Página 1 de 1

Peixes palhaço só ficam no fundo do aquário

Enviado: 18 Mar 2020, 19:29
por William Prado
Boa noite pessoal!
Sou iniciante no aquarismo marinho e preciso de ajuda com um problema que está me preocupando.
Tenho um nano marinho montado há pouco mais de 3 meses e há 36 dias atrás coloquei 2 peixes palhaços nele, porém desde então eles passam a maior parte do dia no fundo do aquário e sempre no mesmo lugar. Eles estão se alimentando bem, aparentemente não estão doentes, somente o comportamento está diferente do costume de outros peixes palhaços. O aquário é simples, 37 litros tocado por um hang on de 500l/h, não possui corais ainda, apenas os peixes e 6 paguros. O aquário está passando por aparecimento de algas marrons nas rochas e algas verdes nos vidros.

Alguns dados do aquário:
- Filtro hang on 500l/h Sunsun HBL-502
- Desnatador de superfície Sunsun JY-02
- Sem skimmer
- Luminária Aquanano (feita por um vendedor do mercado livre)
- substrato aragonita 0
- Termostato 50W hopar

Raçôes:
- Tropical Bionautic flakes
- Nutricon Marinho Dia-a-dia

Testes:
- Amônia 0
- Nitrito 0
- pH 8,0
- kH 7
- Salinidade 1.023
- Temperatura entre 26 e 26,5ºC
- Nitrato e fosfato não tenho testes

Faço TPA's semanalmente de pouco mais de 10%, cerca de 4 litros, sal Blue treasure, uso duas gotas de Prime na água da TPA. Minha reposição de água doce é manual, reponho todos os dias (tem uma marca fixa no aquário para não ter variação de salinidade). Utilizo Stability após as TPA's. Enfim, acredito que estou fazendo o certo, porém tem algo de errado que está prejudicando meus peixes que só saem do fundo do aquário para se alimentar. Não consigo descobrir o que é. Já suspeitei do carvão ativado que está no aquário desde que montei e não lavei nem substitui, mas não sei se tem a ver com isso. Outra suspeita seria na oxigenação do aquário, que está somente com o hang on e a circulação do desnatador de superfície.
Agradeço muito a quem puder me ajudar em relação a isso!

Re: Peixes palhaço só ficam no fundo do aquário

Enviado: 02 Abr 2020, 15:58
por Andrés Segal
Nao sei sobre o comportamento dos palhacos, talvez seja adaptacao ou correnteza , sei la, mas NAO use duas gotas de Prime na água da TPA, marinho nao suporta o prime, pois ele so esconde o cloro ou outros elementos...

Re: Peixes palhaço só ficam no fundo do aquário

Enviado: 04 Abr 2020, 18:33
por Daniel Estrella
Só o filtro faz a correnteza do nano ? eu concordo com o Andres, tira o prime, no aquario marinho isso não é necessario, pode ser isso que deve estar prejudicando os peixes.