🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Conhecendo a Alemanha.....Aprendendo o que puder.

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Conhecendo a Alemanha.....Aprendendo o que puder.

#1 Mensagem por Roberto Vieira »

Olá Galera BR....

Aqui estou na Alemanha, a terra do aquarismo.

Fui convidado pela Aquarium BR/SERA com outros aquaristas e lojistas para conhecer a fábrica da SERA, ter um curso com duas grandes figuras do aquarismo mundial (Mr. Untergasser e Mr. Durbaun), conhecer várias coisas na Alemanha e por ai vai...

Bom, vendo a oportunidade de conhecer um dos países que sempre quiz conhecer aceitei o convite e assim que vim parar aqui.

Após um cansativo vôo finalmente chegamos a Frankfurt, e na minha primeira experiência em solo alemão, já tive minha primeira decepção.
Na primeira loja de conveniência que encontrei, tentei comprar água mineral, já cheguei destilando meu inglês, que admito, para fala está um pouco enferrujado por falta de uso...e a mulher me responde. Você é brasileiro ???

Isso mesmo em português !!! Era uma brasileira no aeroporto.....ok ! coincidencias a parte.

Vim para o Hotel onde ficaria hospedado em Effeld, uma cidade muito simpática, muito agrícola, onde aprendi que por aqui, não existe terreno não aproveitado, cada espaço possível, é usado para plantação..seja centeio, soja, batata, trigo, mostarda. Não importa, o terreno é aproveitado e as plantações não tem cerca......é incrível.

Mas ao chegar na cidade o primeiro carro que vejo é um Corsa.....éééééé !! Um corsa, mais velho que o meu.

Imagem

Além disso, nessa terra não tem água....mineral !! só com gás ou flavorizada...isso é o que mais sinto falta aí do Brasil.....e olha que é o segundo dia !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Bom, agora antes eu tenha que me auto-moderar e mandar meu próprio tópico para o chat...vamos falar de aquarismo.

A Alemanha é mundialmente conhecida como potência do aquarismo, e minha paixão pelo hobby sempre nutriu minha curiosidade sobre esse local...e até agora fiquei admirado com o pouco que vi.

Embora eu esteja fazendo um curso na Sera não falarei nada, pelo menos não agora, sobre o curso, respeitando algumas opiniões alheias, passo meu tópico como visitante desse lindo país

Mas quem quizer ver segue a foto da fabrica da Sera.
Imagem

No primeiro dia, conhecemos alguma coisa sobre a filosofia da Sera, e aprendemos um pouco sobre alguns produtos...
No segundo dia, que é hoje.. após o dia de curso fomos conhecer um distribuidor de peixes...e só posso falar que o negócio é literalmente de primeiro mundo.

As instalações em si não diferem muito do que temos no Brasil, aliás, no Brasil, ignorando-se custos, temos acesso a muita coisa usada aqui, basta ter dinheiro, e muitas vezes boa vontade, pois conhecimento não tem preço e permite coisas incríveis, soluções simples e baratas podem ser muitom úteis, desde que vc esteja sempre disposto a assumir seus erros, aprender com eles, e aprender com os outros...coisa que sempre me disponho, e embora, muitos haverão de concordar, que muito do que vimos, já era conhecido, me atento ao máximo de detalhes para aprender mais..e são desses detalhes que venho falar nesse tópico...e novamente, voltando ao assunto....

O diferencial desse fornecedor não era a estrutura sim, mas a organização da estrutura...
Animais divididos por tipo, muito bem divididos aliás...

A maioria dos peixes, notoriamente saudáveis...gordos, espertos....muito legal...claro que nem tudo é flores, haviam poucos peixes mortos e doentes, mas haviam....porém é aqui que começa o diferencial.
Baterias com medicamento não tinham peixes a venda, os peixes são quarentenados, e a água não é descartada....isso mesmo
a água não é descartada, como disse o atendente, como posso descartar a água se ela está com medicamento.
a água é reaproveitada e retratada para uso.....admito que fiquei boqueaberto com isso
Não que seja uma realidade fácil de ser aplicada, mas fica o exemplo...

Imagem
Essa é a foto deu fazendo propagando do fórum na alemanha !!! icon_joia

Segue uma sequência de fotos do fornecedor, onde admito ter me sentido uma criança ao ver peixes como esturjões, esgana-gatos, gobio-gobio, tetaurdinia maculicauda, rhodeus...que só tinha visto em livros...e uma cobrinha d´água colombiana que vive submersa..e é cega...muuuito legal

Imagem
Uma raia, corrijam-me se eu estiver errado, Leopoldi..
ENORME.....

Imagem
Uma red fire spiny eel.. é um peixe incomum no Brasil, tirei a foto pq ela tava parada dando sopa.... icon_frusty

Imagem
Respondendo ao tópico de um amigo forista....os apistograma estão na alemanha !!!!!!!

Imagem
Betta simorum, para quem gosta, uma coisa muito bacana...

Imagem
Neocaridina heteropoda (Red Fire/Red Cherry Shrimp), um belíssimo camarão, aqui vi muitas espécies, uma mais linda que a outra

Outros peixes não pude tirar fotos, pois a camera acabou a bateria, e ficavam em caixas d´água...uma pena.....

Aqui é bem popularizado, ponds...pertinho do hotel onde estou,
muito simpático por sinal,
Imagem

ja achei uma casa, com um pond muito bonito, simples e especial
Imagem

e é claro para finalizar esse primeiro post, estando na alemanha, não podia deixar de experimentar a cerveja local...

Imagem
eu e minha esposa, Carol, tomando uma !!!

Imagem
Aqui, eu e gdes xarás, 2 referências do aquarismo nacional, que tive o prazer de conhecer nessa viagem aproveitando a deliciosa Weiss..Schneider....muito boa (embora no dia seguinte, alguns não tenham achado mais boa... icon_barfy )

Assim que tiver mais coisas posto aqui !!!!
Editado pela última vez por Roberto Vieira em 22 Jun 2010, 13:46, em um total de 1 vez.

Rodrigo Mazzei
Usuário Comercial
Mensagens: 104
Registrado em: 07 Dez 2009, 12:14
Apelido: Mazzei
Localização: Sertãozinho-SP
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Conhecendo a Alemanha.....Aprendendo o que puder.

#2 Mensagem por Rodrigo Mazzei »

Aee ROberto que legal....
Sabia que ia direto nas cervejas daí......kkkkkkkkk
Muito show.......vai contando as novidades pra gente.......quando ver uns marinhos bonitos, tira foto !
Abraçoo, aproveita aí!
msn: rodrigojmazzei@hotmail.com
skype: rodrigojmazzei

Igor Albergaria
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 20 Jan 2010, 07:55
Apelido: Igor Albergaria
Contato:

Re: Conhecendo a Alemanha.....Aprendendo o que puder.

#3 Mensagem por Igor Albergaria »

Fala Robertt sempre inovando tenho certeza que irá trazer muitas informações preciosas pra gente!


Abraço
Igor

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Conhecendo a Alemanha.....Aprendendo o que puder.

#4 Mensagem por Matias Gomes »

Roberto Vieira escreveu:Essa é a foto deu fazendo propagando do fórum na alemanha !!!

adorei a foto rssssssssssssssss
só isso de foto??? tá economizando?? rssssssssssss :lol:
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Osmar Segato
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 344
Registrado em: 20 Jun 2009, 00:26
Apelido: mazinho
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Conhecendo a Alemanha.....Aprendendo o que puder.

#5 Mensagem por Osmar Segato »

ola grande Roberto,
parabéns colega... aproveite tudo que puder nessa sua viagem, aprendendo e curtindo tb.
carrega a bateria dessa bagaça ai cara, não deixe de colocar um punhado de fotos aqui por favor!!!
abs e até mais.

Avatar do usuário
Gabriel Tiol
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1862
Registrado em: 20 Jun 2009, 20:40
Apelido: Gabriel
Data de Nascimento: 25 Fev 1983
Cidade: Campinas - SP
País: Brasil
Localização: Campinas - SP
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez
Contato:

Re: Conhecendo a Alemanha.....Aprendendo o que puder.

#6 Mensagem por Gabriel Tiol »

UAHuahuahuahuha vou com o pessoal!!!! Queremos mais fotos!!!! hehehehe
ImagemIts not a hobby...its way of life

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: Conhecendo a Alemanha.....Aprendendo o que puder.

#7 Mensagem por Roberto Vieira »

Já estou com um monte de fotos aqui prontas para serem colocadas no ar, o que está travando é que hj a conexão do hotel está muito lenta...mas volto para o Brasil amanhã, e de casa com mais facilidades faço uma boa atualização de fotos.....e tem gente que ainda tem que me passar algumas.....

anderson marioto
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 33
Registrado em: 28 Mai 2010, 21:54
Apelido: anderson
Data de Nascimento: 23 Dez 1974
Cidade: leme/sp
País: brasil

Re: Conhecendo a Alemanha.....Aprendendo o que puder.

#8 Mensagem por anderson marioto »

ola roberto muito bom passeio, meu amigo aqui de leme tambem foi convidado e ta ai vamos ver oque ele vai trazer de novidades pra gente boa vigem de volta ate anderson

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: Conhecendo a Alemanha.....Aprendendo o que puder.

#9 Mensagem por Roberto Vieira »

É isso aí, como prometido aqui vai o complemento desse tópico.

Além de conhecer a Sera e um fornecedor de peixes, muito mais foi mostrado, muito mais foi visto, muito mais aprendido.
Conheci, na segunda visita citada, um alemão muito legal chamado Oliver Helker, que me honrou com um convite a sua criação de particular.

Comecei a conversar com ele sobre killifishes, e para quem cria, sabe que uma vez criando um killi vc torna-se obcecado por eles...

Sua “estufa” não era muito grande, na verdade um quarto, porém muito organizado, com a maioria dos aquários dispostos da mesma medida, e com iluminação para cada dois ou 3.

Além de várias espécies de cyprinontideos (norte-americanos e europeus), a visita me contemplou os olhos com belos meio-bicos raros; alguns killies venezuelanos lindíssimo, betas selvagens.

Sobre a criação dele, tecnologicamente não é muito diferente daquilo que temos no Brasil, porém tudo bem organizado, alimentos vivos de primeira qualidade, e rações tbm boas. Apenas uma da Republica Tcheca que ele ganhou no interzoo e ainda não havia testado que ele assumiu não ter idéia se era boa, mas já que ganhou...ele pegou

Algumas coisas achei interessante na criação dele, comparando com as nossas:
- Todos os aquários tinham substrato de fundo
- Plantas, troncos, turfas, folhas secas, muito utilizadas, para condicionamento de água
- Voimop (Bruxinha) daquele jeito bem DIY
Só posso descrever o quanto fiquei honrado pelo convite, e como fiquei feliz pela chance de ver peixes que talvez por toda minha vida não veria no Brasil.
E ainda agradecer por ele ter me levado até a Holanda..ok...Não passei de alguns metros da divisa com a Alemanha, mas posso falar para minha mãe que visitei esse país.

Segue alguns flashs dessa visita.
Imagem
Alguns carangueijos que ele mantém em água salobra com alguns killis do mesmo habitat
Imagem
Cria de ciclídeo anão, Nanochromis transvetitus...
Imagem
Betta brownorum....:P
Imagem
Rivulus sp. Paryag.
Imagem
Killi norte-americano se não me engano do gênero Cyprinodon
Imagem
Folhas de carvalho usadas por ele para condicionamento de água, além disso ele também usa pinhas e turfa.
Imagem
A esquerda, eu, a direita, Oliver, atrás sua bateria maior.
Imagem
Divisa da Holanda com Alemanha, país que conheci uns 100m adentro...kkkk
Ao Oliver também agradeço por ter ligado ao recepcionista do Hotel, senão eu teria dormido na Rua....eheheheheheeh

No dia seguinte fizemos uma saída para 2 lugares que são o sonho de todo aquarista.
A Zoo-Zajac e a Zoo & Co.
A Zoo-Zajac, é uma das, senão a maior loja pet do mundo, e tem uma seção de aquarismo de deixar qualquer hobbista completamente alucinado. Linhas completas, as mais variadas opções. Não vou falar aqui da minha opinião sobre qual marca achei melhor, pois não é o objetivo desse tópico, mas posso alegar que os preços no Brasil, são exclusivamente impostos, la na alemanha são de apenas 19%...
Melhor mostrar do que falar....abaixo vários flashs da Zoo Zajac ... 12000m² de pura alegria.
Imagem
abaixo fotos internas !!!!
Imagem
artemeiras
Imagem
bateria de plantas
Imagem
área de ponds e afins, ah tbm tinha galinhas e outros bichos, inclusive mini porcos e um QUATI....quem raios cria um quati ???
Imagem
um dos aquários mais famosos deles
Imagem
Bateria de discos
Imagem
Caramujos dos mais variados...esse da foto é uma marisa.
Imagem
Esturjão, acha que viu muito...olha o debaixo.
Imagem
esturjão albino !!!
Imagem
Rocha para hardscape
Imagem
pequeno estoque de Aquários Aqua EL para camarão....prontos para uso

e mais...

Aquário cilindrico marinho
Imagem
Roedor que tive que convencer, quase na porrada, para minha esposa que ela não podia trazer dele.....rs.
Imagem
E abaixos as fotos da concorrente, Zoo & Co, é menor com menos variedade, mas ainda sim, beeeeem interessante.
Imagem
fachada
Imagem
lampadas t5 da bateria de corais, nenhuma das duas lojas estão usando leds, é hqi + t5 ou só t5
Imagem
sessão de repteis.
Imagem
ofiuros feios demais, não quero desses no meu aquário....rs.
Imagem
folhas de chapéu de sol para venda...caras de doer !!!!!!!
Seguem abaixo alguns flashs dessa aventura,...

Imagem
Nymphea florindo no lago externo da Sera
Imagem
Lago interno da Sera, agua bem limpa, achei legal o fundo preto contrastando com as carpas.
Imagem
A direita da foto Rony Suzuki.
Imagem
A direita Dieter Untergasser, um dos minstrantes do curso, ninguém menos que o autor de handbook of fish disease. A esquerda, Eduardo Möller, nosso tradutor, tbm muito amável com todos nós.
Imagem
todo mundo junto

Imagem
por do sol, cerca de 21:30...la a noite é uma criança..literalmente.
Imagem
Rio nas proximidades de Effeld, onde fiquei hospedado.
Imagem
Potamogeton sp. Com folhas flotantes, também no lago externo da Sera.
Imagem
Pirarara imensa a venda na Zoo & Co.
Imagem
Nem só de aquários vivem os homens,....foto da Catedral de Colônia.
Imagem
Planta ainda não identificada em riacho nos arredores de Effeld
Imagem
a mesma planta melhor focada
Imagem
lagosta encontrada no mesmo riacho...ainda não identificada.
Imagem
Folhas de orvalho, não se ve desses no Brasil.
E para finalizar esse post, mais uma cerveja..
Imagem
Deixo aqui meu agradecimento:
Ao pessoal que foi no encontro, não citarei nomes, para não ser injusto, mas de todos, pude aproveitar conhecimento, e espero muito ter ajudado também.
Ao pessoal da Sera que nos recebeu com incrivel hospitalidade e paciência, e muito nos demonstrou, até mais do que esperávamos.
Ao pessoal da Aquarium Br, pelo convite sem o qual nada disso seria possível.

A todos os mais profundos e respeitosos agradecimentos !!!!!!
Editado pela última vez por Roberto Vieira em 23 Jun 2010, 15:58, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
virgiliofornazin
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 14 Abr 2010, 08:33
Apelido: Virgilio
Localização: Sao Paul / SP
Contato:

Re: Conhecendo a Alemanha.....Aprendendo o que puder.

#10 Mensagem por virgiliofornazin »

Pow que legal...

Meu amigo Carlão aqui de Leme foi com vocês ai, falou que essa loja enorme era demais, tanta coisa que deixava qualquer um bobo...
os camarões ele disse que era cada um mais legal que o outro, os corais... legal mesmo!

micdiascruz
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 15
Registrado em: 17 Jul 2009, 15:29
Apelido: Michel Cruz
Localização: Cubatão

Re: Conhecendo a Alemanha.....Aprendendo o que puder.

#11 Mensagem por micdiascruz »

Fala Beto, ae sim hein! icon_cheers
Hauhauahauahauahau, foi bom o curso?
Caramujos legais hein meu, Marisas? desconhecia!
Tenho milhares de fotos de caramujos aqui, nenhum parecido.

Coletou a planta no riacho? Hunf! Não neh?
Amanhã eu to aí na loja...vou pro tronco! Trabalho, parte chata de tudo!
Ahauahuahauahaua Abraço ae meu brother!

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: Conhecendo a Alemanha.....Aprendendo o que puder.

#12 Mensagem por Roberto Vieira »

Virgilio se eu falar sobre os camaroes cometo suicídio

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Conhecendo a Alemanha.....Aprendendo o que puder.

#13 Mensagem por Matias Gomes »

acorda e volta para o Brasil rssss
muito legal, fala para eles que se quiserem compra folhas de chapéu de sol eu tenho umas para venda icon_joia icon_rotfl2 icon_rotfl2 icon_rotfl2
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Leonan
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 26
Registrado em: 21 Fev 2010, 18:57
Apelido: Leo

Re: Conhecendo a Alemanha.....Aprendendo o que puder.

#14 Mensagem por Leonan »

Muito maneiro as fotos..tenho vontade de ir lá no futuro...
Eu tenho folhas de carvalho a venda se alguém quiser hahaha

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: Conhecendo a Alemanha.....Aprendendo o que puder.

#15 Mensagem por Roberto Vieira »

Matias Gomes escreveu:fala para eles que se quiserem compra folhas de chapéu de sol eu tenho umas para venda


ahahaha....eu sugeri isso, perguntei se eles queriam trocar umas 1000 folhas por produtos...kkkkkkkkkkk

Leonan escreveu:Eu tenho folhas de carvalho a venda se alguém quiser hahaha


Leonan, não vamos fazer isso virar classificados...ehehehehehehehehehehe, eu quase trouxe umas pinhas rs...mas fiquei com receio de trazer isso no avião... icon_bag

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Conhecendo a Alemanha.....Aprendendo o que puder.

#16 Mensagem por Matias Gomes »

Leonan escreveu:Eu tenho folhas de carvalho a venda se alguém quiser hahaha

vc tem mesmo? eu quero duas para minha esposa, ela é apaixonada por carvalho.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: Conhecendo a Alemanha.....Aprendendo o que puder.

#17 Mensagem por Roberto Vieira »

Mathias, estava entre as coisas que peguei e naum tive coragem de trazer, folhas secas de carvalho, de orvalho, uma pena de estorninho e uma planta que eu naum sei o nome, mas é uma árvore de folhas vermelhas icon_bag

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Conhecendo a Alemanha.....Aprendendo o que puder.

#18 Mensagem por Matias Gomes »

deixa eu ver se entendi icon_assobiando icon_assobiando vc foi para amsterdam e tava trazendo uns matos que achou lá é isso??
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: Conhecendo a Alemanha.....Aprendendo o que puder.

#19 Mensagem por Roberto Vieira »

Não, os matos que achei nas terras baixas consumi lá mesmo !!!! icon_assobiando

falando sério eu queria ter tido tempo de ir la comer uns bolinhos espaciais

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”