🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Mensagem
Autor
Francisco Schneider
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 21 Abr 2015, 10:07
Apelido: Francisco
Data de Nascimento: 29 Jun 1980
Cidade: Palmas
País: Brasil

Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#1 Mensagem por Francisco Schneider »

Boa noite pessoal, tudo bem?

Estou começando agora no ramo dos aquarios marinhos e estou querendo montar um pra mim.
Não sei praticamente nada sobre o assunto ainda, se alguem puder me ajudar agradeço.
Quero montar um aquario de 1000 litros, algo tipo 2 X 0,7 X 0,8, será que as medidas estao boas?
Gostaria de ajuda com os aparelhos que vou ocupar, tanto no aquario quanto no sump?
O aquario será de peixes e corais.

Obrigado por enquanto.

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#2 Mensagem por Wellington Salles »

Fala chicohs,

Seja muito bem vindo a essa família marinha... icon_joia

Antes de mais nada gostaria de solicitar que você corrigisse seu nome e sobrenome, conforme regras do fórum.

Saiba que o melhor caminho pra seguir bem no hobby é estudar bastante. Os imprevistos só acontecem quando não se tem alguém por perto pra ajudar... Então conhecer bem o sistema é fundamental!!!

Quanto aos equipamentos seria interessante que você nos dissesse o que pretende explorar pra que tenhamos o mínimo de informação e assim possamos lhe orientar melhor...

Saiba que um reef nessas dimensões exigirá uma boa conta bancária! Principalmente nesse momento de dólar alto.

Separei uma sequência de links que te orientaram a efetuar boas escolhas nessa fase inicial!

viewtopic.php?f=53&t=14986

viewtopic.php?f=53&t=10006

viewtopic.php?f=53&t=24678

viewtopic.php?f=53&t=21973

Abração.
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Francisco Schneider
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 21 Abr 2015, 10:07
Apelido: Francisco
Data de Nascimento: 29 Jun 1980
Cidade: Palmas
País: Brasil

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#3 Mensagem por Francisco Schneider »

Ok Wellington, o nome já foi alterado.
Vou dar uma lida nos topicos que vc falou.
Vc tem ideia de quanto eu iria gastar pra contruir um aquario desse tamanho?So construção, sem peixes ou corais.
E quanto gastaria para mante-lo por mes?

Valeu

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#4 Mensagem por tedescowill »

Meu pitaco.
Pra montar o sistema aquario/sump /equipamentos para esta litragem de forma bem dimensionada,e com equipamentos que nao le dara dores de cabeça ,aqui no "vale del paraiba" fica entre uns 18 a 22 mil, se voce nao morra perto (pertinho) do mar ,ao qual poderia pegar agua natural,o gasto anual deste aquario daria pra voce comprar uma boa moto
Resumindo ,é um baita investimento,é pra quem esta começando parece maior ainda.
Pra povoar o aquario mais um bom bocado ,que pode depende da sua vontade/carteira ,ja que se comprar peixes/corais pequenos (que sao mais baratos) ou comprar exemplares grandes ,já na sua mais bonita faze,e muito mais caro preço.




Há sim ,se começar no aquarismo marinho,sua mulher vai começar a ficar boba com o aumento da sua sorte, de sempre estar ganhando peixinhos, mudas de corais ,conseguindo comprar equipamentos '"baratinhos" em promoções, ter amigos tão gente finas que sempre te dão alguma coisa. icon_rotfl2
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Francisco Schneider
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 21 Abr 2015, 10:07
Apelido: Francisco
Data de Nascimento: 29 Jun 1980
Cidade: Palmas
País: Brasil

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#5 Mensagem por Francisco Schneider »

Ok Will, se for ver é meio caro, mais bem parceladinho até que dá heheheh. Mas vamos continuar com o projeto mesmo tendo ideia do preço.

No caso, para eu montar o aquario para 1000 litros, será que as dimensões estão boas? 2 X 0,7 X 0,8 (CxHxL)?
Quanto as entradas e saidas de agua, 2 para cada está bom ou é preciso mais? ou menos?
O Sump teria que ter quantos litros?
Aguem poderia montar um rascunho do aquario e do sump para mim?

Assim que eu tiver essas medidas já faço o projeto de tudo junto.

Vou devagar que eu chego lá.

Obrigado por enquanto.

marcos faria
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 83
Registrado em: 26 Abr 2015, 22:06
Apelido: Marcos Henrique
Data de Nascimento: 15 Mai 1984
Cidade: goiania
País: brasil
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#6 Mensagem por marcos faria »

Olá Francisco, tudo bem?
Estamos no mesmo barco, também estou entrando no mundo do aquarismo, e tambem pretendo montar um de porte maior.
Sou engenheiro ambiental e uma de minhas funções se refere a tratamento de água e esgoto e por isso o desafio para mim será o ciclo mais próximo da perfeição dentro do aquario, simulando ao maximo as condiçoes naturais.
Antes mesmo de montar o aquario eu fui atrás de conhecimento (não vou gastar um "carro popular" a toa) e tenho lido muito a respeito do assunto. Uma dica que dou é um livro que comprei, "O Aquario Marinho e as Rochas Vivas", de Sergio Gomes. Apesar de antigo (escrito em 96 e revisado em 98 se não me engano), tem linguagem fácil e muitas dicas boas.
Dividindo com você o que consegui até agora, as dicas que dou são:
- Medidas: Eu também ia montar um "monstrão" de 1000 litros, mas notei que as medidas seriam incompativeis, pois ainda moro de aluguel, a sala não é tao grande e eu não pretendo divorciar ao tirar o sofa da sala. Mas o que vi em varios foruns é que é totalmente desaconselhado aquarios com alturas superiores a 0,60 por duas razões principais, a dificuldade de fazer manutenção em aquarios muito profundos (faça o teste que fiz, coloque uma placa de 0,7 em pé e tente encostar no fundo com os braços) e a segunda dificuldade é a de que aquarios acima de 0,6 é bem dificil de iluminar, então com corais a coisa complica, a nao ser que pretenda um aquario só de peixes (FO).

- Econômia no projeto: Estou tentando ao máximo reduzir o custo do projeto, e cinco conselhos que dou são;
* Primeiro, não deixe de forma alguma sua esposa saber quanto esta gastando, caso seja casado, ou você será lembrado disso para todo o sempre;
* Segundo, faça ao maximo que puder você mesmo (DIY), isso ajuda a economizar. Eu mesmo sou um entusiasta de projetos manuais e farei a colagem de meu aquario sozinho (se for fazer, treine aquários menores antes, agrade seu sobrinho chato ou o irmão menor de sua esposa usando eles como cobaias, os meus primeiros ficaram todos "cagados" de silicone e mesmo assim virei um herói nacional pelo presente), sendo que estou usando um sistema de "berço" para a montagem do aquario, o que facilita a colagem sem erros. Farei tambem o móvel do aquario, mas isso não recomendo, compre pronto mas faça de MDF com duas placas (fuja de MDP) ou madeira pura, lembrando que seu aquário pesara por volta de 2 toneladas com as rochas e o sump. Estou montando também a luminária de LED. Para este tamanho prepare uns 3 a 4 mil para montar sozinho ou uns 6 a 7 para comprar pronto caso queira efeitos amanhecer ou anoitecer, e uns 2 mil se montar uma só liga e deliga com timer.
* Terceiro, compre o que puder usado, desde que de alguem que confie. Comprei um chiller de 1 HP da Gelaqua que custa 4.600 por 1.800 em perfeitas condições.
* Quarto, pesquise produtos nacionais, li boas recomendações de produtos nacionais como o skimmer da Morato (AVIV 1200) que atende aquarios de até 1200 litros, tem bom feedback dos que compraram, custa quase metade do preço e tem peças de reposição faceis e rapidas.
* Quinto, não economize com a aquisição de partes fundamentais. Cara, se for montar, faça bem feito. Compre um skimmer compativel, compre boas bombas de circulação (estou de olho em duas Jebao RW 8) e boas bombas de requalque. TENHA CHILLER se for ter corais. Compre uma Osmose Reversa para reposição, vale a pena.

- SUMP:
No que se refere ao Sump, tenho lido que o indicado seria um de no minimo 30% da capacidade, ou seja, no seu caso, 300 litros. Monte um sump com uma area inicial para o skimmer, sendo que no meu caso deixarei espaço para dois skimmers, se um estiver sofrendo colocarei mais um, sendo que voce deve tomar cuidado caso use dois para que um não puxe a agua tratada do outro. Coloque um sistema de passagem de agua que elimine as bolhas do skimmer para que as mesmas não cheguem a bomba de requalque. Tenha no SUMP uma area de refugio para seus peixes e corais que necessitem ficar isolados, e uma boa alternativa é ter uma caixa de reposição da agua de evaporação.

Vale lembrar que tudo que lhe disse é puramente teorico e absorvido de meus estudos até então. Peço aos demais membros que corrijam alguma bobagem que eu tenha dito, será aprendizado para mim tambem.

Tudo que estou fazendo está sendo registrado para que eu compartilhe com todos no futuro, os erros e os acertos.

Abraço e boa sorte.

Avatar do usuário
Jackson Budke
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 352
Registrado em: 18 Mai 2014, 14:19
Apelido: Jackson
Data de Nascimento: 01 Set 1977
Cidade: Porto Alegre
País: Brasil
Curtiu: 30 vezes
Recebeu Curtir: 26 vezes

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#7 Mensagem por Jackson Budke »

will tedesco escreveu:
Há sim ,se começar no aquarismo marinho,sua mulher vai começar a ficar boba com o aumento da sua sorte, de sempre estar ganhando peixinhos, mudas de corais ,conseguindo comprar equipamentos '"baratinhos" em promoções, ter amigos tão gente finas que sempre te dão alguma coisa. icon_rotfl2


Disse tudo Will. A mulher manda eu jogar direto na mega sena. icon_assobiando icon_rotfl2
Jackson Budke
Primeiro Reef

Avatar do usuário
Jackson Budke
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 352
Registrado em: 18 Mai 2014, 14:19
Apelido: Jackson
Data de Nascimento: 01 Set 1977
Cidade: Porto Alegre
País: Brasil
Curtiu: 30 vezes
Recebeu Curtir: 26 vezes

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#8 Mensagem por Jackson Budke »

Francisco,
Quero tentar ajudar com meu caso que é bem parecido. Levei 8 meses só pesquisando antes de montar. Bem mais modesto que o seu, mas como eu não tinha experiência nem muita grana extra, tinha que acertar de primeira, sem chance de errar. Acho que não cometi nenhum ero grave, mas poderia ter feito melhor algumas coisas, então mesmo pesquisando muito, depois de cheio d'água e rodando, verás que ainda pesquisou e testou pouco. Então sem uma leitura/pesquisa intensa mesmo, repense um projeto desse tamanho, como os colegas falaram, se tem namorada ou esposa, pro resto dos dias que estarão juntos você ouvira´:"Viu, por isso que não posso comprar isso, aquilo...". icon_bangin Aqui em casa conseguimos dialogar legal, mas já vi relacionamentos acabarem por causa do aquário. Nada é barato nesse negócio então sugiro colocar tudo no papel antes e ver a possibilidade sem se aventurar às escuras. Feito isso é só alegria.
Outra dica é sobre a altura, 0,70 é bem difícil na prática mesmo. Limpeza, movimentação de corais no substrato, retirar algumas coisa, etc. Mas a principal dificuldade é em relação à iluminação com essa altura. Quanto mais profundidade, mais se perde, e alguns corais exigem muita iluminação.
E cuidado com materiais/equipamentos alternativos. Verifique procedência e relatos positivos. Pro marinho, as coisas são bem específicas. Se for pra economizar em equipamentos, melhor reduzir tamanho de tudo e ficar top, terá menos dor de cabeça como bem colocado pelo Marcos. E se atente também ao custo mensal, que, meu amigo, não é pequeno não. Quero te motivar, mas motivação com responsabilidade. Você está no caminho certo, lendo e pesquisando, continue assim antes de comprar qualquer coisa. Leia em muitas fontes. Visite lojas e veja os aquários, se tiver amigos com marinhos visite-os e pergunte tudo sobre a rotina. Fica bem mais fácil.

Tudo que relatei é de minha experiência, pequena ainda, mais teórica que prática pelo pouco tempo, espero ter ajudado em algo.

Abraço e sucesso no projeto. Quero ver o andamento dele aqui no fórum.
Jackson Budke
Primeiro Reef

Francisco Schneider
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 21 Abr 2015, 10:07
Apelido: Francisco
Data de Nascimento: 29 Jun 1980
Cidade: Palmas
País: Brasil

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#9 Mensagem por Francisco Schneider »

Boa noite pessoal.

Primeiramente gostaria de agradecer os comentarios e dicas dados.

Respondendo as questoes e comentarios:
Eu e minha esposa nos damos muito bem, ela já está sabendo que eu vou montar o aquario e ela não vai reclamar de nada, pois quem sustenta a casa sou eu mesmo heheheh.
Outra coisa, eu moro numa cidade pequena, não tem nenhuma loja que venda equipamentos ou animais para aquario marinho aqui. Entao não tem como eu ir visitar para dar uma pesquisada e pegar umas dicas. Todos equipamentos eu vou pegar de fora e os animais pegarei provavelmente de Curitiba.
Conforme o Marcos Faria comentou, eu tb gosto de fazer tudo, somente vou comprar oque realmente não conseguir fazer. Foi isso que eu fiz nos 3 aquarios e no laguinho de carpas que tenho aqui, fiz o lago e os aquarios, montei filtros, filtros uv e etc e tudo está funcionando bem por enquanto.

Ok entao, continuando...

Vamos então diminuir a altura para 0,6, daria pra compensar colocando 10 cm de cascalho e a altura cairia para 0,5, pode ser?

Mais uma questao é com relação as entradas e saidas de agua conforme eu falei, pois o vidro depois de montado não podera mais ser cortado, entao teria que calcular certo. Por isso pedi que se fosse possivel alguem fizesse um esquema pra mim, dai eu desenho e vejo como fica. Alguem pode me ajudar nisso?

Já para o sump, pensei em algo de 0,8 X 0,7 X 0,6 (CxLxA), isso daria 336 litros, mais ou menos 30% da capacidade conforme falaram.

Depois dessa parte ficar bem decidida eu já posso encomendar o vidro e começar a organizar o balcão.

Mais uma vez obrigado.

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#10 Mensagem por tedescowill »

Quero montar um aquario de 1000 litros, algo tipo 2 X 0,7 X 0,8, será que as medidas estao boas?
Supondo 200c x 80l x 70a, a maioria dos aquaristas recomendo um aquario de 50cm de altura como o ideal, mas sendo assim a coluna dagua fica com o maximo de 48cm num aquario sem substrato e com 43cm (5cm de subastrato,camada que é a mais comum),considaerando que praticamente todos os corais sao colocados em cima de rochas e nao direto no cascalho
fazendo um aquario de 2 metros por 80cm ,precisa de um sistewma de travamento frances,e neste aquario o vidro minimo adequado para fazelo é o de 12mm ,tambem é recomendado que esta trava francesa seja dupla (uma camada colada por dentro do vidro e a outra no topo do aquario)
dito isso pode se considerar que a altura que ficaria adequada a montagem do aquario (vidros sem a altura da trava superior) e de 65cm com a coleta de agua sendo feita a 60 cm (no over flow,caixa de coleta) ficando desta maneira uma camada de 4cm sem aqua ate a trava
Nesta situacao ,no pior caso dera 5 cm de substrato e 55 cm de coluna dagua para a luz suprir os corais ,e num caso melhor 10cm de cascalho, 4cm sem agua ate a trava ,e no maximo de 48cm de coluna dagua paraa luz atingir os corais ,que neste caso estariam a pelo menos 2cm acima do substrato em cima de uma rocha/base
Há sim, estas medidas sao presupostas para uma montagem do aquario com os vidros laterais colados em cima do vidro base.


Corrigidos os muneros errados icon_assobiando

Já para o sump, pensei em algo de 0,8 X 0,7 X 0,6 (CxLxA), isso daria 336 litros, mais ou menos 30% da capacidade conforme falaram.

Uma pequena pergunta o sump nao vai ficar em algum armario (madeira/alvenaria), pois desta maneira ele tera que ter nenos largura que o aquario!
Editado pela última vez por tedescowill em 01 Mai 2015, 21:27, em um total de 1 vez.
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Francisco Schneider
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 21 Abr 2015, 10:07
Apelido: Francisco
Data de Nascimento: 29 Jun 1980
Cidade: Palmas
País: Brasil

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#11 Mensagem por Francisco Schneider »

Ok Will, a altura eu já mudei para 60cm, acho que já ajuda um pouco.

O sump ficara em um armário, como ele tem 70 cm de largura, caberia tranquilamente dentro do armário.

vou postar um desenho do meu projeto pra ver se vc aprova hehehe

Francisco Schneider
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 21 Abr 2015, 10:07
Apelido: Francisco
Data de Nascimento: 29 Jun 1980
Cidade: Palmas
País: Brasil

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#12 Mensagem por Francisco Schneider »

Segue imagem do projeto para conferir.

[imagem]http://imageshack.com/a/img540/486/inBapH.jpg[/imagem]

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#13 Mensagem por Wellington Salles »

Francisco Schneider,

Gostei do projeto o único inconveniente que visualizei foi a entrada de água bem abaixo da lamina d'água... Ela deve ter de 3 a 5 centímetros apenas de diferença para se evitar o efeito sifão!!!

No mais tudo leva a crer que será um reef de respeito!!!

Abração.
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#14 Mensagem por tedescowill »

A saida dagua que voce se refere é o retorno?
nao é necessario 3 entradas de agua (overflow de cano) se for usar canos ponha 2 de 50 milimetros que ja darao a vazão (captacao que vc quer)

As travas francesas devem ter uma largura minima de 7cm para este comprimento de aquario,mas eu não exitaria em usar mais ,talvez até 10cm
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Francisco Schneider
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 21 Abr 2015, 10:07
Apelido: Francisco
Data de Nascimento: 29 Jun 1980
Cidade: Palmas
País: Brasil

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#15 Mensagem por Francisco Schneider »

Ok Wellington, vou aumentar as entradas de agua para que fiquem a 3 cm da lamina da agua, e vou tirar a entrada do meio deixando somente as duas dos lados de 50 mm como disse o Will.

Will, a saida da agua é a que desce para o sump.

As travas estao com 10 cm no projeto.

Mais alguma dica para o aquario? vou começar a desenhar o sump.

Valeu

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#16 Mensagem por tedescowill »

Francisco Schneider escreveu:Ok Wellington, vou aumentar as entradas de agua para que fiquem a 3 cm da lamina da agua, e vou tirar a entrada do meio deixando somente as duas dos lados de 50 mm como disse o Will.

Will, a saida da agua é a que desce para o sump.

As travas estao com 10 cm no projeto.

Mais alguma dica para o aquario? vou começar a desenhar o sump.
Valeu

Franscisco houje um mal entendido aqui,eu pensei que as 3 entradas dagua fossem a saida (o overflow) acho que ate o Wellington achou isso>
Na forma que o desenho esta a agua quando chegar a 56 cm decera pela saida (que é o overflow ,que no seu caso no desenho nao da pra saber se é bota,ou overflow boxe) ,mas seja qual for o cano desta saida é que sera de 50 milimetros
Os canos de entrada dagua que voce planejou é bem diferente do que ja vi aqui no forum ,nao da pra saber se funcionarar bem ,ja que nunca vi.Estes canos faram o retorno da agua para o aquario (eles serao o retorno) eles devem ser de 25mm

mais um pitaco meu ,eu acho que o retorno desta maneira vai deixar pouca a movimentacao dagua ,deixando muitas zonas mortas que precisaram de bombas internas para sana-las.

bota
Imagem

durso
Imagem

overflow box (coloquei mas acho que realmente nao é adequado)
Imagem
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Francisco Schneider
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 21 Abr 2015, 10:07
Apelido: Francisco
Data de Nascimento: 29 Jun 1980
Cidade: Palmas
País: Brasil

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#17 Mensagem por Francisco Schneider »

Entao tava certo, houve um mal entendido mesmo hehehe

os canos de retorno são de 25 mesmo e os do sao de 40. que eu tinha colocado, deixo de 40 ou preciso aumentar pra 50?

outra coisa, não entendi entao essa parte de que a entrada tem que ser perto da lamina da agua, eu nao posso colocar uma entrada na metade do aquario? como é esse efeito sifao?

o overflow que eu fiz acho que é do tipo bota (sou iniciante nisso), é uma caixinha com a saida na parte de baixo.

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#18 Mensagem por tedescowill »

Os canos de retorno são de 25 mesmo e os do sao de 40. que eu tinha colocado, deixo de 40 ou preciso aumentar pra 50?
Sao 1000 litros entao acho melhor 50

Outra coisa, não entendi entao essa parte de que a entrada tem que ser perto da lamina da agua, eu nao posso colocar uma entrada na metade do aquario? como é esse efeito sifao?
Pense no seguinte se o overflow fosse feito com um cano e este cano estive-se bem abaixo da superficie dagua ,a adua ira entrar neste tubo fazendo um vortece que fara um barulho bem chato de descarga
Voce sabe o barulho que faz a agua descendo pelo ralo quando voce destampa uma pia/tamque/lavatorio quando este esta cheio dagua é este o efeito que o Wellington comentou,alias ate no sistema de bota,voce tem que colocar um registro para que dentro da bota sempre tenha um bom nivel dagua para nao ter este barulho
É este o efeito que causa o barulho
Imagem


Voce pode colocar um cano de retorno dagua na metade do aquario,perto do cascalho nao tem problema,falou se que ia dar problema pois pensavamos que este cano seria um overflow,mas como ele é um retorno não tem problema.

O overflow que eu fiz acho que é do tipo bota (sou iniciante nisso), é uma caixinha com a saida na parte de baixo.
A bota como é feita.
Imagem
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Francisco Schneider
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 36
Registrado em: 21 Abr 2015, 10:07
Apelido: Francisco
Data de Nascimento: 29 Jun 1980
Cidade: Palmas
País: Brasil

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#19 Mensagem por Francisco Schneider »

Ah, mais uma coisa, qual seria a vazao minima de agua para o aquario? Quantos litros por hora?

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Projeto/Contrução de aquario marinho (iniciante)

#20 Mensagem por tedescowill »

Tem a circulacao que ocorre com a filtragem e a circulacao interna no aquario.
Um aquario marinho deve ter no minimo uma filtragem de 5 vezes a litragem total mais 5 vezes em sistema de maovimentacao dagua (bombas internas/wave-maker/gira-gira) isso para a maioria dos peixes pequenos e corais simples
Para corais mais exigentes 8 vezes a filtragem e ate 10 vezes a circulacao
para predadores 10 vezes a filtragem no minimo e umas 5 vezes de circulacao interna bem distribuida (bombas,ou no caso de tubaroes/raias closed loops)
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”