🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Chiller Área Externa

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
thiagobaere
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Jan 2024, 12:19
Apelido: baere
Data de Nascimento: 08 Set 1984
Cidade: Brasilia
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Chiller Área Externa

#1 Mensagem por thiagobaere »

Pessoal,

No meu novo projeto vou colocar um chiller na área externa, na área técnica do ar condicionado, mas pra isso, a água vai ter que percorrer todo o caminho por cima do gesso. Ela vai subir uns 2 metros, depois andar mais uns 8 metros, depois descer pro chiller. E na volta a mesma coisa, vai subir de novo, percorrer os 8 metros de volta e cair no sump.

Não tenho nem ideia de como fazer isso funcionar. Qual encanamento eu uso, sei que os de cobre de ar condicionado não pode de jeito nenhum, e qual bomba teria a vazão suficiente pra fazer a água circular nesse percurso. Alguém poderia ajudar?

Valeu pessoal.

Thiago BAERE - Brasília/DF - Aquário 320 litros

Avatar do usuário
Jorge Sayeghh
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 107
Registrado em: 06 Mai 2023, 10:07
Apelido: Sayegh
Data de Nascimento: 22 Set 1975
Cidade: Goiânia
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Chiller Área Externa

#2 Mensagem por Jorge Sayeghh »

Interessante. Esperar os mais experientes comentarem se existe alguma engenharia viável.

Avatar do usuário
Ivan Rose
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 490
Registrado em: 25 Ago 2009, 16:23
Apelido: Ivan
Localização: Santo André - SP - Brasil
Curtiu: 104 vezes
Recebeu Curtir: 40 vezes
Contato:

Re: Chiller Área Externa

#3 Mensagem por Ivan Rose »

@thiagobaere ... não sou engenheiro de sistemas de refrigeração, mas vou dar meu "pitaco" pela experiência que tenho...
Primeiramente, há de se considerar uma boa margem de potência a mais para o chiller que pretende usar...
A tubulação que irá fazer o circuito de entrada e saída, pelo custo benefício, deverá ser de titânio...
A bomba que precisará vai depender não somente do comprimento da tubulação e altura, mas também da quantidade de curvas, emendas e cotovelos que terá de usar, pois é aí que ocorrem boa parte das perdas de vazão. Já usei calculadoras on-line que fazem esse tipo de cálculo, é só indicar o tipo e capacidade da bomba, quantidade de emendas, curvas, cotovelos e altura.... lembrando que a vazão não precisa ser exagerada para sistemas de refrigeração, e sim adequada para o volume a ser refrigerado... o que você pode fazer, é instalar a tubulação e testar bombas que possivelmente tocariam o sistema, e ver na real o volume de retorno...
Em relação a temperatura X distância, se a tubulação estiver bem isolada, você não terá muitas perdas, claro que há de se considerar as interferências durante o percurso... no meu caso, aqui no apartamento desisti de embutir os canos na parede, pois durante o verão, com sol batendo o dia inteiro, as paredes chegam a 37°C com facilidade; os tubos de água que descem da caixa aquecem absurdamente, e a água da torneira do lavabo sai quente...
DcsonLED - Luminárias de led sob medida para seu aquário.
FaceBook - https://www.facebook.com/DcsonLED
Loja Virtual - https://dcsonled.lojaintegrada.com.br

Avatar do usuário
Andrés Segal
Moderador
Moderador
Mensagens: 2132
Registrado em: 12 Set 2012, 16:38
Apelido: Andres
Data de Nascimento: 25 Jun 1959
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas / SP
Curtiu: 229 vezes
Recebeu Curtir: 111 vezes

Re: Chiller Área Externa

#4 Mensagem por Andrés Segal »

Tive um amigo em Campinas, ARAKEM, era piloto da Varig e fez a mesma coisa. so que pelo assoalho do apartamento, deu problema e inundou o apartamento dele e o de baixo e perdeu toda a fauna do aquario... nao digo que é impossivel, ja vi aquario com rodinhas, mas eu desaconselho.
Andrés Segal / Campínas / SP

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

thiagobaere
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Jan 2024, 12:19
Apelido: baere
Data de Nascimento: 08 Set 1984
Cidade: Brasilia
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Chiller Área Externa

#5 Mensagem por thiagobaere »

Pessoal obrigado pelas respostas. Seguinte, vou fazer um teste aqui e conto pra vocês. Vou simular o mesmo caminho que o cano vai fazer por dentro, em uma área externa aqui. Já tenho uma bomba bem potente de 8mil l/h da maxspect e vou botar ela pra rodar nesse ambiente simulado.
Vou conectar os canos como se estivessem dentro da parede, altura distância, tudo igual. Comprei um controlador de vazão pra me dizer a vazão q a água vai chegar no ponto que estará o chiller.

Com relação a perda de temperatura pelo calor é outra preocupação, mas irei fazer um tratamento de isolamento térmico nos canos, funciona muito bem.

Com relação ao dimensionamento do chiller, será um com dimensionamento maior sim.. será um de 3/4 e meu aquário é de 300L.

Depois dos testes posto aqui a resposta. Valeu pessoal.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”