🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Quantos peixes posso colocar?

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Emilio Kuhl
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 29
Registrado em: 16 Mar 2016, 13:16
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 02 Out 1978
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 11 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Quantos peixes posso colocar?

#1 Mensagem por Emilio Kuhl »

Boa noite pessoal!
Estou iniciando minha aventura no mundo do aquarismo marinho. Por ser iniciante e para pegar prática, optei por começar com um nano de 40 litros. Gostaria de saber quantos peixes e corais moles poderei colocar nele depois do período de ciclagem.
Grato pela atenção de todos!

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: Quantos peixes posso colocar?

#2 Mensagem por Wellington Salles »

Emilio Kuhl,

Cara te afirmo que não foi uma boa escolha começar com 40l! Essa litragem demanda uma determinada astúcia do proprietário, em razão de sua vulnerabilidade nas mudanças de parâmetros. ..

Recomendo que você leia bastante sobre o sistema marinho, e dê muita atenção ao resfriamento e evaporação de água no reef!!!!

Quanto aos peixes, um goby e no máximo um casal de oceallis pequenos, isso contando que tenha poucas rochas e já sabendo que terá que trocá-los a cada temporada em razão do crescimento...

Corais pra iniciantes sempre os softs!

Boa sorte,

Abração.
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Quantos peixes posso colocar?

#3 Mensagem por Mauro Becker »

Wellington Salles escreveu:Emilio Kuhl,

Essa litragem demanda uma determinada astúcia do proprietário, em razão de sua vulnerabilidade nas mudanças de parâmetros. ..

Recomendo que você leia bastante sobre o sistema marinho, e dê muita atenção ao resfriamento e evaporação de água no reef!!!!

Quanto aos peixes, um goby e no máximo um casal de oceallis pequenos, isso contando que tenha poucas rochas e já sabendo que terá que trocá-los a cada temporada em razão do crescimento...

Corais pra iniciantes sempre os softs!

Boa sorte,

Abração.

plus_icon
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Antonio de Melo Antunes Filho
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2154
Registrado em: 03 Abr 2015, 18:07
Apelido: Antunes
Data de Nascimento: 25 Nov 1954
Cidade: Santos
País: Brasil
Curtiu: 107 vezes
Recebeu Curtir: 139 vezes

Re: Quantos peixes posso colocar?

#4 Mensagem por Antonio de Melo Antunes Filho »

Olá Emílio, o que o Wellington te disse é a pura verdade, eu estenderia minha preocupação com a densidade também, porque com pouca litragem ela pode variar perigosamente, meu primeiro aquário foi um de 60 litros e era uma das minhas preocupações
Paciência é a maior virtude de um aquarista

Thiagobarbosa
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 53
Registrado em: 21 Ago 2015, 00:05
Apelido: Thiago
Data de Nascimento: 23 Mai 1992
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Quantos peixes posso colocar?

#5 Mensagem por Thiagobarbosa »

Emilio Kuhl escreveu:Boa noite pessoal!
Estou iniciando minha aventura no mundo do aquarismo marinho. Por ser iniciante e para pegar prática, optei por começar com um nano de 40 litros. Gostaria de saber quantos peixes e corais moles poderei colocar nele depois do período de ciclagem.
Grato pela atenção de todos!


Emilio primeiro tem que saber, se voce for se dedicar de coraçao, pode ter ate um pico de 10L, tem mtas regras que sao balelas, nao estou tirando o conhecimento dos colegas a cima, mais colocam muitas barreiras, vou postar um video aqui em baixo de um iniciante que esta com um nano de 17L, com lindos corais, esta com 2 palhaços e um firefish, estao todos saudaveis e comendo, e alem disso ele tem um bailarino, o aquario dele esta com 70 dias e em perfeito estado e parametros, tome nota assim, se voce for se dedicar podera ter o reef que quiser, nao leve muito a serio essas questoes de que nao podera ter tal peixe e blablabla, logico que voce nao vai colocar 1 tang ai dentro, mais nao leve tudo a risca, como diz o mestre João Basso, as pessoas falam de mais e nada de provarem o que estao dizendo, em fim, como disse nao estou desmerecendo nem desfavorecendo os comentarios acima.

Segue o vídeo do nano de 17 Litros, com 3 peixes e um camarão bailarino
[videos]https://www.youtube.com/watch?v=gsEtgeoG5og[/videos]
Veja meu Nano Reef 42L + Sump Traseiro 12L

viewtopic.php?f=45&t=43039&p=436165#p436165

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Quantos peixes posso colocar?

#6 Mensagem por Mauro Becker »

Thiagobarbosa escreveu:
Emilio primeiro tem que saber, se voce for se dedicar de coraçao, pode ter ate um pico de 10L, tem mtas regras que sao balelas, nao estou tirando o conhecimento dos colegas a cima, mais colocam muitas barreiras,


Caro Thiago, me surpreende um pouco este tipo de comentário, pois lendo com muita parcimônia e cautela, terminei por entender que os alertas feitos foram por você reduzidos a balelas e impedimentos.


Emilio, veja os topicos indicados, visite aquaristas, uma visita sempre ajuda no entendimento de alguma coisa, mesmo se for para entender de como não fazer.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Quantos peixes posso colocar?

#7 Mensagem por Celso Suguimoto »

Thiago sucesso se mostra a longo prazo e nao em montagens curtas. Se um aquario bem montado novo fosse sinonimo de conhecimento ou sucesso feira de animais seria um exemplo a ser seguido.

Tem gente que arrota conhecimento mas desmonta aquarios todo ano, simplesmente pq nao consegue manter por prazos maiores.

Existem limitacoes fisicas e que devem ser respeitadas em ambientes marinhos muito mais do que em agua doce, devido a propria origem dos animais. O oceano é infinitamente maior do que um rio e por consequencia estável.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Quantos peixes posso colocar?

#8 Mensagem por Renato Vidal »

A atenção e dedicação é inversamente proporcional ao tamanho do aquário.

Possível?, sim, com certeza, porém, como já citado, a atenção e dedicação é maior.



Em casa temos dois aquários, um com perto de 1000 litros e outro com 100 litros, pergunte qual dá trabalho?

Manter a temperatura no aquário de 100 litros é um parto.
A densidade dele oscila semanalmente
Isso porque tenho controle automático de temperatura e reposição de água doce automática.

Mantemos nele dois casas de ocelaris, tinha um camarão que de um dia para o outro amanheceu morto.


Bem, o reef de 1000 litros, basta dizer que quando menos eu mexo melhor ele fica.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Quantos peixes posso colocar?

#9 Mensagem por Renato Vidal »

Agora Emilio, após essa estabilidade e atenção.

Quanto a sua pergunta.

Entendo que dois peixes pequenos vão ficar em, porém, opte por peixes de natureza mais parada, pouco nado e pouca movimentação.

E principalmente dois peixes que não sejam incompatíveis entre si, pois, será um ringue caso não se atente a isso.

Talvez uma anêmona e um casal de palhaços menores como o pink skunk, orange skunk, percula ou ocellaris.

Sem ser o palhaço, um blênio também é um peixe que pode viver bem em áreas contidas. Mas escolha as espécies menores.

Uma dupla de bangai também pode ser interessante, porém, somente faça isso se eles estiverem já comendo ração, para evitar que morram sem alimentos.


Evite peixes que precisam se alimentar da biologia presente, como mandarins e wrasses. Essa área para desenvolvimento de microvida não será suficiente para mante-los saudável.
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Sidney Sevilha
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2063
Registrado em: 02 Jan 2013, 10:55
Apelido: forms
Data de Nascimento: 04 Out 1982
Cidade: São Paulo, SP
País: Brasil
Localização: Barueri - SP
Curtiu: 43 vezes
Recebeu Curtir: 122 vezes
Contato:

Re: Quantos peixes posso colocar?

#10 Mensagem por Sidney Sevilha »

Emilio Kuhl, tanque pequeno é bom para entender como a dinâmica de um reef funciona, sem despender de muito dinheiro na montagem inicial.

Entretanto, a maior dificuldade está em manter essa dinâmica ESTÁVEL... já que qualquer oscilação de temperatura, salinidade ou suplementação errada, acaba impactando muito mais nos animais e no sistema de modo geral, justamente em função da baixa litragem.
Resumindo, a margem de manobra (erro) é bem menor se comparado à tanques com maior litragem.

Tenha cuidado e faça trocas parciais com atenção, mantendo a mesma temperatura, salinidade e ph; providencie um sistema de reposição de água doce (evaporada), para não haver oscilação de salinidade no tanque; verifique o local que irá deixar o tanque, evite sol direto e mantenha a temperatura estável.

Quase todo mundo começa à aprender de alguma forma, só mantenha sempre em mente, que você esta lidando com a vida dos animais, tenha responsabilidade e bom divertimento.

Abs;
.

Imagem

jorge seibert
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 706
Registrado em: 24 Fev 2013, 03:48
Apelido: seibert
Data de Nascimento: 11 Ago 1975
Cidade: POMPANO BEACH
País: USA
Localização: florida-usa
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Quantos peixes posso colocar?

#11 Mensagem por jorge seibert »

Sidney Sevilha escreveu:Emilio Kuhl, tanque pequeno é bom para entender como a dinâmica de um reef funciona, sem despender de muito dinheiro na montagem inicial.

Entretanto, a maior dificuldade está em manter essa dinâmica ESTÁVEL... já que qualquer oscilação de temperatura, salinidade ou suplementação errada, acaba impactando muito mais nos animais e no sistema de modo geral, justamente em função da baixa litragem.
Resumindo, a margem de manobra (erro) é bem menor se comparado à tanques com maior litragem.

Tenha cuidado e faça trocas parciais com atenção, mantendo a mesma temperatura, salinidade e ph; providencie um sistema de reposição de água doce (evaporada), para não haver oscilação de salinidade no tanque; verifique o local que irá deixar o tanque, evite sol direto e mantenha a temperatura estável.

Quase todo mundo começa à aprender de alguma forma, só mantenha sempre em mente, que você esta lidando com a vida dos animais, tenha responsabilidade e bom divertimento.

Abs;


Sidney exelente comentário! plus_icon

Marcos Tourinho
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 3
Registrado em: 23 Abr 2020, 16:22
Apelido: Marcos
Data de Nascimento: 29 Jan 1976
Cidade: Belém
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Quantos peixes posso colocar?

#12 Mensagem por Marcos Tourinho »

Após ler muito e assistir milhares de vídeos, finalmente vou começar a ciclar. Meu display mede 60x50x50, gostaria de saber se posso colocar 4 ocellaris: 1 comum, 1 black, 1 Black Ice e 1 Black Snowflake, todos pequenos e ao mesmo tempo? Pretendo colocar após terminar todo o ciclo e já ter colocado 1 ou 2 anêmonas e alguns corais, tais como, zoanthos, Hammer, Palythoa e Frog.

Avatar do usuário
Andrés Segal
Moderador
Moderador
Mensagens: 2132
Registrado em: 12 Set 2012, 16:38
Apelido: Andres
Data de Nascimento: 25 Jun 1959
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas / SP
Curtiu: 229 vezes
Recebeu Curtir: 111 vezes

Re: Quantos peixes posso colocar?

#13 Mensagem por Andrés Segal »

Marcos Tourinho escreveu:Após ler muito e assistir milhares de vídeos, finalmente vou começar a ciclar. Meu display mede 60x50x50, gostaria de saber se posso colocar 4 ocellaris: 1 comum, 1 black, 1 Black Ice e 1 Black Snowflake, todos pequenos e ao mesmo tempo? Pretendo colocar após terminar todo o ciclo e já ter colocado 1 ou 2 anêmonas e alguns corais, tais como, zoanthos, Hammer, Palythoa e Frog.

nao vou palpitar, mas vou falar oque eu tenho, um aquario de mil litros e da briga de palhaco, entao pense bem em colocar 4 num de 150 litros, se quiser conselho, coloque um casal de palhaço e um outro peixe, tipo blenio ou bangai e pronto
Andrés Segal / Campínas / SP

Atual 1000 litros : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=31842
Desmontado e Vendido 200 litros: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=18696 - [glow=red]TRANCADO[/glow]
PS. Não mate a formiga, ela é um GIF animado....

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”