🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aquário Nano 36l

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Luiz Touzo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 22 Abr 2017, 20:36
Apelido: Luiz
Data de Nascimento: 24 Jun 1991
Cidade: Santa Lúcia
País: Brasil
Localização: Santa Lúcia - SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Aquário Nano 36l

#1 Mensagem por Luiz Touzo »

Boa noite pessoal,
tudo bem?

Sou iniciante no hobby de aquários no geral. Tenho um aquário nano 36l, nele tenho 2 filtros. Não contenho corais até o momento. Fiz um tratamento para acelerar a ciclagem ficando 25 dias nesse tratamento.

Tenho 1 filtro normal de 300l/h e 1 filtro skimmer 300l/h.
Tenho 2 camarões bailarinos, 1 donzela e 1 equipe de limpeza.

Problema:

A água está um pouco esverdeada, estou um pouco preocupado que isso possa prejudicar a saúde dos animais. Realizei uma TPA hoje, mas não vi sinais de melhora.

Poderiam me ajudar?

desde já agradeço.

Obrigado.
[mod="Mauro Becker"]Salve, Precisamos de sua ajuda para melhorar o Fórum Brasil Reef.
Hoje o padrão de exibição dos nomes, deve ser “nome” espaço “sobrenome” ou no caso já existir o mesmo registro opte por "nome" underline "sobrenome"
Como por exemplo: Matias Gomes, Celso Suguimoto, André_Fonseca etc. Para fazer a modificação, acesse esse link:

ucp.php?i=profile&mode=reg_details .


Neste local você deve escrever no padrão solicitado ok.
por exemplo de ManthiasGomes12, para Manthias Gomes. Vale lembrar, se quer ser chamado pelo apelido, não tem problema, basta colocar o apelido no campo determinado para isso. Faça a atualização e próximo acesso terá como login o nome atualizado. Aqui você poderá verificar as janelas em que se navega:

alterando o nome

boa navegação. Obrigado.[/mod]

Marcus almeiida
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 28 Mar 2017, 21:23
Apelido: Marcus
Data de Nascimento: 28 Fev 1997
Cidade: Rio de janeiro
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Aquário Nano 36l

#2 Mensagem por Marcus almeiida »

Amigo, boa noite. Tbm sou iniciante no hobby de marinhos. E lendo tópicos aqui no fórum e fazendo pergunta a amigos que fiz aqui, aprendi que aquários nano para iniciante é bem mais difícil de manter do que um aquário de 100l+, estava com um projeto de montar um nano 32l e acabei fazendo mudanças radicais no projeto, pois os amigos aqui o grupo me instruíram a não começar por aquários pequenos. Estou em mente querendo montar um aqua de 100 a 150l pois os colegas disseram que o aprendizado será melhor e será menos instável do que o nano. Mais no seu caso como você já está com seu setup montado tudao rodando já. É só aprender com os erros para não errar nos procimos displays. Eu infelizmente não vou poder te ajudar com o problema da água, mas creio que possa ser o sal de má qualidade, ou a água de reposiçao de má qualidade. (Posso estar completamente errado, falando babozeiras. Mas essa é a minha opinião). Mantenha informações da recuperação do Aqua.


Abraços.
Marcus almeida

Avatar do usuário
Luiz Touzo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 22 Abr 2017, 20:36
Apelido: Luiz
Data de Nascimento: 24 Jun 1991
Cidade: Santa Lúcia
País: Brasil
Localização: Santa Lúcia - SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Aquário Nano 36l

#3 Mensagem por Luiz Touzo »

Boa noite amigo, obrigado pela ajuda.

Queria ter montado um layout maior, mas estou impossibilitado devido ao momento financeiro e também não teria onde colocar, já que o meu fica na casa dá minha avó, pois moro em outra cidade e não tenho onde colocar na minha casa.

Com relação ao sal, estou utilizando Red Sea Coral Pro Salt, acho que pode ser a água que estou utilizando. Qual seria a melhor água para utilizar no aquário?

Marcus almeiida
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 28 Mar 2017, 21:23
Apelido: Marcus
Data de Nascimento: 28 Fev 1997
Cidade: Rio de janeiro
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Aquário Nano 36l

#4 Mensagem por Marcus almeiida »

Água deionizada ou de reverse osmose. Vc está colocando água direto da torneira no aquario? Água da torneira possue muitas partículas prejudiciais. Minérios pesados. Não sei se é o seu caso, mas se vc tiver colocando água direto da bica no aquario, talvez esse seja o problema. Compre uma caneta de tds para saber quantos ppm possui na água da sua torneira, pelo oq eu aprendi o perfeito é 0ppm mas pode colocar até 010ppm. Eu posso estar falando bastante besteira, mas de qquer forma estou me esforçando pra ler tópicos e te ajudar ao maximo.

Abraços.
Marcus almeida

Avatar do usuário
Luiz Touzo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 22 Abr 2017, 20:36
Apelido: Luiz
Data de Nascimento: 24 Jun 1991
Cidade: Santa Lúcia
País: Brasil
Localização: Santa Lúcia - SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Aquário Nano 36l

#5 Mensagem por Luiz Touzo »

Olá amigo, utilizo água de uma posso natural aqui da minha cidade, não sabia que teria que utilizar uma água mais limpa, vou comprar a caneta para realizar o teste. Como não tenho muitas condições no momento olhei aqui no fórum e tem alguns amigos ensinando a montar um deonizador "caseiro".

Obrigado pela ajuda!

Fabio Vicente
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 355
Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Apelido: Fabio
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Aquário Nano 36l

#6 Mensagem por Fabio Vicente »

Água esverdeada é resultado de algas. Se a TPA não está auxiliando nesse problema, então pode ser que a água que você está inserindo, seja na preparação do sal ou por reposição de evaporação, está com níveis altos de carga orgânica.

Realize um teste de fosfato e nitrato, tanto na água do aquário quanto na água de reposição/preparação. Dessa forma ficará mais fácil identificar a fonte do problema. Se puder, invista em um medidor de TDS, é barato e serve para monitorar a qualidade da água, tanto na torneira quanto na saída de um filtro RO ou DI.

Mas aqui vai um grande porém. Seu aquário é muito novo e é normal que algas se desenvolvam. Aceleradores de biologia auxiliam na ciclagem, mas não são produtos mágicos. Apenas com o tempo que um aquário encontra um equilíbrio, e se tratando de um aquário pequeno, esse tempo pode ser grande.

Também devemos levar em conta o tipo de iluminação que está utilizando. Fico no aguardo dessa informação para um melhor entendimento do seu sistema.

De imediato, sugiro que você invista em um filtro deionizador. Pode ser um simples, apenas com carvão ativado e resina mista 60%/40%. Há filtros desse tipo à venda na internet por menos de R$ 150,00.

Dê mais detalhes da sua montagem, como tipo de substrato, rochas, elementos filtrantes, tipo de filtro, iluminação e fotoperíodo.

Avatar do usuário
Luiz Touzo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 4
Registrado em: 22 Abr 2017, 20:36
Apelido: Luiz
Data de Nascimento: 24 Jun 1991
Cidade: Santa Lúcia
País: Brasil
Localização: Santa Lúcia - SP
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Aquário Nano 36l

#7 Mensagem por Luiz Touzo »

Bom dia Fabio,

entendo, como sou novo no hobby ainda estou aprendendo e sou grato pela dicas que vocês estão me dando. Ainda não tenho testes e nem o medido irei providenciar os mesmos.

Contenho no meu layout o seguinte:

Equipamentos

  • 1 Aquário Simples 36 L;
  • 7 kg de substrato de concha e rocha moída;
  • 2 Rochas Viva;
  • 1 Filtro simples Atman HF-0400;
  • 1 Filtro Skimmer DoPhin PS2012 Protein Skimmer;

Animais

  • 1 Donzenla;
  • 2 Camarões Bailarinos;
  • 3 Turbo Snail (limpeza);
  • 3 Mini Pagurus (limpeza);

Não tenho iluminação artificial por que não possuo corais até o momento, o aquário fica em um lugar onde não tenho iluminação direta no mesmo.

Abraços

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Aquário Nano 36l

#8 Mensagem por Armando Ito »

1 - na impossibilidade de adquirir agua pronta ( ou natural ) ... monte um deionizador ...

2 - adquira um tds ( para monitorar a qualidade da agua ) ...

3 - adquira um refratômetro ( para monitorar a salinidade ) ...

4 - faça tpas consecutivas até " tirar " toda agua de poço que vc inseriu ( fosfato e silicato ) ...

5 - estude mais a respeito da montagem de um marinho ( há vários tópicos a repeito por aqui mesmo ) ...

abraço e boa sorte
Editado pela última vez por Armando Ito em 23 Abr 2017, 15:06, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1297
Registrado em: 28 Abr 2012, 13:04
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Tucuruvi - Zona Norte
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Aquário Nano 36l

#9 Mensagem por Marco Vieira »

Cara, o principal agora é um filtro DI ou RO, como o Fábio falou. Água de salgado tem que ser livre de impurezas, é a famosa água purificada. É 0 no TDS.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Avatar do usuário
Daniel Zabukas
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 50
Registrado em: 17 Jan 2017, 20:04
Apelido: Zabs
Data de Nascimento: 17 Abr 1981
Cidade: São Paulo
País: Brazil
Curtiu: 13 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Aquário Nano 36l

#10 Mensagem por Daniel Zabukas »

Como varios ja disseram tem coisas que são essenciais no aquarismo marinho:
- filtro deonizador. No mercado livre você acha por uns 120,00 e para a sua litragem vai durar bastante sem precisar de manutenção;
- caneta tds, uns 50 reais;
- refratometro. Uns 150,00 ou menos no mercado livre;
- testes. Para aquario desse tamanho eu, por causa da facilidade de fazer tpa, compraria um amonia alert e só usaria agua com tds zerado. Eu faria uns 30 a 40% de tpa semanal. Assim fosfato, nitrato, ca, mg e kh estariam sempre bem e o amonia alert mostraria algum pico emergencial que obrigaria tpa de emergencia.
- reposição automatica de agua doce. Considerando que você não está sempre ao lado do aquario é obrigatório. Com 130,00 reais você compra uma eclusa e mais 40,00 uma bombinha. Isso, um balde plastico novo e 1,5m de mangueirinha de silicone resolve o problema;
- aquecedor com termostato de uns 20w. 60,00;
- cooler com termostato. Montando você mesmo sai uns 120,00 reais.

Quando resolver colocar corais vai precisar de uma luminaria razoavel. Comprando uma caseira sai uns 400-500,00. Fazendo você mesmo sai uns 100 a 300 dependendo se você quer com ou sem controlador.

Uma coisa que ao meu ver não tem como fugir em aquarismo marinho é de alguns gastos basicos. Evitar isso é acelerar a morte dos bichos e se frustrar.
Fazendo o que é certo e sem pressa é muito recompensador. Ver os corais multiplicando bocas trás muita satisfação


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Aquário Nano 36l

#11 Mensagem por Vinicius F. Reis »

[mod="Moderador"]Salve, Precisamos de sua ajuda para melhorar o Fórum Brasil Reef.
Hoje o padrão de exibição dos nomes, deve ser “nome” espaço “sobrenome”
Como por exemplo: Matias Gomes, Celso Suguimoto etc. Para fazer a modificação, acesse esse link:

ucp.php?i=profile&mode=reg_details.

Neste local você deve escrever no padrão solicitado ok.
por exemplo de ManthiasGomes12, para Manthias Gomes. Vale lembrar, se quer ser chamado pelo apelido, não tem problema, basta colocar o apelido no campo determinado para isso.

Veja Também:

viewtopic.php?f=34&t=28128

Faça a atualização e próximo acesso terá como login o nome atualizado. boa navegação. Obrigado.[/mod]

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”