🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

ICTIO + NADADEIRAS “ROIDAS”

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Responder
Mensagem
Autor
lucassaadi
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 35
Registrado em: 13 Out 2023, 17:59
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 21 Fev 1998
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

ICTIO + NADADEIRAS “ROIDAS”

#1 Mensagem por lucassaadi »

Boa noite a todos, um ótimo ano novo, primeiramente!!!

Então pessoal, tenho 2 problemas

- estou tendo problema em meu aqua com um hepatus apresentando ictio (tenho ele há pouco mais de 1 mês), desde o dia seguinte após a compra dele ele já começou a apresentar os pontos brancos, portanto está há cerca de 1 mês assim, eles cobriram ele inteiro (inclusive olhos) e alguns inclusive ficaram pretos, ele tem se coçado tanto nas pedras q (acredito eu q seja por isso) está até com um buraco de machucado, inclusive de 5 dias pra cá todo o restante do aquário passou a apresentar os pontos brancos tb, inclusive os ocellaris e pseudochromis(q deveriam ser mais resistentes). De início, meu purple tang tb apresentou, mas segui com alimentação variada e ele se curou em 1 semana, mas agora todo o aqua foi acometido de uma vez de repente (vídeo do hepatus abaixo, estou colocando link pq nunca consigo anexar imagens/vídeos aqui no fórum)

- um dos ocellaris da noite pro dia começou a apresentar roídas nas nadadeiras, ontem a noite ele estava normal, hj de manhã de repente apareceu assim, ele tb está com ictio (nele parecem mt menores, ficam tão pequenos os pontos q só vejo bem de perto, parece até um veludinho cobrindo ele). Pensei no caso de brigas, mas NUNCA existiu absolutamente nenhum conflito de peixe algum com os ocellaris, eles são os mais tranquilos e pacíficos do aqua inclusive entre eles mesmos, nenhum peixe tem problema algum com eles, e são meus peixes mais antigos, observei o dia todo e nenhum comportamento estranho tb, seguem interagindo com os outros peixes do aqua, nadando juntos e etc., portanto estou preocupado quanto ao motivo das nadadeiras assim sem q houvesse nenhuma briga… (fotos abaixo, foram as melhores q consegui tirar pq ele não para quieto)

Imagens:
https://ibb.co/s5mBsSK
https://ibb.co/2PpVHpb
https://ibb.co/QfZHc5j
https://ibb.co/bQWGhtk


DETALHES DO AQUÁRIO:
Medidas:
Display: 100 x 40 x 50 = 200L
Sump: 80 x 40 x 50 = 160L (tem cerca de 80L úteis)

Habitantes:
1 purple tang
1 hepatus
2 ocellaris black dominó
1 pseudochromis
1 wrasse melanurus
2 camarões cleaner
1 ofiurus red grande
1 anêmona ritteri
1 anêmona BBT
3 torchs (1 24k e os outros 2 não lembro os nomes)
1 zoanthus
1 palythoa
1 GSP pequeno
Cerca de 20 paguros e 20 turbos

Filtragem:
Perlon
2L de nano blocks ocean tech
1L de matrix
250g de purigen
Skimmer ocean tech Eco-160

Reposição:
Água de RO, filtro de 3 estágios + membrana (4 estágios total), TDS sempre 0
Reposição através de smart level, sempre estável, teve apenas uma variação essa semana por um problema com bolhas do skimmer q fizeram ele deixar a salinidade em 1028 por 2 dias

Sal:
MBreda SPS (comecei a migrar hoje pro reeflowers reef salt, 10% toda semana pra não dar um choque nos habitantes)

Parâmetros:
Temperatura: 26.5 (varia no máximo 0.5, em dias mais quentes ou frios)
PH: 8,5
Amônia: 0
Nitrito: 0
Nitrato: 1
KH: 5,4
Cálcio: 417
Magnésio: 1320
(Todos os testes realizados são Aquaforest ou Hanna, os que não constam acima é porque ainda não tenho os testes em mãos por questão financeira)
Sobre o KH, começarei a dosar hoje com KH blend reeflowers

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: ICTIO + NADADEIRAS “ROIDAS”

#2 Mensagem por Leonardo Orito »

Não tem muito o que fazer, só resolve tratando com cobre ou hipossalinidade, se não der pra tratar no aquário ou em aquário hospital é só rezar

lucassaadi
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 35
Registrado em: 13 Out 2023, 17:59
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 21 Fev 1998
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: ICTIO + NADADEIRAS “ROIDAS”

#3 Mensagem por lucassaadi »

Leonardo Orito escreveu: 02 Jan 2024, 22:01 Não tem muito o que fazer, só resolve tratando com cobre ou hipossalinidade, se não der pra tratar no aquário ou em aquário hospital é só rezar
Sobre o ictio estou agora mesmo montando o aquário hospital, porém ainda tenho a preocupação com as nadadeiras do ocellaris, é uma certa preocupação com essa explosão de repente do ictio, q teoricamente só deveria acometer peixes com a imunidade prejudicada

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: ICTIO + NADADEIRAS “ROIDAS”

#4 Mensagem por Leonardo Orito »

lucassaadi escreveu: 02 Jan 2024, 22:10
Leonardo Orito escreveu: 02 Jan 2024, 22:01 Não tem muito o que fazer, só resolve tratando com cobre ou hipossalinidade, se não der pra tratar no aquário ou em aquário hospital é só rezar
Sobre o ictio estou agora mesmo montando o aquário hospital, porém ainda tenho a preocupação com as nadadeiras do ocellaris, é uma certa preocupação com essa explosão de repente do ictio, q teoricamente só deveria acometer peixes com a imunidade prejudicada
Todo peixe novo causa stress no aquário e isso pode resultar em doenças, hepatus é um ímã de ictio.
Mas pelo que vc está falando e a agressividade da doença eu suspeito até de odinium

lucassaadi
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 35
Registrado em: 13 Out 2023, 17:59
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 21 Fev 1998
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: ICTIO + NADADEIRAS “ROIDAS”

#5 Mensagem por lucassaadi »

Leonardo Orito escreveu: 03 Jan 2024, 04:45
lucassaadi escreveu: 02 Jan 2024, 22:10
Leonardo Orito escreveu: 02 Jan 2024, 22:01 Não tem muito o que fazer, só resolve tratando com cobre ou hipossalinidade, se não der pra tratar no aquário ou em aquário hospital é só rezar
Sobre o ictio estou agora mesmo montando o aquário hospital, porém ainda tenho a preocupação com as nadadeiras do ocellaris, é uma certa preocupação com essa explosão de repente do ictio, q teoricamente só deveria acometer peixes com a imunidade prejudicada
Todo peixe novo causa stress no aquário e isso pode resultar em doenças, hepatus é um ímã de ictio.
Mas pelo que vc está falando e a agressividade da doença eu suspeito até de odinium
Odinium não conheço…
Mas essa manhã perdi meu hepatus, amanheci com ela morta, toca coberta de branco

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: ICTIO + NADADEIRAS “ROIDAS”

#6 Mensagem por Leonardo Orito »

Isso é odinium, muito agressivo, mata muito rápido

lucassaadi
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 35
Registrado em: 13 Out 2023, 17:59
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 21 Fev 1998
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: ICTIO + NADADEIRAS “ROIDAS”

#7 Mensagem por lucassaadi »

Leonardo Orito escreveu: 04 Jan 2024, 06:22 Isso é odinium, muito agressivo, mata muito rápido
Bom dia Léo, tudo bem?

Cara, saberia me dizer o q posso fazer quanto a isso? Desconheço esse odinium, pesquisei a respeito mas são tantas opiniões diferentes, parece q n há um consenso, e no fim acabou me deixando bem confuso… Amanheci hoje com mais um dos meus peixes mortos, um pseudochromis, ele ficou coberto de manchas brancas nos últimos 2 dias, parou de comer da noite pro dia e hoje já amanheceu morto, ainda tenho 4 peixes no aqua, 2 palhaços black dominó, 1 wrasse e 1 purple tang, estou preocupado pois o tang começou a ficar com essas coisas brancas tb, embora esteja comendo

O rapaz de uma loja me passou cupranine e mais uma outra coisa, disse pra dosar 1 ml de cada um pra 20L do aquário hospital, fiz o teste com o blue tang, coloquei ele a noite por volta de 1h da manhã e qnd acordei ele estava morto tb

Leonardo Orito
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 977
Registrado em: 07 Abr 2012, 12:42
Apelido: Orito
Data de Nascimento: 12 Dez 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 22 vezes

Re: ICTIO + NADADEIRAS “ROIDAS”

#8 Mensagem por Leonardo Orito »

cara odinium é tratamento no cupramine também, não consigo te ajudar muito pois tenho zero de experiencia com quarentena ou aquario hospital...
o fato do hepatus ter morrido não necessariamente tem relação com o tratamento com que você fez, as vezes o peixe já estava muito debilitado pela doença e não tinha mais jeito.
tem bastante video sobre esses tratamentos no youtube, se você entender inglês consegue fontes mais confiáveis

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”