🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Sal Sintético

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Erick Slapelis
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 378
Registrado em: 15 Ago 2011, 18:11
Apelido: Slapelis
Data de Nascimento: 21 Mai 1984
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Sal Sintético

#1 Mensagem por Erick Slapelis »

Galera,

Vou ter q jogar o Sal direto no Aquário, jogo através do Sump ou jogo direto nele mesmo?

Não tenho mais como voltar atrás, fiz caquinha heuaheua.

Só pra lembrar, o aquário só está com as rochas e o substrato, mais nada.
Dentro dele, só tem água deionizada, é a 1° montagem dele, conforme não tinha como armanezar água, fui armanezando dentro do aquário mesmo hehe.


Abraços.
Mais destrutivo que uma bomba nuclear, meu Nano da morte está ficando pronto! Nano Reef - Slapelis
-
"Os proletários nada têm a perder fora suas correntes; têm o mundo a ganhar. Proletários de todo os países, uni-vos." - Karl Marx.

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Sal Sintético

#2 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Quando é assim não tem problema, mas vá adicionando aos poucos para dissolver melhor e no SUMP OK! Até chegar na densidade desejada.

Quando for produzir água para TPA, não se esqueça: encha uma vazia com a água de R0/DI e SÓ DEPOIS vá colocando o sal para fazer a mistura ok! [highlight=#FF0000]NUNCA COLOQUE O SAL ANTES DA ÁGUA.[/highlight]

Abs.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

leandro barbosa
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 225
Registrado em: 08 Ago 2011, 17:39
Apelido: Bud
Data de Nascimento: 02 Mar 1974
Cidade: uberaba
País: brasil
Localização: uberaba
Contato:

Re: Sal Sintético

#3 Mensagem por leandro barbosa »

Slapelis,
va vi muita coisa sobre isso, eu jogo no sump, assim não ha risco de acumulos de preciptados no substrato , se acumular acumula no sump e voce ve! eu acho o controle melhor.
embora agente ja saiba que o certo e misturar antes!
"Não se pode colocar todos no mesmo nível. A igualdade é anti-natural e anti-histórica."

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Sal Sintético

#4 Mensagem por Reinaldo Chen »

Eu usaria uma solução mista. Pega um balde e uma mangueira . Coloca um pouco do sal q vc quer dissolver no balde. Usa a mangueira e a gravidade e enche o balde . Vai dissolver um pouco e vc volta a água para o aquário. Repetir o processo até acabar o sal . Assim grande parte parcela do sal vai entrar no aquario dissolvido na movimentação no balde e na volta ao aquário.

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Sal Sintético

#5 Mensagem por Matias Gomes »

Reinaldo Chen escreveu:Eu usaria uma solução mista. Pega um balde e uma mangueira . Coloca um pouco do sal q vc quer dissolver no balde. Usa a mangueira e a gravidade e enche o balde . Vai dissolver um pouco e vc volta a água para o aquário. Repetir o processo até acabar o sal . Assim grande parte parcela do sal vai entrar no aquario dissolvido na movimentação no balde e na volta ao aquário.

ótima solução

Nixon Cabeceira escreveu:NUNCA COLOQUE O SAL ANTES DA ÁGUA

por que? como nunca usei sal, essa eu não sei rss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Sal Sintético

#6 Mensagem por Celso Suguimoto »

por que? como nunca usei sal, essa eu não sei rss


Nao precisa esnobar pq mora no paraiso.

Se vc colocar primeiro o sal e depois a água a concentracao inicial fica muito alta e alguns elementos se precipitam.

O Eduardo Arraval tava me explicando algo assim em relacao ao calcio e Magnesio... por isso acho comum ver residuos no fundo dos sais PRO
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Sal Sintético

#7 Mensagem por Elder Luis »

Eu ia sugerir algo parecido com o que o Chen escreveu, retire o máximo de água que consegui do aqua, sem mexer no substrato para não levantar suspensão e misture todo o sal nessa quantidade de água que tirou, a densidade vai ficar super alta, mas na hora que voltar para o sistema, ela vai equilibrar com a água doce que ficou para trás, sem risco de precipitação.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Sal Sintético

#8 Mensagem por Nixon Cabeceira »

Matias,

Quando você coloca o sal primeiro, você tem uma chance muito grande de precipitar os oligoelementos do sal... Roberto Pinto me ensinou isso ai...

A água fica salgada, mas praticamente inerte: quase só NACL na solução...

Tem que estudar e entender de química ! rsssss

Abs.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Sal Sintético

#9 Mensagem por Matias Gomes »

Celso Suguimoto escreveu:Nao precisa esnobar pq mora no paraiso.
Se vc colocar primeiro o sal e depois a água a concentracao inicial fica muito alta e alguns elementos se precipitam.
O Eduardo Arraval tava me explicando algo assim em relacao ao calcio e Magnesio... por isso acho comum ver residuos no fundo dos sais PRO


ótima explicação.

Nixon Cabeceira escreveu:Tem que estudar e entender de química ! rsssss

tem mesmo rss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Sal Sintético

#10 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Matias Gomes escreveu:
Reinaldo Chen escreveu:Eu usaria uma solução mista. Pega um balde e uma mangueira . Coloca um pouco do sal q vc quer dissolver no balde. Usa a mangueira e a gravidade e enche o balde . Vai dissolver um pouco e vc volta a água para o aquário. Repetir o processo até acabar o sal . Assim grande parte parcela do sal vai entrar no aquario dissolvido na movimentação no balde e na volta ao aquário.

ótima solução

Nixon Cabeceira escreveu:NUNCA COLOQUE O SAL ANTES DA ÁGUA

por que? como nunca usei sal, essa eu não sei rss




+1 icon_joia icon_joia icon_joia

Avatar do usuário
Marcio Gielfi
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1602
Registrado em: 18 Ago 2009, 02:41
Apelido: TD
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Sal Sintético

#11 Mensagem por Marcio Gielfi »

Elder Luis escreveu:Eu ia sugerir algo parecido com o que o Chen escreveu, retire o máximo de água que consegui do aqua, sem mexer no substrato para não levantar suspensão e misture todo o sal nessa quantidade de água que tirou, a densidade vai ficar super alta, mas na hora que voltar para o sistema, ela vai equilibrar com a água doce que ficou para trás, sem risco de precipitação.



Sua teoria é boa, mas na prática, vai fazer precipitar bastante .... quanto mais baixa a densidade, menor a precipitação.

Melhor forma neste caso é ir colocando aos poucos no sump, recalque ligado e uma bomba para mexer bem a água do compartimento do sump onde se está jogando o sal .

Evitar ao máximo jogar mais sal do que o necessário para se chegar a densidade desejada, levando em consideração o volume do compartimento do sump onde o sal está sendo adicionado, justamente para evitar que tenha uma densidade alta.
É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é um idiota do quer falar e acabar com a dúvida
O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Erick Slapelis
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 378
Registrado em: 15 Ago 2011, 18:11
Apelido: Slapelis
Data de Nascimento: 21 Mai 1984
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Sal Sintético

#12 Mensagem por Erick Slapelis »

Pessoal fiz o seguinte, deixarei separado 24 litros de água, joguei o sal lá dentro, 3.5 kg de sal da Tetra, mexi lá dentro, pra dissolver bem, mexi na água, troquei a água dos galão, até a água deixar d ser branca e ficar novamente transparente, ou seja, bem dissolvido. Depois joguei no sistema a água.

A principio deu certo icon_assobiando .... só errei na quantidade de sal icon_frusty . A salinidade está em 1.027. Na TPA, só vou adicionar água deionizada sem sal, para tentar equilibrar. Acredito q deve funcionar, o q acham? icon_bag
Mais destrutivo que uma bomba nuclear, meu Nano da morte está ficando pronto! Nano Reef - Slapelis
-
"Os proletários nada têm a perder fora suas correntes; têm o mundo a ganhar. Proletários de todo os países, uni-vos." - Karl Marx.

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Sal Sintético

#13 Mensagem por Elder Luis »

blz, usa menos sal para equilibrar denovo
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Sal Sintético

#14 Mensagem por Mauro Becker »

Se for urgênte, para subir a densidade vá jogando o sal no sump na area de grande movimentação de agua, se não for algo tão urgente coloque o sal na agua de reposição.

Para abaixar a densidade, apenas vá retirando um copo de agua do aquário por dia e deixe a reposição de baixa salinidade fazer o resto.

Sobre dissolver o sal na agua, a regra não só para o sal, mas para se não me engano todos outros elementos quimicos por serem dissolvidos em agua com a mesma natureza de objetivo:

"Sempre se joga o elemento quimico na agua, nunca agua no elemento quimico" (aulas de quimica do colégio "saudações a vivos e provavelmente falecidos professores que tiveram muita paciência comigo").

A reação pode ser mais violenta que uma mera preciptação, alguns compostos imediatos podem ferver ou ebulir= risco de queimaduras etc, desprender gases toxicos= queima dos alvéolos etc e tal.

No caso do sal quimico para recomposição de agua do mar, o magnésio tem forte reação, como comentado pelo Celso com fonte no Eduardo Arraval.

Faz tempo que não faço isto e voltei a fazer " Ler a bula do produto" né Bisco icon_iCo01
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1795
Registrado em: 15 Jul 2009, 11:50
Apelido: Doidao
Localização: santo andre - SP
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Sal Sintético

#15 Mensagem por alex braga »

A Regra é assim: Nunca adicionar solvente no soluto - sempre adicionar o soluto no solvente o mais lentamente possivel, serve para todos os elementos
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

LORD AQUARIUM
Usuário Comercial
Mensagens: 5
Registrado em: 07 Nov 2010, 23:24
Apelido: Lord
Cidade: São Paulo-Capital
País: Brasil
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Sal Sintético

#16 Mensagem por LORD AQUARIUM »

Galera, sempre agua e depois pulveriza o sal, basicamente se fizer o contrário, ter precipitação e troca de calor, se os quimicos puderem explicar fica mais fácil, Na pratica para entenderem peguem 1k de sal e 500ml de aguá mistura e coloca a mão dentro vai ver que ferve, rsrsr.

BRINCADEIRAS A PARTE SAL TEM QUE SER PULVERIZADO NA AGUA PARA NíO PRECIPITAR OU TER ESSA TROCA, COMO NOSSO AMIGO FALOU, QUANTO MENOR A DENSIDADE MENOS PRECIPITA, ASSIM GANTA MENOS CALIBRANDO.

Avatar do usuário
aparecido ramos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 220
Registrado em: 21 Mar 2010, 16:28
Apelido: cido
Localização: indaiatuba-sp

Re: Sal Sintético

#17 Mensagem por aparecido ramos »

Amigos aproveitando o topico quero fazer uma pergunta quando o sal empedra pode ser uzado? Sera que quando ele empedra ele nao perde elementos.

Nixon Cabeceira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1391
Registrado em: 22 Jun 2009, 16:59
Apelido: CABECEIRA
Localização: araguari MG
Curtiu: 10 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Sal Sintético

#18 Mensagem por Nixon Cabeceira »

aparecido ramos escreveu:Amigos aproveitando o topico quero fazer uma pergunta quando o sal empedra pode ser uzado? Sera que quando ele empedra ele nao perde elementos.


Ele empedra por absorver umidade, então precipita oligoelementos sim.

O ideal é usar quando está em pó, com baixíssimo teor de umidade.

abs.
...fórum de aquariofilia é um complemento para o nosso Hobby, ter o reef, projetar e dividir com os colegas, receber dicas, mas quando isso se torna em algo que te deixe triste é melhor se afastar... frequente o forum faça amizades e não inimigos...

[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

Avatar do usuário
alex braga
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1795
Registrado em: 15 Jul 2009, 11:50
Apelido: Doidao
Localização: santo andre - SP
Curtiu: 25 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Sal Sintético

#19 Mensagem por alex braga »

Nixon o problema de quando ele empedra é que nao dissolve mais alguns elementos correto?? se esquentar esse sal empedrado os elementos se desprendem e ai sim se dissolvem normalmente??
[url=http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=56&t=47196]Imagem

GCad
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 246
Registrado em: 25 Jan 2015, 10:18
Apelido: CADAVEZ
Data de Nascimento: 03 Dez 1987
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Sal Sintético

#20 Mensagem por GCad »

Pessoal, vi o tópico aqui e acho que pode me ajudar bastante.. rs..

Tenho um Red Sea 130 que vou começar agora com um aquário marinho. Não tenho onde preparar a água antes de colocar nele, então já vou começar fazendo a água nas bombonas e passando direto pro aquário.

Li aqui em cima que o ideal seria aplicar o sal depois dentro do sump, mas o sump desse Red Sea não me parece uma boa opção para isso... não tenho nem como colocar uma bomba ali...

O que vocês acham melhor?

1) Preparo a mistura separada em uma bombona e depois coloco no aquário já cheio?
2) Faço a mistura direto no aquário deixando a bomba e a wave maker ligadas? Nesse caso é melhor eu colocar subtrato e rochas depois?

Particularmente achei a opção 1 bem interessante, acho que seria o mais prático. Conseguiria deixar com uma bomba dentro da bombona rodando por um bom tempo, ia ficar bem mais forte do que a bomba e wave maker do aquário.

Agradeço a ajuda de vocês!

Abs,

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”