Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Inicio nos salgados.
- Marcio Vargas
- Pomacanthus imperator 
- Data de Nascimento: 16 Nov 1980
- País: Brasil
- Curtiu: 33 vezes
- Recebeu Curtir: 16 vezes
Inicio nos salgados.
Senhores, 
Boa Tarde
Me chamo Marcio, tenho 32 anos e 20 de aquarismo doce. Atualmente enho um Plantadinho com Kingios de 250 litros e um cubo de 60 litros com Cardinais e tetras negros. Tenho ainda um Paludário com Apistogramas e Otos.
Frequento a algum tempo o AqOL, onde tenho o passo a passo de meus aquários. Desde piá sempre quis ter um salgado, porem diversos fatores impediram isso, o principal foi o custo mesmo, mas pesou também a dificuldade do salgado.
Agora resolvi arriscar, junto com um amigo começamos a montar um marinho para cada um. O dele vai ser apenas com peixes e invertebrados, o meu com corais. Vamos tocando juntos para irmos nos ajudando.
Agora de inicio não quero nada muito complicado, vai ser um basicão mesmo, só para ir pegando o jeito.
SETUP
- Tamanho: 100 litros aproximados. O móvel que tenho disponível é o de uma antiga bateria de beteiras, portanto 30 x 95. O Aquário vai ter 75 x 30 x 45 com um sump lateral de uns 15 x 30 x 60, totalizando 90 de "frente"...
- Filtro: MACRO AQUA HANG-ON SKIMMER M-30 P/266 (é um skimer hang on para ate 266lts). Vou colocar ele pendurado no SUMP mesmo. A ideia do SUMP é ter espaço para aquecedor, cooler e eventual expansão futura.
- Osmose Reversa: ?
- Aquecimento: 100W, apenas para manter estável, controlado por um termostato de duas vias. Vai ficar no Sump
- Resfriamento: 2 Coolers ligados a um termostato de duas vias. Os coolers dentro do sump.
- Substrato: Aragonita em quantidade suficiente para uns 8cm no fundo + 1Kg de substrato do marinho de um amigo, que esta rodando a uns 4 anos.
- Iluminação: T5 azul e branca, pensei em LED, porem vou optar pelo mais simples agora de inicio. Vão ser ligadas a um timer para o fotoperiodo.
- Fauna: Turbo Snail, Mini Paguro, Nishi Snail e 2 palhaços. (Dica do Dr. RC)
- Corais: Mush e Zoanthus para começar. (Dica do Dr. RC)
A ideia inicial era um nano, porem lendo por aqui mudei de ideia. Aumentei a litragem para ajudar na estabilidade do sistema. A base que tenho é a que trago do Doce, então tudo aqui no salgado é novo. Conversei bastante com outro amigo que tem marinho e recebi muitas dicas.
O que os amigos acham deste setup?
Abs

Boa Tarde
Me chamo Marcio, tenho 32 anos e 20 de aquarismo doce. Atualmente enho um Plantadinho com Kingios de 250 litros e um cubo de 60 litros com Cardinais e tetras negros. Tenho ainda um Paludário com Apistogramas e Otos.
Frequento a algum tempo o AqOL, onde tenho o passo a passo de meus aquários. Desde piá sempre quis ter um salgado, porem diversos fatores impediram isso, o principal foi o custo mesmo, mas pesou também a dificuldade do salgado.
Agora resolvi arriscar, junto com um amigo começamos a montar um marinho para cada um. O dele vai ser apenas com peixes e invertebrados, o meu com corais. Vamos tocando juntos para irmos nos ajudando.
Agora de inicio não quero nada muito complicado, vai ser um basicão mesmo, só para ir pegando o jeito.
SETUP
- Tamanho: 100 litros aproximados. O móvel que tenho disponível é o de uma antiga bateria de beteiras, portanto 30 x 95. O Aquário vai ter 75 x 30 x 45 com um sump lateral de uns 15 x 30 x 60, totalizando 90 de "frente"...
- Filtro: MACRO AQUA HANG-ON SKIMMER M-30 P/266 (é um skimer hang on para ate 266lts). Vou colocar ele pendurado no SUMP mesmo. A ideia do SUMP é ter espaço para aquecedor, cooler e eventual expansão futura.
- Aquecimento: 100W, apenas para manter estável, controlado por um termostato de duas vias. Vai ficar no Sump
- Resfriamento: 2 Coolers ligados a um termostato de duas vias. Os coolers dentro do sump.
- Substrato: Aragonita em quantidade suficiente para uns 8cm no fundo + 1Kg de substrato do marinho de um amigo, que esta rodando a uns 4 anos.
- Iluminação: T5 azul e branca, pensei em LED, porem vou optar pelo mais simples agora de inicio. Vão ser ligadas a um timer para o fotoperiodo.
- Fauna: Turbo Snail, Mini Paguro, Nishi Snail e 2 palhaços. (Dica do Dr. RC)
- Corais: Mush e Zoanthus para começar. (Dica do Dr. RC)
A ideia inicial era um nano, porem lendo por aqui mudei de ideia. Aumentei a litragem para ajudar na estabilidade do sistema. A base que tenho é a que trago do Doce, então tudo aqui no salgado é novo. Conversei bastante com outro amigo que tem marinho e recebi muitas dicas.
O que os amigos acham deste setup?
Abs
- Vinicius F. Reis
- Moderador Global 
- Apelido: Vinny Nito
- Curtiu: 26 vezes
- Recebeu Curtir: 165 vezes
Re: Inicio nos salgados.
Marcio, seja bem vindo
esteja sempre a vontade para perguntar
bom, vamos la:
sim, vai precisar de um, ou pode fazer um deionizador DIY, no Faça Voce Mesmo deve haver alguns projetos. (sai mais barato)
creio que umas 4 t5 por enquanto serao suficientes. Se quizer ja aproveitar que vai investir nas lampadas arriscar uma luminaria led DIY tb, vai ficar legal.
quail(is) bomba(s) pretende usar? se tiver uma forte para o retorno, pode nao precisar de nenhuma outra interna.

esteja sempre a vontade para perguntar
bom, vamos la:
sim, vai precisar de um, ou pode fazer um deionizador DIY, no Faça Voce Mesmo deve haver alguns projetos. (sai mais barato)
creio que umas 4 t5 por enquanto serao suficientes. Se quizer ja aproveitar que vai investir nas lampadas arriscar uma luminaria led DIY tb, vai ficar legal.
quail(is) bomba(s) pretende usar? se tiver uma forte para o retorno, pode nao precisar de nenhuma outra interna.
- Márcio Oliveira
- Centropyge interruptus 
- Apelido: Marcio
- Data de Nascimento: 07 Dez 1972
- Curtiu: 18 vezes
- Recebeu Curtir: 59 vezes
- Contato:
Mácio, bem vindo ao Brasil Reef.
Pelo setup, creio que está tudo bem encaminhado, porém eu pensaria em bolar um esquema automático para reposição de água.
Além dos corais citados, vai muito bem no seu reef cloves, xenias giant, kenyas e yelow polips. São corais baratos, bonitos e não são exigentes.
Vai postanto atualizações.

Pelo setup, creio que está tudo bem encaminhado, porém eu pensaria em bolar um esquema automático para reposição de água.
Além dos corais citados, vai muito bem no seu reef cloves, xenias giant, kenyas e yelow polips. São corais baratos, bonitos e não são exigentes.
Vai postanto atualizações.
- Marcio Vargas
- Pomacanthus imperator 
Opa, 
Obrigado pelo retorno pessoal.
Pois é Vinicius, já estou pensando em não ter este SUMP lateral, vi o projeto do Dimaione (viewtopic.php?f=25&t=19427) que tem praticamente as mesmas medidas do meu e gostei muito. Estou pensando em abandonar o SUMP e colocar o Hang On no fundo um pouco deslocado para um dos lados, e na lateral oposta colocar uma Wave Maker, que ainda não sei a dimensão... Será que rola?
Quanto às lampadas, esse é meu maior problema. Lá nos doces tenho muita coisa FVM, mas quando cai para o lado da eletrônica sou um zero a esquerda. Tenho amigos por lá que tb tem salgados (inclusive um deles que me indicou esse fórum) que tb sugeriram os LEDs... Por hora vou mesmo nas T5 que já conheço e estou acostumado a trabalhar com elas. Você fala em 4 unidades para 30cm de largura e uma coluna de agua de 45cm (sem descontar o substrato), é isso mesmo? Bastante...
  Bastante... 
Quanto ao RO, isso é totalmente novo para mim. Ele serviria para preparar a agua para as reposições certo? Tem um amigo que coloca direto da torneira, sei que é errado, mas ate que ponto é errado? Vou dar uma olhada nesses deionizador FVM.
Marcio,
Já tenho reposição automática no meu grandão de Kinguios, lá os Coolers baixam muito o nível da agua. Para o salgado penso que não rola ser direto da torneira, então vou ler mais a respeito e vou considerar sim...
Quanto aos corais, cara, muito obrigado pelas dicas. Mesmo tendo esses 20 anos de doce, to apanhando um pouco aqui no salgado.
Abs e muito obrigado pelas dicas.

Obrigado pelo retorno pessoal.
Pois é Vinicius, já estou pensando em não ter este SUMP lateral, vi o projeto do Dimaione (viewtopic.php?f=25&t=19427) que tem praticamente as mesmas medidas do meu e gostei muito. Estou pensando em abandonar o SUMP e colocar o Hang On no fundo um pouco deslocado para um dos lados, e na lateral oposta colocar uma Wave Maker, que ainda não sei a dimensão... Será que rola?
Quanto às lampadas, esse é meu maior problema. Lá nos doces tenho muita coisa FVM, mas quando cai para o lado da eletrônica sou um zero a esquerda. Tenho amigos por lá que tb tem salgados (inclusive um deles que me indicou esse fórum) que tb sugeriram os LEDs... Por hora vou mesmo nas T5 que já conheço e estou acostumado a trabalhar com elas. Você fala em 4 unidades para 30cm de largura e uma coluna de agua de 45cm (sem descontar o substrato), é isso mesmo?
 Bastante...
  Bastante... Quanto ao RO, isso é totalmente novo para mim. Ele serviria para preparar a agua para as reposições certo? Tem um amigo que coloca direto da torneira, sei que é errado, mas ate que ponto é errado? Vou dar uma olhada nesses deionizador FVM.
Marcio,
Já tenho reposição automática no meu grandão de Kinguios, lá os Coolers baixam muito o nível da agua. Para o salgado penso que não rola ser direto da torneira, então vou ler mais a respeito e vou considerar sim...
Quanto aos corais, cara, muito obrigado pelas dicas. Mesmo tendo esses 20 anos de doce, to apanhando um pouco aqui no salgado.
Abs e muito obrigado pelas dicas.
- Ramon Brescovici
- Centropyge interruptus 
- Apelido: Ramon Brescovici
- País: brasil
- Recebeu Curtir: 73 vezes
- Contato:
Marcio Vargas escreveu:Quanto ao RO, isso é totalmente novo para mim. Ele serviria para preparar a agua para as reposições certo? Tem um amigo que coloca direto da torneira, sei que é errado, mas ate que ponto é errado?
até o ponto que seu aquário vai ficar ridículo de tanta alga. eu digo, ridiculo mesmo!
o problema de injetar agua da torneira pro aquario, da forma automática pra reposicao do que evapora, é que se der pane no sistema entra tanta agua doce que vira aquario de agua doce, e sua sala pode boiar.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Schoppenhauer
- Marcio Vargas
- Pomacanthus imperator 
- Ramon Brescovici
- Centropyge interruptus 
- Contato:
Sugiro vc fazer um coletor de superficie. Veja estes topicos.
brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=14106&hilit=Copo+coletor+surface+skimming
http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... e+skimming
www.brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t= ... e+skimming

brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=14106&hilit=Copo+coletor+surface+skimming
http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... e+skimming
www.brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t= ... e+skimming
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Schoppenhauer
- Marcio Vargas
- Pomacanthus imperator 
Opa, 
Obrigado pela dica Ramon.
Já tenho um coletor no meu 240lts de Kinguios, não tinha pensado em fazer no salgado. Ele deve ser no Skimmer ou pode ser no outro Hang que vou ter apenas para filtragem mecânica + química?
O Skimmer eu teria de adaptar, porem o outro Hang, que é apenas Hang, sem Skimmer eu aninda não comprei, então já posso encomendar um com extrator.
Fechei as medidas, 80 x 30 x 50, o que acham?
30 é o que disponho no movel, vai ficar estreito, porem é o que tem... Quanto a altura? Depois do substrato vou ficar com uns 40cm de coluna de agua, acho que tá bom...
Abs

Obrigado pela dica Ramon.
Já tenho um coletor no meu 240lts de Kinguios, não tinha pensado em fazer no salgado. Ele deve ser no Skimmer ou pode ser no outro Hang que vou ter apenas para filtragem mecânica + química?
O Skimmer eu teria de adaptar, porem o outro Hang, que é apenas Hang, sem Skimmer eu aninda não comprei, então já posso encomendar um com extrator.
Fechei as medidas, 80 x 30 x 50, o que acham?
30 é o que disponho no movel, vai ficar estreito, porem é o que tem... Quanto a altura? Depois do substrato vou ficar com uns 40cm de coluna de agua, acho que tá bom...
Abs
- Ramon Brescovici
- Centropyge interruptus 
- Contato:
Pode fazer em qualquer um, desde que vc coloque um perlon/la de vidro no filtro hang, antes do carvao.
Alias, vc nao precisa de um filtro hang. Pode usar so o skimmer. Ou pode usar um canister.
Qual seu objetivo com o filtro hang? E com sump nao precisa filtro hang. Hmmm me explica isso.
Vc desmontou o doce?

Alias, vc nao precisa de um filtro hang. Pode usar so o skimmer. Ou pode usar um canister.
Qual seu objetivo com o filtro hang? E com sump nao precisa filtro hang. Hmmm me explica isso.
Vc desmontou o doce?
Schoppenhauer

Schoppenhauer
- Marcio Vargas
- Pomacanthus imperator 
Oi Ramon
Cara, não desmontei os doces, ainda estou com os três rodando (240lts de Kinguios, cubo 60lts com cardinais e tetras negros e paludário de 100lts com Apistogramas e Otos). O Salgado vai ser meu 4º aquário, vou começar com este de 100 litros, para ir aprendendo a lidar com eles, ir testando e conhecendo.
A ideia é depois de um tempo transformar o 240lts em um salgado, mas só depois de eu aprender bem, de conhecer...
Quanto à filtragem, eu desisti do Sump lateral, achei que não iria ficar legal o esquema do retorno, com canos aparentes e tudo mais e para um aquário de 100lts não vi como algo necessário, já que o Skimmer Hang da conta legal. O segundo Hang, sem skimmer, seria para dar uma ajuda na filtragem mecânica, peguei como inspiração o aquário do usuário Dimaioni (viewtopic.php?f=25&t=19427) que tem praticamente o mesmo tamanho deste que pretendo fazer e usa o Nano Rio só como Skimmer e outro Hang para as demais filtragens.
Mas assim, como o aquário, o tanque, ainda não foi construído, eu posso alterar o projeto para melhorar o layout ou ainda a questão da filtragem. Tenho de ficar nos 90cm de frente por 30 de fundo, o restante posso mexer a vontade.
Você acha que o SUMP lateral seria melhor? Lá poderia colocar o Perlon + carvão + alguma cerâmica na entrada de água, no segundo compartimento o Skimmer e a bomba de retorno.
Como não vai ter tampa, a luminária será suspensa, uma solução para o retorno do Sump ser discreto é ele ser por baixo, com uma pequena abertura no vidro do SUMP para o cano passar, e posterior vedação com silicone. O cano também fica oculto pelo substrato.

O que é melhor? Conforme o desenho ou sem SUMP?
Abs

Cara, não desmontei os doces, ainda estou com os três rodando (240lts de Kinguios, cubo 60lts com cardinais e tetras negros e paludário de 100lts com Apistogramas e Otos). O Salgado vai ser meu 4º aquário, vou começar com este de 100 litros, para ir aprendendo a lidar com eles, ir testando e conhecendo.
A ideia é depois de um tempo transformar o 240lts em um salgado, mas só depois de eu aprender bem, de conhecer...
Quanto à filtragem, eu desisti do Sump lateral, achei que não iria ficar legal o esquema do retorno, com canos aparentes e tudo mais e para um aquário de 100lts não vi como algo necessário, já que o Skimmer Hang da conta legal. O segundo Hang, sem skimmer, seria para dar uma ajuda na filtragem mecânica, peguei como inspiração o aquário do usuário Dimaioni (viewtopic.php?f=25&t=19427) que tem praticamente o mesmo tamanho deste que pretendo fazer e usa o Nano Rio só como Skimmer e outro Hang para as demais filtragens.
Mas assim, como o aquário, o tanque, ainda não foi construído, eu posso alterar o projeto para melhorar o layout ou ainda a questão da filtragem. Tenho de ficar nos 90cm de frente por 30 de fundo, o restante posso mexer a vontade.
Você acha que o SUMP lateral seria melhor? Lá poderia colocar o Perlon + carvão + alguma cerâmica na entrada de água, no segundo compartimento o Skimmer e a bomba de retorno.
Como não vai ter tampa, a luminária será suspensa, uma solução para o retorno do Sump ser discreto é ele ser por baixo, com uma pequena abertura no vidro do SUMP para o cano passar, e posterior vedação com silicone. O cano também fica oculto pelo substrato.

O que é melhor? Conforme o desenho ou sem SUMP?
Abs
- Ramon Brescovici
- Centropyge interruptus 
- Contato:
Pode nao comprar o filtro e fazer sifonagem pra filtragem mecanica.

Schoppenhauer

Schoppenhauer
- Fabiano Batista
- Acanthurus achilles 
- Apelido: Fabiano
- Recebeu Curtir: 7 vezes
Marcio,
Bem vindo ao aquarismo marinho!
Realmente você consegue tocar o aquario, sem um SUMP.
Mas acredite.... o SUMP vai te ajudar Muuuuuuiiiiitttoooo!!!!!
Não abandone a idéia de ter um SUMP!!!

Participem da Enquete: Você desligaria a TV para admirar o seu Aquário ? (Em Aquário Marinho Geral)

[font=Verdana]Fabiano Batista[/font]
Meu Nano REEF » Nano do Fabiano - Boyu MT-50
Meu Pico REEF » Ninja Pico Reef - 7L
Participem da Enquete: Você desligaria a TV para admirar o seu Aquário ? (Em Aquário Marinho Geral)
- 
				Marcelo Di Giaimo
- Lipogramma klayi 
- Apelido: Marcelo
- Data de Nascimento: 25 Fev 1981
- Curtiu: 6 vezes
- Recebeu Curtir: 41 vezes
- Márcio Oliveira
- Centropyge interruptus 
- Apelido: Marcio
- Data de Nascimento: 07 Dez 1972
- Curtiu: 18 vezes
- Recebeu Curtir: 59 vezes
- Contato:
Fabiano Batista escreveu:Marcio,

- Vinicius F. Reis
- Moderador Global 
- Apelido: Vinny Nito
- Curtiu: 26 vezes
- Recebeu Curtir: 165 vezes
Fabiano Batista escreveu:Realmente você consegue tocar o aquario, sem um SUMP.
Cara, eu tenho um reef sem SUMP, não é mto bom, e mto menos prático. O display fica cheio de coisas (canos, bombas etc)
se tiver espaço, opte sim por um sump, nem que seja traseiro.
- Marcio Vargas
- Pomacanthus imperator 
Pois é...
A ideia do Sump foi a inicial mesmo, e agora com todos estes comentários a favor dele, acho que vou fechar em SUMP mesmo. O meu vai ter de ser lateral, devido ao pouco espaço atraz. Ele vai ter apenas 30 com.
Então o Sump ficaria com os 30 de fundo, por 50 de altura e penso uns 15 de largura. Dentro apenas duas divisões, uma onde entra a agua e passa pelo Perlon, carvão e alguma cerâmica e o segundo onde coloco o Nano Rio e o aquecedor. O retorno vou fazer por baixo mesmo, para não aparecer canos por cima. Por baixo ele fica escondido sob o substrato.
Algumas fotos para ter uma ideia:
Essas duas são aqui do Forum mesmo, deste topico http://www.brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=17082

E estas aqui do usuário Moises Gama do AqOL e Aquaflux.

Retorno... O meu vai vir de baixo

Ali a esquerda farei como o dele, perlon, carvão e alguma cerâmica. A direita vou ter apenas uma SB 2000 com saída por baixo, o aquecedor e o Nano Rio pendurado ao lado. Outro detalhe é que penso em deixar o 6º vidro 1cm abaixo dos demais, para em caso de entupimento do sifão não ocorrer o transbordamento e sim a passagem da agua por cima ate o Sump

Bueno, é isso. O que acham?
Abs

A ideia do Sump foi a inicial mesmo, e agora com todos estes comentários a favor dele, acho que vou fechar em SUMP mesmo. O meu vai ter de ser lateral, devido ao pouco espaço atraz. Ele vai ter apenas 30 com.
Então o Sump ficaria com os 30 de fundo, por 50 de altura e penso uns 15 de largura. Dentro apenas duas divisões, uma onde entra a agua e passa pelo Perlon, carvão e alguma cerâmica e o segundo onde coloco o Nano Rio e o aquecedor. O retorno vou fazer por baixo mesmo, para não aparecer canos por cima. Por baixo ele fica escondido sob o substrato.
Algumas fotos para ter uma ideia:
Essas duas são aqui do Forum mesmo, deste topico http://www.brasilreef.com/viewtopic.php?f=2&t=17082

E estas aqui do usuário Moises Gama do AqOL e Aquaflux.

Retorno... O meu vai vir de baixo

Ali a esquerda farei como o dele, perlon, carvão e alguma cerâmica. A direita vou ter apenas uma SB 2000 com saída por baixo, o aquecedor e o Nano Rio pendurado ao lado. Outro detalhe é que penso em deixar o 6º vidro 1cm abaixo dos demais, para em caso de entupimento do sifão não ocorrer o transbordamento e sim a passagem da agua por cima ate o Sump

Bueno, é isso. O que acham?
Abs
- Ramon Brescovici
- Centropyge interruptus 
- Contato:
Marcio Vargas escreveu:O retorno vou fazer por baixo
Marcio Vargas escreveu: uma SB 2000 com saída por baixo
como assim?
Marcio Vargas escreveu: 1cm abaixo dos demais
deixa 2(eu acho...)
ceramica antes do skimmer não é bom.
Schoppenhauer

Schoppenhauer
- Marcio Vargas
- Pomacanthus imperator 
Oi Ramon, 
Cara, vai ser mais ou menos assim:

A SB 2000 vai ser a bomba de recalque do Sump, uma bomba de 2.000 litros hora. E quando falo "por baixo" é maio ou menos como essa ultima imagem. Como eu não vou ter tampa, apenas uma calha suspensa, não quero um cano aparente por cima (como na foto do post anterior), então passo este cano de retorno por baixo.
Deixo dois CM o 6º vidro abaixo dos demais e o nivel de agua mais um 1/2 cm abaixo do 6º vidro, isso?
Acho que ficou bom assim. Ao menos para um doce estaria muito bom.
Quanto as Ceramicas, não é bom então antes do Skimmer? Vc recomenda passar o skimmer para o primeiro nicho e as demais midias para o segundo?
abs

Cara, vai ser mais ou menos assim:

A SB 2000 vai ser a bomba de recalque do Sump, uma bomba de 2.000 litros hora. E quando falo "por baixo" é maio ou menos como essa ultima imagem. Como eu não vou ter tampa, apenas uma calha suspensa, não quero um cano aparente por cima (como na foto do post anterior), então passo este cano de retorno por baixo.
Deixo dois CM o 6º vidro abaixo dos demais e o nivel de agua mais um 1/2 cm abaixo do 6º vidro, isso?
Quanto as Ceramicas, não é bom então antes do Skimmer? Vc recomenda passar o skimmer para o primeiro nicho e as demais midias para o segundo?
abs
- Ramon Brescovici
- Centropyge interruptus 
- Contato:
Marcio Vargas escreveu:Deixo dois CM o 6º vidro abaixo dos demais e o nivel de agua mais um 1/2 cm abaixo do 6º vidro, isso?
sim e sim.
nao precisa atravessar o aquario com o cano do retorno. retorna ali mesmo. é melhor. assim a agua filtrada atravessa o aquario, desce, atravessa de volta, sobe e é coletada pelo sump.
Schoppenhauer

Schoppenhauer
- Marcio Vargas
- Pomacanthus imperator 
Ramon, 
Obrigado pela ajuda cara...
Então seria como este segundo desenho?