Página 1 de 1

Dúvidas de iniciante

Enviado: 15 Set 2019, 17:30
por Fabio Lopes
Boa tarde, tenho alguns anos de experiência com aquários de água doce e agora vou montar meu primeiro marinho com peixes e corais e terá 200 litros, preciso de ajuda com o preparo da água, gostaria de saber se o filtro deionizador é necessário ou posso tratar a água com um condicionador. Qual a melhor opção de filtro, Precisa ser um sump? Quantos quilos de rocha são necessários? Teste a serem feitos? Vou montar tudo sem pressa e toda ajuda será bem vinda.

Re: Dúvidas de iniciante

Enviado: 15 Set 2019, 18:47
por marcio rodrigo
Fabio a melhor opção para agua sempre será um reverse osmose de ao menos 4 estágios que vç compra na faixa de 500 a 600 reais.Essa agua sempre precisa ter a melhor qualidade possivel e optando por um deionisador comum e mais barato se sua agua da torneira vier na faixa de 120 no tds vç terá que trocar a resina a cada mês e lá se vai 100 reais por mês só de resina.

Re: Dúvidas de iniciante

Enviado: 18 Set 2019, 11:19
por Felipe Cota
Fabio Lopes escreveu:Boa tarde, tenho alguns anos de experiência com aquários de água doce e agora vou montar meu primeiro marinho com peixes e corais e terá 200 litros, preciso de ajuda com o preparo da água, gostaria de saber se o filtro deionizador é necessário ou posso tratar a água com um condicionador. Qual a melhor opção de filtro, Precisa ser um sump? Quantos quilos de rocha são necessários? Teste a serem feitos? Vou montar tudo sem pressa e toda ajuda será bem vinda.


Fala Fabio beleza? Eu uso só deionizador no meu... minha água da torneira tem 40ppm e faço mais de 1000L com 2 litros de resina tranquilamente. Só com condicionador não adianta pois como vc vai misturar o sal na água a água precisa estar o mais livre de sais possível para que a proporção dos sais seja mantida.

Sobre os filtros, o sump facilita muito a vida, mas não precisa... mantive um reef bem legal por vários anos sem sump. Só troquei o reef pelo atual boyu porque ele era de canto e não tive como mantê-lo no apartamento novo. Mas tendo um skimmer bom, usava o red sea prizm pro que é de pendurar no vidro, e um filtro externo com perlon para remover a sujeira mais pesada, dá pra manter o reef tranquilamente. Esse reef me rendeu até um prêmio de melhor aquário da brasil reef: http://www.brasilreef.com/viewtopic.php?f=107&t=28211

O sump é bom porque você coloca todos os equip nele e deixa o display mais limpo. Sem sump, vai ter que por tudo no display... e as opções, por exemplo de skimmer, são bem reduzidas pois tem que ser skimmer de pendurar. Se quiser aumentar o skimmer não vai ter opções. Apesar de funcionar sem sump, não vale a economia caso esteja montando o reef agora. O sump vai te dar uma liberdade muito maior.

A quantidade de rochas vai do seu gosto... não tem regra pra isso não.