🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Iniciando aquário marinho (primeiro)

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Marcio Freire
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 21 Nov 2014, 20:27
Apelido: Ockilupo
Data de Nascimento: 12 Fev 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Iniciando aquário marinho (primeiro)

#1 Mensagem por Marcio Freire »

Boa noite a todos

sou novo no forum, nunca tive aquario marinho e este sempre foi meu desejo maior! Andei lendo alguns tópicos no forum e o que me animou foi saber tenho a possibilidade de montar um marinho com skimmer (descobri aqui que existia isso). Li muito sobre montagem mas sou cabeça dura e inseguro, pode ser que repita muitas das duvidas já citadas no forum, me desculpem.

Bom tenho um vidro de 100x40x50 (200 litros) algumas rochas vivas, fundo de concha moida(tudo herança do meu ultimo aquario de ciclideos africanos). vou postar algumas duvidas aqui, se não der pra responder todas elas tudo bem, entendo que as duvidas se tornam cada vez mais repetitivas no forum.
obs: penso em fazer um aquario com peixe e corais. Pretendo nao por sumple por incompatibilidade com espaço e movel do aquario

1- preciso de um skimmer que comporte meu aquario e seja extremamente silencioso, posso manter meu filtro externo e skimmer ao mesmo tempo? vale a pena?
2- meu aquario bate muita luz criando muita alga verde, alguma solução para esse problema?(é unico lugar que pode ficar meu aquario)
3- alguem poderia me ajudar com a "equipe de limpeza" o que seria isso????
4- tempo médio de circlagem do aquario marinho?
5- preciso necessariamente manter uma correnteza no aquario? ou ondas?
6- que água vcs usam? li que agua de torneira não é bom.
7- o que seria sistema reposição de agua doce? como funciona? pra que serve?

existe algum topico sobre ABC do marinho aqui? não achei.
Com certeza surgirá algumas duvidas na montagem, mas se tiverem mais alguma dica aceito kkkkkkk
abraços
Um pedaço do Oceano em minha casa...

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Iniciando aquário marinho (primeiro)

#2 Mensagem por tedescowill »

algumas respostas

2 pra agua verde voce precisa de um filtro uv,mas tem o problema de temperatura ja que o aquario pega sol

5 sim precisa de movimentacao na agua

6 se usa a agua da torneira ,mas esta é passada por uma filtragem ,no deionisador,ou no filtro de reverse osmose,sendo este primeiro ,o deionisador o mais usado ,ele pode ser comprado pronto ou feito em casa nele se usa resinas que limpao a agua ,as resinas dele com o tempo precisao ser trocadas ,e para isso voce precisa de um aparelho chamado TDS ,voce pode tambem comprar esta agua pronta e acrecentar o sal

7 a reposicao de agua doce e feita usando esta agua que se mistura com o sal ,só que como o nome diz :reposicao de agua doce ,nesta agua nao vai sal ,a agua do aquario evapora nas o sal nao (ou melhor dizendo quase nada)
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Avatar do usuário
Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Mensagens: 3113
Registrado em: 27 Set 2013, 23:10
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Cidade: Rio de Janeiro
País: Brasil
Localização: Méier - Rio de Janeiro
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: Iniciando aquário marinho (primeiro)

#3 Mensagem por Wellington Salles »

Ockilupo,

Seja muito bem vindo a esse deslumbrante universo aquático!!!!

Para começarmos sugiro que retifique sua identificação para nome e sobre nome, conforme regras do fórum....

Legal a litragem escolhida ela já vai ajudar bastante na estabilização do aquário! Oriento que reveja a possibilidade de utilização de Sump, pois é possível manter um bom aquário marinho sem ele mais é redobrado o trabalho, sem contar que é ali que estabelecemos a 'casa de máquinas'

Quanto ao Skimmer atualmente a maioria é bem silencio, procure porSkimmers Bubble Magus, Octopus, Skimz.... recomendo que tenho 2 a 3x o volume do reef.

Esclareça melhor que filtro é esse que possui e quer utilizá-lo....

aquário marinho Não deve receber luz direta do sol.... vai gerar alga! isso não tem solução.

Necessariamente deve manter uma boa circulação que pode ser correnteza no aquário ou ondas!!!

Esqueça água da torneira, você necessariamente vai precisar ou de RO ou Deonizador!

A água do aquário evapora, mas o sal é mantido no reef, então apenas é feita a reposição de água doce....

Juntei uma sequência de links dos mestres nesse assunto daqui do fórum icon_joia da uma conferida lá!!! Vai ser de grande valia....

http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=53&t=14986

http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=53&t=10006

http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=53&t=24678

http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=53&t=21973

Um grande abraço.
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Iniciando aquário marinho (primeiro)

#4 Mensagem por Armando Ito »

o skimmer pode ser externo , mas necessariamente terá que ter em torno de 3x a litragem ( 600 lt/h ) ...

agua para reposição ( evaporada ) ou para encher o aquário ( com adição de sal ) pode ser de torneira , mas como essa possui alto índice de silicato e fosfato ( fonte de alimento das algas ) tem que necessariamente passar por um filtro ( deionizador ou reverse osmose ) ...

repense o local , o aquário não pode ter incidência de luz solar ( algas e aquecimento ) ...

o período de ciclagem dura em média de 30 a 90 dias ( depende de "n" fatores - acelerador biológico , iluminação , etc ) ...

equipe de limpeza são animais que vão consumir os detritos orgânicos ( restos de comida ) e as algas ... os mais comuns são paguros e snails ... um aquário de 200 lt eu diria em torno de 50 de cada ...

rochas vivas ( dry rock - soma - zanzibar - etc ) em trono de 50/60 kg e substrato ( crushed coral - samoa pink - aragonite - etc ) em torno de 30/40 kg ... ( é onde a colonia de bactérias benéficas ao aquário vão se alojar ) ...

bomba de circulação ( wave maker ) em trono de 4000/6000 lt ( WP 10/25 ) ... ( circulação é que mantém a oxigenação do aquário ) ...

iluminação em torno de 100/120W ( se for led ) ou 250/300W ( T5 - HQI - etc ) ... vai depender de qual tipo de coral pretende colocar ( corais "duros" (SPS) necessitam de mais iluminação ... os moles ou LPS , pode ser menos ...

pense em um sistema de resfriamento ( cooler ou chiller ) e aquecedores compatíveis ao volume ( temperatura deve se situar entre 25º a 26º ) ... quanto menor a oscilação , melhor será aos animais ...

refratômetro ( saber a salinidade da agua - entre 1023/1026 ) ...
TDA ( saber a qualidade da agua ( torneira ) ... 000 a 004 ( no máximo ) ...
testes de Ph ( entre 8,0 a 8,4 ) ... Nitrato ( NO³ - 000 ) ... Dureza ( Kh - entre 7 a 9 ) ... Calcio ( Ca - em torno de 420 ) ... Magnésio ( Mg - em torno de 1300 ) ...

e ... muita pesquisa e leitura "antes" de qualquer decisão ...

abraço e boa sorte

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Iniciando aquário marinho (primeiro)

#5 Mensagem por Ramon Brescovici »

bom dia. seja bem vindo ao fórum.

comecemos por:

Voce já usou algum remédio ou outra coisa a base de cobre enquanto tinha os ciclídeos?
se usou, nao poderá ter corais.
caso tenha usado e queira corais, tem que trocar as rochas e o substrato.

aliás, nao use concha moída, é um substrato que comumente libera fosfato (a calcificação das conchas é diferente da calcificação dos corais).

1 - skimmer hang on, sem barulho, é quase impossível. recomento o bh-1000 da reef octopus, mas tem outros bons. o problema é que precisa ser bom para 500 litros no mínimo.
não vale a pena filtro externo funcionando com ceramica e carvao o tempo todo, porém, como nao tem sump, guarde. caso um dia haja necessidade de utilizar alguma mídia, é a única opção.

2 - o ruim do sol é o aquecimento, pois num aquario equilibrado (isso requer MUITA paciencia e calma para nao adicionar bixos um atras do outro, e sim sempre dá intervalo de 1 a 3 meses entre um animal e outro). (ao contrario do doce que dá algas)

3 - procura o topico do matias

4 - qual o tamanho da sua paciência? o bom é 3 meses após inserir vida (ou uma pequena rocha de um amigo, ou um copinho de substrato. estes devem ficar sempre submersos na agua, se transportar fora da agua salgada perde o sentido)

5 - sim. a superfície do aquario deve trocar o máximo possível de gases com a atmosfera.

6 - sal sintético

7 - quando evapora a água, o sal fica, entao tem que por mais agua doce. este deve ser um sistema AUTOMÁTICO!!! nao monte sem automatizar isto. o volume depende de quantos dias vc poderá passar fora de casa. na média vc vai consumir de 2 a 5 litros de água por dia, dependendo do sistema de resfriamento (ventilador evapora mais)

já viu os tópicos na area de topicos de referencia?
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Iniciando aquário marinho (primeiro)

#6 Mensagem por tedescowill »

Mais respostas:

3 equipe de limpeza ,so pense nelas quado estiver começando o periodo de ciclagem,nesta epoda é interesante pensar tambem num "kit com biologia" "microbiologia ,ou sei la como o Matias chama"
isto é a penultima faze pois primeiro voce tem que
ter o modo de ter a agua salgada e doce
a agua salgada da pra se usar agua natural se encontrar a venda ,mas ai em sampa vai ser dificil ,comprar a agua salgada feita com sal (ista nao é muito boa ideia pois voce fica dependente de lojas)
o que acaba deixando claro que é melhor voce produzi-la
praticamente todos aqui do forum usam ,a agua da torneira ,nao que nao se possa usar agua de alguma fonte/rio potavel ,o que em sampa é mais dificil ainda ,agua de poço (potavel)
tambem dá, ,mas todos praticamente usam a da torneira mesmo,
esta agua para ser usada para fazer a agua salgada precisa da filtragem do deionizador /ou do filtro de reverse osmose ,e é fato para voce fazer esta filtreagem de maneira segura voce tem que ter acesso ao medidor de TDS (comprando um /emprestando/pagando para fazer os testes ,alugando)
como eu ja disse o dionizador é mais usado pois é mais acessivel ,as resinas (ou resina mista) fazem a filtragem de um certo volume de agua depois ficam saturadas ,se for ter um deionizador tem que ter varios lugares para poder comprar (nao fique dependente de uma só loga/ou grupo de uma só rede de lojas) ,isto vale para a compra de sal sintetico tambem ,tenha um pequeno estoque ,tamto de agua doce ,de agua salgada pronta,de sal sintetico ,e se possivel de resina (do deioniszador)
sabendo como terá as aguas

passe para o equipamento de filtragem,e movimentacao dagua

o filtro que voce disse ter ,voce vai usar para por o perlon, e mesmo que digam que nao no começo ,nos primeiros meses ,como o aquario nao estara todo estabilizado, da pra usar sim corvao ativado de boa qualidade (usa-se de uma grama para cada 1-3 litros de agua )

depois de ter o equipamento e o aquario ,voce precisa de ter alguns testes como ja disserao acima
alguns voce pode pagar para vazer em lojas de aquarismo ,outros voce precisa ter em casa

depois disso voce pode começar a pensar na etapa de ciclagem

a ciclagem pode ter um tempo bem menor se voce tiver lugar onde conseguir aqua de um aguario ja estabilisado e adicionar de semana em semana durante a ciclagem

depois da ciclagem ,depois de colocar os peixes ,é altamente aconselhavel voce ter mais um aquario (de pelo menos 40 litros) para servir para uma emergencia /como hospital/quarentena

do mesmo jeito que é aconselhavel dispor de uma grana extra para poder usar com o aquario numa emergencia,pois como voce podera ver um aquario marinho é apaixonande,e caro,isto fora a beleza inigualavel (pra voce que ja teve ciclideos ,vai parecer mudar da agua para o vinho) ,e acidentes acontecem ,mas nada que estar preparado nao possa ser muito aliviado (como ter um aquario de emergencia para por os peixes,e poder comprar um aquario novo numa eventual hagada)
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Marcio Freire
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 21 Nov 2014, 20:27
Apelido: Ockilupo
Data de Nascimento: 12 Fev 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Iniciando aquário marinho (primeiro)

#7 Mensagem por Marcio Freire »

Pessoal muito obrigado pelas dicas, foram muito valiosas e já estão me ajudando na escolha do equipamento icon_joia

ahhhh só pra esclarecer melhor, meu aquario não fica com luz do sol direto, mas fica próximo a um janelão pegando apenas claridade

bom separei alguns equipamentos

filtro uv: Jebo filtro UV 05W 110 V ( GALP )
skimmer: Bubble Magus Skimmer Cone C7 - SP2000 - 700LT


ainda estou um pouco preocupado com a água do meu aquario, sou de são paulo (bairro mooca) onde poderia arrumar agua? fazer esta um pouco fora de cogitação devido a necessidade de outros equipamentos (deionizador ou do filtro de reverse osmose)

aqui em casa já tenho duas lampadas fluorescentes, uma white t8 25w e outra blue t8 25w

mais uma duvida: meu aquario de ciclideos realizava troca parcial de agua 1x na semana, marinho seria igual?

um grande abraço a todos
Um pedaço do Oceano em minha casa...

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Iniciando aquário marinho (primeiro)

#8 Mensagem por tedescowill »

Marcio tpa depende de como esta o seu sistema ,dos valores de testes, mas normalmente é de 10 em 10 ou 15 em 15,ma squando se tem elementos no aquario que precisa de alta qualidade na agua e o equipamento nao é suficiente se troca um pouco da agua toda semana
costuma se trocar 20 -30 por cento da agua do aquario (aquario + sump),isto claro com o sistema estabilizado e sem problemas


estas lanpadas devem servir so para os peixes ,pra ter corais voce precisa trocalas para ter iluminacao adequada a corais

uv de 5 watts é pouco ,mas melhor que nem um

nao achei que pegava sol diretamente ,mas esta claridade que pega ,se voce colocar um objeto nesta luz e ele esquentar ,significa que a iluminacao solar esta forte demais
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Marcio Freire
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 21 Nov 2014, 20:27
Apelido: Ockilupo
Data de Nascimento: 12 Fev 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Iniciando aquário marinho (primeiro)

#9 Mensagem por Marcio Freire »

Po bacana, etou montando o aquario pelo que vcs estão sugerindo, assim a chance de sucesso é maior hahahahaha

então não chega a esquentar objetos proximos não, o que é uma vantagem. já estou pensando em fazer um desionizador caseiro que achei aqui no forum tambem. comecei a cotar preços já se tudo correr como planejado em 15 dias tenho água no áquario.

achei um vendedor no meu bairro icon_comemorando (mooca) vou passar lá pra conversar um pouco tambem, toda ajuda é bem vinda nesse momento

tentarei tambem postar fotos da montagem, passo a passo, isso ajuda tanto no meu aquario quanto pra outros iniciantes

agradeço a todos
abraços
Um pedaço do Oceano em minha casa...

Marcio Freire
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 23
Registrado em: 21 Nov 2014, 20:27
Apelido: Ockilupo
Data de Nascimento: 12 Fev 1983
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Iniciando aquário marinho (primeiro)

#10 Mensagem por Marcio Freire »

fala galera adiquiri um Skimmer Bubble Magus E 5 hang on, só estou esperando chegar espero q sirva minhas necessidades e naõ seja muito barulhento hahahahahaha

aquario está começando a se formar
Um pedaço do Oceano em minha casa...

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”