🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ciclagem com dois biodigest e algas verdes já pode habitar?

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Joao Bezerra
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 102
Registrado em: 19 Abr 2014, 20:00
Apelido: Joao
Data de Nascimento: 21 Ago 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Ciclagem com dois biodigest e algas verdes já pode habitar?

#1 Mensagem por Joao Bezerra »

Olá

Estou retomando meu "início de montagem" mas acontece o seguinte: Enchi o aquário e deixei com a água pronta com 1025 de densidade em temperatura ambiente e sem controle mas pelo termômetro oscilava perto dos 25/26, vamos dizer assim, nenhum equipamento rodando apenas iluminação fluorescente provisória por um período de 4hr/dia, depois de um tempo coloquei duas ampolas de biodigest uma em cada mês e só.
Algas e/ou bolinhas verdes apareceram nas rochas, vidro e substrato quando resolvi desligar por completo a iluminação e se passaram mais uns 15 dias até agora aí limpei tudo e removi boa parte das algas/bolinhas verdes mas ainda tem um pouco e coloquei para funcionar o skimmer, recalque e circulação. No total isso tudo faz uns 7 meses.

Vou fazer a primeira TPA logo que possível, nenhuma feita até agora, só reposição de agua doce.
Fiz hoje pela primeira vez os testes (Salifert) de amônia, nitrato, nitrito e fosfato e só acusou 0,2 de nitrato, o resto tá 0.
Não foi a ciclagem da forma mais correta e não era minha intenção fazer desse jeito mas será que posso colocar corais e peixes lá dentro sem correr risco de mortes e problemas ou preciso fazer alguma coisa antes?

Irei atualizar o tópico mas por enquanto tá assim: Meu aquário

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Ciclagem com dois biodigest e algas verdes já pode habit

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Uma pessoa muito habituada a montar sistemas e fazer um diagnóstico seguro de inicio a colonização é o Roberto Vieira

As algas bolinhas devem ser Valônias, uma praga.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Joao Bezerra
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 102
Registrado em: 19 Abr 2014, 20:00
Apelido: Joao
Data de Nascimento: 21 Ago 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Ciclagem com dois biodigest e algas verdes já pode habit

#3 Mensagem por Joao Bezerra »

Procurei foto de valonias e não tá parecido não.
Eu dei uma esfregada com perlon nas que estavam nas rochas e algumas ainda ficaram assim:
IMG_0663.JPG
IMG_0662.JPG


Aliás, não teve surgimento de algas marrom, pink nem nada. No sump que apareceu um lodo meio marrom, talvez fossem as algas marrons mas foi pouco.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: Ciclagem com dois biodigest e algas verdes já pode habit

#4 Mensagem por Roberto Vieira »

João essas algas são comuns na ciclagem, o importante é elas não proliferarem em excesso

Você já colocou equipe de limpeza ??

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Ciclagem com dois biodigest e algas verdes já pode habit

#5 Mensagem por André Fonseca »

Joao Bezerra escreveu:nenhum equipamento rodando apenas iluminação fluorescente provisória por um período de 4hr/dia

João,

Vc fez a ciclagem sem o Skimmer funcionar, é isso???
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: Ciclagem com dois biodigest e algas verdes já pode habit

#6 Mensagem por Wellington Salles »

Joao Bezerra,

Também acho que é parte da fase em que passa o reef nada que uma boa equipe de limpeza não resolva! Isso está dentro do cenário do ciclo do nitrogênio!

O incomodo de ciclar com os aparelhos desligados é o retardo e permanência mais longa das etapas que nele se apresentam!

Abração.
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Joao Bezerra
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 102
Registrado em: 19 Abr 2014, 20:00
Apelido: Joao
Data de Nascimento: 21 Ago 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Ciclagem com dois biodigest e algas verdes já pode habit

#7 Mensagem por Joao Bezerra »

Equipe de limpeza ainda não coloquei não mas vou providenciar logo também, depois que fizer uma TPA coloco eles.

Roberto Vieira escreveu:João essas algas são comuns na ciclagem, o importante é elas não proliferarem em excesso

Você já colocou equipe de limpeza ??

Joao Bezerra
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 102
Registrado em: 19 Abr 2014, 20:00
Apelido: Joao
Data de Nascimento: 21 Ago 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Ciclagem com dois biodigest e algas verdes já pode habit

#8 Mensagem por Joao Bezerra »

Pois é, meu skimmer é DYI e não o tinha terminado por inteiro aí o tempo foi passando e a ciclagem ficou sem equipamento nenhum rodando inclusive sem ele.

André Fonseca escreveu:
Joao Bezerra escreveu:nenhum equipamento rodando apenas iluminação fluorescente provisória por um período de 4hr/dia

João,

Vc fez a ciclagem sem o Skimmer funcionar, é isso???

Joao Bezerra
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 102
Registrado em: 19 Abr 2014, 20:00
Apelido: Joao
Data de Nascimento: 21 Ago 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Ciclagem com dois biodigest e algas verdes já pode habit

#9 Mensagem por Joao Bezerra »

Fico mais tranquilo assim, porém tenho dúvidas se a biologia necessária já se encontra de forma adequada, visto que não coloquei nenhuma rocha viva, nem água de aquário maturado, nem nada, apenas duas ampolas de biodigest até agora e já faz tempo.
Meus testes resultaram naquilo que coloquei mas quanto a inserir os animais se eu quiser já posso?

Wellington Salles escreveu:Joao Bezerra,

Também acho que é parte da fase em que passa o reef nada que uma boa equipe de limpeza não resolva! Isso está dentro do cenário do ciclo do nitrogênio!

O incomodo de ciclar com os aparelhos desligados é o retardo e permanência mais longa das etapas que nele se apresentam!

Abração.

Joao Bezerra
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 102
Registrado em: 19 Abr 2014, 20:00
Apelido: Joao
Data de Nascimento: 21 Ago 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Ciclagem com dois biodigest e algas verdes já pode habit

#10 Mensagem por Joao Bezerra »

Quanto a biologia contida e inserir os animais, mais alguém tem opinião?

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: Ciclagem com dois biodigest e algas verdes já pode habit

#11 Mensagem por Wellington Salles »

Joao Bezerra escreveu:Quanto a biologia contida e inserir os animais, mais alguém tem opinião?



Os parâmetros estão bons!!! olhando só pra ele isolados diria que qualquer animal iria bem...

Mas como acabou de sair da fase do N repita os testes e veja se o resultado se repete! Se sim pode seguir em frente... em direção aos animais!!!

Abração.
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: Ciclagem com dois biodigest e algas verdes já pode habit

#12 Mensagem por Roberto Vieira »

Ciclagem sem skimmer é um problema, e também pode ser relacionado com isso

A pressa é arqui inimiga da perfeição em qualquer aquário, nada que é muito rápido é bom !

É normal um aquário indevidamente ciclado apresentar bons parâmetros, mas como não possui carga biológica adequada para receber vida, quando esta é introduzida rapidamente o aquário fica desbalanceado. Então calma é mais do que necessário, por isso perguntei da equipe de limpeza, além de comer as algas são excelentes para começar com a carga biológica e permitir o devido povoamento do bactérias na sua filtragem

Então a recomendação mais sensata é.

Garanta o funcionamento do skimmer

Garanta o funcionamento de uma iluminação adequada

Insira alguma equipe de limpeza e acompanhe os parâmetros, se em uma semana eles continuarem normais insira mais alguns animais de equipe de limpeza ou pequenos, por exemplo, camarão de poça ou camarão bailarino, pois já terá que alimentá-los. Verifique também o desenvolvimento de algas, é comum perdermos equipe de limpeza simplesmente porque acabam as algas do aquário e não lhe alimentamos

Passado mais uma semana e todos os parâmetros estiverem ok, ai partimos para peixes ou corais

Outra coisa, verifique antes de qualquer animal introduzido seu pH e KH

Espero ter ajudado mais agora !

Joao Bezerra
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 102
Registrado em: 19 Abr 2014, 20:00
Apelido: Joao
Data de Nascimento: 21 Ago 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Ciclagem com dois biodigest e algas verdes já pode habit

#13 Mensagem por Joao Bezerra »

Roberto Vieira escreveu:Ciclagem sem skimmer é um problema, e também pode ser relacionado com isso

A pressa é arqui inimiga da perfeição em qualquer aquário, nada que é muito rápido é bom !

É normal um aquário indevidamente ciclado apresentar bons parâmetros, mas como não possui carga biológica adequada para receber vida, quando esta é introduzida rapidamente o aquário fica desbalanceado. Então calma é mais do que necessário, por isso perguntei da equipe de limpeza, além de comer as algas são excelentes para começar com a carga biológica e permitir o devido povoamento do bactérias na sua filtragem

Então a recomendação mais sensata é.

Garanta o funcionamento do skimmer

Garanta o funcionamento de uma iluminação adequada

Insira alguma equipe de limpeza e acompanhe os parâmetros, se em uma semana eles continuarem normais insira mais alguns animais de equipe de limpeza ou pequenos, por exemplo, camarão de poça ou camarão bailarino, pois já terá que alimentá-los. Verifique também o desenvolvimento de algas, é comum perdermos equipe de limpeza simplesmente porque acabam as algas do aquário e não lhe alimentamos

Passado mais uma semana e todos os parâmetros estiverem ok, ai partimos para peixes ou corais

Outra coisa, verifique antes de qualquer animal introduzido seu pH e KH

Espero ter ajudado mais agora !


Oi Roberto, ajudou mais sim!
O skimmer coloquei para funcionar no dia 19/03 juntamente com circulação e recalque (óbviamente), luminária led 60W terminei montagem e coloquei desde o dia 29/03, bem como COEL controlando de 28.0ºC a 28.5ºC.
Eu havia inserido 10 mini pagurus dia 23/03 e até agora só um morreu no dia seguinte.
Refiz os testes hoje e deu zero de amonia, nitrito e fosfato, nitrato deu 5, o PH deu 7,5 mas não sei como aumentá-lo ou diminuí-lo, KH não tenho teste.
Algas não aumentaram mas diminuiram devido os pagurus.
Estou querendo colocar uma ricordea e mais alguma muda daqui mais uns 7~10 dias se os testes estiverem zerados de novo, só não sei quanto ao ph e kh.

Leandro Furlati
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 895
Registrado em: 12 Jul 2012, 12:45
Apelido: Furlati
Data de Nascimento: 17 Dez 1982
Cidade: Americana
País: Brasil
Localização: Americana/SP
Curtiu: 24 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

Re: Ciclagem com dois biodigest e algas verdes já pode habit

#14 Mensagem por Leandro Furlati »

Na minha opinião 7 meses ciclando é mais que o suficiente, só se certifique de que os equipamentos estão todos funcionando corretamente.

Aproveite que não há vida ainda, e de uma geral nos equipamentos que estavam rodando e também no SUMP.

PS. O meu eu também ciclei com Biodigest e por apenas 50 dias, não tive nenhum problema.

Abraços e sucesso.
[fade][font=Comic Sans MS]Furlati[/font][/fade]

Novo reef: http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=30729

Nano reef (desativado): http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=16786

Joao Bezerra
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 102
Registrado em: 19 Abr 2014, 20:00
Apelido: Joao
Data de Nascimento: 21 Ago 1984
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Ciclagem com dois biodigest e algas verdes já pode habit

#15 Mensagem por Joao Bezerra »

Obrigado [emoji106]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”