🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Kits para testes em marinho (custo x benefício)

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Luciano Chaves
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 22 Jun 2020, 11:25
Apelido: Luciano
Data de Nascimento: 15 Out 1975
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Kits para testes em marinho (custo x benefício)

#1 Mensagem por Luciano Chaves »

Pessoal,

Tenho lido vários tópicos que mencionam qualidade de testes. Li coisas do tipo "se for pra testar usando 'x', prefiro nem testar". Ou uma opinião que o teste de tal fabricante é bom, e em outro tópico outra pessoa mencionar que detesta ou já teve problemas sérios com este.

Pelo que vi, a principal questão tem a ver com que, uma vez aberto, os de menor qualidade se deterioram rápido e perdem a acuracidade.

Tendo isso em mente, e "esquecendo" as melhores opções (obviamente as mais caras), quais fabricantes, ou mesmo quais tipos de testes de quais fabricantes são "ok"? Digo, ok, fazendo aquela avaliação de custo/benefício, pra quem já gastou bastante e procura uma opção "média", que não seja dos mais caros, mas que minimamente não "erre tanto".

Gostaria principalmente se saber marcas "comuns", facilmente encontráveis no MercadoLivre, e de preços não tão altos. Alguns nomes frequentes que aparecem em buscas:

Prodac
Seachem
Sera
Labcon (já ouvi ser um dos piores, mas ex., se uma vez abertos, usá-los em no máximo em 4 meses?)
JBL
Veromar

Obrigado!

maurio
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 14
Registrado em: 27 Fev 2018, 20:07
Apelido: maurio
Data de Nascimento: 06 Mai 1963
Cidade: capao bonito
País: brasil

Re: Kits para testes em marinho (custo x benefício)

#2 Mensagem por maurio »

Você quer um teste barato e que vai deixar você na dúvida se o resultado do teste está correto ou nao? Ou você quer um teste mais caro que vai lhe dar a certeza do resultado do teste.
Vou contar minha experiência: eu tenho teste da Salifert para fosfato e por esse teste meu fosfato estava em 0.003ppm o que seria ótimo para meus corais. Entretanto eu notava que meus corais viviam murchos. Então comprei um teste de fosfato da Hanna ULR HI774 e por esse teste da Hanna meu fosfato estava em 0.26ppm ou seja estava dando quase 10 vezes o nível de fosfato. Só então pude corrigir e diminuir meu fosfato com reator de fosfato e os corais voltarem ao normal.

No aquarismo marinho "barato sai muito caro". Imagine a seguinte situação - você tem R$ 10.000,00 em corais e para economizar ao invés de comprar um teste para fosfato da Hanna ULR HI774 que custa R$ 570,00(mercado livre) você resolve economizar R$ 400,00 e compra um teste mais barato de fosfato que custa R$ 170,00 e por esse teste seu fosfato aparece como 10 vezes menos do que de fato está no seu aquário. Depois de um ano você percebe que praticamente perdeu todos os seus corais, ou seja os R$ 10.000,00 investido até então em corais. Aí eu lhe pergunto valeu a pena a economia de R$ 400,00 depois de ter perdido R$ 10.000,00?

Eu optei por usar os testes da Hanna e ter resulltados de parâmetros que me mais se aproximam da realidade do meu aquário. Não ganho R$ 1,00 nem da Hanna nem da Salifert para falar dessas marcas. Minha intenção é só ajudar as pessoas, que como eu, amam o aquarismo marinho. Boa sorte com seu aquário.

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Kits para testes em marinho (custo x benefício)

#3 Mensagem por Humberto Jr. »

Os testes convencionais possuem uma margem de erro e servem para mostrar os parâmetros aproximados. Apenas testes de ponta (caríssimos) terão uma precisão maior.

Penso que cada um sabe do bolso que tem, logo procura usar aquilo que lhe convém. Saiba que não terá valores precisos.

Em tempo, teve alguns relatos de pessoas que usaram testes de marcas diferentes que acusaram mesmo valor ou algo próximo, assim como teve testes que davam uma discrepância enorme.

https://www.bulkreefsupply.com/video/vi ... estigates/
Imagens retirada do link acima:
Imagem
Imagem

https://scontent-gru2-1.xx.fbcdn.net/v/ ... e=5F1ACF68[/img]

Imagem

Imagem


"Conclusion

The best test kit for you is really is based on which type of parameters you keep; what type of reefer are you? For larger category of reefers who rely on stability to create an awesome looking tank that can withstand the test of time, rely on test kits that provide consistent results test after test. For the average reefer and based on the data from our test that would be the Red Sea Calcium Pro, Hanna Alkalinity Checker and Aquaforest Magnesium Test Kit."
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Luciano Chaves
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 22 Jun 2020, 11:25
Apelido: Luciano
Data de Nascimento: 15 Out 1975
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Kits para testes em marinho (custo x benefício)

#4 Mensagem por Luciano Chaves »

Entendo o ponto, Maurio, obrigado pela resposta! Mas não tô ainda no nível de ter 10k de corais. Então a ponderação aqui é entre o ótimo e o bom.

Vlw, Humberto, acho que "Conclusion" do seu post diz tudo.

E o restante do pessoal, qual a experiência de vocês?

Abs.

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Kits para testes em marinho (custo x benefício)

#5 Mensagem por Humberto Jr. »

Tenho um contato legal com a marca Veromar e gosto dos produtos. Hoje uso o sal e os suplementos de ca/kh/mg deles e usava os testes. Como os clientes pediam teste da red sea, acabei abrindo um kit foundation pro que uso até hoje. Se os valores estavam/estão certos? não sei. O resultado está satisfatório hahahaha

Aqui eu reduzi bem os corais e peixes do meu sistema (preciso atualizar o tópico do reef). Estou mantendo só com TPA, e dosagem bem baixa de Ca, kH e Mg.

Cheguei a fazer a receita (DIY) do balling original mas parei.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”