
Data de Nascimento: 22 Set 1975
Cidade: Goiânia
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Duvidas sobre skimmer

#10 Mensagem por Jorge Sayeghh »

Lembre-se, toda mudança deve ser gradativa e lenta. Não mude os parâmetros de uma vez ou seus animais podem sofrer ou até mesmo perder algum.

ryangonzalezrz
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 20
Registrado em: 15 Out 2023, 22:42
Apelido: Ryan
Data de Nascimento: 14 Ago 2000
Cidade: Rio Bonito
País: Brasil
Curtiu: 11 vezes

Re: Duvidas sobre skimmer

#11 Mensagem por ryangonzalezrz »

Leonardo Orito escreveu: 11 Fev 2024, 16:36 Bacteria assim como o carbono precisa do skimmer pra tirar nitrato e fosfato. As bactérias consomem nitrato e fosfato para se multiplicar e o skimmer retira elas.
O removedor da Colombo é a base de lantanio, você precisa dosar em um filtro de particulas muito fino pra remover a poeira que ele vai criar, muita gente dosa no skimmer, se não retirar o resíduo pode ter problemas com os peixes e corais
Ele disse q a melhor solução para mim era o phosphate ex, q ele precipitaria o fosfato e eu removeria ele com a tpa, limpando o filtro e sifonando o fundo do aquário. Agr faço oq? Akkakaka

ryangonzalezrz
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 20
Registrado em: 15 Out 2023, 22:42
Apelido: Ryan
Data de Nascimento: 14 Ago 2000
Cidade: Rio Bonito
País: Brasil
Curtiu: 11 vezes

Re: Duvidas sobre skimmer

#12 Mensagem por ryangonzalezrz »

Jorge Sayeghh escreveu: 11 Fev 2024, 16:58 Lembre-se, toda mudança deve ser gradativa e lenta. Não mude os parâmetros de uma vez ou seus animais podem sofrer ou até mesmo perder algum.
Ele explicou isso, mandou eu dosar menos doq o fabricante recomenda

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: Duvidas sobre skimmer

#13 Mensagem por Leonardo Orito »

Já abriu? Se não abriu tenta trocar em alguma mídia de fosfato.
Ou cara não manja ou quer te empurrar produto que tem mais lucro

ryangonzalezrz
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 20
Registrado em: 15 Out 2023, 22:42
Apelido: Ryan
Data de Nascimento: 14 Ago 2000
Cidade: Rio Bonito
País: Brasil
Curtiu: 11 vezes

Re: Duvidas sobre skimmer

#14 Mensagem por ryangonzalezrz »

Blz meu amigo. Não sei o pq ele recomendou, mas com os outros produtos ele me ajudou com os "melhores" custos benefícios, até com produtos custo benefício q ele n tinha pra vender, pra eu procurar na internet. Mas tmj, obrigado pela ajuda

Avatar do usuário
Jorge Sayeghh
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 107
Registrado em: 06 Mai 2023, 10:07
Apelido: Sayegh
Data de Nascimento: 22 Set 1975
Cidade: Goiânia
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Duvidas sobre skimmer

#15 Mensagem por Jorge Sayeghh »

ryangonzalezrz escreveu: 11 Fev 2024, 17:58
Jorge Sayeghh escreveu: 11 Fev 2024, 16:58 Lembre-se, toda mudança deve ser gradativa e lenta. Não mude os parâmetros de uma vez ou seus animais podem sofrer ou até mesmo perder algum.
Ele explicou isso, mandou eu dosar menos doq o fabricante recomenda
Digo, além de colocar o redutor de fosfato, também alterar os parâmetros atuais de forma bem lenta. Não reduza nenhum elemento em curto espaço de tempo.

Há pouco mais de um mês, subi muito meu HK e fosfáto, para ter uma ideia, ainda estou reduzindo.

- Fosfato chegou a 1,18 (Está em 0,4) e reduzindo ainda.
- KH chegou a 13, fiz o teste ontem e está em 9,2.
- Nitrato chegou lá na estratosfera (50 ppm), hoje está em níveis aceitáveis - 2 ppm.
Editado pela última vez por Jorge Sayeghh em 12 Fev 2024, 19:17, em um total de 1 vez.

ryangonzalezrz
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 20
Registrado em: 15 Out 2023, 22:42
Apelido: Ryan
Data de Nascimento: 14 Ago 2000
Cidade: Rio Bonito
País: Brasil
Curtiu: 11 vezes

Re: Duvidas sobre skimmer

#16 Mensagem por ryangonzalezrz »

Até o kh vc recomenda subir ele devagar? Caso ele abaixe mt
Você também não recomenda o uso do phosphate ex a base de lantanio já q n tenho skimmer?

Avatar do usuário
Jorge Sayeghh
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 107
Registrado em: 06 Mai 2023, 10:07
Apelido: Sayegh
Data de Nascimento: 22 Set 1975
Cidade: Goiânia
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Duvidas sobre skimmer

#17 Mensagem por Jorge Sayeghh »

Recomendo sim, mas faça qualquer alteração de parâmetro lentamente.

ryangonzalezrz
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 20
Registrado em: 15 Out 2023, 22:42
Apelido: Ryan
Data de Nascimento: 14 Ago 2000
Cidade: Rio Bonito
País: Brasil
Curtiu: 11 vezes

Re: Duvidas sobre skimmer

#18 Mensagem por ryangonzalezrz »

Me recomenda utilizar o produto como? Doso ele, coloco uma filtragem mecânica melhor e só fazer tpa semanalmente e sifonagem?

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”