🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

meu hepatus esta com ictio

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Tiago Felicio
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 07 Ago 2015, 08:30
Apelido: tiagoarq
Data de Nascimento: 19 Ago 1980
Cidade: araraquara
País: brasil
Curtiu: 8 vezes

meu hepatus esta com ictio

#1 Mensagem por Tiago Felicio »

ola galera tenho um boyu mt 50 de 80 litros com chiler e recentemente coloquei um hepathus filhote as umas duas semanas, na sexta feira notei algumas pintas brancas tipo bolhinhas de ar no corpo (icitio) o que devo fazer, pois no água doce seria aumento de temperatura mais no marinho
não seria correto esse procedimento.

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: meu hepatus esta com ictio

#2 Mensagem por Wellington Salles »

Tiago Felicio,

Sugiro que você procure a loja onde comprou e devolva esse animal!!!

Não tem o que fazer diante limite imposto pelo sistema que possui..

Na próxima aquisição estude um pouco sobre a especie que irá adquirir!

Abraço.
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Tiago Felicio
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 07 Ago 2015, 08:30
Apelido: tiagoarq
Data de Nascimento: 19 Ago 1980
Cidade: araraquara
País: brasil
Curtiu: 8 vezes

Re: meu hepatus esta com ictio

#3 Mensagem por Tiago Felicio »

o problema que felei com a loja que me vendeu, mais eles disseram que isso é normal e ele vai melhorar pois quando eu comprei ele estava sem fungos ou outros problemas e estabilizado. tenho tbm um yelow tang e dois palhaço que vieram do mesmo lugar e estão normais (sem ictios) existe algum medicamento ou procedimento que eu possa fazer????
(tipo eles não querem pegar o peixe de volta)

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: meu hepatus esta com ictio

#4 Mensagem por Wellington Salles »

Tiago Felicio,

Hepatus é um animal bem suscetível ao Ictio, isso em condições normais, digo num ambiente saudável! Ele necessita de pelo menos 300l para que possa "pastar" como de costume!

Em 80l por mais que ele seja pequeno não comporta os "tiros" que a especie tem o hábito de fazer...

Qualquer que seja o fator, ele irá se estressar e com isso desencadeará a temida doença em questão.

Nada que voce faça irá sanar esse problema porque ele sempre estará estressado!

Nessas condições ele acabará condenado a morte e por consequência poderá transmitir a doença aos demais habitantes os quais acabaram tendo o mesmo destino.

Leve-o ate a loja e exija que eles troquem por outro animal compatível com seu tank, sugiro gobys.
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Avatar do usuário
Marcos Hiroshi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 142
Registrado em: 22 Set 2014, 11:28
Apelido: Hiroshi SP
Data de Nascimento: 22 Jan 1979
Cidade: São Paulo / SP
País: Brasil
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: meu hepatus esta com ictio

#5 Mensagem por Marcos Hiroshi »

Tiago Felicio escreveu:o problema que felei com a loja que me vendeu, mais eles disseram que isso é normal e ele vai melhorar pois quando eu comprei ele estava sem fungos ou outros problemas e estabilizado. tenho tbm um yelow tang e dois palhaço que vieram do mesmo lugar e estão normais (sem ictios) existe algum medicamento ou procedimento que eu possa fazer????
(tipo eles não querem pegar o peixe de volta)


Tiago, pelo visto devolver na loja não é uma opção que vc está disposto a fazer. Correto?
O peixe é muito lindo e de uma personalidade incrível. Realmente todo aquarista gostaria de ter um.
Infelizmente para você o que o Wellington Salles disse é tudo verdade, e para te ajudar, o que podemos fazer é te orientar.
Do que ele disse, extraia o seguinte: assim que sarar (se sarar), pense em arranjar um outro lar para o peixe! Ok?
Diga uma coisa... ele está se alimentando bem?
Quanto a temperatura, não precisa aumentar não, mantenha tudo bem estabilizado (temperatura, PH, salinidade etc.).
Mantenha também uma boa rotina de alimentação, com variedade de rações (flocos/grãos - marcas - nori/acelga).
Não assuste o peixe, metendo a mão no aquário ou mudando lay-out.
Tem gente que usa remédios e alho, mas eu acho que no seu caso, com os outros peixes estão legais é só isso mesmo. Use a ferramenta de pesquisa no fórum antes de fazer qq coisa.

Por fim, o Yellow Tang é bem mais resistente, mas acho que ele tb vai sofrer no seu aqua. Trocar ou devolver ele antes pode ajudar a diminuir o estresse do Hepathus. É só minha opinião!
Estude bem e forme a sua opinião! Boa sorte!
Abraço!

Marcos Hiroshi.

Meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=35138

Avatar do usuário
Antonio de Melo Antunes Filho
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2154
Registrado em: 03 Abr 2015, 18:07
Apelido: Antunes
Data de Nascimento: 25 Nov 1954
Cidade: Santos
País: Brasil
Curtiu: 107 vezes
Recebeu Curtir: 139 vezes

Re: meu hepatus esta com ictio

#6 Mensagem por Antonio de Melo Antunes Filho »

É cara infelizmente não rola para um aquário com pouca litragem e comprimento eu tenho um aquário de 250 litros líquidos mas ele é um cubo 70X60X60 e não tem comprimento suficiente para um tang e um hepatus exige mais ainda
Paciência é a maior virtude de um aquarista

Tiago Felicio
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 07 Ago 2015, 08:30
Apelido: tiagoarq
Data de Nascimento: 19 Ago 1980
Cidade: araraquara
País: brasil
Curtiu: 8 vezes

Re: meu hepatus esta com ictio

#7 Mensagem por Tiago Felicio »

legal galera valeu pelas dicas, estou mantendo a temperatura entre 26,5 a 26,8, ele esta comendo bem e estou variando as rações entre flocos e grãos, separei uma pequena quantidade diária com alho mais eles não gostaram não, então voltei a ração normal e tbm estou colocando nori entre as refeições, hj ele esta bem melhor os pontos brancos diminuiram bastante e ele esta bem ativo. bom mais com tudo isso achei melhor conversar na loja onde eu comprei o peixe e devolve-lo, assim que eu tiver um aquário maior tentarei a espécie novamente

Avatar do usuário
Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1445
Registrado em: 18 Mai 2015, 18:19
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Cidade: São Sebastião do Paraíso
País: Brasil
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

Re: meu hepatus esta com ictio

#8 Mensagem por Rodrigopasqua »

Olá Tiago, fez bem, é difícil mas é necessário voltar atrás, você teria muita dor de cabeça se insistisse nesta ideia..
Abraços

jose cabrera1
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 685
Registrado em: 19 Jul 2013, 19:47
Apelido: ze
Data de Nascimento: 03 Fev 1964
Cidade: sao paulo
País: brasil
Recebeu Curtir: 47 vezes

Re: meu hepatus esta com ictio

#9 Mensagem por jose cabrera1 »

vc disse na loja o tamanho do seu aquario? pois se disse o vendedor nem deveria te-lo vendido , hepatus crescem muito e rapido , pequenos sao lindos , grandes ja nem tanto

essa semana vi uns numa loja minusculos , um pouco maior que uma moeda de 0,10 centavos.

e comum quando se compra um hepatus , powder blue quando chegam no sistema novo desenvolver ictio , mas com a adaptação isso regride , mas o ictio estara no seu sistema .

se nao tem planos de aumentar o aquario um dia talvez tenha que se desfazer do yellow , alguns ficam bem grandes .

pra um aquario de 80 litros e um casal de ocelaris ( um de cada cor) , gobbies , uma anemona e nao da pra variar tanto.

abcs

jorge seibert
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 706
Registrado em: 24 Fev 2013, 03:48
Apelido: seibert
Data de Nascimento: 11 Ago 1975
Cidade: POMPANO BEACH
País: USA
Localização: florida-usa
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: meu hepatus esta com ictio

#10 Mensagem por jorge seibert »

Tiago se puder devolver não pense duas vezes , o ictio é uma assombração ,não se engane se o peixe aparecer limpo pois ele volta novamente e contamina os outros peixes , eu perdi 5 peixes de uma só vez a 3 anos atrás e descobri que ictio praticamente não tem cura, as suas opções é mover para o aquário hospital com cobre ou ter a sorte de que o peixe suporte a doença e não morra o que é raro mais acontece em poucos casos, fora isso o que eu posso dizer é que alimente ele com uma boa variedade de comidas e sempre de alga pra ele comer, não esqueça de manter todos os parametros estaveis.

Boa sorte!

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: meu hepatus esta com ictio

#11 Mensagem por Leo Cardoso »

q isso, jorjão? q terrorismo é esse? kkkkkk :lol: :lol:

íctio tem cura, óbvio.

e vc pode erradicar o parasita do sistema tb.

acho q vc acabou pegando informações de fontes equivocadas, provavelmente.

um abraço,
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

jorge seibert
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 706
Registrado em: 24 Fev 2013, 03:48
Apelido: seibert
Data de Nascimento: 11 Ago 1975
Cidade: POMPANO BEACH
País: USA
Localização: florida-usa
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: meu hepatus esta com ictio

#12 Mensagem por jorge seibert »

Leo Cardoso escreveu:q isso, jorjão? q terrorismo é esse? kkkkkk :lol: :lol:

íctio tem cura, óbvio.

e vc pode erradicar o parasita do sistema tb.

acho q vc acabou pegando informações de fontes equivocadas, provavelmente.

um abraço,


Leo vc quer dizer cura para o aquario deixando ele mais de 2 mêses sem peixe nenhum para matar o parasita de fome certo? agora cura para o peixe não são muito os casos Leo ,na maioria das vezes o peixe morre, o lance de remover para aquario hospital poucos fazem a maioria espera e quase sempre o resultado não ém pricipalmente para os que não tem experiência , apenas é meu ponto de vista.

Abraço.

jorge seibert
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 706
Registrado em: 24 Fev 2013, 03:48
Apelido: seibert
Data de Nascimento: 11 Ago 1975
Cidade: POMPANO BEACH
País: USA
Localização: florida-usa
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: meu hepatus esta com ictio

#13 Mensagem por jorge seibert »

jorge seibert escreveu:
Leo Cardoso escreveu:q isso, jorjão? q terrorismo é esse? kkkkkk :lol: :lol:

íctio tem cura, óbvio.

e vc pode erradicar o parasita do sistema tb.

acho q vc acabou pegando informações de fontes equivocadas, provavelmente.

um abraço,


Leo vc quer dizer cura para o aquario deixando ele mais de 2 mêses sem peixe nenhum para matar o parasita de fome certo? agora cura para o peixe não são muito os casos Leo ,na maioria das vezes o peixe morre, o lance de remover para aquario hospital poucos fazem a maioria espera e quase sempre o resultado não é bom pricipalmente para os que não tem experiência , apenas é meu ponto de vista.

Abraço.

Avatar do usuário
Marcos Hiroshi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 142
Registrado em: 22 Set 2014, 11:28
Apelido: Hiroshi SP
Data de Nascimento: 22 Jan 1979
Cidade: São Paulo / SP
País: Brasil
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: meu hepatus esta com ictio

#14 Mensagem por Marcos Hiroshi »

Fala Jorge e Leo,
dois caras que eu respeito muito como aquaristas.
Vou colocar o que eu noto no meu aquário.
O ictio parece um resfriado, é só eu fazer algo para estressar os animais que a imunidade cai e aparece as pintinhas brancas. Só no hepathus.
(mudança de layout, briga entre os animais, mudança brusca de temperatura, salinidade e outros parâmetros de água, má alimentação etc.).
Meu hepathus, depois que chegou, durante uns 3 meses pegava ictio, cada vez a doença parecia menos agressiva.
Busquei informações aqui no fórum e não vi a necessidade de tirar o peixe do aquário. Me policiei mais na constância e no cardápio de alimentos e mexer menos no aquário.
Também o controle da qualidade da água e suplementação fiquei mais atento para seguir uma rotina.
O hepathus, cada vez mais gordo, não teve mais ictio.
Faz uma semana que adquiri um Pownder Blue, o YT deu um pau nele nas primeiras horas, tirei o YT e puz no SUMP, mantive a rotina de alimentação.
No segundo dia o PB já estava comendo vorazmente, mas estava com algumas pintinhas brancas , e é assim até hoje. Ele foi sarando do ictio até ficar sem nenhuma pintinha branca em uns 3 dias.
Não notei falta de apetite, mas vi muita gente relatar isso. Eu acho que se isso acontecer aí o bicho pega. Aí eu consideraria usar um medicamento em aquário hospital.
Ah... é importante eu dizer que mesmo no hepathus, ele nunca ficou forrado de pintinhas, eram poucas e foi diminuindo nas outras vezes que ele pegou.
Abraço!

Marcos Hiroshi.

Meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=35138

wagner Andrade Jr
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 431
Registrado em: 21 Mai 2014, 17:43
Apelido: wagner
Data de Nascimento: 06 Jun 1982
Cidade: são Paulo
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: meu hepatus esta com ictio

#15 Mensagem por wagner Andrade Jr »

Marcos Hiroshi escreveu:Fala Jorge e Leo,
dois caras que eu respeito muito como aquaristas.
Vou colocar o que eu noto no meu aquário.
O <acronym class="id44" title="Ictio: Cryptocaryon irritans, parasita que ataca os peixes deixando pequenos pontos brancos."><b>ictio</b></acronym> parece um resfriado, é só eu fazer algo para estressar os animais que a imunidade cai e aparece as pintinhas brancas. Só no hepathus.
(mudança de <acronym class="id52" title="Layout: disposição dos itens que compõe a estrutura interna de um aquario, rochas, troncos e rochas vivas"><b>layout</b></acronym>, briga entre os animais, mudança brusca de temperatura, salinidade e outros parâmetros de água, má alimentação etc.).
Meu hepathus, depois que chegou, durante uns 3 meses pegava <acronym class="id44" title="Ictio: Cryptocaryon irritans, parasita que ataca os peixes deixando pequenos pontos brancos."><b>ictio</b></acronym>, cada vez a doença parecia menos agressiva.
Busquei informações aqui no fórum e não vi a necessidade de tirar o peixe do aquário. Me policiei mais na constância e no cardápio de alimentos e mexer menos no aquário.
Também o controle da qualidade da água e suplementação fiquei mais atento para seguir uma rotina.
O hepathus, cada vez mais gordo, não teve mais <acronym class="id44" title="Ictio: Cryptocaryon irritans, parasita que ataca os peixes deixando pequenos pontos brancos."><b>ictio</b></acronym>.
Faz uma semana que adquiri um Pownder Blue, o <acronym class="id7" title="YT: Yellow Tang"><b>YT</b></acronym> deu um pau nele nas primeiras horas, tirei o <acronym class="id7" title="YT: Yellow Tang"><b>YT</b></acronym> e puz no <acronym class="id41" title="Sump: Casa de máquinas,que seria um outro aquário de tamanho menor geralmente localizado por baixo do aqua principal"><b>SUMP</b></acronym>, mantive a rotina de alimentação.
No segundo dia o <acronym class="id29" title="PB: Powder Blue Tang (Acanthurus leucosternon)"><b>PB</b></acronym> já estava comendo vorazmente, mas estava com algumas pintinhas brancas , e é assim até hoje. Ele foi sarando do <acronym class="id44" title="Ictio: Cryptocaryon irritans, parasita que ataca os peixes deixando pequenos pontos brancos."><b>ictio</b></acronym> até ficar sem nenhuma pintinha branca em uns 3 dias.
Não notei falta de apetite, mas vi muita gente relatar isso. Eu acho que se isso acontecer aí o bicho pega. Aí eu consideraria usar um medicamento em aquário hospital.
Ah... é importante eu dizer que mesmo no hepathus, ele nunca ficou forrado de pintinhas, eram poucas e foi diminuindo nas outras vezes que ele pegou.


Concordo com genero numero e grau.

acho que se voce tem um aquario bem equilibrado e com tudo estavel itcio eh muito mais um resfriado chato do que qualquer coisa.

agora caso exista um fator adicional de stress... ela pode ser letal, a questao eh que em geral ela so aperece quando algo stressa o sistema, e caso isso nao seja corrigido rapidamente, ela se espalha e se torna letal.

Minha experiencias com itcio foram bem sucessedidas, mas nunca deixei de me preocupar quando via algum animal com pintas.

inclusive comprei racao com medicacao para ficar sempre de reserva caso algum animal voltar a ter um caso.

ps meu hepatus ja teve e sempre tem umas pintinhas... em geral logo apos sua introducao e depois quando colova novos animais no sistema.

apesar disso animal continua crescendo e super saudavel.. alem de comer igual a um touro!!!!

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: meu hepatus esta com ictio

#16 Mensagem por Leo Cardoso »

jorge seibert escreveu:
Leo Cardoso escreveu:q isso, jorjão? q terrorismo é esse? kkkkkk :lol: :lol:

íctio tem cura, óbvio.

e vc pode erradicar o parasita do sistema tb.

acho q vc acabou pegando informações de fontes equivocadas, provavelmente.

um abraço,


Leo vc quer dizer cura para o aquario deixando ele mais de 2 mêses sem peixe nenhum para matar o parasita de fome certo? agora cura para o peixe não são muito os casos Leo ,na maioria das vezes o peixe morre, o lance de remover para aquario hospital poucos fazem a maioria espera e quase sempre o resultado não ém pricipalmente para os que não tem experiência , apenas é meu ponto de vista.

Abraço.


então jorjão: a cura pro peixe vem em tratamentos com cobre ou hiposalinidade, q erradicam o parasita tb.
mas se a pessoa tira o peixe, trata e volta pro mesmo aquário, o parasita ainda está presente e muito provavelmente vai se alojar no peixe novamente.

os relatos de insucesso em tratamento geralmente se dão pq se resolve tratar o peixe quando ele já está "no fim da picada" (isso pra casos de íctio mesmo). mas íctio mata beeeeem menos do q parece. eu chuto q a maioria esmagadora dos aquaristas convive com ele e poucas vezes tem perdas por conta disso.

a real é q a gente dá muita atenção quando vê algum tópico de surto de íctio com perdas e esquece q é um caso entre vááárias dezenas (ou centenas :P).


um abraço,
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

jorge seibert
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 706
Registrado em: 24 Fev 2013, 03:48
Apelido: seibert
Data de Nascimento: 11 Ago 1975
Cidade: POMPANO BEACH
País: USA
Localização: florida-usa
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: meu hepatus esta com ictio

#17 Mensagem por jorge seibert »

[quote=

então jorjão: a cura pro peixe vem em tratamentos com cobre ou hiposalinidade, q erradicam o parasita tb.
mas se a pessoa tira o peixe, trata e volta pro mesmo aquário, o parasita ainda está presente e muito provavelmente vai se alojar no peixe novamente.

os relatos de insucesso em tratamento geralmente se dão pq se resolve tratar o peixe quando ele já está "no fim da picada" (isso pra casos de íctio mesmo). mas íctio mata beeeeem menos do q parece. eu chuto q a maioria esmagadora dos aquaristas convive com ele e poucas vezes tem perdas por conta disso.

a real é q a gente dá muita atenção quando vê algum tópico de surto de íctio com perdas e esquece q é um caso entre vááárias dezenas (ou centenas :P).


um abraço,[/quote]

Então Leo eu não discordo com vc que o ictio não é tão périgoso pra quem tem experiência um aquario estabilizado tranquilo e sem stress e acima de tudo mantem uma boa alimentação variada , o problema é que muita gente não mantem esse equilibrio e ai a coisa se torna perigosa, por isso que como o Wellington Salles eu aconselhei devolver o peixe se fosse possivel ,porque um aquario deste tamanho eu sei como é complicado ,como vc sabe mantive o meu nano por mais de 2 anos e aprendi muita coisa com nanos , e uma delas foi que as coisas ruins acontecem bem mais rápido em um espaço pequeno.

Tenho passado o mesmo que vc com meu pownder brown, meu YT sempre colocando uma pressãozinha nele e o ictio acaba aparecendo fica por 2 a 3 dias e desaparece , já é a segunda vez que o ictio se manifesta e eu fico pensando será que vai desaparecer de vez???
Já tem 3 anos que não perco peixes por causa do ictio mais sempre bate um medo quando ele aparece.

A questão do ictio é muito controversa, tem gente que diz que ele sempre esta no sistema e se manifesta no peixe estressado, outros dizem que tem como erradicar deixando o aquario sem peixe por 2 mêses e alguns dizem que mesmo que vc tenha mais se passar 9 mêses e não se manifestar novamente é porque protozoário já se foi do sistema.

De qualquer maneira é sempre bo estar aprendendo, abração!

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: meu hepatus esta com ictio

#18 Mensagem por Leo Cardoso »

sim, jorjão. eu concordo q o hepatus tem q ser devolvido. mesmo achando q se for um 'tiny' (aqueles 'moedinhas') ou um bem pequeno, ainda dá pra ter por um tempo. mas tem q ser devolvido, isso é fato.
eu só comentei mesmo sobre o 'terrorismo' com o íctio. :lol: :lol: mas entendo a preocupação, claro...

na real o íctio não tem muito mistério. o q se tem é muita informação equivocada passada adiante.
o ciclo do parasita é bem conhecido até. não tem muito segredo. e uma coisa é o íctio (q é a "doença"), outra é o parasita (Cryptocaryon irritans).

60 dias sem hospedeiro, q seria o peixe (na verdade, garantido mesmo, são 90 dias), eliminam o parasita do sistema. de tudo q eu li ainda não existe um "highlander" kkkkkkk. mas isso é praticamente biologia: parasita sem hospedeiro, morre. simples assim.

cobre e hiposalinidade, matam o parasita em sua fase nadante. é fato tb. tratamento correto durante o ciclo total do parasita, vai eliminar o parasita do peixe. fato tb.

o q pode acontecer é q vc pode reinserir o parasita no sistema através de bases de corais, conchas de crustáceos ou qualquer outra superfície vinda de outro sistema infectado q vc coloque no seu reef. então todo cuidado vai ser pouco.
pode acontecer tb, por falta de informação, tratar o peixe com cobre fora da concentração eficiente para matar o parasita.

esse negócio q todo sistema tem íctio, pra mim, é uma bobagem.
eu fiz todo esse procedimento há 1 ano e meio (display vazio, todos peixes q entram precisam passar por cobre, profilaxia na inserção de novos corais) e desde então não tive sequer um ponto de íctio em meus peixes (e olha q eu corro alguns riscos, principalmente na inserção de novos corais).
e não é por falta de stress. eu já mudei meu layout várias vezes (essa semana mesmo passei duas madrugadas mexendo em rocha), e esse é um processo q estressa absurdamente meus tangs (meu purple tang fica quase da cor do meu powder blue, pra vc ter uma ideia :lol: coitado... :lol:).

seguindo o processo correto para eliminação do parasita, ele não vai chegar pelo ar :lol: :lol:

eu já li estudos (ou hipóteses) q falam sobre um 'aumento de imunidade' adquirido pelo peixe a cada contaminação. explicaria o pq sistemas antigos (sem inserçao de novos habitantes com certa frequência) suportariam melhor grandes períodos sem contaminações tb. faz algum sentido pra mim, mas nunca me aprofundei muito nisso, então prefiro nem comentar sobre.

sobre a doença em si, na minha opinião uma analogia 'grosseira', parafraseando tb o Marcos Hiroshi, seria o íctio ser uma gripe branda... q pode evoluir para uma gripe forte... q pode evoluir pra uma pneumonia... aí a 'casa pode cair' kkkkkk
seguindo isso, a maior parte das gripes vai sarar sozinha. vez ou outra o quadro pode ficar mais complicado :P

chega de falar... kkkkkk
eu curto muito esse assunto de doenças de peixes. por isso 'desembesto a escrever.. kkkkk

grande abraço,
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
Marcos Hiroshi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 142
Registrado em: 22 Set 2014, 11:28
Apelido: Hiroshi SP
Data de Nascimento: 22 Jan 1979
Cidade: São Paulo / SP
País: Brasil
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: meu hepatus esta com ictio

#19 Mensagem por Marcos Hiroshi »

jorge seibert e @Leo Cardoso, valeu pela aula! icon_iCo01
Abraço!

Marcos Hiroshi.

Meu Reef:

viewtopic.php?f=25&t=35138

Tiago Felicio
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 22
Registrado em: 07 Ago 2015, 08:30
Apelido: tiagoarq
Data de Nascimento: 19 Ago 1980
Cidade: araraquara
País: brasil
Curtiu: 8 vezes

Re: meu hepatus esta com ictio

#20 Mensagem por Tiago Felicio »

ok galera consegui devolver o hepatus na loja onde eu comprei, foi complicado pois eles não queriam aceitar de volta e pra pegar o bicho no meu aquário deu trabalho, pois tenho rochas e corais e ele se esconde entre as rochas dificultando a captura. bom quanto ao dinheiro eles não querem devolver e me ofereceram outro peixe centropige e o restante do valor em produtos, quanto ao peixe, é recomendável coloca-lo no meu aquário????
li informações sobre a especie e parece nada agressivo e não tem fama de causar problemas (a não ser a lenda que falam de comer coral) mais com muitos comentário tbm que isso é lenda pois quem tem fala que nunca beliscou nenhum. E ai o peixe é indicado na minha situação

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”