🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Skimmer adaptado para Boyu com pedra Porosa (com vídeo)

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
André Chinchio
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 23 Jul 2013, 23:58
Data de Nascimento: 10 Nov 1943
Cidade: sao paulo
País: sp
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Skimmer adaptado para Boyu com pedra Porosa (com vídeo)

#1 Mensagem por André Chinchio »

Pessoal,

Tenho um Boyu de 80 litros e após alguns problemas resolvi instalar um skimmer. Escolhi o Dymax XP 30 pois li que ele cabia no sump sem adaptações (não gosto de ficar fazendo gambiarra). Depois de tê-lo limpado no vinagre conforme orientações e após duas semanas de paciência nada do negócio fazer espuma. Absolutamente nada.

Ai tive a ideia de colocar uma pedra porosa dentro do skimmer com uma bombinha de ar e o negócio funcionou que é uma beleza. Fui procurar informações e descobri que existem skimmer de pedra porosa que na realidade são de madeira porosa. Minha primeira tentativa foi com pedra porosa e tem saído muita espuma, porém branca e inodora.

Já encomendei a madeira porosa, mas acho que na realidade está com espuma até demais (alguém poderia confirmar minha hipótese?). Nesse sentido vocês sabem de alguma maneira que seja possível controlar o fluxo de ar de um compressor? Se existe alguma válvula ou mesmo algum compressor que seja possível regular a vazão de ar?

Dessa maneira, acredito que conseguirei regular melhor o grau de espuma que agora acho que está excessivo.

Um detalhe interessante é que: somente a pedra porosa não faz espuma e somente a bomba também não. Os dois juntos fazem o que segue no vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=xbx3m2H ... e=youtu.be


Obrigado
Imagem

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Skimmer adaptado para Boyu com pedra Porosa (com vídeo)

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Salve

Boa solução, de uma olhada neste skimmer, ele é chamado de airlifet, seu aerador é de madeira. Excelente skimmer, mas caiu em desuso por causa da manutenção, a cada 60 dias, vc precisa trocar o aerador.
Aeradores de pedra entopem mais rapidamente.

Imagem
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
André Chinchio
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 23 Jul 2013, 23:58
Data de Nascimento: 10 Nov 1943
Cidade: sao paulo
País: sp
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Skimmer adaptado para Boyu com pedra Porosa (com vídeo)

#3 Mensagem por André Chinchio »

Oi Mauro! plus_icon

Achei muito estranho este equipamento precisar de modificações para funcionar. Tenho a impressão que a bomba original talvez não esteja puxando ar suficiente pois você mexe na válvula de fluxo de ar e as bolhas não se alteram.

Não sei se vc já viu esse estudo, mas aparentemente os skimmers de madeira porosa são realmente muito bons http://www.advancedaquarist.com/2009/1/aafeature2

É a primeira vez que faço isso. Como vc acha que está o fluxo de espuma para o copo coletor? Está saindo um líquido amarelado. Tipo chá de camomila como dizem por ai.

Abcs,

André
Imagem

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Skimmer adaptado para Boyu com pedra Porosa (com vídeo)

#4 Mensagem por Mauro Becker »

Agua amarelada pode ser que seu aquário nem esteja com carga orgânica tão acentuada ok, no vídeo achei que está funcionando bem, apenas a espuma um pouco seca.

Não conhecia este estudo, conhecia apenas na pratica, e cheguei a ver skimmers em franca litragem 1/1, funcionavam muito bem, mas há o problema da manutenção, de bomba, e de aerador, quem descuidava perdia o rendimento.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
André Chinchio
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 23 Jul 2013, 23:58
Data de Nascimento: 10 Nov 1943
Cidade: sao paulo
País: sp
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Skimmer adaptado para Boyu com pedra Porosa (com vídeo)

#5 Mensagem por André Chinchio »

Ontem foi a primeira vez que a espuma se formou. Fiquei decepcionado com o desempenho do skimmer original. Pelos relatos que vejo do uso desse equipamento, em geral, parece-me ser algo usual o skimmer não funcionar mesmo você instalando-o corretamente. Não sei se estou falando besteira. Mas pelo menos agora tenho a impressão de que ele está funcionando corretamente.

Diminui um pouco a coluna de água e verei hoje se o copo coletor contém menos líquido e portanto mais escuro e concentrado. Você tem ideia se existe alguma bomba de ar silenciosa e onde posso encontrar algo que controle a vazão de ar?

Muito obrigado Mauro pela ajuda.

André
Imagem

Avatar do usuário
André Chinchio
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 23 Jul 2013, 23:58
Data de Nascimento: 10 Nov 1943
Cidade: sao paulo
País: sp
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Skimmer adaptado para Boyu com pedra Porosa (com vídeo)

#6 Mensagem por André Chinchio »

Pra ajudar a galera que eventualmente tenha o msm problema que eu. O meu skimmer Dymax XP 30 não funcionava de jeito nenhum. As bolhas de ar eram muito fracas e a espuma não subia de forma alguma. Coloquei pedra porosa e funcionou, mas fiquei puto desse negócio não funcionar como deveria com as configurações originais.

Fiz uma adaptação muito muito simples e agora ele está funcionando perfeitamente. Segue o vídeo de como aumentar a vazão de ar para seu skimmer e consequentemente gerar mais bolhas caso vc esteja tendo problemas pra botar ele pra funcionar.

Só não sei se minha válvula veio quebrada, mas da forma como está agora o barato tá trincando.

https://vimeo.com/14282765

abcs!
Imagem

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Skimmer adaptado para Boyu com pedra Porosa (com vídeo)

#7 Mensagem por Mauro Becker »

André

Primeiro preciso fazer um adendo, achei sua ação muito positiva, já se percebe uma melhora acentuada na performance do skimmer icon_first

Eu também acho que o skimmer original é muito ruim, funciona, mas funciona sofrivelmente.

Vendo alguns skimmers funcionando por aí, penso que instalar uma segunda bomba para recircular poderia ser uma solução, ou oq você fez, instalar um aerador.

vc tem a referencia da bomba atual?
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Victor Carneiro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 180
Registrado em: 02 Dez 2010, 11:52
Apelido: viturc
Cidade: Vitória
País: Brasil
Localização: Vitória - ES
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Skimmer adaptado para Boyu com pedra Porosa (com vídeo)

#8 Mensagem por Victor Carneiro »

Eu tive um desses no meu primeiro nano e utilizei no meu reef de 240L no inicio da montagem, logo depois coloquei um tornado T-500.
Na minha opinião eles são muito fracos, sem contar com o problema q o Mauro citou. Detalhe, se vc encontrar um desses da Red Sea à venda, o preço é bem salgado, não vale a pena.

Atualmente estou com um Boyu TL 550 e um skimmer bubble magus QQ, ótimo skimmer, começou a tirar sujeira logo nas primeiras horas, pra mim a melhor opção pra esse aquário.
Meu Aquário (Boyu TL-550): viewtopic.php?f=99&t=37465

Avatar do usuário
André Chinchio
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 23 Jul 2013, 23:58
Data de Nascimento: 10 Nov 1943
Cidade: sao paulo
País: sp
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Skimmer adaptado para Boyu com pedra Porosa (com vídeo)

#9 Mensagem por André Chinchio »

Oi Mauro,

Achei bem sofrível o desempenho original do skimmer. É um absurdo você comprar algo que precise de uma modificação para funcionar. Vou abrir o skimmer e depois te falo qual a bomba original dele. Sem chance de colocar outra adicional. O sump é mto pequeno.

Comprei ele só pq não precisava de adaptação, mas me arrependi. Deveria ter comprado o bubble magus QQ já que uma adaptação é inevitável em ambos modelos (pelo menos no meu caso).

O problema agora é que ele tá fazendo um barulho do cão e eu moro em um loft. Se não desligá-lo à noite, impossível dormir. Fica a dica ai pra quem tem o Boyu MT-50 e quer colocar o skimmer Dymax XP 30. Eu particularmente tentaria o bubble magus QQ. Quem tem esse skimmer elogia muito. Já o Dymax XP-30, pelo menos comigo só funcionou depois que fiz a adaptação para aumentar a vazão de ar. Abcs!
Imagem

Germano Junior
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 456
Registrado em: 16 Out 2013, 07:51
Apelido: jumetallic
Data de Nascimento: 19 Ago 1986
Cidade: Taubate
País: Brasil
Localização: Taubaté-SP
Curtiu: 39 vezes
Recebeu Curtir: 14 vezes

Re: Skimmer adaptado para Boyu com pedra Porosa (com vídeo)

#10 Mensagem por Germano Junior »

André, olha, eu tenho esse mesmo skimmer...no começo nao gostei (continuo nao gostando), na epoca eu comprei um da Cadlights, eles tem skimmers para sumps pequenos, eu gostei deles, porem o meu caiu da minha mao durante uma manutençao e o mesmo quebrou, então eu encomendei um com o renato vidal para testa-lo.....enquanto isso voltei a usar o Dimax...
Na epoca tinha o mesmo problema que vc, ele não vertia a espuma em liquido no copo, o que eu fiz foi cortar um pedaço da mangueira de ar, pois achei ela muito grande, feito isso ele deu uma melhorada, mas não esta do meu agrado não, acho que se vc puder existem tbm skimmer da Tunze, que houvi vários relatos bons. Resumindo, eu desistiria desse skimmer, e investiria em outro...mas se cv não estiver a fim de gastar dinheiro...na epoca eu vi relatos de pessoas que trocaram a bomba dele e tiveram bons resultados...ok =)

ps. Optei pelo skimmer do Renato ao invés de arrumar o meu da CadLights, pq aqui eu teria manutenção caso viesse a ocorrer algo com o skimmer...e testar um skimmer nacional.....alem do que o skimmer da CadLights estava soltando muita espuma no aqua... :/

http://www.cadlights.com/index.php?main ... cts_id=289
http://www.tunze.com/149.html?&L=1&C=US ... oxunter027
[align=center]O Ministério do Aquarismo adverte, dosar produtos no Reef sem a real necessidade, é prejudicial para a saúde dos peixes e corais.[/align]

DeepSky Reef - viewtopic.php?f=25&t=28625

[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Germano Junior
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 456
Registrado em: 16 Out 2013, 07:51
Apelido: jumetallic
Data de Nascimento: 19 Ago 1986
Cidade: Taubate
País: Brasil
Localização: Taubaté-SP
Curtiu: 39 vezes
Recebeu Curtir: 14 vezes

Re: Skimmer adaptado para Boyu com pedra Porosa (com vídeo)

#11 Mensagem por Germano Junior »

Bubble magus QQ tbm ja ouvi falarem bem dele
[align=center]O Ministério do Aquarismo adverte, dosar produtos no Reef sem a real necessidade, é prejudicial para a saúde dos peixes e corais.[/align]

DeepSky Reef - viewtopic.php?f=25&t=28625

[url="http://www.reefstats.net"]Imagem[/url]

Avatar do usuário
André Chinchio
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 23 Jul 2013, 23:58
Data de Nascimento: 10 Nov 1943
Cidade: sao paulo
País: sp
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Skimmer adaptado para Boyu com pedra Porosa (com vídeo)

#12 Mensagem por André Chinchio »

Mauro, a bomba do skimmer é de 600l/h.

Germano,

Ontem fiz uma nova modificação parecida com a que mencionou no comentário. Troquei a mangueira original e coloquei uma semelhante, mas um pouco mais rígida (essas transparantes que vendem no Cobasi) e aparentemente ele está fazendo bastante espuma. Vou testar alguns dias nessa conformação pra ver o que rola.

Eu até compraria outro, mas dá dó né? Não faz nem 1 mês que estou com o skimmer. Vou acompanhar os parâmetros e o crescimento de algas no vidro. De uma maneira geral ele tem ajudado sim, mas imagino eu que não seja a melhor opção de skimmer. Se meus parâmetros consiguirem se manter nos parâmetros adequados eu o manterei, do contrário, acho que vou de Bubble magus QQ, pois todos comentários que li a respeito dele foram extremamente positivos.

Pelo menos os corais estão bem saudáveis, inclusive dois SPSs mais sensíveis que tenho.

Grande abraço, André
Imagem

Avatar do usuário
André Chinchio
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 23 Jul 2013, 23:58
Data de Nascimento: 10 Nov 1943
Cidade: sao paulo
País: sp
Curtiu: 15 vezes
Recebeu Curtir: 5 vezes

Re: Skimmer adaptado para Boyu com pedra Porosa (com vídeo)

#13 Mensagem por André Chinchio »

Germano, se liga o que o cara fez no tunze https://vimeo.com/14282765

Por isso que eu acho que talvez esse Bubble magus QQ seja uma das melhores opções. Grande abraço
Imagem

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”