🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aula 3 curso basso enche aquario

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Cassio Martins de souza
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 54
Registrado em: 16 Fev 2016, 18:35
Apelido: Cassio
Data de Nascimento: 02 Abr 1990
Cidade: Blumenau
País: Brasil

Aula 3 curso basso enche aquario

#1 Mensagem por Cassio Martins de souza »

Boa tarde
Pretendo comecar meu aquario mais rapido possivel!
Vi tópico aqui forum com discussão como enche aquário acho que modo do basso esta certo não esta?
* Ele diz para encher display e sump ate nivel de funcionamento colocar fita isolante marca nivel calcula a litragem ligar a bomba e colocar o sal e regula a densidade
*ai colocar as rochas encostada no vidro e arrumar o layout tirar agua que passo da medida
* com cano largo adicionar substrato fazendo ilhas depois espalha com regua

Ta certo assim alguem fez assim?
Ou indicam outra forma?
Obrigado

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Aula 3 curso basso enche aquario

#2 Mensagem por tedescowill »

Cassio Martins de souza, primeiro daria como sugestão vc ler este topico no qual levei uma advertencia icon_assobiando :twisted:
http://www.brasilreef.com/viewtopic.php?f=45&t=40633
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Aula 3 curso basso enche aquario

#3 Mensagem por Humberto Jr. »

Prefiro preparar a água fora do aquário, no sump ou em algum tambor, colocar a água aos poucos no aquário já com substrato colocado, e após fazer uma camada de uns 3-5cm acima do substrato colocar as rochas.

Após isso continuar enchendo de água.

Única coisa que não é recomendada é encher com água deionizada com o substrato já no aquário.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Cassio Martins de souza
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 54
Registrado em: 16 Fev 2016, 18:35
Apelido: Cassio
Data de Nascimento: 02 Abr 1990
Cidade: Blumenau
País: Brasil

Re: Aula 3 curso basso enche aquario

#4 Mensagem por Cassio Martins de souza »

Substrato numero 2 seria ideal?
Nao tem perigo de peixe cavar debaixo rocha e cair tudo certo seria apoiar elas no vidro?

Obrigado

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Aula 3 curso basso enche aquario

#5 Mensagem por tedescowill »

E respondendo a sua pergunta sobre o que eu indicaria

Eu faria a água separada de cerca de 80% da litragem do aquario de um aquario de 100 litros ,80 litros

Montaria o layout desejado com as rochas (eu poria algum material embaixo de algumas mais ''pontudas" ,já quebrei o vidro traseiro do meu aquário de água doce riscando sem querer o vidro com uma pedra )

Colocaria o substrato e encheria o aquario, se sobra-se alguma agua é so calcular a litragem total (RETIRANDO A LITRAGEM QUE SOBROU DA LITRAGEM USADA,NOS CALCULOS NOS CALCULOS ENTENDEU )Usada para atingir a marca desejada, se falta se faria mais um pouco (pre estimando a litragem necessitaria ) pois assim eu entendo que para um principiante ,não faria muito mais água na qual teria que ser retirada do aquario (e esta água já estaria digamos assim totalmente nova,pois teria tido contato com poeira do cascalho/rochas)

Eu nao vejo grandes problemas em fazer como ele diz no vídeo, só acho que faria do modo acima , e isso com a água já dissolvida , (eu não acho que poderia ficar agua doce "aprisionada no cascalho como suje rio outro usuário no tópico do link" ,mas sim o sal)
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Aula 3 curso basso enche aquario

#6 Mensagem por Mauro Becker »

tedescowill escreveu:Eu faria a água separada de cerca de 80% da litragem do aquario de um aquario de 100 litros ,80 litros

Montaria o layout desejado com as rochas (eu poria algum material embaixo de algumas mais ''pontudas" ,já quebrei o vidro traseiro do meu aquário de água doce riscando sem querer o vidro com uma pedra )

Colocaria o substrato e encheria o aquario, se sobra-se alguma agua é so calcular a litragem total (RETIRANDO A LITRAGEM QUE SOBROU DA LITRAGEM USADA,NOS CALCULOS NOS CALCULOS ENTENDEU )Usada para atingir a marca desejada, se falta se faria mais um pouco (pre estimando a litragem necessitaria ) pois assim eu entendo que para um principiante ,não faria muito mais água na qual teria que ser retirada do aquario


plus_icon

Introdução


Esse curso foi elaborado pensando em você, aquarista iniciante, que está dando os primeiros passos em busca do conhecimento para manutenção de animais marinhos em sua casa. Sinta-se a vontade para tirar suas dúvidas.
Serão várias "aulas" - embora aqui ninguém tenha o desejo de ser dono da verdade rsrsrs - que serão colocadas a sua disposição.

O seu sucesso com o aquarismo é a nossa alegria!



Tipos de Aquários

Os aquários marinhos podem ser divididos em 2 tipos :

- Aquário marinho de peixes, chamado de Fish Only (FO).

- Aquário marinho para corais e peixes;

Geralmente o que vemos nas fotos dos fóruns são os aquários com corais e peixes.

Para a escolha de peixes para o aquário de recife de corais, é importante pensar em compatibilidade entre as várias espécies de peixes e entre os próprios corais, já que existem peixes que comem corais.

Os corais são animais sensíveis e qualquer variação grande no sistema pode acarretar sua perda. Se as condições para o coral forem boas, esse vai alegrar o aquarista com crescimento (reprodução assexuada) e rápida proliferação. Nossa tarefa como aquaristas é manter essas condições ideais.

Para a manutenção de corais, existem três fatores críticos:

- Iluminação;

- Qualidade da água e

- Controle de algas.

Falaremos sobre os três fatores em aulas separadas, por se tratarem do “coração” para o êxito com aquário marinho de corais.

Para a manutenção desses animais sensíveis, precisamos de um aquário cujo sistema funcione sem problemas. Como deve ser um aquário ideal é impossível dizer, principalmente porque vários aquaristas têm experiências diferentes com sistemas diferentes. Os sistemas vão desde o natural (filtro biológico) até os sistemas com técnicas extremamente avançadas. Nosso objetivo é mostrar sistemas que com certeza funcionam.

O Aquário

O melhor material para a fabricação do aquário é o vidro. As folhas de vidro devem ser coladas com silicone especial, que não contenha anti-mofo. Melhor que você contrate alguém para montar o seu aquário, pois não é tão simples quanto pode parecer.

Para se calcular o volume nominal de um aquário retangular, deve-se multiplicar seu comprimento pela altura e pela largura.

Exemplo : Um aquário de 100 cm de comprimento, por 40 cm de largura e 50 cm de altura :


Imagem


Volume nominal = 100 x 50 x 40 = 200.000 cm3
sabe-se que, 1 litro = 1 dm3 e 1 dm = 10 cm,
então 1 litro = 1 (10 cm)3 = 1.000 cm3
Ou seja, 200.000 cm3 = 200 litros.

Na prática, basta multiplicar as três medidas do aquário em centímetros e desprezar os três últimos zeros, tomando o resultado em litros.

Para se calcular o volume efetivo, geralmente despreza-se 20% do volume nominal, pois temos que descontar as rochas, o substrato, o espaço sem água...
No nosso exemplo:

Volume efetivo = 200 x 0,8 = 160 litros


Como muitos dos produtos que utilizamos nos aquários são importados dos Estados Unidos, e, geralmente para utilização dos produtos é importante conhecer o volume efetivo do aquário, temos que saber transformar litros em “galões”, que é a unidade americana para volume. Sabe-se que 1 galão é igual a 3,78 litros. Para o nosso exemplo, temos que 160 litros resultam em aproximadamente 42 galões.


1 galão = 3,78 litros



Geralmente os aquários marinhos uma caixa de circulação que fica sob o aquário que é chamada de SUMP. Nessa caixa de circulação são colocados os filtros mecânicos, Skimmer, resinas removedoras, etc. O volume existente nessa caixa de circulação deve ser somado ao volume efetivo do aquário.

Abaixo o esquema de um circuito de aquário com sump:

Imagem



A bomba principal leva água do sump até o display principal. O overflow tem a função de coletar a água da superfície do display e enviar para o sump, onde um skimmer – principal equipamento do aquário marinho – faz a função de retirar excesso de matéria orgânica dissolvida. No sump podem ser colocados também outros equipamentos, como explicaremos mais adiante.

Abraço
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Fabiano Belezoni
Moderador
Moderador
Mensagens: 2092
Registrado em: 05 Jul 2009, 11:16
Apelido: Belezoni
Localização: Mogi das Cruzes
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 71 vezes

Re: Aula 3 curso basso enche aquario

#7 Mensagem por Fabiano Belezoni »

Cassio,
Faça a agua fora e depois jogue-a para o display, com substrato e rvs no lugar.
Se nao tiver onde fazer essa agua, encha o sistema sem substrato, adicione o sal e acerte a densidade e apos adicione o substrato, espere ele decantar e adicione as rvs.

[]'s
Belezoni

Ele chegou!!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Aula 3 curso basso enche aquario

#8 Mensagem por Celso Suguimoto »

Cassio Martins de souza escreveu:Boa tarde
Pretendo comecar meu aquario mais rapido possivel!
Vi tópico aqui forum com discussão como enche aquário acho que modo do basso esta certo não esta?
* Ele diz para encher display e sump ate nivel de funcionamento colocar fita isolante marca nivel calcula a litragem ligar a bomba e colocar o sal e regula a densidade
*ai colocar as rochas encostada no vidro e arrumar o layout tirar agua que passo da medida
* com cano largo adicionar substrato fazendo ilhas depois espalha com regua

Ta certo assim alguem fez assim?
Ou indicam outra forma?
Obrigado


Na aula 3 do curso do Basso, ele cita que um dos métodos mais adequados para se adicionar sal em um aquário novo é encher o tanque com agua de reversa, calcular a litragem utilizada, colocar rochas, colocar substrato, recalcular a litrahem e depois ir adicionando o sal na agua, pelo sumo.

Minha dúvida é a seguinte: Ao se colocar sal na agua pelo sump devo apenas ir dosando o sal? E ele será misturado na agua através da circulação da agua do aquário?


Cada vez de forma diferente ? Nem vi esse video, mas tem algum erro na interpretacao desse

Uma hora fala de por o sal antes das rochas e substrato outra em ordem inversa.

Preparar a agua dentro do aquario sem nada dentro nao tem problema. Ta errado eh colocar primeiro a rocha e depois o substrato, tem um risco de quebrar o vidro do fundo

A parte ruim disso é q o substrato vai ficar muito mais tempo em suspensao do que qdo feita fora do aquario o preparo da agua.

Pelo visto as pessoas mudam de ideia com o tempo.

Resumindo a MELHOR forma é fazer fora do aquario, a PIOR é fazer com ele montado como no segundo exemplo. No primeiro exemplo nao tem como prender nem sal nem agua doce no substrato ja q ele entra por ultimo e o sal ja estaria dissolvido, mas tem o risco de quebrar o vidro do fundo.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Cassio Martins de souza
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 54
Registrado em: 16 Fev 2016, 18:35
Apelido: Cassio
Data de Nascimento: 02 Abr 1990
Cidade: Blumenau
País: Brasil

Re: Aula 3 curso basso enche aquario

#9 Mensagem por Cassio Martins de souza »

Muito obrigado pela ajuda!

Tenho um aquário plantado já errei muito gastei muito dinheiro não queria cometer mesmo erro aquário marinho!
Tirar peixe do mar pra não ter tudo que ele precisa não acho certo, também não quero gastar sem necessidade!
Por isso to pesquisando muito tirando todas as duvidas!
Obrigado e boa noite galera

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”