🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aquário ciclando... Dúvidas sobre PH.

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Thiago Modena
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 299
Registrado em: 30 Mai 2015, 22:07
Apelido: Thiago
Data de Nascimento: 01 Mar 1987
Cidade: Campinas
País: Brasil

Aquário ciclando... Dúvidas sobre PH.

#1 Mensagem por Thiago Modena »

Senhores,
Gostaria de agradecer a enorme ajuda que todos tem me dado.
Sempre acreditei que conhecimento é algo muito valioso, me sinto um milionário de tanto conhecimento que vocês tem me passado.
Estou medindo a salinidade e o ph do meu aquário todos os dias para já ir criando o hábito.
Hoje meu aquário completa seu décimo primeiro dia de ciclagem.
Amônia está em 1,2, um amigo aqui do fórum já confirmou ser perfeitamente normal, e eu com meu conhecimento também considero normal.
Mas minha dúvida é a seguinte:
Estou com um kh de 10.
Mas meu ph fica oscilando de 7,9 a 8,0.
Isso é normal por causa da ciclagem?
Devo me preocupar ao ponto de depois comprar algum buffer, ou após a ciclagem meu ph vai se estabilizar nos 8,2 8,3 necessários para manter os animais saudáveis?
Grato
"Aquarismo é arte, viver faz parte"

Avatar do usuário
Ricardo Bonino
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 372
Registrado em: 19 Abr 2015, 20:04
Apelido: Ricardo
Data de Nascimento: 23 Jul 1982
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Paulo
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 20 vezes
Contato:

Re: Aquário ciclando... Dúvidas sobre PH.

#2 Mensagem por Ricardo Bonino »

Sim. É perfeitamente normal a oscilação do PH durante a ciclagem, inclusive os picos de amônia e nitrito também. No final, com amônia e nitritos zerados, o PH não deverá mais variar.

Agora para saber se seu aquário tem um efeito tamponador bom, precisamos saber mais da sua montagem. Qial seu substrato? Quais rochas usa? Qual sal? Pois tudo isso pode influenciar no efeito tamponador, e por consequência no PH.

Olhando pelo Kh, o aquário parece ter um efeito tamponador bom. Mas só o tempo pode dizer. Continua a ciclagem e não precisa testar todo dia. Uma vez por semana é mais do que suficiente. Continuando no Kh, na minha opinião já está no limite esse Kh, não deixe subir mais.

No final da ciclagem, recomendo um teste de cálcio também. Pois existe uma relação entre o cálcio e o KH, onde quanto maior calcio, menor o Kh e vice versa.

Abraços,

Thiago Modena
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 299
Registrado em: 30 Mai 2015, 22:07
Apelido: Thiago
Data de Nascimento: 01 Mar 1987
Cidade: Campinas
País: Brasil

Re: Aquário ciclando... Dúvidas sobre PH.

#3 Mensagem por Thiago Modena »

Ricardo Bonino escreveu:Sim. É perfeitamente normal a oscilação do PH durante a ciclagem, inclusive os picos de amônia e nitrito também. No final, com amônia e nitritos zerados, o PH não deverá mais variar.

Agora para saber se seu aquário tem um efeito tamponador bom, precisamos saber mais da sua montagem. Qial seu substrato? Quais rochas usa? Qual sal? Pois tudo isso pode influenciar no efeito tamponador, e por consequência no PH.

Olhando pelo Kh, o aquário parece ter um efeito tamponador bom. Mas só o tempo pode dizer. Continua a ciclagem e não precisa testar todo dia. Uma vez por semana é mais do que suficiente. Continuando no Kh, na minha opinião já está no limite esse Kh, não deixe subir mais.

No final da ciclagem, recomendo um teste de cálcio também. Pois existe uma relação entre o cálcio e o KH, onde quanto maior calcio, menor o Kh e vice versa.

Abraços,

Nossa muito obrigado mesmo, uma verdadeira aula.
Vamos la.
Eu uso sal red sea, substrato fuji pink e rochas zanzi bar. Possuo 10 kg de rocha.
"Aquarismo é arte, viver faz parte"

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”