🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Nitrato help

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Emilio Kuhl
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 29
Registrado em: 16 Mar 2016, 13:16
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 02 Out 1978
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 11 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Nitrato help

#1 Mensagem por Emilio Kuhl »

Boa noite pessoal!
Acho que estou com um problema. Não consigo abaixar o nitrato. O curioso, não sei se isso acontece com vcs, meus parâmetros de amônia, nitrito e fosfato estão baixo, com os níveis ideais, porém o nitrato não consigo abaixar o nitrato. Para não dizer que não abaixei, ele estava 10ppm no começo do mês e agora estabilizou no 5ppm. Não consigo abaixar mais. Estou fazendo alguma coisa errada? Como vcs fazem para abaixar o nitrato?
OBS: já utilizei vodka e agora estou usando aquele produto do da Red Sea NO3:P04-X para reduzir nitrato e fosfato.
Grato pela atenção!

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: Nitrato help

#2 Mensagem por Denis P Lima »

Emílio poste mais informações sobre seu sistema!

Tempo de montado
Tamanho
Filtragem

Vodka e NoPOx são similares, sendo que o segundo é bem diluído e custa o olho da cara!

Abraços

Denis

Enviado de meu SM-T110 usando Tapatalk
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Emilio Kuhl
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 29
Registrado em: 16 Mar 2016, 13:16
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 02 Out 1978
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 11 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Nitrato help

#3 Mensagem por Emilio Kuhl »

Boa noite Denis!
Meu aquário é de 40 litros, montei dia 17 de maio deste ano e comecei a povoá-lo dia 23 de junho. Hoje tenho quatro peixes nele e um frog. Quanto à filtragem, antes de começar o tratamento com vodka/NOPO-X, além do skimmer, perlon e cerâmica, tinha purigen e fosguard.
Vlw Denis pela atenção!

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Nitrato help

#4 Mensagem por Humberto Jr. »

Emílio, para um aquário deste tamanho nem usaria produtos para remoção de Nitrato. Apenas aumentaria a frequência de TPA e daria uma revisada no sistema de RO/DI para ver se está tudo ok.

E uma conferida nestas mídias, veja se não está acumulando sujeira nas cerâmicas.

Posta uma foto do seu aquário. Dependendo a quantia de substrato e rochas removeria estas cerâmicas
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Nitrato help

#5 Mensagem por Radagast »

Quatro peixes em 40 litros?

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: Nitrato help

#6 Mensagem por Leo Cardoso »

cara, tem uma pergunta q eu acho bem pertinente, já q vc tem nitrato 5 e está preocupado: vc sabe pq vc quer zerar o nitrato?
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Nitrato help

#7 Mensagem por Humberto Jr. »

Leo Cardoso escreveu:cara, tem uma pergunta q eu acho bem pertinente, já q vc tem nitrato 5 e está preocupado: vc sabe pq vc quer zerar o nitrato?

plus_icon


O meu aqua tem foco em softs, lps e anêmonas. O nitrato deve estar acima de 50 icon_assobiando
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Nitrato help

#8 Mensagem por Radagast »

Puxa... vc perguntou em outro tópico sobre quantos peixes colocar. Pena que não.seguiu o conselho. Quatro peixes em 40 litros é inviável!

Armando Ito
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 995
Registrado em: 21 Out 2013, 22:52
Data de Nascimento: 25 Mai 1965
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 40 vezes
Recebeu Curtir: 82 vezes

Re: Nitrato help

#9 Mensagem por Armando Ito »

minha opinião .... nitrato em 5 pq está ciclando ainda ... e ainda phosguard , vodka , no3po4-x , etc ...

muita precipitação ...

Avatar do usuário
Marcelo Cibotto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 212
Registrado em: 02 Mar 2016, 10:21
Apelido: Celoco
Data de Nascimento: 09 Jun 1992
Cidade: Jandira
País: Brasil
Curtiu: 5 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Nitrato help

#10 Mensagem por Marcelo Cibotto »

Humberto Jr. escreveu:
Leo Cardoso escreveu:cara, tem uma pergunta q eu acho bem pertinente, já q vc tem nitrato 5 e está preocupado: vc sabe pq vc quer zerar o nitrato?

plus_icon


O meu aqua tem foco em softs, lps e anêmonas. O nitrato deve estar acima de 50 icon_assobiando


Só complementando...
Relaxa um pouco, os corais são filtradores e se a água tiver zerada em tudo pode até fazer mal dependendo do que você tiver. Por exemplo, xênias são as primeiras a irem quando a água "purifica".
5ppm de nitrato esta bem tranquilo. Até imagino que você tenha pensado o mesmo que eu quando comecei "tudo tem que dar zero nos tetes", mas não é bem assim.

O meu nitrato, agora, fica por volta de 30ppm, quando dá 40 eu faço um TPA e volta pra algo entre 20 e 30 outra vez.

Se você quiser abaixar o nitrato a todo custo, coloca macro algas (chaeto) num ATS ou sump se tiver lugar que 5ppm elas resolvem com rapidez a ainda abaixa fosfato. E na minha opinião, o mais importante, é barato icon_clap
se por as algas é só podar que elas ao crescerem, consomem os parâmetros "indesejáveis".

Abraços

Avatar do usuário
Denis P Lima
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 830
Registrado em: 13 Out 2010, 14:18
Apelido: Denis
Cidade: São Carlos
País: Brasil
Localização: São Carlos-SP
Curtiu: 220 vezes
Recebeu Curtir: 89 vezes

Re: Nitrato help

#11 Mensagem por Denis P Lima »

Boa tarde,

Culpa desses malditos números mágicos do aquarismo!
Cada configuração e enfoque necessitam de determinada quantidade de nutrientes!Mas não existem regras, apenas sugestões!
Aquário recém montado, cheio de traquitanas!
Vá com calma e observe seu aquário!A beleza do aquário é que existem milhares de variáveis e achamos que controlando algumas temos a receita do sucesso!

Aguarde o aquário maturar!

Abraços

Denis
"LASCIATE OGNI SPERANZA VOI CHE ENTRATE"
Dante Aliguieri

"SE VIS PACEM,PARA BELLUM"

PROJETO SKIMMER "BURGER KING": http://www.brasilreef.com/viewtopic.php ... 63#p330563

Emilio Kuhl
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 29
Registrado em: 16 Mar 2016, 13:16
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 02 Out 1978
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 11 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Nitrato help

#12 Mensagem por Emilio Kuhl »

Leo Cardoso escreveu:cara, tem uma pergunta q eu acho bem pertinente, já q vc tem nitrato 5 e está preocupado: vc sabe pq vc quer zerar o nitrato?
Humberto Jr. escreveu:
Leo Cardoso escreveu:cara, tem uma pergunta q eu acho bem pertinente, já q vc tem nitrato 5 e está preocupado: vc sabe pq vc quer zerar o nitrato?

plus_icon


O meu aqua tem foco em softs, lps e anêmonas. O nitrato deve estar acima de 50 icon_assobiando
Marina Fodra escreveu:Puxa... vc perguntou em outro tópico sobre quantos peixes colocar. Pena que não.seguiu o conselho. Quatro peixes em 40 litros é inviável!
Armando Ito escreveu:minha opinião .... nitrato em 5 pq está ciclando ainda ... e ainda phosguard , vodka , no3po4-x , etc ...

muita precipitação ...
Armando Ito escreveu:minha opinião .... nitrato em 5 pq está ciclando ainda ... e ainda phosguard , vodka , no3po4-x , etc ...

muita precipitação ...
Denis P Lima escreveu:Boa tarde,

Culpa desses malditos números mágicos do aquarismo!
Cada configuração e enfoque necessitam de determinada quantidade de nutrientes!Mas não existem regras, apenas sugestões!
Aquário recém montado, cheio de traquitanas!
Vá com calma e observe seu aquário!A beleza do aquário é que existem milhares de variáveis e achamos que controlando algumas temos a receita do sucesso!

Aguarde o aquário maturar!

Abraços

Denis
Humberto Jr. escreveu:Emílio, para um aquário deste tamanho nem usaria produtos para remoção de Nitrato. Apenas aumentaria a frequência de TPA e daria uma revisada no sistema de RO/DI para ver se está tudo ok.

E uma conferida nestas mídias, veja se não está acumulando sujeira nas cerâmicas.

Posta uma foto do seu aquário. Dependendo a quantia de substrato e rochas removeria estas cerâmicas


Boa noite pessoal!
Agradeço enormemente a atenção de vcs, estou até sem jeito! rsrs
Humberto, foi bom vc me lembrar no DI/RO. Vou dar uma checada, mas creio que ainda está ok.
Leo, não sei se entendi direito o esquema das malditas algas verdes. É o fosfato, nitrato e matéria orgânica que serve de combustível para elas, não é? Meu fosfato esta 0,1mg/l (teste Sera) e dei uma boa sifonado no substrato e sump hoje. O nitrato continua 5ppm (teste nutratec). As algas ainda continuam. Confesso que já diminuíram bastante em relação ao que estava antes, mas ainda tem, só que está controlado. Então, é por isso que quero abaixar o nitrato mais um pouco.
Humberto, meu foco também é soft, LPS e vou querer colocar uma anêmona para o Nemo. Só tenho um frog, bonito e aberto com três bocas. Perdi uma xênia giant por burrice minha, pois causei choque térmico quando fiz uma TPA mês passado. Meu zoanthus morreu por causa de alga que grudou nele e o meu hammer fechou a uma semana e não abre mais. Tá no esqueleto. Então, quer dizer que o nitrato não é problema para os corais? Como vc faz pra controlar as algas verdes com esse nitrato alto?
Marina, eu queria seguir o conselho, mas ganhei uma donzela de minha tia e outro nemo de minha prima. Elas ficaram sabendo que eu estava montando um aquário marinho e fizeram essa surpresa. Aí não tive como rejeitar quando chegaram alegres em casa com o saquinho na mão!
Armando, espero que seja sim por ainda estar ciclando. Vc sugere que eu pare então com o NOPO-X?
Marcelo, de fato pensei isso msm, rsrsrs! Queria baixar mais um pouco por causa das algas verdes. Como vc faz para controlá-las?
Denis, vou seguir o seu conselho. Vou com mais calma e aguardar a maturação.
Não consegui mandar foto do aquário. Está dando arquivo muito grande. Assim que conseguir, mando.

Muito obrigado msm pessoal por me ajudarem. Sem palavras!
Sucesso a todos vcs!

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Nitrato help

#13 Mensagem por Humberto Jr. »

Marcelo, aqui as algas são bem poucas e apenas nos vidros.

Acabei de limpar o aquário, não tirei foto antes da limpeza. Em 2 semanas formou apenas uma camada fina de alga nos vidros, que é removida facilmente com um cartão de crédito.

Acredito que seja por questão de equilíbrio do sistema. está com 1 ano e meio de montagem, bastante rochas e uma camada de 4-5cm de substrato.
Quarta farei uma TPA de 20 litros (10% do aquário).
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: Nitrato help

#14 Mensagem por Leo Cardoso »

Emílio,

Nitrato 5 é bem aceitável.
O seu fosfato tá um pouco alto. Vc pode continuar dosando o NO3PO4x pra baixar ele um pouco sem se preocupar com o nitrato.

Não entra nessa neura de 0:0:0 pra tudo pq vc vai gastar energia e dinheiro muitas vezes de forma não inteligente.

Às vezes uma equipe de limpeza em número suficiente e maior cuidado com manutenção já dão resultados extremamente satisfatórios dependendo do q se está mantendo.


Mas essa é uma dica mais "genérica", tá? Eu detesto opinar sem conhecer o aquário da pessoa.


boa sorte aí e, se possível, cria um tópico do seu aquário com fotos e informações. Fica muito mais fácil, pra quem for te ajudar, dar uma opinião melhor.

um abraço,
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Nitrato help

#15 Mensagem por Radagast »

Ai, Emilio... eu não tô nem aí pro seu nitrato, ahahahaa. To preocupada porque seus peixes vão se matar, ainda mais com uma donzela!!!

Explique para a sua família que vc "aprendeu ontem que esses peixinhos não podem viver juntos;" leve-os até uma loja e troque por um coral mole bonito. Eles vão continuar felizes com o presente, em vez de vc ficar arrasado porque eles se bateram, as feridas infeccionaram, e eles morreram...

Boa sorte!

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Nitrato help

#16 Mensagem por Marcelo E Novais »

Meu Deus,
É tantos, isso pode ou não pode, qual o sistema completo pra pensar em lhe dar ajuda,vc deveria aprender primeiro,vc fez tudo errado, se desfaz disso que não vai dar certo,vc tem que ter isso ou aquilo, etc...,são tantas medidas drásticas e desesperadoras, são tantas regras do que é certo ou errado na teoria, que tem horas que haja saco mesmo
icon_bangin icon_headstars

Avatar do usuário
Marcelo Cibotto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 212
Registrado em: 02 Mar 2016, 10:21
Apelido: Celoco
Data de Nascimento: 09 Jun 1992
Cidade: Jandira
País: Brasil
Curtiu: 5 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Nitrato help

#17 Mensagem por Marcelo Cibotto »

Emilio.

Eu tive problemas de alga marrom! Foi "besteirinha" revi meu filtro de água e assim que eu fiz tpas de 55% (várias tpas) elas já praticamente sumiram.

Ainda tem um pouco mas acredito que pra mim é pra você a solução seja tpas e reposição de água doce com água de qualidade e suas algas vão sentir quando o fosfato e silicato baixarem ou zerarem.

Antes das tpas escove ou raspe os lugares que tem algas


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Emilio Kuhl
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 29
Registrado em: 16 Mar 2016, 13:16
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 02 Out 1978
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Curtiu: 11 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Nitrato help

#18 Mensagem por Emilio Kuhl »

Leo Cardoso escreveu:Emílio,

Nitrato 5 é bem aceitável.
O seu fosfato tá um pouco alto. Vc pode continuar dosando o NO3PO4x pra baixar ele um pouco sem se preocupar com o nitrato.

Não entra nessa neura de 0:0:0 pra tudo pq vc vai gastar energia e dinheiro muitas vezes de forma não inteligente.

Às vezes uma equipe de limpeza em número suficiente e maior cuidado com manutenção já dão resultados extremamente satisfatórios dependendo do q se está mantendo.


Mas essa é uma dica mais "genérica", tá? Eu detesto opinar sem conhecer o aquário da pessoa.


boa sorte aí e, se possível, cria um tópico do seu aquário com fotos e informações. Fica muito mais fácil, pra quem for te ajudar, dar uma opinião melhor.

um abraço,

Marcelo Cibotto escreveu:Emilio.

Eu tive problemas de alga marrom! Foi "besteirinha" revi meu filtro de água e assim que eu fiz tpas de 55% (várias tpas) elas já praticamente sumiram.

Ainda tem um pouco mas acredito que pra mim é pra você a solução seja tpas e reposição de água doce com água de qualidade e suas algas vão sentir quando o fosfato e silicato baixarem ou zerarem.

Antes das tpas escove ou raspe os lugares que tem algas


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Leo, valeu o conselho aí.

Marcelo Cibotto,vou dar uma conferida no meu DI e ver se consigo baixar mais o fosfato. Acho que está na hora de fazer uma TPA de 50% msm. Vlw a atenção kra!

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”