🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Alguém pode explicar o que é lumen ?

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Anderson Freitas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 165
Registrado em: 12 Jul 2014, 07:53
Apelido: AndersoNx
Data de Nascimento: 15 Fev 1986
Cidade: fortaleza
País: brasil
Recebeu Curtir: 13 vezes

Alguém pode explicar o que é lumen ?

#1 Mensagem por Anderson Freitas »

Por exemplo: um led de 3w Azul Royal - 450 a 475 nm
Alto brilho - 75 lm


Desde já, agradeço.
[fade]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef: Anderson Freitas[/fade]

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Alguém pode explicar o que é lumen ?

#2 Mensagem por Mauro Becker »

Lumem é unidade básica de fluxo luminoso.

Assim, se baseando apenas por este aspecto você fica sabendo "quanto" de luz está sendo emitida dentro do espectro luminoso visível.

quanto maior o fluxo, maior a quantidade de luz.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Avatar do usuário
Anderson Freitas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 165
Registrado em: 12 Jul 2014, 07:53
Apelido: AndersoNx
Data de Nascimento: 15 Fev 1986
Cidade: fortaleza
País: brasil
Recebeu Curtir: 13 vezes

Re: Alguém pode explicar o que é lumen ?

#3 Mensagem por Anderson Freitas »

quantos lumem deve ter um led ?
[fade]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef: Anderson Freitas[/fade]

ANDRE SIZA
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 168
Registrado em: 19 Jan 2013, 15:52
Data de Nascimento: 18 Abr 1981
Cidade: RIO BRANCO
País: BRASIL
Curtiu: 37 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Alguém pode explicar o que é lumen ?

#4 Mensagem por ANDRE SIZA »

OLÁ CARO AMIGO INFELISMENTE NÃO SOU UM EXPERT NO ASSUNTO POR ISSO PREFEIRO NÃO OPNAR MAIS TEM MUITO MATERIAL BOM AQHI NO FÓRUM.

DÁ UMA OLHADINHA NESSE TÓPICO AQUI viewtopic.php?f=53&t=24186 TALVEZ TE AJUDE COM AS DÚVIDAS SOBRE ILUMINAÇÃO, NO MEU CASO ME AJUDOU MUITO O SUBTÓPICOS DA SESSÃO TÓPICOS DE REFERÊNCIA.

TEM MUITO MATERIAL BOM LÁ QUE AJUDA BASTANTE

Avatar do usuário
Anderson Freitas
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 165
Registrado em: 12 Jul 2014, 07:53
Apelido: AndersoNx
Data de Nascimento: 15 Fev 1986
Cidade: fortaleza
País: brasil
Recebeu Curtir: 13 vezes

Re: Alguém pode explicar o que é lumen ?

#5 Mensagem por Anderson Freitas »

plus_icon
[fade]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef: Anderson Freitas[/fade]

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Alguém pode explicar o que é lumen ?

#6 Mensagem por Mauro Becker »

Creio que estou entendendo sua duvida, vou responder de forma bem reduzida ok, se persistir alguma aresta, iremos polindo o raciocínio ok.

Lumens como comentado é unidade básica do fluxo luminoso, quanto maior este valor, maior a fluxo luminoso do espectro visível.

O valor em lumens é muito usado para iluminação trivial, indústria, comércio e residências, sendo parâmetro inclusive para determinar a aplicação adequada de cada projeto de iluminação.

Este parâmetro visa conforto visual por exemplo: quartos se solicita 160 lumens por metro quadrado, escritórios 400 lumens por metro quadrado. Se seu projeto de iluminação fosse para um quarto e a fonte luminosa fossem leds, bastaria você verificar qual led seria melhor indicado(referencia do fabricante).

Pronto! Resumidamente acredito que agora você tem idéia de lumens e sua aplicação.

Vamos abordar iluminação para aquarismo.

Hoje o entendimento das necessidades dos organismos vivos em um sistema marinho, nos remete a mais que o emprego apenas de lumens (espectro luminoso visível).

Ponderações como a energia que chega a superfície do organismo a qual tem efeito e é aproveitada por este, é que tem basilado os projetos de iluminação. Procure sobre PAR.

O fluxo luminoso como entendido na unidade Lumen, deixa de ser valido, e iniciamos a ponderação sobre o comprimento de onda. Encurtando a historia busque leds de comprimento de onda 460 nm. são tipicamente de cor azul profundo (violeta, royal blue etc).
Imagem

Segundo alguns comentários a melhor opção são leds da CREE de 3W
http://www.ebay.com/itm/CREE-XLamp-XP-E ... 35c748d174

Isto é só para começar ok

É preciso ponderar sobre a altura da coluna d'agua, uso de colimadores (lentes que concentram a luz), quantidade de watts, área coberta etc.
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”