🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aquario embutido dividindo 2 ambientes - arquitetura

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
kensato
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 22 Ago 2011, 15:10
Data de Nascimento: 15 Out 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil

Aquario embutido dividindo 2 ambientes - arquitetura

#1 Mensagem por kensato »

Olá Pessoal, gostei muito desse forum, recomendação de um amigo, estou adorando ver os diversos topicos e assuntos.

Hoje vou comecar o meu projeto do meu primeiro reef,

Estou montando meu aquario, mas estou numa faze complicado do projeto.

Irei dar uma pequena explicação:

Será um aquario de 2 ambientes, nas medidas 90 Comprimento x 75 largura x 60 altura vidros de 12 mm travados (serão feitos pelo Carlos Lima aqui do forum).

As duas faces de 75 cm ficarão para a parede, sendo que a do lado esquerdo ficara inteira na parede, e o outro lado ficara na parede embutido dividindo.

Imagem

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

o grande problema é essa interface, vocês me sugerem algum modo ?

pensei nessas ideias:

1) Em subir com a madeira que faz o contorno até em cima.
2) Fazer o acabamento da parede até o vidro
3) Fechar o espaço com uma cantoneira de madeira, igual do movel
4)Sugestoes

É complicado de explicar, espero que vocês passam me ajudar , isso está tirando o meu sono rsrs

quem

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Aquario embutido dividindo 2 ambientes - arquitetura

#2 Mensagem por Reinaldo Chen »

Pergunta
O ar condicionado a ser embutido em cima do aquário é um compressor de um split ou é uma unidade inteira que vai funcionar sobre o aquário ? Dependendo da iluminação que for escolhida a evaporação pode ser intensa e atacar o aparelho reduzindo vida util ou exigir maior numero de manutenção.


Se a interface é o contato do aquário com a parede da porta , a cantoneira é interessante por permitir manter a distancia entre a parede e o aquário pois a vibração da porta batendo pode ser prejudicial ao aquário e esse espaço evitaria esse problema. Assim a opção 3 é a mais interessante na minha opinião.

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Aquario embutido dividindo 2 ambientes - arquitetura

#3 Mensagem por Vinicius F. Reis »

Concordo com o Chen, um ar condicionado diretamente acima do reef, vai ter serios problemas com a oxidação.

poderia pensar em uma calha suspensa tb, acho bonito e moderno.

se o ar for para resfriar o reef, pense em alguns ventiladores acima (esteticamente melhor se for fechado) ou um chiller no sump (ai será indiferente o fechamento da iluminação).

faça td bem planejadinho antes de começar ... apesar de ja ver que voce parece bem organizado qto a isso.

boa sorte

antonio carvalho
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1817
Registrado em: 16 Jan 2010, 21:44
Apelido: JUNINHO
Localização: Simões Filho - BA
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 12 vezes
Contato:

Re: Aquario embutido dividindo 2 ambientes - arquitetura

#4 Mensagem por antonio carvalho »

eu acho que se vc colocar umas fotos do local vai dar mais inspiração para o pessoal!
um forte abraço!
Voltando para o Marinho!
Saudades de todos!

kensato
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 22 Ago 2011, 15:10
Data de Nascimento: 15 Out 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: Aquario embutido dividindo 2 ambientes - arquitetura

#5 Mensagem por kensato »

Opa Valeu Galera,

Primeiro, esqueci de tirar desse rascunho o ar condicionado, não ira ficar em cima do aquario, realmente seria um problema.

meu grande problema é esse acabamento mesmo da parede que tem a porta, é verdade não pensei nesse fator de bater a porta, isso será irritante para os peixes, mas precisa ficar estético.


Ainda estou na fase do projeto e ficando sem tempo, o prazo da obra é curto, preciso definir isso o quanto antes, para fazer o movel e o aquario,
Segue umas imagens para melhor estudo

Imagem


Imagem

Obrigado

Carlos Biguzzi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 259
Registrado em: 24 Set 2009, 22:43
Apelido: Biguzzi
Localização: SBCampo

Re: Aquario embutido dividindo 2 ambientes - arquitetura

#6 Mensagem por Carlos Biguzzi »

minha sugestão:
Faça um movel onde a parte superior e inferior sejam semelhantes e então vc pode subir o arremate igual se faz com armários embutidos. Lembre de deixar uma abertura para fazer a limpeza nesta lateral....

PS. cuidado com esse ar condicionado...... ferrugem come solto.......
A DEUS toda a Gloria!

kensato
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 22 Ago 2011, 15:10
Data de Nascimento: 15 Out 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: Aquario embutido dividindo 2 ambientes - arquitetura

#7 Mensagem por kensato »

Gostei de idéia, talvez eu faça isso,

Meu arquiteto fez um novo desenho com a altura de 70 cm de vidro. achei mta coisa.. teria uma coluna de agua de 60 cm.

vou pedir a ele para deixar 60 cm mesmo..

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

o que vocês acham dessa forma ??

vou encomendar um skimmmer Reef octopus otp 3000 acredito que seja suficiente para esse aqua.

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Aquario embutido dividindo 2 ambientes - arquitetura

#8 Mensagem por Reinaldo Chen »

com 70 cm é bem complicado de fazer manutenção, melhor mesmo manter em 60 cm , a questão do bater da porta não é só relacionado com os peixes, mas a vibração e impacto podem eventualmente fazer o vidro tricar numa batida com muita raiva...

Você pretente manter corais e peixes no aquário ? O skimmer pode suficiente ou não dependendo do planejamento do seu aquário. O que pretende manter ?

kensato
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 22 Ago 2011, 15:10
Data de Nascimento: 15 Out 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: Aquario embutido dividindo 2 ambientes - arquitetura

#9 Mensagem por kensato »

pretende manter mais corais, acho lindo as cores !

quanto ao tamanho a coluna de agua vai ficar 54 cm, mas se precisar só acrescentar mais substrato, nessa medida vai ficar com uns 8 cm de substrato.. o ideal acredito que seja de 10 a 15cm.



Imagem

Uploaded with ImageShack.us
meu medo mais é a iluminação que terá que ser bem forte para chegar até em baixo.

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Aquario embutido dividindo 2 ambientes - arquitetura

#10 Mensagem por Reinaldo Chen »

Com 54 cm vc pode usar led´s sem muitos problemas e ai não aquece o sistema em demasia e reduz necessidade de chiller.
Mas T5 funcionam bem e são mais baratas na instalação inicial.

Avatar do usuário
Fernando Garcia
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 361
Registrado em: 16 Jan 2011, 16:56
Apelido: Fernando Garcia
Data de Nascimento: 09 Out 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Aquario embutido dividindo 2 ambientes - arquitetura

#11 Mensagem por Fernando Garcia »

Olá!
Já pensou na possibilidade de eliminar essa porta?
Sem ela você terá mais um lado para admirar o aqua.
Esse balcão vai ser removido?
Abraço.
Fernando Garcia

kensato
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 22 Ago 2011, 15:10
Data de Nascimento: 15 Out 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: Aquario embutido dividindo 2 ambientes - arquitetura

#12 Mensagem por kensato »

bom dia !!


chen,
Poxa então deixar maior a altura do aqua tem essa vantagem com relação a temperatura ?? muito bom entao !!! eu nao pretendia usar chiller, qual os ventiladores para se usar ??? tem um controlador COEL que todo mundo usa, alguem saberia o modelo e quanto custa ??

já comprei 4 LED de 50w

2 50w brancos de 10000k
2 50 w royal blue

vou comprar mais uns de 10w para fazer o amanhecer e o entardecer... precisa tambem fazer o luar ???

Fernando

Bem que eu gostaria viu de tirar essa porta e ficar com o espaço todo, iria ficar muito melhor !!! mas não tem jeito.. é escritorio e são dois ambientes separados... preciso da porta..

todo esse balcão vai ser removido, vai ficar todo livre para confecção do aquario


COmo fazer o SUMP ??

Já vi muitos tipos de SUMP, mais ainda não consegui entender qual seria uma motagem adequada, quantos compartimentos são necessários, vi que mta gente ta fazendo o refúgio, alguem saberia um modelo facil ??


abs a todos !

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Aquario embutido dividindo 2 ambientes - arquitetura

#13 Mensagem por Reinaldo Chen »

A penetração de luz por led ou t5 funciona bem com 54 cm . Se for mais alto, só HQI tem penetração suficiente, mas não recomendo nada além de 60 cm pois fica muito ruim de fazer manutenção...

kensato
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 22 Ago 2011, 15:10
Data de Nascimento: 15 Out 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: Aquario embutido dividindo 2 ambientes - arquitetura

#14 Mensagem por kensato »

chen,

acredito que eu va sofrer mesmo na hora da manutenção, mas não tem jeito mesmo.. vai ter que ficar com essa altura de 54 de coluna de agua.

da uma luz na disposição do SUMP e qual é um substrato bom para se usar, com areia fina e tudo mais ???

valeuu

kensato
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 22 Ago 2011, 15:10
Data de Nascimento: 15 Out 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: Aquario embutido dividindo 2 ambientes - arquitetura

#15 Mensagem por kensato »

up !!

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Aquario embutido dividindo 2 ambientes - arquitetura

#16 Mensagem por Reinaldo Chen »

Substrato - Halimeda ou aragonita (nacional ou importada tipo samoa pink e outros nomes).

O sump eu faria bem simples, uma área de queda do seu cano para evitar espiros , se possivel com acesso e facilidade para instalar um shark bag , uma área com a altura ideal para trabalho do seu skimmer e uma outra área para a bomba de retorno. cada uma isolada e a água passando por cima. Além disso mediria exatamente qto de água vai cair qdo acabar a força e ter esse espaço livre (ainda q cobrindo os espaços disponiveis momentaneamente com a cheia).
Gosto de espaços aberto e livres, pois separando bem a queda de água, as bolhas já diminuem e não causam problemas, seu skimmer também não solta muita bolha. Tendo espaço no compartimento do skimmer ou no retorno , vc pode instalar no futuro reator de calcio, biopellets etc. entao basicamente eu acredito no design simples e funcional , sump com 3 divisões

kensato
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 22 Ago 2011, 15:10
Data de Nascimento: 15 Out 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: Aquario embutido dividindo 2 ambientes - arquitetura

#17 Mensagem por kensato »

Beleza !!

vou esperar o movel ficar pronto, para tirar as medidas corretas e fazer o SUMP, não pretendo complicar muito, estava vendo o aquario do pessoal e é impressionante, os equipamentos, as disposições, e a qualidade do trabalho.

Nesses displays, eles não usam substrado solto, fazem tudo cimentado, será pela facilidade de limpeza ???

pretendo colocar algum reator futuramente, vou ter um espaço razoável em baixo do aquario, o duro vai ser organizar tudo para que fique bom.


tem um substrato nature ocean que me pareceu interessante, talvez numero 1 de granulação, ou seria bom misturar ?? granulos finos e medidos.

só espero que de certo meu planejamento, putzzz falar com o vidraceiro, marceneiro e arquiteto ta complicado..

abss

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Aquario embutido dividindo 2 ambientes - arquitetura

#18 Mensagem por André Fonseca »

Fala Ken,

Esse aqua promete, hein?!

Gosto muito desse tipo de montagem...

Vc já pensou em "nivelar" um dos lados do aqua com a parede???

Por exemplo, se for seu o escritório vc poderia "puxar" o aqua para dentro, deixando a "recepção" com um "quadro vivo".

Acho que deu pra entender, né?!

Sobre o Sump, eu faria o maior possível e de acordo com os equipamentos que vc vai ter no aqua. Por exemplo, o compartimento do Skimmer precisaria ter a divisória numa altura de água que faria o Skimmer ter seu melhor desempenho. O compartimento do retorno a mesma coisa, para que as bombas do retorno fiquem com "folga" abaixo da água.

Imagem
Não se te ajudaria, mas esse aqui é o meu Sump...

As medidas são 110 (c) x 60 (l) x 40 (a), 264 litros nominais, dividido em 3 compartimentos:

1º) Para o Skimmer, com 72 litros;
2º) Para o “refúgio” ou mídias com 65 litros;
3º) Para o retorno e sistema de reposição de água com 28 litros;

Descontando o volume total do sump com o volume utilizado por causa das divisórias, vou ter uma margem de segurança de 100 litros aproximadamente.

Já sobre o substrato, se vc for colocar peixes grandes e que nada bastante, como os Tangs, a Halimeda seria o ideal pois não levanta aquele "poeirão" caso os peixes nadam rápido perto do substrato...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Aquario embutido dividindo 2 ambientes - arquitetura

#19 Mensagem por Elder Luis »

já considerou colocar o aquário em outro lugar sem ser embutido na parede?
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

kensato
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 22 Ago 2011, 15:10
Data de Nascimento: 15 Out 1984
Cidade: sao paulo
País: brasil

Re: Aquario embutido dividindo 2 ambientes - arquitetura

#20 Mensagem por kensato »

Hoje ficou pronto o vidro, o Carlos Lima monto ele na minha frente, bem profissional e rapido, fico grande o menino.

junto com a reforma do lugar, segunda feira acredito que ja comece a quebração !!

e ae Andre,

Minha ideia original era fazer isso mesmo, mas perderia na largura do aquario, vou ter um espaço grande para fazer um bom escaping.. =]

Eu ja vi seu SUMP em algum outro topico, achei bem simples e eficaz, pricipalmente pela repositora sem sensor.

valeu pelas dicas.


Elder,

ja pensei em tudo... esse vai ser o melhor lugar mesmo... nao tem jeito

e precisa ficar bom,..

Cara minha maior duvido no momento e saber a quantidade ideal de substrato, andei lendo.. e fiquei com medo do CRASH por DBS.

abs

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”