🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Nasceu..Plati

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Bonfars
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 16
Registrado em: 16 Jan 2013, 19:52
Apelido: Bonfada
Data de Nascimento: 13 Fev 1986
Cidade: Ijui
País: Brasil
Localização: Ijui-Rs

Nasceu..Plati

#1 Mensagem por Bonfars »

Daew galera, esse final de semana nasceu meus netos..heheheh
Fui viajar e quando voltei, vi que tinha nascido alguns filhotinhos, não sei se foram dos platis ou guppy, dai nao sei oque faço agora, pq eles ficam escondidos nos enfeites e até no cascalho de rio que tenho no aquario, consegui pegar 6 e coloquei numa maternidade improvisada, de um litro pet, e os outros deixei junto com os outros no aquario comprei pela net uma maternidade mas ainda nao chegou, tenho algumas duvidas agora:
a) Quando começo dar comida? e oque dar?
b) vou fazer esse teste, uns na maternidade e outros no aquario, posso?
c) como sei das fêmeas quando elas vão parir, pra mim separar elas.
d) essa fêmea de guppy está grávida? quando separo ela?
Imagem
Imagem

Valeu a todos, grande abraço.!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Nasceu..Plati

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Se nao me engano é mensal e as desovas acontecem proximas a periodos de mudança de lua.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Pedro Andriow
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 47
Registrado em: 01 Nov 2012, 14:42
Apelido: Pedro Andriow
Data de Nascimento: 08 Dez 1987
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Re: Nasceu..Plati

#3 Mensagem por Pedro Andriow »

Plati você percebe que está gravidinha quando a barriga cresce consideravelmente, como se fosse um balão em baixo dela, também fica uma manchinha preta pequena próxima a nadadeira anal dela.

Cuidado com os filhotes que colocou no PET, eles são peixes como outros quaisquer, precisam de oxigenação na agua, filtragem da agua, temperatura constante, então se você simplesmente manter eles na pet, será grande a chanse de perder eles.

Eu por exepriência própria já desisti de salvar os filhotes, saem muitos por "ninhada", já cheguei ao cumulo de ter quase 100 filhotes de platis ao mesmo tempo, em criadeiras dentro do aquário principal e dentro de um aquário maternidade, até que em uma queda de luz com o filtro da maternidade parado durante uma tarde quase inteira, perdi boa parte dos filhotes, depois disso por enquanto desisti de salvar os filhotes, os mais velhos dão conta da limpeza do aquário, evitando assim a superpopulação, só constinuarei a salvar os filhotes com um aquário maior.

Comida, existe uma da alcon que é para alevinos, é tipo um pózinho, e eles se desenvolvem bem com ela, mas enquanto não tiver, pode pegar a ração normal que você da para os peixes, moer bem na mão, até ficar bem parecido com um pó, e dar para eles, que eles vão comer.

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Nasceu..Plati

#4 Mensagem por Reinaldo Chen »

O filhote separado é de plati (cor laranja) .
Separar pode ser gratificante, mas se você colocar algumas plantas (naturais ou artificiais) vai dar mais chances aos filhotes de crescerem (alguns) e não vai ter uma superpopulação tão rapidamente.
Mas se decidir por separar , prepare aquarios com temperatura constante e filtragem como o aquário principal.
As ninhadas nascem de 30 a 50 dias , a femea fica bem inchada antes do nascimento dos filhotes.
A comida pode ser gema de ovo cozida, flocos bem triturado. Os filhotes de guppy e platies já nascem funcionais e comem qualquer alimento desde que em pequenas particulas.

Pedro Andriow
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 47
Registrado em: 01 Nov 2012, 14:42
Apelido: Pedro Andriow
Data de Nascimento: 08 Dez 1987
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Re: Nasceu..Plati

#5 Mensagem por Pedro Andriow »

Só agora que eu percebi que você improvisou uma criadeira com a garrafa pet, você pode deixar os filhotes ali sim por um tempo sem problemas, inclusive não precisava ter o cascalho no fundo da pet, isso só vai dificultar a limpeza e não vai gerar ganho nenhum.

Essa solução quebra o galho por um tempo, mas assim que eles comecarem a crescer vai precisar decidir se coloca eles a mercê da própria sorte no aquário comunitario ou se vai montar um segundo aquário como maternidade. Na maternidade você precisa de termostato e filtro também, mas não precisa de cascalho nem enfeites, inclusive não ter essas duas coisas facilitam na hora de pegar os filhotes maiorzinhos com a redinha para promover eles ao comunitário.

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: Nasceu..Plati

#6 Mensagem por Roberto Vieira »

Colocar plantas e tocas é a opção mais prática, vc sempre verá filhotes no aquário e muitos chegarão a fase adulta.

Elódea e Rabo de raposa cumprem bem essa função

Particularmente gosto de alimentar os filhotes com ovo de artemia sem casca pela praticidade de aplicar no aquário, gema de ovo cozida bem seca e esfarelada, como citado pelo Chen, tbm é muito bom, mas jogue muito pouco para não sujar a água.

A sera tem uma ração chamada micron tbm é ótima para alevinos de poecilídeos.

Bonfars
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 16
Registrado em: 16 Jan 2013, 19:52
Apelido: Bonfada
Data de Nascimento: 13 Fev 1986
Cidade: Ijui
País: Brasil
Localização: Ijui-Rs

Re: Nasceu..Plati

#7 Mensagem por Bonfars »

Fala pessoal, show de bola o fórum, tirando varias dúvidas de iniciante com vocês, hoje cheguei do trabalho e vi alguns platis que tinham nascido naquele dia e resolvi tentar pegar eles pra por na maternidade improvisada, resgatei mais uns 5 , e vi i que tinha outros , escurinho bem pequininhos, acredito que sao de guppys agora, separei 2, e o resto deixe com a natureza, arrumei mais uns lugares pra se esconderem, também segui as dicas de vocês, e cloquei gema de ovo cozida, para os filhotes e para os grandes tambem, axo que nao deixei secar bm, que sujou tudo o aquario, mas tavam comendo...hehe
estou aceitando mais sugestões,,hehe
valeu galera, abraço a todos..

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: Nasceu..Plati

#8 Mensagem por Roberto Vieira »

Tenta o ovo de artêmia sem casca, é barato e não faz sujeira

Bonfars
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 16
Registrado em: 16 Jan 2013, 19:52
Apelido: Bonfada
Data de Nascimento: 13 Fev 1986
Cidade: Ijui
País: Brasil
Localização: Ijui-Rs

Re: Nasceu..Plati

#9 Mensagem por Bonfars »

daew roberto, nao to conseguindo encontrar os ovos de artemia, na minha cidade só tem uma loja que vende, e estão em falta, só tem um lá ovos de artemia com casca imantada e vem com um ima que retira as cascas depois de eclodidas, diz ele né, e por 30 reais, e na net também nao esta facil de achar.
vlw

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Nasceu..Plati

#10 Mensagem por Celso Suguimoto »

Eu usava racao flocada esfarelada pra alimentar alevinos de guppies
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Nasceu..Plati

#11 Mensagem por Elder Luis »

icon-aplauder
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”