🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Curiosidades interessantes sobre anemonas.

Compartilhe aqui informações ou questione seus colegas sobre invertebrados marinhos.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Victor Drummond
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 238
Registrado em: 16 Jul 2012, 22:39
Apelido: vitaodrum
Data de Nascimento: 21 Jan 1985
Cidade: Sete Lagoas
País: Brasil
Localização: Sete Lagoas MG
Curtiu: 14 vezes
Recebeu Curtir: 6 vezes

Curiosidades interessantes sobre anemonas.

#1 Mensagem por Victor Drummond »

1. Toda anêmona faz simbiose com palhaço?
Existem mais de 1.000 espécies de anêmonas, porém apenas 10 fazem simbiose na natureza.

2. Só 10?
Na natureza 10 é o número mais exato do que se tem conhecimento até hoje, porém, dentro de um aquário como sabemos tudo acontece, um palhaço pode fazer simbiose com um pedaço de cano, com o vidro, com outros corais, com uma anêmona de plástico ou com alguma outra espécie de anêmona que na natureza não acontece.

3. Quais são as 10 anêmonas que eles fazem simbiose na natureza?
Entacmaea quadricolor (Bubble Tip, Bubble Tentacle, Rose), Macrodactyla doreensis (Long Tentacle), Cryptodendrum adhaesivum (Sticky Carpet), Heteractis malu (Sebae, Delicate, Hawaiian), Hecteractis magnifica (Ritteri), Heteractis crispa (Sebae), Hecteractis aurora (Aurora), Stichodactyla gigantea (Giant Carpet), Stichodactyla haddoni (Saddle Carpet) e Stichodactyla mertensii (Merten's Carpet).

4. Quantos palhaços fazem simbioese com anêmonas?
Os 28 espécimes que existem.

5. Qual é a anêmona mais fácil de manter em um aquário?
Nenhuma. É sabido até hoje que as anêmonas tem vida extremamente curta em cativeiro e são poucos os aquaristas experientes que conseguem manter uma espécie por mais de 1 ano com saude dentro do seu aquário. Porém as que obtiveram maior sucesso dentro de um tanque são as Bubble Tip, Long Tentacle e a Saddle Carpet.

6. Dentre essas 3 anêmonas quais são os palhaços com maior chance de fazer simbiose?
Na natureza cada espécime de palhaço tem a sua espécie de anêmona preferira. Em cativeiro os livros comentam que com essas 3 anêmonas tiveram mais sucesso (em aquário) os palhaços Marron, Percula, Ocellaris e o Allard.

7. Porque o palhaço faz simbiose?
O palhaço é um dos peixes com as piores características físicas para ser um bom nadador. Sendo assim, na natureza ele é alvo de varios predadores pela sua incapacidade de fugir, pela sua cor atraente e pelo seu tamanho. Ele não se afasta mais do que 1 metro de distância da sua anêmona. A anêmona é apenas um abrigo que ele procura para se manter protegido.

8. Porque a anêmona anda pelo aquário?
Esta em busca de alimento, luz e circulação (ai vale falar que a circualção que atrai ela é a que puxa e não a que empurra, por isso tantos acidentes com bombas de circulação interna). Toda bomba deve estar protegida

9. Afinal, devemos alimentar as anêmonas apenas 1 vez por semana com um pedacinho de camarão?
Anêmonas são grande consumidoras de nutrientes, precisam ser constantemente alimentadas, animais que na natureza ingerem diariamente cerca de 3.8% de seu peso em comida. Não devem fazer dieta. Apenas informo também que na natureza algumas se alimentam apenas de planctons, já outras de peixes e crustáceos. Procure pesquisar o cardápio da que você quer ter.

10. Anêmona queima coral, tem veneno?
Queima e algumas espécies utilizam seus nematócitos (espécie de um micro ferrão) para injetar toxinas em sua presa.

11. Como os palhaços não se machucam?
Para essa resposta exisem varias teorias e nada se concluiu até hoje. O que alguns acreditam é que o palhaço possui um muco em sua pele que surge após o seu periodo de mutação de larva para um jovem peixe e que é capaz de inibir os nematócitos das anêmonas. Direto do livro.. "apesar desse mistério ser estudado as décadas, nada se concluiu. O mecanismo pode variar em cada espécie de palhaço. Enquanto o palhaço Clarkii é encontrado em 10 tipos de anêmonas na natureza, o palhaço Tomato é apenas visto um uma única espécie de anêmona. Todas as teorias podem ser agrupadas em duas categorias: capacidade do peixe se camuflar dentro da anêmona e seu comportamente na mesma e a química existente entre o muco do peixe e a anêmona."

12. Alguma anêmona come palhaços? Elas podem capturar algum peixe dentro do meu aquário?
Sim, algumas devoram palhaços, dentre elas a Amplexidiscus fenestrafer (Elephant Ear) e a Ceriantharia (Tube anemone), essa se parece muito com a Haiti. Além disso basta um chromis ir de encontro aos seus tentáculos que ele sera uma bela refeição.

13. E a nossa passiflora, faz simbiose?
Os livros que li não dizem nada a respeito de anêmonas do Atlântico. Devem ter livros que cometem mais. O pouco que dizem é que não são tão dificeis de se manter e que podem fazer simbiose com o Marrom, o Clarck e o Tomato.

14. É verdade que o palhaço leva comida pra anêmona?
Não, é mentira. O que ocorre na verdade é que em nossos aquários acidentalmente os palhaços deixam pedaços de ração escapar e essa sobra acaba sendo aproveitada pela anêmona. Na natureza e assim como em nossos aquários, os palhaços se afastam de suas "casas" apenas para capturar algum alimento que passe por perto e preferem degustalo dentro do seu esconderijo, a anêmona. É importante dizer que a capacidade de alimentação da anêmona é muito superior ao do palhaço. Elas se nutrem por fotosíntese (zooxanthellae), por captura de presas, obsorvem nutrientes da água e pelo consumo de residos deixado pelos palhaços. Inclusive suas feses.

15. Como saber se uma anêmona esta saudável para ser comprada?
Muitas dicas o pessoal já sabe: verificar se ela esta com a boca aberta ou ferida, verificar se ela se prende a superfície sólida, verificar se ela não esta esbranquiçada e etc. Mas o legal é fazer o mesmo que se faz com os peixes, ofereça alimento a ela antes de comprar para verificar sua reação. Uma anêmona saudável deverá se alimentar dele.

16. Existe uma relação entre o tamanho do palhaço e o tamanho da anêmona para uma simbiose adequada?
Existe e deve ser cumprida. A relação é que a anêmona deve ter no mínimo 3 vezes o tamanho do peixe.

17. Quanto tempo vive uma anêmona na natureza?
Sem que seja morta pelo homem ou por algum predador faminto como borboletas o tempo de vida é de 100 anos para cima, muito acima. Segundo a biologistas existem varios estudos que provam a existência de anêmonas com centenas de anos.

18. Quais são os corais que os palhaços mais fazem simbiose?
Podem fazer simbiose com Elegance, Leather, Frogspaw, Mushroom entre outros. O fato é que o palhaço muitas vezes inibe o coral, o sufoca e pode acabar matando o mesmo de tanto importuna-lo.

19. O meu amigo tem a mesma anêmona que eu e o mesmo palhaço, lá tem simbiose e aqui não, porque?
Ninguém sabe ao certo, o que se comenta é que o motivo que um palhaço procura uma anêmona é abrigo e li também que as chances são maiores quando a anêmona já esta aclimata no aquário antes do palhaço chegar (essa eu já desconfiava e pude comprovar nos livros), além disso um palhaço que já vem de um outro aquário em que já fazia simbiose tem mais chances de refazer em outro tanque do que um que nunca fez.





Quero uma anêmona! Você tem os requisitos?
Luz: no mínimo 1.3 watt por litro
Densidade: 1024/1025
Cálcio: 400 a 450 (partes por milhão)
Temperatura: 26º C
Circulação: moderada/forte a forte
Alimentação: peixes, camarões, lulas, plânctons, elementos traços e etc.

É bom saber:
É sabido que nenhum palhaço dentro de um aquário necessita da presença de uma anêmona para sobreviver, porém na natureza a cada vez que uma anêmona é capturada, quantidades de jovens palhaços morrem a procura de um abrigo. Pelo o que se tem conhecimento até hoje, a vida de uma anêmona dentro de um aquário esta em mais de 90% dos casos destinada ao insucesso. Até mesmo quaristas mais experiêntes não conseguem mante-las com vida dentro de um tanque por mais de alguns poucos anos.


Quero deixar claro que copiei essas informaçoes para compartilhar com vcs.

abs

Victor Drummond
Victor Drummond
31-99966-1555
vitaodrum@hotmail.com

Danilo Fernandes
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 291
Registrado em: 26 Jun 2012, 20:12
Data de Nascimento: 25 Jan 1985
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Curiosidades interessantes sobre anemonas.

#2 Mensagem por Danilo Fernandes »

Muito interessante as informações, Victor.

Compartilhe sempre, para mim, um iniciante, são de grande validade.

Abs.,
Danilo
Sem frescura reef - viewtopic.php?f=25&t=27655

Avatar do usuário
Alex Toledo
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 478
Registrado em: 16 Ago 2009, 10:34
Localização: Belo Horizonte/MG
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Curiosidades interessantes sobre anemonas.

#3 Mensagem por Alex Toledo »

Parabéns Victor!

Tenho duas anemonas que estão comigo há três anos...e multiplicando.
"Encontre um lugar dentro de si que há alegria e a alegria expulsará a dor"

Meu reef http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=34196

Avatar do usuário
Enrico Caltabiano
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1712
Registrado em: 19 Fev 2010, 22:51
Apelido: Enrico
Localização: Vargem Grande - Rj
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Curiosidades interessantes sobre anemonas.

#4 Mensagem por Enrico Caltabiano »

Parabens Victor pela iniciativa de compartilhar os conhecimentos c/ a galera

So acrescentando pos achei q tem coisas que não sao fidedignas , ñ leva a mal ñ ok ?! ...

Nº5 : as bbt sao de longe as + duram , tem varios aquaristas q as tem a anos, se dividindo e super saudaves ... eu tive uma passiflora por 5 anos ( 4 no meu aqua e 1 no aqua do meu amigo ) e so morreu pos faltou luz e ñ tinha ninguem em casa

Nº13 : as passifloras podem ser abitadas por qualquer palhaço tirando os ocelares TODOS entram nelas ...

Nº14 : a afirmação eh correta , os palhaços levam comida p/ suas anemonas , tanto em cativeiro como na natureza ( ate ja apareceu em documentarios , aqui em casa os meu skanks, principalmente o macho leva comida )


icon_clap EXCELENTE icon_joia
É bom saber:
É sabido que nenhum palhaço dentro de um aquário necessita da presença de uma anêmona para sobreviver, porém na natureza a cada vez que uma anêmona é capturada, quantidades de jovens palhaços morrem a procura de um abrigo.

Isso eh uma coisa q as pessoas deveriam pensar antes de comprar anemonas , pq mts ñ se dividem q nem a bbt e agenet acaba com apopulação dela ex: as sebeas ...

eu icon-aplauder qm consegue estar no hobbit tendo uma atitude ecologicamente correta !
Lugar de mandarim é na natureza e não em nosso aquários e é só ter um pouco de inteligência para perceber isso ...

Sea Life - aquarismo ao alcance de todos …

[ ]`s Enrico

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Curiosidades interessantes sobre anemonas.

#5 Mensagem por Ramon Brescovici »

legal

mas discordo integralmente da 14
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Curiosidades interessantes sobre anemonas.

#6 Mensagem por Elder Luis »

Ramon Brescovici escreveu:legal

mas discordo integralmente da 14


Discordo frontalmente dos itens 8, 11, 14 e 16
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Curiosidades interessantes sobre anemonas.

#7 Mensagem por Ramon Brescovici »

11? tô cego!
hehe
eh, as que vc citou é bem mahomenos e contestável
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Curiosidades interessantes sobre anemonas.

#8 Mensagem por Elder Luis »

a 11 está na mesma linha da resposta da 10.

Eu discordo frontalmente, acho que confundiram com alguma coisa
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Curiosidades interessantes sobre anemonas.

#9 Mensagem por Ramon Brescovici »

Agora vi.
Incongruente mesmo.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Responder

Voltar para “Anemonas e Invertebrados marinhos”