🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aquario Marinho - Ajuda

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Flavio Piantavinha
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Abr 2014, 15:39
Apelido: Surfman
Data de Nascimento: 01 Fev 1971
Cidade: Serra
País: Brasil
Localização: Jacaraipe - ES

Aquario Marinho - Ajuda

#1 Mensagem por Flavio Piantavinha »

Prezados,

Tive dois aquarios, um marinho e outro doce, há mais de 15 anos. Ganhei de presente um aquario de 100x40x50 e um filtro tipo canister HF 3313 (3 cestas). Como do tempo que tive aquario para cá tudo mudou, após algumas pesquisas rápidas, resolvi montar o aquario para minhas filhas. A idéia é aproveitar que moro perto da praia e pegar alguns peixes e invertebrados para criação. Não pretendo usar corais vivos. As rochas e o cascalho foram pegos perto de minha casa mesmo, exceto os corais brancos da direita que tenho há mais de 15 anos guardado.

Minha dúvida é como proceder para colocar os peixes e invertebrados capturados no aquário. Tem que colocar algum produto antes?

Segue abaixo um foto. A agua foi colocada tem 7 dias apenas e esta com PH entre 8,2 e 8,5.

Foto Aquario

Se alguem puder me dar dicas, agradeço.

Sds icon_clap
[mod="Mauro Becker"]Salve, Precisamos de sua ajuda para melhorar o Fórum Brasil Reef.
Hoje o padrão de exibição dos nomes, deve ser “nome” espaço “sobrenome”
Como por exemplo: Matias Gomes, Celso Suguimoto etc. Para fazer a modificação, acesse esse link:

ucp.php?i=profile&mode=reg_details .


Neste local você deve escrever no padrão solicitado ok.
por exemplo de ManthiasGomes12, para Manthias Gomes. Vale lembrar, se quer ser chamado pelo apelido, não tem problema, basta colocar o apelido no campo determinado para isso. Faça a atualização e próximo acesso terá como login o nome atualizado. Aqui você poderá verificar as janelas em que se navega:

alterando o nome

boa navegação. Obrigado[/mod]

Avatar do usuário
Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 6458
Registrado em: 25 Jun 2009, 11:15
Apelido: Vinny Nito
Localização: Ribeirao Pires- SP
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

Re: Aquario Marinho - Ajuda

#2 Mensagem por Vinicius F. Reis »

seria interessante pra manter os parametros vc ter um skimmer nesse aquario. Ou fazer tpas com uma religiosa frequencia.

apos passado o periodo de ciclagem (45-60 dias, acompnhando os parametros nitrito, nitrato, fosfato etc) vc teoricamente ja pode incluir animais.
Cuidado com algumas especies de animais nacionais, umas sao proibidas e outras um poço de doença.

Avatar do usuário
Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1297
Registrado em: 28 Abr 2012, 13:04
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Tucuruvi - Zona Norte
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Aquario Marinho - Ajuda

#3 Mensagem por Marco Vieira »

Surfman, bem vindo ao fórum!

Primeiro, seria legal colocar seu nome e sobrenome como usuário, assim fica fácil a identificação de todos.

Agora sobre seu aquário.

Display: está bem legal, mas eu não deixaria as pedras encostadas no vidro. Isso gera zonas de baixa circulação e você não poderá limpar o vidro naquele local.

Filtragem: canister é para uso em água doce, em aquário marinho não vai bem. Para usá-lo no marinho, você terá que limpar religiosamente e fazer boas TPA's, e mesmo assim há risco de problemas com fosfato, com o passar do tempo. O ideal seria montar um sump, seja traseiro, lateral ou separado em baixo. Eu uso essa mesma marca e modelo de canister no meu plantado e é bom, mas a circulação é fraca para marinho, você precisaria de uma bomba de circulação no display. Em um aqua deste tamanho, seria bom também usar um skimmer.

Água: você deve ter pego da praia, certo? Se sim, tome cuidado pois a água próxima da costa e das cidades tem muita sujeira e carga orgânica, que pode intoxicar seu aqua ou deixar cheio de algas. A água do mar é ótima para iniciar a ciclagem e para a TPA, mas tem que ser muito limpa e ter os parâmetros controlados. A água de reposição precisa ser DI ou RO, não use água da torneira mesmo com prime, pois há risco de boom de algas. Além do PH, avalie densidade, KH e NH3. O KH é essencial para manter o PH balanceado, e o NH3 tem que ser 0 para garantir que o ciclo do nitrogênio está instalado e que os peixes não morrerão intoxicados.

Animais: eu não coletaria. Há risco de vir doente, de não se adaptar à alimentação, de ser proibido, além de eu achar ser sacanagem tirá-lo do habitat natural. Eu compro animais apenas de criadores conhecidos ou lojas grandes, sempre questionando se são criação de cativeiro (aqui tenho que confiar na palavra...).

Rochas: você pegou perto da sua casa, mas lavou bem antes, com cloro e deixando secar no sol? Há risco de estarem contaminadas, cheias de fosfato, etc.

Iluminação: já que não pretende ter corais, não precisa de nada muito forte. É legal uma branca e uma actínica, dependendo do tipo de peixe que tiver. A actínica deixa algumas cores fluorescentes. icon_joia

Aquecimento/resfriamento: isso deve ser controlado de perto. Como não vai ter corais, pode até deixar água mais quente, tipo 28º ou 29º, mas aqui o essencial é evitar variação. Variação térmica estressa os animais, gerando queda na imunidade e consequentemente, doenças e óbitos. O controle pode ser feito com um Coel ou similar (tem montagens na parte de FVM), usando aquecedor e ventuinhas (específicas ou de PC) para resfriar.

Acho que isso é o básico para começar :P

Tem tópicos fixos para quem está iniciando, seria legal ler eles, tiram muitas dúvidas.

E vai postando as dúvidas, que o pessoal aqui sempre ajuda! icon_joia

Abraço

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 13145
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:48
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: São Bernardo do Campo-SP
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

Re: Aquario Marinho - Ajuda

#4 Mensagem por Mauro Becker »

Marco Vieira escreveu:Surfman, bem vindo ao fórum!

Primeiro, seria legal colocar seu nome e sobrenome como usuário, assim fica fácil a identificação de todos.

icon_joia
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Flavio Piantavinha
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Abr 2014, 15:39
Apelido: Surfman
Data de Nascimento: 01 Fev 1971
Cidade: Serra
País: Brasil
Localização: Jacaraipe - ES

Re: Aquario Marinho - Ajuda

#5 Mensagem por Flavio Piantavinha »

Amigos.

Obrigado pelas dicas. Também já fiz a atualização dos meus dados.

Vou começar a ler as dicas do forum para iniciantes, mas acho que as respostas acima já me deram um norte muito bom.

Grande Abraço icon_cheers

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”