🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

Aqui você vai encontrar os tópicos que se sobressaem devido ao volume de informação.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#121 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

É isso que eu não entendo

doso phytoplancton e zooplancton semanalmente
o testes indicam bons parametros ( Ca, Ra, Mg) e a ausência do Po4,No3 e No4
Tpa´s frequentes, limpeza dos equipamentos, reposição de mídias ( Ca e Mg)
BioDigest e Bioptim
Reza Brava ( São Judas, Santo Expedito)

E nada.....

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#122 Mensagem por Renato Vidal »

Bem, não é o objetivo do tópico, mas eu atingi cores melhores em meus SPS quando sai de HQI e passei para LED, eram 2 HQIs de 250Watts (Giesemann Mega Chrome Coral 14500K).

Antes, ainda na fase das HQIs, cheguei a ter cores dignas de SPS, porém, para isso, sacrifiquei praticamente todos os corais moles que tinha no sistema, depois, perdi uma colonia gigante de millepora amarela durante uma TPA, ficou uma parte fora da água e do nada RTN.

Vendi alguns, movimentei outros e hoje, tenho bem menos SPS, porém, os softs e o LPS estão em conjunto e com boas cores.

Hoje, meu nitrato é 5, fosfato indetectável (não que não tenha rsss).



Cores em SPS é uma soma de fatores, um fator não desequilibra os outros, mas é uma linha muito tênue.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#123 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Opa

o fator iluminação també foi levantado. Abri o tópico como redução de nutrientes para melhor coloração , contudo se o fator iluminação for responsável dessa busca toda ainda assim será um grande descoberta

Lembrei de um feito ontem. Não que tenha feito grande influência , mas eu dei polimento em todos o refletores e coêncidencia ou não foi bem na mesma época do regresso da coloração. Qualquer fator está entrando na jogada, as vezes uma coisa mínima pode ser a resposta do problema.

Tudo leva a crer que tem que haver um baita equilíbrio entre os parametros e iluminação ( meu caso)

Fica a pergunta: se os corais tiveram as cores melhores e depois as cores regrediram mas a iluminação não mudou o que poderia causar o cenário anterior?

Parametros? De acordo com os testes, nada mudou- Mesmo que o resultado não possa ser exatamente o indicado, a referência é sempre a mesma, pois os testes são do mesmo fabricante em todos os testes

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#124 Mensagem por Renato Vidal »

Diferença muito rápida, já notei em algumas ocasiões, mas, como quase sempre tomamos duas ou mais ações simultâneas, fica difícil precisar qual foi a que deu melhor resultado.

Quanto ao equilíbrio, é realmente o 'x' de tudo.


Corais coloridos precisam de luz, nutrientes na medida certa, quantidade de zoox na medida certa e oxigenação excelente.


Um caso que não serve de exemplo nas ações, mas é excelente, era o reef do Matias (Reef Ilhabela I) nitrato altíssimo, lampadas tubulares (de padaria rsss) excesso de nutrientes e, corais coloridos.

Mas, o fator que equilibrava tudo no reef dele, TPAs regulares com água de excelente qualidade (atravessava a rua para pegar rsss).
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#125 Mensagem por Renato Vidal »

Uma coisa que já notei em casa, quanto a cores dos SPS.

Geralmente, quando faço TPAs, além de água nova (com nutrientes quimicos fresquinhos rsss) também sifono o substrato, o que melhora a claridade e aproveitamento da luz, e, quase sempre, limpo e revejo as bombas de circulação.

Ou seja, nutrientes para os corais, de certa forma melhora a luz, melhora a oxigenação por causa do UP na circulação e ainda remove os excessos de nutrientes não utilizados (água trocada e sifonagem do fundo).
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#126 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Amanha vou fazer mais 1 TPA ( na segunda foi a 1º) só que sifonando um pouco do substrato

Estou pensando em voltar a Tunze 6045 para o aqua, mas a bicha é muito forte e gosto do efeito calmo durante a noite.

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#127 Mensagem por Renato Vidal »

Arnaldo Pieruccini escreveu:mas a bicha é muito forte e gosto do efeito calmo durante a noite.


E se colocar ela em um controlador (timer) ligando durante um período e desligado em outro?
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#128 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

logo quando eu peguei eu coloquei ela para ligar junto com as actínicas via timer , mas cada vez que ela ligava eu tinha a impressão que o barulho do start aumentava, embora as tunze sejam conhecidas pela durabilidade , achei melhor não abusar, mas independente disse estou bem propenso a colocar ela de volta

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#129 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Bom atualizando

Voltei a tunze 6045 para o sistema, tenho de novo por volta de 9000 l/h de circulação no momento ( quase 40 X o volume do aqua)

Fiz uma sifonagem no substrato na parte da frente por volta de 1/3 do total e nessa semana foi dosado o bio digest e bioptim conforme manutenção seguida. Percebi diferença

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#130 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Bom vamos as últimas atualizações

Circulação : A tunze saiu, o impeller está cm problemas , mas mesmo colando ia me dar apenas alguns meses, coloquei uma NY 3000 no lugar

Começei um tratamento com flatworm exit da salifert para as planárias, ou seja , tudo mudou de cor. Voltar para o resultado esperado da melhora de coloração dos corais agora á secundário e vai demorar para acontecer

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#131 Mensagem por jose Jorge »

Fala Arnaldo.........faz tempo que não visito esse tópico..............

Como estão as coisas..........???

Andei estudando a Proporção de Redfield..............

Alguns dizem que não tem nada há ver..............que é proporção atômica de Carbono......Nitroogênio.............e Fósforo.......... encontrado no interior de certos organismos do Plâncton........

Outros Reefers dizem que é uma parada interessante...............e o uso mais comum é para controle de Algas.................

É uma abordagem diferente da redução de Nutrientes...................na verdade se trata de balancear esses Nutrientes..............

Uma das teorias seria diminuir a eficiência do filtro denitrificante...............os DSBs..............

Se reparar bem..............o BB do Carlinhos..............anda mais ou menos nesse sentido...............não tem tanta eficiência denitrificante.................e talvez seja um ambiente mais balanceado.................atomicamente falando..............segundo a proporção de Redfield.............

Não sei realmente se existe alguma relação....................foi só um pensamento que eu tive.................... :-?

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#132 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Fala Yuri

Como eu fiz o tratamento de planárias 2 vezes ( e não resolvi o problema grrr), tudo perdeu cor, ficou mais pálido ou marrom. Está tudo como antes tirando o fato que dobrei a litragem das TPA´s mas sempre sendo feita a cada 15 dias. Agora é esperar voltar a cor

leo carvalho
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 670
Registrado em: 24 Jun 2009, 13:49
Apelido: Leo
Localização: Friburgo-rj
Curtiu: 5 vezes
Recebeu Curtir: 54 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#133 Mensagem por leo carvalho »

Opa Arnaldo, vc tem o seu aquário postado aqui pra eu ver alguma foto?

abraços
Visite meu novo aquário - viewtopic.php?f=25&t=20723
Conheça agora o blog do meu aquário http://www.sierrareef.com

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#134 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Essa é a mais atual

Imagem

Só para dar continuidade ....

Até hoje não consegui repetir a coloração que tive durante algum tempo no começo do ano.

Fiz a troca anual de lampadas com pequenas mudanças

HQI passou de uma Luxon 14.000 K para uma megachrome 14.500K
As actinicas antes UV agora são Giesemann , 1 actinic + ( roxa) e uma pure actinic ( Azul)

Continuo dosando biodiest e bioptim na semana onde não faço TPA. Sifonagem do substrato ( apenas na frente do aqua) quando percebo que o mesmo está com aspecto sujo.Tivemos recentemente as noites mais frias em 52 anos em SP, em uma delas esqueci de ligar o aquecedor, houve mudança na coloração dos corais ( para pior) , mas passado os dias logo se recuperaram

Avatar do usuário
Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Mensagens: 4090
Registrado em: 04 Out 2009, 10:28
Apelido: Dinho
Localização: São Paulo - Zona Norte
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

Re: Redução de nutrientes,métodos. Quais usar?

#135 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Bom algumas novidades

há 15 dias começei a dosar zooplancton e phytoplancton diariamente ( Ambos em pó da marca TLF). A carga orgânica deve estar bem alta , mas o engraçado é que nada de nitritos, nitratos, ou fosfatos detectados. O Legal é que as cores realmente melhoraram

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O meu parametro sempre foi a montipora verde e a coloração ficou bem intensa. Talvez a resposta não esteja em uma redução de nutrientes mas sim em uma alimentação constante dos corais.

Só para constar, paramêtros ok, Mg acima dos 1400 e Ca acima dos 420, RA em 12

Responder

Voltar para “Tópicos de Referência”