🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

O que pode acontecer se acabar a energia?

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: O que pode acontecer se acabar a energia?

#21 Mensagem por Felipe Cota »

Quanto tempo vocês acham que esse nobreak Nobreak Net 4+ 700VA Bivolt aguentaria sem bateria externa uma better 2000 127v 30w? Estou pensando seriamente em colocar um dps desse relato do Elder, só queria saber se vou conseguir uma autonomia de pelo menos umas 10h, será?!

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: O que pode acontecer se acabar a energia?

#22 Mensagem por Vinicius F. Reis »

esse site tem algum informaçao que pode ajudar Cota:

http://www.dnautomacao.com.br/hotsites/nhs/calculo.html

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: O que pode acontecer se acabar a energia?

#23 Mensagem por Raphael Igor »

cota, um aerador a pilha não resolve o problema de oxigenação?

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: O que pode acontecer se acabar a energia?

#24 Mensagem por Felipe Cota »

O aerador deve resolver, em uns 5 anos (que tenho ele) nunca usei... estou pensando mais quando estiver viajando... como moro sozinho o reef vai ficar sem ninguém. Mas pelo que to vendo acho que com o nobreak só vou ter umas 2 ou 3 horas de autonomia, iria precisar de uma bateria externa para conseguir mais de 10 horas. Ai começa a ficar inviável por algo que em 6 anos nunca me ocorreu... como disse, meu reef já ficou umas 12h sem luz e eu antes de ligar o compressor ia no aquário ver como estavam os peixes... como eles estavam bem, normais, não liguei o compressor porque ele espirra água na minha calha de leds toda. O aquário ficou normal pelas 12h... sem problema nenhum. Por enquanto vou ficar sem rs

Avatar do usuário
Fernando Afonso
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 350
Registrado em: 06 Jun 2011, 11:59
Apelido: Nando
Data de Nascimento: 05 Abr 1992
Cidade: Conceição do Castelo
País: Brasil
Localização: Conceição do Castelo- ES
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: O que pode acontecer se acabar a energia?

#25 Mensagem por Fernando Afonso »

mais pq usar uma bomba de 30w??? uma Bomba Stream de 6w não resolveria não???? a autonomia aumentaria não sei quanto mais aumentaria

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: O que pode acontecer se acabar a energia?

#26 Mensagem por Vinicius F. Reis »

Felipe Cota escreveu:... O aquário ficou normal pelas 12h... sem problema nenhum.

:shock:
voce e´loco...

eu fico oxigenando a agua pelo menos de 2 em 2 horas qdo acaba aqui.

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: O que pode acontecer se acabar a energia?

#27 Mensagem por Felipe Cota »

Fala Fernando, é que o reef já está com essas bombas... e minha ideia era manter o skimmer ao invés das bombas de circulação ( meu reef n tem sump, o skimmer fica no display ). Talvez troque uma das bombas por uma stream e deixe ela no nobreak.

Vinícius, vc que é kkkkkk vcs são mt preocupados, nunca perdi nada por falta de luz. Quando chego perto do reef os peixes estão 100% normais rs ai deixo queto rss

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: O que pode acontecer se acabar a energia?

#28 Mensagem por Celso Suguimoto »

Felipe vc deu sorte e ainda tem poucos peixes... mas a sensacao de segurança em ter um equipamentos desses é outra coisa, principalmente qdo vai viajar.

Duas outras coisas q fiz pra ter tranquilidade foram o sensor da JBJ que dificilmente trava, o meu eclusa antes vira e meche dava algum problema e uma camera de IP, assim posso ver qdo estou viajando, basta ter um ponto de internet.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: O que pode acontecer se acabar a energia?

#29 Mensagem por Felipe Cota »

Fala Celso, pois é... até comprei um xingling que dizia que tirava foto e mandava por sms mas n deu certo rss. Mas no caso do meu reef, que não tem corais caros nem muitos peixes acho que é um sistema mt grande onde a chance de nunca precisar é muito grande. Meu reef foi montado pensado na autonomia, já ficou por várias vezes até 20 dias sem minha presença, só com alguém para repor água 1 vez por semana e ver se n tinha nada errado. O único problema que tive até hj foi uma vez que mexeram no prédio e tiraram uma fase (meu ap era trifásico). Ai coincidiu do aquário ficar desligado e o ap com luz, o que confundiu o povo. A faxineira ligou para minha namorada que foi lá ver e me ligou, eu estava no Rio kkkk. Voltei para SP de carro, liguei o disjuntor e voltei pro Rio kkkk. Não sabia que tinha esse disjuntor fora do ap e como tava tudo ligado e só o aquário apagado (o ar condicionado e as tomadas 200v do ap não estavam funcionando tb mas como ngn ligou não perceberam) não tinha explicação. Agora fiz uma alteração e algumas das bombas 110v usam uma fase e as outras a outra fase, assim evito esse problema caso uma das fases caia de novo...

Mas é o que vc disse Celso, para mim é questão de sensação de segurança. Quem for mais tranquilo (frio) pode calcular melhor isso... já fiquei umas 2 ou 3 vezes sem luz por mais de 8 horas e não tive problema algum... sei lá, se esse nobreak na faixa de 400 conto segurasse umas 10h eu iria nele, mas para por bateria externa ou pegar um ainda mais caro acho que não vale... no meu caso.

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: O que pode acontecer se acabar a energia?

#30 Mensagem por Leo Cardoso »

Vinicius F. Reis escreveu:o problema é que com a falta de energia vc perde o controlador tb.
A solucao mais boba é aquecer agua, colocar dentro de uma pet e colocar no reef. Mas sem controle algum de temperatura e seria em caso extremo, tipo, no inverno e sabendo que esta uns 10 graus a temp ambiente

mas além do controlador eu tenho mais dois termômetros no aqua, um digital a pilha e um desses de mercurio da boyu mesmo. o controlador marca exatamente o meio entre os dois (o digital fica meio grau acima e o mercurio meio grau abaixo praticamente sempre), então já teria por onde "me guiar" no caso.

eu tinha ideia de encher uma bolsa de água quente (ou um saquinho resistente com água quente, sei lá) e mergulhar no canto do aquário (e ir tirando e colocando conforme o necessário). tô viajando ou dá pra fazer tranquilo?
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: O que pode acontecer se acabar a energia?

#31 Mensagem por Vinicius F. Reis »

Leo Cardoso escreveu:
Vinicius F. Reis escreveu:o problema é que com a falta de energia vc perde o controlador tb.
A solucao mais boba é aquecer agua, colocar dentro de uma pet e colocar no reef. Mas sem controle algum de temperatura e seria em caso extremo, tipo, no inverno e sabendo que esta uns 10 graus a temp ambiente

mas além do controlador eu tenho mais dois termômetros no aqua, um digital a pilha e um desses de mercurio da boyu mesmo. o controlador marca exatamente o meio entre os dois (o digital fica meio grau acima e o mercurio meio grau abaixo praticamente sempre), então já teria por onde "me guiar" no caso.

eu tinha ideia de encher uma bolsa de água quente (ou um saquinho resistente com água quente, sei lá) e mergulhar no canto do aquário (e ir tirando e colocando conforme o necessário). tô viajando ou dá pra fazer tranquilo?


Leo, da pra fazer isso sim. Vai ser um saco pra voce ficar controlando.. rs Mas se for no caso extremo é o melhor a fazer pra manter a temperatura equilibrada.

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: O que pode acontecer se acabar a energia?

#32 Mensagem por Raphael Igor »

:shock: :shock: :shock:


isso realmente tem que ser em um caso extremo, pois vai dar um trabalho imenso!

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: O que pode acontecer se acabar a energia?

#33 Mensagem por Robson Sandrini »

Acho que a prioridade nas quedas de energia é a oxigenação mesmo. Montar um sistema que segure oxigenação e temperatura é impraticável [ou não?]

Qual será o extremo de temperatura que os peixes que mantemos aguentariam, na prática? E os corais?

Alguém já testou a autonomia das baterias das Vortechs na prática?

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: O que pode acontecer se acabar a energia?

#34 Mensagem por Raphael Igor »

sistema de aquecimento / resfriamento acho que não dá, a menos que tenha-se um gerador na residência.

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2226
Registrado em: 05 Mar 2010, 03:16
Apelido: Robson
Localização: Jundiaí - SP
Recebeu Curtir: 46 vezes

Re: O que pode acontecer se acabar a energia?

#35 Mensagem por Robson Sandrini »

Olha que interessante [se você estiver perto do aquário]. Uma garrafa pet e um aquarista movido a feijão:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Link: OnesAqua Air Breeder manual air pump provides circulation without electricity

Avatar do usuário
Gary Ewing
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 130
Registrado em: 06 Nov 2012, 18:47
Data de Nascimento: 19 Set 1986
Cidade: Santo Andre
País: Brasil
Localização: Santo Andre ,SP
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: O que pode acontecer se acabar a energia?

#36 Mensagem por Gary Ewing »

Celso Suguimoto escreveu:Nao sei se é possível adaptar algo com uma luminaria dessas de emergencia q aciona qdo acaba a luz.


Celso SIM é possível adaptar esse compressores a pilha com luminaria de emergencia vc descarta o uso de pilha e utiliza a bateria da luminária e o circuito.

Eu fiz isso em casa e aguenta pelo menos 3 horas soltando bolha e pode ser aumentado utilizando mais uma bateria ligada em paralelo!!!! ai aumentaria a duração.
Meu Aquario 1,20x50x60
360 litros
PH 8.2
Kh/aik 9
Salinidade 1023
Nitrato 25
Amonia 0
Fosfato 0
Calcio 400

Antonio Kumagai
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 174
Registrado em: 21 Jan 2013, 12:01
Data de Nascimento: 20 Mar 1982
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: O que pode acontecer se acabar a energia?

#37 Mensagem por Antonio Kumagai »

Para automatizar um compressor a pilha é relativamente facil, basta pegar um rele de 9 ou 12V NF e a bomba com pilhas.

o relê tem a função de fechar o contato e permitir a passagem de energia das pilhas para o aerador quando a fonte não estiver ligada (sem energia) desligando automaticamente quando voltar a energia.

Avatar do usuário
Douglas Almeida
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1152
Registrado em: 27 Mai 2011, 11:42
Apelido: douglasrmds
Data de Nascimento: 15 Abr 1975
Cidade: itanhaem
País: brasil
Curtiu: 165 vezes
Recebeu Curtir: 63 vezes
Contato:

Re: O que pode acontecer se acabar a energia?

#38 Mensagem por Douglas Almeida »

Eu tinha uma SUNSUN 3000 l/h ligada em um nobreak de 700va, ele tinha autonomia de quase 8 horas....

se colocar uma bateria externa (caso o seu no break tenha a opção) a autonomia aumenta demais.

A Bateria interna do nobreak tem 7Ah de potencia, uma bateria externa tem de 45Ah até 100Ah ou mais imagina quanto tempo não mantem o sistema.

Com uma bateria externa de 45Ah a autonomia vai para + - 48 hs.
[glow=red]Douglas Itanhaém Reef[/glow]
viewtopic.php?f=25&t=14469

[glow=red]Nova Informática Reef[/glow]
viewtopic.php?f=25&t=17521

Raphael dos Santos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 337
Registrado em: 19 Dez 2010, 22:26
Apelido: Raphaelzaum
Data de Nascimento: 31 Jan 1985
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: O que pode acontecer se acabar a energia?

#39 Mensagem por Raphael dos Santos »

Robson Sandrini escreveu:Acho que a prioridade nas quedas de energia é a oxigenação mesmo. Montar um sistema que segure oxigenação e temperatura é impraticável [ou não?]

Qual será o extremo de temperatura que os peixes que mantemos aguentariam, na prática? E os corais?

Alguém já testou a autonomia das baterias das Vortechs na prática?


Robson, já li algo em foruns que alguns aquaristas tiveram quedas energia e de temperatura na casa dos 22graus e nada tiveram com peixes e corais...eu jpa testei na pele o sistema a quase 29 numa baita tarde de calor, isso pq acabou a energia por algumas horas....não fiz nada....só observei....
Isso "pode acontecer"se pensarmos em um sistema bem montado com peixes e corais já ambientados por meses e bem alimentados (bastante arros e feijão)e o principal.....
A quantidade de animais no tanque...se for "compatível" com o volume de agua....nada muito exagerado....dá menos trabalho...
Outra coisa que acho interessante é o ambiente ser um pouco escuro e se puder cobrir o aquario...no caso os peixes acabam por "dormir" ou ficarem menos ativos com isso consumindo menos O2.
Quanto a vortech, um amigo tem bateria Ecotech e uma mp40...ele deixou ligado pra teste quando comprou e passou facil de 16hrs...depois desistiu de continuar...rsrs....tava mais do que bom já.....
Eu tenho um nobreak comum da APC ligado na minha MP10 e segura umas 4hrs....
Acredito que com o nobreak original...terei uma autonomia minima de 36hrs.....(segundo o fabricante até 72hrs no modo mais lento para tanques menores)
Não sei se todos sabem....mas as vortechs funcionam em nobreaks comuns, por serem eletrônicas e possuirem uma fonte que controla as oscilções da rede....
Porem quando ligadas a um nobreak comum, não reconhecem as quedas de energia e ficam ligadas ao modo que o aquarista deixar, com isso consomem mais energia....
Se ligar o nobreak original Ecotech, tem um cabo que liga no controlador....este identifica a queda de energia e passa a bomba para o modo de back-up.....economizando assim a bateria e oxigenando a agua.....(por isso estou para comprar a minha mes que vem....pq quando chegar o verão e as porradas das chuvas....sempre cai uma arvore...um poste...rsrs...entao ja quero estar bem equipado)
Como disseram anteriormente...gasta se rios de dinheiro em um monte de coisa...mas na segurança nada....eu prefiro deixar de comprar aquele coral/peixe caro no momento....e investir na segurança/comodidade dos que já vivem ali do que somente satisfazer minhas vontades....
A saude dos meus animais vem primeiro icon_clap .....
Abraços

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: O que pode acontecer se acabar a energia?

#40 Mensagem por Celso Suguimoto »

Gary Ewing escreveu:
Celso Suguimoto escreveu:Nao sei se é possível adaptar algo com uma luminaria dessas de emergencia q aciona qdo acaba a luz.


Celso SIM é possível adaptar esse compressores a pilha com luminaria de emergencia vc descarta o uso de pilha e utiliza a bateria da luminária e o circuito.

Eu fiz isso em casa e aguenta pelo menos 3 horas soltando bolha e pode ser aumentado utilizando mais uma bateria ligada em paralelo!!!! ai aumentaria a duração.


Antonio Kumagai escreveu:Para automatizar um compressor a pilha é relativamente facil, basta pegar um rele de 9 ou 12V NF e a bomba com pilhas.

o relê tem a função de fechar o contato e permitir a passagem de energia das pilhas para o aerador quando a fonte não estiver ligada (sem energia) desligando automaticamente quando voltar a energia.



Boa Gary e Kumagai simples e barata soluções
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”