🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Pico Reef - Encarando o desafio

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Malton Fraga
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 64
Registrado em: 24 Abr 2015, 19:02
Apelido: Malton
Data de Nascimento: 11 Out 1996
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Pico Reef - Encarando o desafio

#1 Mensagem por Malton Fraga »

Bom dia a todos!

Sou novo no hobby de aquarismo marinho, li muito sobre o assunto e, então, decidi montar meu primeiro aquário marinho. Por mais lindo que os aquários grandes e variados em fauna e flora sejam, meu espaço é pequeno, pois moro em apartamento, assim, optei por adquirir (na verdade ganhei de meu Pai icon_clap ) um pico reef ´Plug and Play`(Macro Aqua MS5).
Como já dito, informei-me bastante e , dessa forma, estou ciente do grau de dificuldade/limitações que os aquaristas mais experientes afirmam sobre os Pico Reefs. Porém, não vou deixar-me desistir sem mesmo tentar. Dessa maneira, mesmo que exija tempo e paciência, vou me esforçar para TENTAR mostrar que é possível ter e manter saudável um aquário dessa proporção.
Editado pela última vez por Malton Fraga em 27 Abr 2015, 12:06, em um total de 2 vezes.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Pico Reef - Encarando o desafio

#2 Mensagem por Radagast »

Malton, não se esqueça que 20 litros não comportam mais de um peixe pequeno e que não nade muito, ok?

Malton Fraga
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 64
Registrado em: 24 Abr 2015, 19:02
Apelido: Malton
Data de Nascimento: 11 Out 1996
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Re: Pico Reef - Encarando o desafio

#3 Mensagem por Malton Fraga »

O aquário é composto por material feito em acrílico (translúcido como vidro), lâmpada com 54 Leds brancos e 6 Leds azuis de 4W e skimmer, perlon, esponja e bomba de circulação de 400L/h. Ademais, todo o aquário é suspenso por quatro pés de acrílico que o elevam a aproximadamente 2 cm da superfície.

Malton Fraga
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 64
Registrado em: 24 Abr 2015, 19:02
Apelido: Malton
Data de Nascimento: 11 Out 1996
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Re: Pico Reef - Encarando o desafio

#4 Mensagem por Malton Fraga »

Marina Fodra escreveu:Malton, não se esqueça que 20 litros não comportam mais de um peixe pequeno e que não nade muito, ok?


Sim Marina, obrigado por avisar. Eu pretendo ter apenas um (ou talvez dois) Yellow Clown Goby
(Gobiodon okinawae).
Editado pela última vez por Malton Fraga em 27 Abr 2015, 12:07, em um total de 1 vez.

Malton Fraga
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 64
Registrado em: 24 Abr 2015, 19:02
Apelido: Malton
Data de Nascimento: 11 Out 1996
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Re: Pico Reef - Encarando o desafio

#5 Mensagem por Malton Fraga »

Imagem
Editado pela última vez por Malton Fraga em 25 Abr 2015, 19:15, em um total de 1 vez.

Malton Fraga
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 64
Registrado em: 24 Abr 2015, 19:02
Apelido: Malton
Data de Nascimento: 11 Out 1996
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Re: Pico Reef - Encarando o desafio

#6 Mensagem por Malton Fraga »

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por Malton Fraga em 25 Abr 2015, 19:19, em um total de 2 vezes.

Malton Fraga
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 64
Registrado em: 24 Abr 2015, 19:02
Apelido: Malton
Data de Nascimento: 11 Out 1996
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Re: Pico Reef - Encarando o desafio

#7 Mensagem por Malton Fraga »

Gostaria de saber o que vocês acham sobre colocar uma anêmona? Há alguma espécie anã ou melhor de se cuidar?

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Pico Reef - Encarando o desafio

#8 Mensagem por Celso Suguimoto »

Bubble tip
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Thiago Takeshita
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 210
Registrado em: 12 Mai 2014, 08:35
Apelido: Otsubo
Data de Nascimento: 08 Jan 1982
Cidade: Santo André / SP
País: Brasil
Curtiu: 22 vezes
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Pico Reef - Encarando o desafio

#9 Mensagem por Thiago Takeshita »

Olá Malton,

Tenho um aqua idêntico a esse no quarto do meu filho, e não tem dificuldade não, o pior parâmetro para manter estável é a temperatura, mais como vc é do paraná não vai ter problemas, no meu adaptei o sensor da ICOS para reposição automática da aguá RO oque ajuda muito para manter a densidade sem variações bruscas.
Um toq que te dou, não deixa as rochas próximas das paredes de acrílico pois vai ter dificuldade para limpar, e utilize apenas cartão de crédito flexível para raspar os vidros em caso de aparecimento de algas.
Na minha assinatura as fotos não estão atualizadas, vou postar uma aqui mais tarde para vc dar uma olhada.

Abraços, e boa sorte...
Thiago Takeshita
Meu nano Reef 64L: viewtopic.php?f=25&t=32819
Pico 22L presente para meu filho Lucas 7 anos: viewtopic.php?f=25&t=33433

Avatar do usuário
Thiago Takeshita
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 210
Registrado em: 12 Mai 2014, 08:35
Apelido: Otsubo
Data de Nascimento: 08 Jan 1982
Cidade: Santo André / SP
País: Brasil
Curtiu: 22 vezes
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Pico Reef - Encarando o desafio

#10 Mensagem por Thiago Takeshita »

Da uma olhadinha ai, essa foto tirei ontem logo depois da TPA, por isso os corais estão meio fechado, faço TPA 1 vez a cada 15 dias de 20%.

[img=left]https://lh5.googleusercontent.com/-F1OmMulvo6o/VT4dKCfgUOI/AAAAAAAAAVU/eJL9HJaHZkE/w349-h465-no/IMG-20150426-WA0052.jpeg[/img]

Depois mando foto do sistema de reposição da ICOS que esta ligado no painel que fiz com o controlador TLZ 12.

Abraços...
Thiago Takeshita
Meu nano Reef 64L: viewtopic.php?f=25&t=32819
Pico 22L presente para meu filho Lucas 7 anos: viewtopic.php?f=25&t=33433

Victor Carneiro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 180
Registrado em: 02 Dez 2010, 11:52
Apelido: viturc
Cidade: Vitória
País: Brasil
Localização: Vitória - ES
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Pico Reef - Encarando o desafio

#11 Mensagem por Victor Carneiro »

Como o Thiago disse, o mais difícil é manter estáveis temperatura e controlar a evaporação. Alguns animais são muito sensíveis a isso, como anêmonas. Corais moles dos mais simples vc não terá problemas, de qualquer forma te aconselho a colocar um aquecedor ajustado nos 26,5°C.

Coral Goby e uma donzela bem pequena, tipo yellowtail, são perfeitos pra essa montagem.
Eu mantive um aquário de 12 litros, apenas com rochas vivas e 2 mini paguros resgatados de um desmonte, me assustava com a quantidade de água que evaporava todo dia e como no local tinha ar condicionado, a temperatura variava muito também.
Meu Aquário (Boyu TL-550): viewtopic.php?f=99&t=37465

Malton Fraga
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 64
Registrado em: 24 Abr 2015, 19:02
Apelido: Malton
Data de Nascimento: 11 Out 1996
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Re: Pico Reef - Encarando o desafio

#12 Mensagem por Malton Fraga »

Celso Suguimoto escreveu:Bubble tip

Obrigado Celso Suguimoto!

Malton Fraga
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 64
Registrado em: 24 Abr 2015, 19:02
Apelido: Malton
Data de Nascimento: 11 Out 1996
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Re: Pico Reef - Encarando o desafio

#13 Mensagem por Malton Fraga »

Thiago Takeshita escreveu:Olá Malton,

Tenho um aqua idêntico a esse no quarto do meu filho, e não tem dificuldade não, o pior parâmetro para manter estável é a temperatura, mais como vc é do paraná não vai ter problemas, no meu adaptei o sensor da ICOS para reposição automática da aguá RO oque ajuda muito para manter a densidade sem variações bruscas.
Um toq que te dou, não deixa as rochas próximas das paredes de acrílico pois vai ter dificuldade para limpar, e utilize apenas cartão de crédito flexível para raspar os vidros em caso de aparecimento de algas.
Na minha assinatura as fotos não estão atualizadas, vou postar uma aqui mais tarde para vc dar uma olhada.

Abraços, e boa sorte...


Fiquei muito feliz com seu comentário Thiago Takeshitá, em saber que é possível sim manter o Pico Reef. Obrigado pela dica das rochas e do cartão (muito criativo).
E Parabéns pelo aquário do seu filho, está muito bonito!
Já aproveitando a oportunidade, esses peixes dele são 2 Tomato? E quantos mini paguros e turbo snail você me recomenda colocar no aquário?
Abraços!

Malton Fraga
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 64
Registrado em: 24 Abr 2015, 19:02
Apelido: Malton
Data de Nascimento: 11 Out 1996
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Re: Pico Reef - Encarando o desafio

#14 Mensagem por Malton Fraga »

Victor Carneiro escreveu:Como o Thiago disse, o mais difícil é manter estáveis temperatura e controlar a evaporação. Alguns animais são muito sensíveis a isso, como anêmonas. Corais moles dos mais simples vc não terá problemas, de qualquer forma te aconselho a colocar um aquecedor ajustado nos 26,5°C.

Coral Goby e uma donzela bem pequena, tipo yellowtail, são perfeitos pra essa montagem.
Eu mantive um aquário de 12 litros, apenas com rochas vivas e 2 mini paguros resgatados de um desmonte, me assustava com a quantidade de água que evaporava todo dia e como no local tinha ar condicionado, a temperatura variava muito também.

Olá Victor Carneiro, agradeço pela motivação e pela sugestão! Quanto ao aquecedor, já providenciei um de 25W e coloquei-o no sumo, além de ter comprado um termômetro também, pois aqui em Curitiba é um item indispensável no Outono/Inverno haha.

Avatar do usuário
Thiago Takeshita
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 210
Registrado em: 12 Mai 2014, 08:35
Apelido: Otsubo
Data de Nascimento: 08 Jan 1982
Cidade: Santo André / SP
País: Brasil
Curtiu: 22 vezes
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Pico Reef - Encarando o desafio

#15 Mensagem por Thiago Takeshita »

Malton Fraga,

São 2 Tomatos sim, quando peguei eles eram minúsculos, essa semana vou passa-los para o de 64L que agora mantenho como mudario pois montei um de 250L, só que ainda não abri um tópico dele por pura preguiça kkkkkkk...
Pode por uns 6 mini paguros e uns 6 turbos de inicio, se perceber que esta com muitas algas devido a ciclagem pode por até 10 de cada.
Vou acompanhando seu tópico, duvidas pode perguntar.

Abraços,
Thiago Takeshita
Meu nano Reef 64L: viewtopic.php?f=25&t=32819
Pico 22L presente para meu filho Lucas 7 anos: viewtopic.php?f=25&t=33433

Malton Fraga
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 64
Registrado em: 24 Abr 2015, 19:02
Apelido: Malton
Data de Nascimento: 11 Out 1996
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Re: Pico Reef - Encarando o desafio

#16 Mensagem por Malton Fraga »

Imagem
Imagem
Hoje iniciei a ciclagem do aquário (muita emoção icon_clap ). Porém, estou muito preocupado com o skimmer, pois logo que o liguei, já ficou louco e em uns 10 minutos já tinha enchido o recipiente de água. Tentei regulá-lo, mas não entendi bem como funciona seu pino de ajuste, no fim optei por desligá-lo até saber mais sobre como proceder, uma vez que, no total, já joguei fora a água do pote dele três vezes.
Aguardando ajuda...

Avatar do usuário
wagner gilberto
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1592
Registrado em: 05 Nov 2012, 16:20
Data de Nascimento: 14 Out 1981
Cidade: colombo
País: Brasil
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 18 vezes

Re: Pico Reef - Encarando o desafio

#17 Mensagem por wagner gilberto »

Ao contrário do amigo Thiago digo qe terá problemas com temperatura sim,moro em Curitiba tive um pico de 36 litros que no frio deu o que fazer para manter 24.5 a 25 graus,não que seja impossível mais terá que arrumar um termostato muito bem regulado ele vai ficar ligado 24 horas por dia,haja luz rsrsr msud como já está montado se precisar de ajuda pode contar comigo, boa sorte.
SWY Nano Reef 90 Litros

SWY Pico Plantado 15 litros

LEVE ME NA MEMORIA PORQUE MEU FUTURO É A MORTE

Malton Fraga
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 64
Registrado em: 24 Abr 2015, 19:02
Apelido: Malton
Data de Nascimento: 11 Out 1996
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Re: Pico Reef - Encarando o desafio

#18 Mensagem por Malton Fraga »

wagner gilberto escreveu:Ao contrário do amigo Thiago digo qe terá problemas com temperatura sim,moro em Curitiba tive um pico de 36 litros que no frio deu o que fazer para manter 24.5 a 25 graus,não que seja impossível mais terá que arrumar um termostato muito bem regulado ele vai ficar ligado 24 horas por dia,haja luz rsrsr msud como já está montado se precisar de ajuda pode contar comigo, boa sorte.

Agradeço Wagner Gilberto!

Victor Carneiro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 180
Registrado em: 02 Dez 2010, 11:52
Apelido: viturc
Cidade: Vitória
País: Brasil
Localização: Vitória - ES
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Pico Reef - Encarando o desafio

#19 Mensagem por Victor Carneiro »

Malton, para regular o skimmer tente fazer o seguinte:

-O nível de água deve estar na indicação do fabricante;
-abra totalmente o registro de saída de água e feche a válvula de entrada de ar;
-vá abrindo aos poucos a válvula de entrada de ar de forma que faça um chiado constante, quase um sopro e que você perceba bolhas uniformes.
-se essas bolhas ainda estiverem muito abaixo do copo do skimmer, vá fechando aos poucos a válvula de saída de água ou mergulhe um pouco mais o skimmer no sump.

Como seu skimmer é bem pequeno, essas bolhas devem ficar no início da base do pescoço do copo, no máximo 1 dedo de altura.


Isso é o básico da regulagem do skimmer, cada caso é um caso, mas com o tempo você vai aprendendo o jeito do seu skimmer.
No início do aquário o skimmer fica louco mesmo, só tome cuidado para que as micro bolhas não estourem num ponto alto do pescoço do copo, isso vai fazer com que muita água seja desperdiçada.
Meu Aquário (Boyu TL-550): viewtopic.php?f=99&t=37465

Malton Fraga
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 64
Registrado em: 24 Abr 2015, 19:02
Apelido: Malton
Data de Nascimento: 11 Out 1996
Cidade: Curitiba
País: Brasil

Re: Pico Reef - Encarando o desafio

#20 Mensagem por Malton Fraga »

Victor Carneiro escreveu:Malton, para regular o skimmer tente fazer o seguinte:

-O nível de água deve estar na indicação do fabricante;
-abra totalmente o registro de saída de água e feche a válvula de entrada de ar;
-vá abrindo aos poucos a válvula de entrada de ar de forma que faça um chiado constante, quase um sopro e que você perceba bolhas uniformes.
-se essas bolhas ainda estiverem muito abaixo do copo do skimmer, vá fechando aos poucos a válvula de saída de água ou mergulhe um pouco mais o skimmer no sump.

Como seu skimmer é bem pequeno, essas bolhas devem ficar no início da base do pescoço do copo, no máximo 1 dedo de altura.


Isso é o básico da regulagem do skimmer, cada caso é um caso, mas com o tempo você vai aprendendo o jeito do seu skimmer.
No início do aquário o skimmer fica louco mesmo, só tome cuidado para que as micro bolhas não estourem num ponto alto do pescoço do copo, isso vai fazer com que muita água seja desperdiçada.

Obrigado Victor Carneiro.
Eu resolvi ligá-lo novamente e percebi que ele está enchendo o pote com água bem rápido até a metade, depois disso ele espuma normalmente( ficou a noite inteira) e não transbordou nada( ficou no mesmo nível), só a água parece estar mais densa mucosa.
Até tentei esfaziar o pote, mas quando ligo de novo elê rapidamente enche de novo e estabiliza na metade.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”