🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Projeto Aqua Marinho

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Rene Fleury
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 11 Jun 2019, 15:09
Apelido: Junior
Data de Nascimento: 14 Dez 1988
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Projeto Aqua Marinho

#1 Mensagem por Rene Fleury »

Fala ai pessoal, sou novato aqui.

Bom vou fazer um resumão atá chegar hoje meu inicio de projeto.
Eu tive durante 2 anos e pouco um aqua plantado só de NEON, 140x40x50, canister, achava lindo, pesquisei muito antes de construir um aqua exclusivo pra neon, me desfiz dos neons por falta de tempo em cuidar de uma especie tão sensível quanto o neon, maior problema era manter o PH adequado ao neon, e a água sempre cristalina sendo que tinha troncos de aroeira, tinha plantas, substratos, etc... consumindo varias e varias horas de cuidados, na mesma loja que eu comprei os neons troquei por uns KINGUIO's chamava eles de (fat family), dormi com aqua plantado acordei mais parecia com a AMAZÔNIA nos tempos de hoje, eles estavam com a "motoserra skil" ligada a todo o vapor comendo TODA a minha fauna que eu demorei anos para construir, em questão de horas desmatou 2 anos e poucos, peguei a redinha peguei os sacos que eles vieram coloquei eles no saco e troquei mais uma vez, agora aqui tem "camarão" relativamente não preciso fazer nada ou quase nada em cuidados.

Bom, resumão do resumão.

Hoje?

"MARINHO"

Meu tópico é: estou em busca hoje de construir um aqua marinho na parede ou que parece estar na parede.

Estou pensando em construir um aqua com 2 vidros, um vidro principal outro vidro lateral.
Primeiro: Vidro principal com 90 cm altura (10 cm para colagem do vidro na parede 5cm cada lado) x 310 cm de largura (10 cm para colagem do vidro na parede 5cm cada lado) a espessura do vidro ainda não sei qual sera (SUPER aceito opiniões de quem entenda)
Segundo: Vidro lateral com 90 cm altura (10 cm para colagem do vidro na parede 5cm cada lado) x 110 de largura (10 cm para colagem do vidro na parede 5cm cada lado).
As medidas do aquário será 390C x 190L x 100A. 7.410 litros

Vou construir 2 sump "alvenaria" (sem ser de vidro, embaixo do aquário) de 180 x 70 largura x 50 (um independente do outro)
Ou...... construo um sump maior único, (super aceito opiniões) medo de ter 2 aquários independentes dar problemas se eu precisar entrar no aquário para resolver algum problema e um desses aquários transbordar, medida seria mais ou menos 220x70largurax50.

Em ambos os projetos de sump's, estou programando em CAD sump com:
3 Reatores: carvão - Biopellets - fosfato
Skimmer (coração do aquário)
Reator de Cálcio
Filtro UV
Bomba de retorno: 2 bombas de 16.000 lh e (1 bomba de 8.000 lh circulação do sistema "3 REATORES e UV" e retorno para o aquário) estou pensando em coloca a saída d'água nos 4 cantos.

Dentro do aquário.
Já comprei 5 bombas de circulação 5.000 lh (ajudar na movimentação do espelho d'água) e 1 bombas submersas de 5.000 lh que vai ajudar na circulação do aquário na parte de baixo, não deixando assim acumular muita matéria orgânica. "1.a- estou planejando colocar essa bomba atrás dos corais para esconder." "1.b- essa bomba submersa tocara dentro do aquário em 6 saídas com registro de vasão em cada saída." "1.c- Exclusiva para movimentação do fundo do aquário."

Iluminação.
Controlador TC421 (ainda falta estudar essa parte da configuração dos canais de LED etc, para eu mesmo fazer o painel de led, colocar eles em canais certos etc...)
Led UV
Led amarelo
Led branco
Led azul
Led azul royal
Para fazer amanhecer, pico meio dia 100% e entardecer. "Também estou estudando a respeito de onde e como configurar os led's em cada local exato para não ficar mais de um lado menos de outro etc...

Sal é meio padrão pelo que eu pude observar, o filtro de OR é meio que padrão também por isso não me preocupo tanto assim.

Acho que não está faltando mais nada além dos peixes substratos etc...

Bom pessoal se alguém estiver alguma ideia estou ainda em fase de criação em CAD, para depois passar pra mão na massa, ainda há tempo a se pensar e se planejar, tenho poucas coisas compradas, tenho quase a iluminação completa, 1 bomba de 5 mil lh e 5 de circulação, tenho filtro uv, reator vou eu mesmo fazer já tenho os potes de vidro só falta fazer virar reatores.

É isso pessoal valeu TMJ.

rodrigo tavares morais
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 377
Registrado em: 06 Abr 2012, 21:19
Data de Nascimento: 11 Out 1989
Cidade: são paulo
País: brasil
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Projeto Aqua Marinho

#2 Mensagem por rodrigo tavares morais »

Sugiro você a dar uma olha Aqui tem alguns super projetos que pode te ajudar,

Um projeto tão grande assim, com um alto investimento eu procuraria alguém com experiencia e de confiança para te ajudar, e te orientar bem de perto,
[shadow=blue]Tavares Reef: viewtopic.php?f=25&t=20569 [glow=red]Desativado[/glow][/shadow]
[shadow=blue]Tavares Reef II: viewtopic.php?f=25&t=47811[/shadow]

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Projeto Aqua Marinho

#3 Mensagem por Humberto Jr. »

Parabéns pelo projeto Rene!

A principio já bati o olho e notei que apenas 1 TC421 não dará conta de controlar um aquário deste tamanho, visto que ele aceita até 5A em cada canal e suponho que no máximo 600W de potência.

Sobre os skimmers, eu partiria para no mínimo 2 de grande potência, como os Bubble Magus B12 (para 4 mil litros), SOMA DC 4000, etc.

A circulação apenas com estas bombas de 5 mil L/h não darão conta não. Terá que por bem mais.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Projeto Aqua Marinho

#4 Mensagem por Marcelo E Novais »

Cara sou apaixonado por aquarios grandões
Mantive o meu de 3 mil L por alguns anos, mas por motivo de força maior tive que migrar para uma litragem menor e deixar os 3mil L para dulcicola
Mas vamos lá
Repensaria essa altura, para 1 metro de altura a iluminação terá que ser bem reforçada ou tera que colocar os corais menos exigentes na parte do meio pra baixo, pra começar pensaria em 1000W de iluminação em leds de 5w para melhor distribuir
No Skimmer compartilho da opinião do 1Berto usaria dois Skimmers algo que somando de em torno de 10mil L a capacidade no minimo
Usaria 2 sumps interligados , com opção de registro e tubulação para esgoto, e em cada sump um skimmer, no primeiro o skimmer retirando a sujeira mais grossa e no segundo uma regulagem mais fina
No retorno aumentaria para duas bombas de 12mil L/H cada, distribuindo ao longo de todo o aquario, não apenas nos cantos, ajudara na circulação
Para a circulação pensaria seriamente em um sistema de close loop, o que melhora a circulação, e evita a tranquerada e fiarada dentro do aquario
No sal pra começar pode ir de mais simpleszinho , mas pode separar uns R$9000,00 pra isso
E se prepara para as manutenções e gastos mensais, assim como pra povar esse grandão
No mais boa sorte no projeto

Rene Fleury
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 11 Jun 2019, 15:09
Apelido: Junior
Data de Nascimento: 14 Dez 1988
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Projeto Aqua Marinho

#5 Mensagem por Rene Fleury »

Humberto Jr. escreveu:Parabéns pelo projeto Rene!

A principio já bati o olho e notei que apenas 1 TC421 não dará conta de controlar um aquário deste tamanho, visto que ele aceita até 5A em cada canal e suponho que no máximo 600W de potência.

Sobre os skimmers, eu partiria para no mínimo 2 de grande potência, como os Bubble Magus B12 (para 4 mil litros), SOMA DC 4000, etc.

A circulação apenas com estas bombas de 5 mil L/h não darão conta não. Terá que por bem mais.




Eu comprei 1 tc 421 mas como eu comentei no post, não manjo nada nada nada nada de elétrica rsrs.
a respeito do Skimmers estou ainda analisando eu estava em uns skimmers de uns 10 k de reais "CADA" meios salgadinhos rsrsrs... mas esse B12 5k de reais "CADA" da para conversar suave, eu estava analisando o SKIMMER e falar a verdade estava quase abandonando o projeto pelo valor do SKIMMER, sabemos que tudo é muito caro em um JUMBO 7k litros só o vidro está me saindo por 4k de reais+peixes+corais+infinidades de coisas, chiller, termostatos, reator de cálcio, etc.... o SKIMMER entre tudo isso foi o que pesou MUITOOOOO.... eu vi um skimmer no mercado livre Skimmer Kares 2000lh, pelo tamanho do aquario em si vou ter que fazer também um SUMP ROBUSTO, nesse ponto iria por uma bateria de SKIMMERs para realizar a bateria completa de filtragem na proporção de X= 9,2 x (capacidade de filtragem/litragem do aquário) que daria mais ou menos 9 Skimmer de 2.000l/h cada isso daria em reais. R$ 2.000 mais ou menos.

em termos de circulação: comprei esta aqui em casa já 5 bombas de circulação sun sun 5.000l/h cada, e estou pensando em montar um sistema com bomba submersa dentro do próprio aquário, a bomba escondida atrás dos corais com 6 saídas em mangueiras para realizar a movimentação da parte inferior do aquário, em termos de litragem de movimentação ainda não sei quanto irá ser, e se a bomba de circulação esta em boa quantidade também não sei rsrs... sou mediano em cálculos mas 5 bombas x 5.000 = 25.000 l/h, 25.000/7.000 L= 3,5..., estaria movimentando 3,5x a água do aquário, porém essas 5 bombas de circulação seria só para movimentar em torno de 60CM+ do aquário, 60CM- até o substrato eu pensei em utilizar a bomba submersa que estará escondida atrás dos corais.

hoje eu fui na vidraçaria a mulher fez o orçamento do vidro em 19MM laminado me cobrou R$: 4.320,00 só pelo vidro principal, eu perguntei se ela estava me oferecendo um casamento em uma casa de festas kkkk... falei que eu só queria o VIDRO não a loja inteira rsrs... brincadeiras a parte, minha opinião a respeito do meu projeto jumbo, vai ser a realização do meu sonho mas o meu bolso esta chorando desde já.

Como eu quero ter um jumbo vai ter peixes em grande quantidade então não é "ECONOMIZAR" mas se eu achar "EXEMPLO: Skimmer barato bom que filtre ai uns 2k l/h ao comprar um que filtre 5k l/h eu vou comprar 3 de 2k ao invés de 1 5k se o de 2k for mais barato, pelo meus cálculos não sei na pratica mas pelos meus cálculos 9 skimmer vai dar conta. como eu postei na minha mensagem não sou especialista em aqua marinho mas sou razoável em conta rsrs, fizer uma bateria de skimmers acho que dará certo.

amanhã vou iniciar as compras das bombas submersas, vai ser 2 de 16k e uma outra para rodar só para UV e reatores de carvão purigen e biopellets e se o vendedor me der um desconto já mando vir 2 reatores de cálcio de uma vez.

voltando a iluminação, eu não manjo em fazer iluminação, estou assistindo muitos videos no youtube assisti um vídeo do cara falando do amanhecer e entardecer luz branca primeiro depois luz azul etc... mas colocar isso em um controlador eu não sei, configurar sim isso é fácil mas colocar os canais certinhos ligar LED com LED certo isso meio que não entendo, mas sim sei que 1 TC421 é pouco pelo tamanho do projeto, mas é o que eu já tinha comprado aqui. e tem coisas que são pequenas de se resolver outras que toma tempo outras de toma dinheiro mesmo... vou iniciar as obras aqui em casa até novembro, preciso derrubar a parede da sala construir ela totalmente em bloco de concreto com ferro etc... após isso, selar a parede inteira que vai ser o aqua, após isso fazer a laje que o SUMP ira ficar abaixo do aqua principal vou chamar um rapaz pra colocar portinha no sump, acabamento da frente do aqua vai ser de granito na borda do aqua e no beiral do vidro "tipo janela" o sump construir de alvenaria também, pintar o aqua interno com EPOXI PRETO acho que dará uma bom contraste com iluminação e corais.

fazer a manutenção ou por ventura mexer na fauna do aqua inserir um coral novo "INFELIZMENTE TEREI QUE ENTRAR" melhor parte rsrs...

após novembro vou iniciar a construção do aqua, até lá é só gastos com produtos e MUITAS pesquisas de corais peixes que se pode ter para não comer corais etc... eu curto muito aqua em harmonia peixe+fauna, até porque vim e tenho um aqua plantado. peixe e fauna em harmonia é a coisa mais linda que se tem, ver peixe convivendo com corais acho lindo, já não acho bonito peixe comendo corais, peixes brigando acho horrível. quando eu iniciar o projeto vou postando fotos do projeto. ainda tenho muitas duvidas mas vou aprendendo aqui no fórum e no youtube, abraços.

Rene Fleury
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 11 Jun 2019, 15:09
Apelido: Junior
Data de Nascimento: 14 Dez 1988
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Projeto Aqua Marinho

#6 Mensagem por Rene Fleury »

rodrigo tavares morais escreveu:Sugiro você a dar uma olha Aqui tem alguns super projetos que pode te ajudar,

Um projeto tão grande assim, com um alto investimento eu procuraria alguém com experiencia e de confiança para te ajudar, e te orientar bem de perto,



Que TOPPPPP....

Minha roupa de mergulho já esta preparada para o aqua rsrsrs

Rene Fleury
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 11 Jun 2019, 15:09
Apelido: Junior
Data de Nascimento: 14 Dez 1988
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Projeto Aqua Marinho

#7 Mensagem por Rene Fleury »

Marcelo E Novais escreveu:Cara sou apaixonado por aquarios grandões
Mantive o meu de 3 mil L por alguns anos, mas por motivo de força maior tive que migrar para uma litragem menor e deixar os 3mil L para dulcicola
Mas vamos lá
Repensaria essa altura, para 1 metro de altura a iluminação terá que ser bem reforçada ou tera que colocar os corais menos exigentes na parte do meio pra baixo, pra começar pensaria em 1000W de iluminação em leds de 5w para melhor distribuir
No Skimmer compartilho da opinião do 1Berto usaria dois Skimmers algo que somando de em torno de 10mil L a capacidade no minimo
Usaria 2 sumps interligados , com opção de registro e tubulação para esgoto, e em cada sump um skimmer, no primeiro o skimmer retirando a sujeira mais grossa e no segundo uma regulagem mais fina
No retorno aumentaria para duas bombas de 12mil L/H cada, distribuindo ao longo de todo o aquario, não apenas nos cantos, ajudara na circulação
Para a circulação pensaria seriamente em um sistema de close loop, o que melhora a circulação, e evita a tranquerada e fiarada dentro do aquario
No sal pra começar pode ir de mais simpleszinho , mas pode separar uns R$9000,00 pra isso
E se prepara para as manutenções e gastos mensais, assim como pra povar esse grandão
No mais boa sorte no projeto



Aqua jumbo é lindo mesmo.

como eu já disse aqui manjo nada nada nada de iluminação marinho, muito complexo o jogo de luzes, acho SUPER bonito, mas não manjo nada e estou super aceitando opiniões de quem manja mais que eu então aceito opiniões de TODOS rsrs... em termos de quantos W precisa ter eu não sei, sei que eu me ligo MUITO em estética da FAUNA então não pensaria em economizar para deixar os corais feios, tipo iluminação faltando em partes do aqua não mesmo... acho que uma iluminação certa bem distribuída seria TOP, mas como eu disse, não manjo em NADA NADA de iluminação, rsrs...

em termos do Skimmer eu pesquisei em um site que não me lembro mais qual é mas tem uma formula que eu anotei de lá é:
X= 9,2 x (litros filtrados por HORA do SKIMMER/litragem do aquario).
nisso eu pesquisando tem uns skimmers no mercado livre que custa BEMMMM baratinho de 2.000 l/h que eu colocando 9 me suprirá tranquilo e sairá por R$: 2.000,00, ainda vou colocar UV e reatores com mídia filtrante (carvão, biopellets e purigen).

em termos de água um cara no youtube disse que água do mar é a melhor que tem, sendo que eu sou do RJ moro quase dentro do mar, tenho facilidades de ir na praia para coletar água, deixaria essa água batendo no aqua por uns dias para após isso iniciar a fauna com corais e peixes, além do mais já iria economizar com deionizador, imagine filtrar 7.000 +SUMP de água isso vai demorar por volta de 2 mês dia e noite e custeio de comprar refil e mais refil e carvão etc... TPA eu estou pensando em fazer com a água do mar, já que eu vou dar mergulhos lá aproveito e cato a água pra fazer a TPA, quando eu vou dar uns mergulhos terminando vou direto pra casa não fico enrolando na rua, então não morre de pronto os fitoplânctons etc.... do mar até minha casa de carro uns 2 minutos de bike 3 a 4 minutos bem rápido mesmo, então acho mais vantajoso coletar da natureza pelo menos a água, dica até mesmo pra mergulho, mergulhar em dias que não tenha chuva pelo menos uns 3 dias, água fica LÍMPIDA cristalina sem chuvas dias antes. por esse motivo nordeste tem águas mais cristalinas por isso caribe tem águas cristalinas México também, toda a faixa da linha do equador entre os trópicos são ricos em corais por ter muita iluminação solar e relativamente pouca chuva exceto a floresta amazônica pulmão por isso lá chove mas enfim é isso... água do mar vai me economizar MUITO rsrsrs... já vou gastar mais com a FAUNA

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Projeto Aqua Marinho

#8 Mensagem por Marcelo E Novais »

Acho que então podemos começar a iluminaçao com uns 3000w para preencher toda a extenssão, o problema de se ter 1 metro de altura seria a falta de iluminaçao necessaria no fundo ( substrato) , ficando essa area para corais menos exigente
Eu ainda pensaria seriamente em um closeloop para a circulaçao
Particularmente não me apego muito a calculos, simplesmente pq se trata de um sistema fechado, mas acho que o espaço a ocupar , o consumo e aquecimento, aumentaria consideravelmente, com o uso de 9 skimmers
Ai com isso temos um outro ponto a ser bem estudado, que é o controle de temperatura, por mais que seja grande e estavel, o RJ é muito quente, o que se torna um problema no verão
Assim como vc, tbm moro a 5 min. da praia coletei meus 3mil L , a maneira mais eficaz que encontrei para coletar essa quantidade foi colocando uma piscina dentro de um caminhao, e com uma bomba dentro do mar enche la
Mas mesmo coletando se faz necessario o uso de deionizador ou R.O. , e as trocas de suas midias,tanto para a reposiçao, que no caso calculo uns bons litros por dia , quanto para uma possivel TPA , pq nem sempre sera facil coletar agua, devido a varios fatores e a necessidade do momento, se puder ter um cx de uns 1000L para armazenar ao poucos a agua para TPA, ajuda bastante, experiencia propria
E para a fauna, aquario grandes pedem peixes grandes
Entao no mais estudo, estudo, estude,estude, planeje,planeje,planeje, e tenha a certeza que deixara o valor de um belo carro, nessa montagem e mais um bom montante na manutençao mensal

Rene Fleury
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 11 Jun 2019, 15:09
Apelido: Junior
Data de Nascimento: 14 Dez 1988
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Projeto Aqua Marinho

#9 Mensagem por Rene Fleury »

Marcelo E Novais escreveu:Acho que então podemos começar a iluminaçao com uns 3000w para preencher toda a extenssão, o problema de se ter 1 metro de altura seria a falta de iluminaçao necessaria no fundo ( substrato) , ficando essa area para corais menos exigente
Eu ainda pensaria seriamente em um closeloop para a circulaçao
Particularmente não me apego muito a calculos, simplesmente pq se trata de um sistema fechado, mas acho que o espaço a ocupar , o consumo e aquecimento, aumentaria consideravelmente, com o uso de 9 skimmers
Ai com isso temos um outro ponto a ser bem estudado, que é o controle de temperatura, por mais que seja grande e estavel, o RJ é muito quente, o que se torna um problema no verão
Assim como vc, tbm moro a 5 min. da praia coletei meus 3mil L , a maneira mais eficaz que encontrei para coletar essa quantidade foi colocando uma piscina dentro de um caminhao, e com uma bomba dentro do mar enche la
Mas mesmo coletando se faz necessario o uso de deionizador ou R.O. , e as trocas de suas midias,tanto para a reposiçao, que no caso calculo uns bons litros por dia , quanto para uma possivel TPA , pq nem sempre sera facil coletar agua, devido a varios fatores e a necessidade do momento, se puder ter um cx de uns 1000L para armazenar ao poucos a agua para TPA, ajuda bastante, experiencia propria
E para a fauna, aquario grandes pedem peixes grandes
Entao no mais estudo, estudo, estude,estude, planeje,planeje,planeje, e tenha a certeza que deixara o valor de um belo carro, nessa montagem e mais um bom montante na manutençao mensal



Rsrsrs como você disse no final é um carro sim.
Bom o que eu estava falando de 1 bomba para movimentar o aqua eu nem sabia o nome era closeloop rsrs... mas é isso mesmo que eu estou pensando sim, tubos para movimentar a água a biologia do aqua sim.
Referente a iluminação 3.000W eu não entendo a quantidade dessa luminosidade mas você tem experiencia então você sabe o caminho eu sou totalmente leigo nesse sentido, água doce é mais tranquilo nesse requisito.
A respeito de CORAIS, eu estou pensando em algo mais fino, não curto "paredão" na natureza não é formado só por paredão, até porque coral cresce muito então vejo aqua de paredão com CORAIS até o teto sem espaço sem conseguir dar um respiro para os peixes, como eu disse eu curto integração perfeita entre espaços, estou projetando na minha cabeça chamadas ilhas com escalas, típicos mesmo de natureza bem natural dando espaço para peixes e corais, não só corais.
Referente manter água fria ou quente, aqui no RJ como você mesmo mencionou é quente sim, noites relativamente fria, mesmo o ar ligado na sala, permanece quente, aqui em casa a minha mãe mudou 3 ar mês passado trocou aquele "JANELA" quadrado por split, eu vi um aqua com refrigeração de ar condicionado o cara falou que abaixou 1 graus em 15 minutos de 700 litros. ele colocou serpentina de um material que não coroe.

Referente a coleta de água tenho um amigo que tem caminhão pipa e vai que vai, mesmo esquema que você fez eu já até pensei em fazer isso quando eu vi o valor do SAL kkkkkkkkk.... meu irmão SAL 500 pilas 1 balde WTF kkkkkkkk.... fora o r.o ou deionizador né que é bem caro também ainda mais para alimentar +7 mil litros.

É como você comentou ESTUDOS ESTUDOS ESTUDOS ESTUDOS.......... estou colocando no CAD, fica fácil saber peças medidas custos etc...

Ainda estou em negociações com a minha mãe kkkkkkk.... vou ter que fazer isso em uma parede e para remover uma parede perde janela ela esta P@#$*& da vida comigo ainda... ela me autorizou ter um aqua normal de vidro 240x50x60 porém assim eu estou meio que falando que não e tals, o problema é que aqui em casa é tudo muito claro e com muita corrente de ar quando as janelas estão abertas e de certa forma o aqua vai meio que escurecer um ambiente, bom negociações nunca é fácil rsrs derrubar uma parede refazer é tenso aqui em casa, deixar os moveis exposto a TV exposta ao tempo mas sou um bom negociante rsrs...

rodrigo tavares morais
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 377
Registrado em: 06 Abr 2012, 21:19
Data de Nascimento: 11 Out 1989
Cidade: são paulo
País: brasil
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Projeto Aqua Marinho

#10 Mensagem por rodrigo tavares morais »

Rene Fleury,

Só uma pergunta, Como vc pretende fazer a alvenaria ?

Porque acredito eu que mais de 8 toneladas "chutando com os diversos equipamento" vc vai ter que estrutura tudo desde da base, com bate estaca, sapatas, fora o concreto armado em tudo e vergalhões, basicamente uma piscina com a diferença de não ter apoios ao retor para conter toda a estrutura, fora que pra tudo isso vc teria que mexer bem mais que apenas uma parede.

só nisso ai acredito eu que já vai um carro, com material, estudo, projeto e engenharia

Como vc falou, porque não parte para um projeto menor, Um aquário normal de vidro, mesmo assim vc pode ter um belo jumbo, e dar muito mais atenção aos detalhes com um custo mais razoável,

Estou falando isso com todo respeito, acredito que todos aqui estão dando sua opinião afim de te ajudar
[shadow=blue]Tavares Reef: viewtopic.php?f=25&t=20569 [glow=red]Desativado[/glow][/shadow]
[shadow=blue]Tavares Reef II: viewtopic.php?f=25&t=47811[/shadow]

Rene Fleury
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 11 Jun 2019, 15:09
Apelido: Junior
Data de Nascimento: 14 Dez 1988
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Projeto Aqua Marinho

#11 Mensagem por Rene Fleury »

rodrigo tavares morais escreveu:Rene Fleury,

Só uma pergunta, Como vc pretende fazer a alvenaria ?

Porque acredito eu que mais de 8 toneladas "chutando com os diversos equipamento" vc vai ter que estrutura tudo desde da base, com bate estaca, sapatas, fora o concreto armado em tudo e vergalhões, basicamente uma piscina com a diferença de não ter apoios ao retor para conter toda a estrutura, fora que pra tudo isso vc teria que mexer bem mais que apenas uma parede.

só nisso ai acredito eu que já vai um carro, com material, estudo, projeto e engenharia

Como vc falou, porque não parte para um projeto menor, Um aquário normal de vidro, mesmo assim vc pode ter um belo jumbo, e dar muito mais atenção aos detalhes com um custo mais razoável,

Estou falando isso com todo respeito, acredito que todos aqui estão dando sua opinião afim de te ajudar







Bom dia Rodrigo.

Bom meio que você respondeu a sua pergunta rsrs...
Estou agora mesmo no CAD planejando as medidas e levantando em 3D as paredes e vidros, etc... Você mesmo me enviou um LINK aqui do site com vários aquas, lá eu vi várias e várias ideias, muito show agradeço pelo link amigo, me deu outro horizonte de pensamentos, eu estava pensando uma coisa você, vamos dizer assim melhorou me enviando aquele link para eu ter um melhoramento da ideia.

Sim eu estou meio que sabendo dos valores de construção.

A respeito de construção: eu faço planta baixa em cad, sou "cadista", não sou engenheiro mas vendo planta baixa para eles, ou faço para eles partes ou total, então meio que sei das coisas que são necessárias, a respeito da construção em si, sim eu teria que fazer uma base para assentar a estrutura, eu estou pensando em fazer "um puxadinho" digamos assim, da sala, ele não vai ficar "dentro" de casa e sim fora, vai ser uma "extensão" da sala, a respeito da selagem da estrutura um tio meu é mestre de obras, ele disse que vai ter que ter selante, vedacit, etc.... tem uns produtos que ele vai precisar para selar a parede, eu estou sabendo que vai ser como se fosse uma piscina sim, bom é uma piscina salgada com peixes rsrsrs...
a respeito do cimento ele me aconselhou encomendar sim concreto armado etc.... enfim é uma piscina pra peixe rsrs....

a respeito de opiniões, eu sim SUPER HIPER MEGA aceito varias opiniões amigo, inclusive eu ainda não comprei nada a respeito de construção do aqua ainda, até porque eu tenho que colocar tudo na planilha para saber +/- quanto vai sair, exp: vidro principal 19mm pouco mais de 4mil reais, por ai vai rsrs... vou caçar outras vidraçarias pra ver se encontro em conta, amigo o que eu disse, super aceito opiniões, tem um cara que me ofereceu um aqua 3 mil entregando aqui em casa com sump medidas do aqua, 10mm 240 largura 50 altura 60 Sump 150 comprimento 40 largura 50 altura, ele me ofereceu esse aqua só tem os vidros. um aqua principal de uns 720 litros mais o sump 300 litros. 700+300=1.000 litros, é um aqua bom, um ótimo valor 3 mil está quase que de graça, super aceito opiniões. como eu já disse vim do aqua plantado doce, estou migrando não tenho experiencia em aqua salgado porém sempre achei LINDO marinho, inclusive mergulho por hobby.

Como já disse estou super abertos aos diálogos. é obvio que eu gostaria de ter um aqua para eu mergulhar nele, o meu maior problema hoje é a negociação com a minha mãe, ela fala em valores "mesmo ela não pagando nada ela se preocupa", eu falo em espaço, ela fala que tem falta de espaço, pois aqui onde moramos cada metro quadrado é um absurdo rsrs... e sim eu super penso também na minha finanças rsrs... vou economizar muito mas.... ainda está ficando caro, caro pelo vidro, só o vidro 4k R$, SALGADO kkkkkk.... por todos os sentidos rsrsrs... o meu atual 140 acho muito pequeno migrar ele para marinho, deixar ele da forma como esta, e quero um marinho pelo razoavelmente grande

Obrigado pela atenção e reitero, opiniões são SUPER bem vindos.

rodrigo tavares morais
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 377
Registrado em: 06 Abr 2012, 21:19
Data de Nascimento: 11 Out 1989
Cidade: são paulo
País: brasil
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Projeto Aqua Marinho

#12 Mensagem por rodrigo tavares morais »

Bom dia,

Talvez seja legal vc começar com um aquário, como o que vc citou, ja que esta afim de montar um grande, se tiver bom gosto e dinheiro, da para montar um projeto bem top,

Como vc esta migrando para o marinho, vc vai acabar adquirindo muito conhecimento, compreendendo muito mais o sistema como um todo, fazendo melhorias e sentindo as necessidades,

De qualquer forma se depois vc quiser ir para um maior, boa parde dos equipamento vc ainda sim consegue usar, e o que não conseguir acaba vendendo para alguém.

Aquário marinho é um borry muito amplo, leva muito tempo para vc chegar em um bom resultado requer muito paciência e cuidado e apenas um descuido para vc voltar tudo ao inicio.
[shadow=blue]Tavares Reef: viewtopic.php?f=25&t=20569 [glow=red]Desativado[/glow][/shadow]
[shadow=blue]Tavares Reef II: viewtopic.php?f=25&t=47811[/shadow]

Rene Fleury
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 7
Registrado em: 11 Jun 2019, 15:09
Apelido: Junior
Data de Nascimento: 14 Dez 1988
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil

Re: Projeto Aqua Marinho

#13 Mensagem por Rene Fleury »

rodrigo tavares morais escreveu:Bom dia,

Talvez seja legal vc começar com um aquário, como o que vc citou, ja que esta afim de montar um grande, se tiver bom gosto e dinheiro, da para montar um projeto bem top,

Como vc esta migrando para o marinho, vc vai acabar adquirindo muito conhecimento, compreendendo muito mais o sistema como um todo, fazendo melhorias e sentindo as necessidades,

De qualquer forma se depois vc quiser ir para um maior, boa parde dos equipamento vc ainda sim consegue usar, e o que não conseguir acaba vendendo para alguém.

Aquário marinho é um borry muito amplo, leva muito tempo para vc chegar em um bom resultado requer muito paciência e cuidado e apenas um descuido para vc voltar tudo ao inicio.



Boa noite Rodrigo, sim sou 0 de experiencia em aqua marinho 0 mesmo, sou tipo Ronaldo Fenômeno na zaga, só faria M rsrs...
Sou um iniciante em aqua marinho, estou ainda muito longe de ter conhecimento que eu tenho em plantado, plantado é muito mais simples para manter os parâmetros das plantas, os corais necessita de cálcio em quantidades certas demora sei lá quanto tempo, para normalizar o sistema estou lendo precisa de pelo menos 6 meses, já no plantado acho mais simples, mesmo quando eu tinha os neons, mesmo precisando analisar o PH, eu resolvi isso com troncos e ficou mais simples, o aqua doce ele tem ciclos mais curtos porém mais fácil de se manusear porém precisa de mão de obra constante, o aqua marinho tem ciclos mais longos, inicialmente difícil estabilizar porém depois praticamente "nada" de mão de obra após estável.

Tenho aqui a planilha do aqua de 750 litros deu 12.500. total.
Estou fazendo ainda em CAD o aqua de +7000 litros "ainda não fiz nem a planilha" sem conseguir terminar o projeto não tenho capacidade de saber o material necessário nem saber os custos.

Avatar do usuário
Paulo Mallard Scaldaferri
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 54
Registrado em: 17 Mai 2018, 22:48
Apelido: Paulinho
Data de Nascimento: 16 Nov 1980
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 8 vezes
Contato:

Re: Projeto Aqua Marinho

#14 Mensagem por Paulo Mallard Scaldaferri »

rodrigo tavares morais escreveu:Bom dia,
Talvez seja legal vc começar com um aquário, como o que vc citou, ja... para vc voltar tudo ao inicio.


Concordo bem com o Rodrigo. Acredito que a curva de aprendizado do marinho é muito longa, e muita coisa acaba dando errado e a gente vai corrigindo e aprendendo mais.

Realmente é mais simples manter a estabilidade em um aquário grande, mas se ainda não estiver com a mão preparada existe o risco de as coisas darem errado, como uma bola de neve - leve em consideração que algumas pessoas chegam ao desmonte.

Se fosse você, sem querer desanimar sua empolgação, eu tentaria um projeto um pouco menor (tipo um 350 até uns 500L) para você ganhar mão no trato com o bicho, verificar se gosta mesmo (pois dá trabalho pra caramba) e não correr riscos em projetos muito grandes. Até um nano antes do superprojeto poderia ser um belo desafio, pois é um aquário que requer mais atenção, mas as medidas de correção são mais simples.

Enfim, te desejo super sucesso aí na empreitada.

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”