🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Criando palhaços

Se quiser dividir um artigo com os colegas o local é esse, esteja livre para discutir com o colega sobre artigo que ele postou.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Criando palhaços

#1 Mensagem por Celso Suguimoto »

Coloquei aqui o resumo de umas 1500 paginas que baixei da internet e peguei de livros, coloquei o basico sobre o processo de reprodução destes peixes, acho que isso vai facilitar um pouco a vida de quem esta tentando este tipo de reprodução principalmente porque o material que existe na net ou esta em ingles ou espanhol ou em frances e isso dificulta bastante o entendimento e interpretação das informações a pesar de todas elas serem muito parecidas.

Se por um acaso voce discordar de algo que eu escrevi, me mande um e-mail pois podemos conversar e esclarecer duvidas e conceitos de ambas as partes, pois não sou um guro na reprodução destes peixes, sou um aprendiz como você.

Se por um acaso você tiver um peixe que esteja desovando no seu aquario e voce não tem a estrutura necessaria de algas rotiferos e cistos de artemias, me mande um e-mail, pois se você for de São Paulo, podemos fazer uma troca, eu crio as ovas para você e você me da uma parte dos especimes sobreviventes para eu colocar no meu pequeno aquario, isso até que você tenha a sua propria estrutura montada.

Um detalhe bem importante, não acho que esta cultura seja lucrativa, acho que ela pode dar um determinado retorno em trocas de peixes por corais ou outros peixes pois se você quiser manter desovas constantes destes peixes a estrutura que você vai ter que montar para as algas, rotiferos e filhotes vai ser na base de caixas d'agua de 500 lts.

Começando

Decida que peixe você vai querer criar, depois de decidir compre o aquário para manter o casal, o tamanho do aquário esta ligado ao peixe que você escolheu, se for um Percula, você pode usar um aquário de uns 75 a 100 lts, se for um peixe do tamanho de um Tomato ou Marron, monte um aquário de uns 150 a 200 lts. Monte o aquário, coloque água, snalls, mini paguros e deixe-o rodar até os parâmetros da água estarem adequados.

Adquira o casal do peixe ou tente formar um, se você optar por Marron ou Tomato, é melhor você já comprar o casal formado, pois formar um casal destes peixes é muito trabalhoso, o aquário estando em condições, coloque o casal nele e deixe os peixes se adaptarem, controle amônia, nitrato e etc... mantendo a água sempre em boas condições. Se você optar por comprar dois peixes pequenos e colocá-los no mesmo aquário para esperar que eles formem um casal, essa demora poderá chegar a mais de um ano, então pense um pouco na hora de adquirir os peixes. Outra observação, você também pode colocar os peixes no tanque principal fazendo a remoção das ovas ao invés de ter um aquário só para eles.

Um detalhe interessante, sabe aquela regra de que a fêmea é sempre bem maior que o macho,,,bom isso esta furado, pois em algumas espécies a fêmea e o macho tem o mesmo tamanho ou uma diferença mínima no tamanho e o que muda pode ser a cor ou alguma marca, tipo a ponta da nadadeira ou algo assim.

Estes peixes tem a característica de desovar com maior facilidade quando, estão bem alimentados, quando as condições da água são de boa qualidade, não existem variações bruscas nas condições da água (PH, densidade,temperatura, amônia, nitrato, nitrito) e a temperatura da água encontra-se em torno dos 28º, lembre-se que os peixes podem desovar rapidamente como também podem levar alguns anos para fazer a primeira desova.

Material Necessário

Estou partindo do principio de que voce ja tem um casal de peixes desovando, caso você não tenha, veja o link formando casais.

Bom, para o desenvolvimento de uma prole de peixes palhacos voce devera providencias os seguintes materiais. "vou chamar a cria, de larva, porque na verdade ela é uma larva mesmo)

Uma cultura de Algas para alimentar os rotiferos
Uma cultura de Rotiferos (pelo menos uns 30 lts)
Cistos de artemias (mas só a partir do 4 ou 5 dia de eclosão das ovas)
Um aquario de uns 50 lts (para colocar as larvas)
Sal sintetico para fazer agua nova, ou agua natural (para TPAs)
Plastico ou papel preto para revestir as laterais do aquario das larvas
Termostato e um aquecedor em wats compativeis como tamanho do aquario uns 30 a 50 wats
Uma bombinha de ar e mangueiras para injetar ar no aquario
Um sifão para sifonar o aquario das larvas
Uma lampada fluorescente de uns 20 ou 30 wats
Filtro de esponja (daqueles que tem uma esponja e uma power red encima)
Um skimmer, pode ser daqueles safados que usam uma pedra porosa (mas isso voce nao vai precisar no comeco,e pode muito bem fazer um caseiro tambem).

Aquario das Larvas

O aquário das larvas deve ter de 30 a 100 lts, tanques maiores são mais difíceis para manter as larvas bem alimentadas pela quantidade de rotiferos que terá que ser colocado neles, ele deve ter as laterais forradas com papel ou plástico preto, isso para que a luz entre por cima e não pelos lados do aquário, (não vai pintar o aquário de preto não, pois depois você vai remover o plástico e caso pinte não vai dar para tirar), lembre-se que quanto menor for o aquario mais rapido a ígua vai degradar e ficar poluida, (menor é mais dificil de manter as condições da agua, mas muito grande é mais dificil de alimenta-las).

Antes de você usar o aquário, verifique como esta í colagem do silicone dos vidros, veja se ela não esta com frestas por onde as larvas possam entrar, se você achar mais prudente, passe uma nova camada de silicone para que ele fique bem liso e sem frestas ou furinhos, pois as larvas são curiosas e se entrarem em um furo ou fresta, não saberão sair e morrerão.

Coloque o termostato, e abaixo dele coloque uma mangueira de ar, isso para fazer com que a água quente do termostato circule pelo aquário, caso contrario as larvas ficarão em volta dele, pois ali a água é mais quente e agradável.

Monte a iluminação, use uma lâmpada relativamente fraca, uns 20 wats, mas a altura da lâmpada você só vai conseguir regular depois que as larvas estiverem no aquário.

A idéia é você estar com o aquário pronto e montado, (sem água) para quando chegar í hora você poder colocar água e as larvas e começar a batalha.

Parametros da água


Bom, aqui a coisa complica um pouco.

Vamos relembrar, no aquário das larvas eu coloco água do aquário de onde as ovas vieram, parte destas ovas eclodiu e parte morreu, eu tenho que socar rotiferos na água para as larvas comerem, as larvas comem feito loucas e soltam um monte de sujeira na água alem disso eu coloco comida em pó e cistos de artemias, como eu tenho que colocar um monte de rotiferos e boa parte deles não será comida pelas larvas eles em umas 12 horas morrerão de fome pois eles comem algas e no aquário não tem algas, acho que aqui já deu para perceber onde eu quero chegar, é isso mesmo com tudo isso os parâmetros da água vão pro brejo rapidinho e você vai ter que fazer um monte de TPA, o que custa uma grana para quem usa água artificial. (de onde tirei parte das informações consta que na primeira ninhada que o cara tirou ele gastou 3.502 lts de água em TPA para manter um aquário de larvas de 72 lts e a partir dai ele foi testando a qualidade da água e chegou em um numero aceitável para a manutenção das larvas quanto aos parâmetros da água).

Lembre-se, os parâmetros da água influem diretamente no período em que as larvas levam para passar pela metamorfose, que pode ocorrer entre 8 e 12 dias (depende da espécie)

Os parâmetros de água ideal - suportáveis para o desenvolvimento sem comprometimento da cria é:

pH 7.5 a 8.3

Amônia (a um pH de 8.3) menos de 3 ppm

Amônia (a um pH de 7.5) menos de 25 ppm

Densidade de 1.018 a 1.026

Nitrito (densidade de 1.024 a 1.026) menos de 20 ppm

Nitrato : menos de 100 ppm

Temperatura de 23 a 28º

Controlando os parâmetros da água:

Em um aquário deste tamanho a qualidade da água pode variar rapidamente, o pH pode baixar o nitrato, nitrito e amônia podem subir e assim por diante, o pH é facilmente mantido nas TPAs ficando mais ou menos constante entre 8.1 e 8.4.

Cuidado com TPAs para correção de pH, pois quando o pH está baixo í tendência da amônia é baixar também e em um TPA com a subida brusca do pH a amônia subira também.

Considere a seguinte situação:

Suas larvas estão nadando e comendo rotiferos felizes da vida em uns 40 lts de água, com pH de 7.5 e 1 ppm de amônia, você vem muito bem intencionado e faz uma TPA de 4 lts com zero de amônia e pH de 8.3. O aquário passa a ter 44 lts de água com pH de 7.7 e amônia a aproximadamente 3 ppm. A água ficou melhor ou pior do que estava antes?

Pensando assim, ou você troca uns 90% da água para garantir a sua qualidade ou deixa ela do jeito que estava anteriormente pH 7.5 e 1 ppm de amônia.

Água de TPA :

A água evapora ou deteriora ou você é obrigado a sifonar o aquário e de qualquer jeito vai ter que fazer uma TPA, sendo assim, você deve fazê-la í noite por gotejamento, 1 gota por segundo e como a amônia vai subir de qualquer jeito você deve colocar nesta água, neutralizador de amônia.

Nitrato :

Querendo ou não, ele vai subir, porque ele é cumulativo, uma parte dele vai sair na TPA, mas esta não é suficiente, o que você pode fazer neste caso é subir um pouco a densidade do tanque de 1018 para 1024 ou até 1030, não faça isso rapidamente, deixe a água ir evaporando que a densidade sobe gradativamente, use esta técnica até que as larvas passem pela metamorfose e depois coloque um filtro de esponja. (tem um baratinho para aquário de água doce) e depois ajuste a gravidade vagarosamente novamente.

Tarefas diárias :

Pelo menos duas vezes ao dia teste; pH, Amônia, Nitrato, Nitrito, densidade, cheiro da água e formação de espuma na superfície do aquário.

Apos a eclosão dos ovos, baixe a gravidade gradativamente para 1.018 ou 1.021 até verificar a presença de nitrato, ai você sobe ela novamente para 1.024 a 1.030.

Mantenha a temperatura da água estável, pois variações de temperatura fazem com que os parâmetros da água variem também, mantenha a água a 28º constantes.

Verifique a formação de algas verdes no aquário, fundo e laterais, não as tire, pois elas acabam sendo benéficas para a água.

Verifique a presença de bactérias na água ou vidros, se existir um tipo de fungo branco, faca a limpeza e troca de água pois eles podem ser prejudiciais para as larvas.

Elementos aditivos:

Como você tem que fazer TPAs freqüentes você nestas trocas de água já esta adicionando elementos traços, mas se quiser pode também colocar um pouquinho de iodo, uma gota para cada 40 lts de água diariamente ajuda as larvas a passarem pelo estado larval mais facilmente.

Tabela para TPAs.

[table=width:50%;border:1px solid #cccccc;][tr=text-align:center][td=border:1px solid #cccccc]Dias de vida[/td][td=border:1px solid #cccccc]de 0 a 2[/td][td=border:1px solid #cccccc]de 3 a 7[/td][td=border:1px solid #cccccc]de 8 a 12[/td][td=border:1px solid #cccccc]de 13 a 20[/td][/tr]
[tr=text-align:center][td=border:1px solid #cccccc]% do TPA[/td][td=border:1px solid #cccccc]0%[/td][td=border:1px solid #cccccc]20% por dia[/td][td=border:1px solid #cccccc]10% por dia[/td][td=border:1px solid #cccccc]30% em dias alternados[/td][/tr][/table]

As ovas

Dependendo do peixe que você está criando, as ovas podem levar de 8 a 14 dias para eclodirem, quando as ovas são postas, elas tem uma cor laranja, com o passar dos dias a cor vai mudando e quando estiverem para eclodir elas ficarão com a cor próxima do prateado, você pode agir de duas formas. Ou você espera as ovas eclodirem no aquário principal e depois tenta coletar as larvas e leva elas para o aquário delas, ou você tira as ovas com uns 6 dias depois de postas coloca no aquário das larvas, coloca um caninho de ar soltando bolhas proximo a elas para fazer a água circular por elas e deixa-as eclodirem já no aquário onde as larvas ficarão definitivamente.

Não importa que método você vai utilizar, a única observação é que a água do aquário das larvas deve ser tirada do aquário onde as ovas estavam, para que não ocorra choque osmótico, então você deve tirar uns litros de água do aquário principal e depois tirar as ovas ou as larvas, se o aquário das larvas tem 50 lts, coloca uns 20 lts até as ovas eclodirem e quando elas eclodirem, vai adicionando um pouco mais de água até chegar proximo dos 50 lts.

O que ocorre com as ovas quando elas eclodem, como tudo na natureza não tem 100% de eficiência e aproveitamento, parte das ovas vai eclodir e parte não, neste caso, se as ovas que sobraram não eclodirem até a segunda manhã apos a primeira leva, isso quer dizer que estas ovas não irão eclodir mesmo e podem ser removidas do aquário onde as larvas estão. Por natureza as ovas só eclodem í noite, isso porque í noite elas tem menos predadores e podem subir até a superfície da água e se misturar ao plâncton correndo menos risco de ser predada, então quer dizer que você vai dormir um dia tendo ovinhos no aquário e no dia seguinte vai ter larvas.


As larvas

Bom, a esta altura as ovas já eclodiram e você tem um aquário cheio de larvinhas, se você observá-las, vai ver que elas tem um saco abaixo da barriga, este é um saco que contem alimento que devera prover sustento para as larvas por aproximadamente 72hs (3 dias +-), a tendência das larvas apos a eclosão é subir a superfície da água e ficar nadando por lá, é neste momento que você vai ajustar a iluminação do aquário.

Ajustando a Iluminação:

Se você comprou o que eu indiquei, você tem um aquário de 50 lts, com uns 30 ou 40 lts de água e uma lâmpada fluorescente de 20 wats, essa iluminação neste momento é demasiada para as larvas e a altura da lâmpada devera ser ajustada.

As larvas nadaram para cima e estão próximas í linha d'agua, o que você faz, liga a lâmpada, bem alto sobre o aquário e vai baixando ela vagarosamente, você vai reparar que em determinado momento ís larvas vão começar a nadar para baixo, indo em direção ao fundo do aquário, você deve deixar a lâmpada em uma altura que as larvas não sejam forçadas a nadar mais baixo do que o meio do aquário (altura da água 30 cm, elas devem fugir da luz, mas não ultrapassando um mínimo de 10 cm do fundo).

Explico o porque:

Se você ligar a lâmpada muito baixo no aquário, as larvas irão se assustar nadando para baixo feito um foguete, assim elas possivelmente baterão no fundo de vidro e amassarão a cabeça possivelmente morrendo, elas fogem da luz porque instintivamente a luz lembra o sol e elas por natureza não nadam completamente expostas ao sol na linha d`agua, elas nadam um pouco abaixo onde não podem ser vistas com tanta facilidade pelos seus predadores naturais e onde se localiza o plâncton no oceano (regiões de recifes); quando você regula a luz no primeiro dia forçando elas a nadarem no meio da calha d`agua você forca elas a nadarem onde se concentrara a maior parte dos rotiferos que você vai colocar no aquário e provavelmente no segundo e terceiro dia elas já terão se acostumado com a luz e nadarão normalmente do fundo até a superfície do aquário sem maiores problemas.

Porque o aquário tem que ser forrado de preto por fora:

Você viu que elas nadam para cima em direção a luz (mas não tão pra cima também), se no aquário entrar luz por todos os lados elas não nadarão para cima, elas poderem ir para uma lateral do aquário e neste local poderá ter uma menor incidência de rotiferos, por este motivo a luz vindo de cima e não pelas laterais isso fará com que elas nadem pela extensão total do aquário.

Fotoperiodo :

Você pode optar por um fotoperiodo igual í quantidade de luz diária, tipo umas 14 horas de luz e 10 de escuridão, lembre se de ajustar o horário para coincidir como seu horário de chegada em casa í noite para que você possa sair de manhã colocando alimento e chegar em casa com a luz ainda acesa e poder colocar mais um pouco de alimento.



Como tratar as ovas

Se você tem o casal de peixes em um aquário de corais, você vai ter uma certa dificuldade para tirar elas de lá quando chegar í hora, isso se o peixe não decidir coloca-las em uma pedra que quando tirada do aquário vai fazer o maior estrago na decoração, para isso existem certos macetes.

Em um aquário só deles:

Neste caso, você pode colocar um vazo de barro que seja grande o suficiente para que o casal caiba nele, os peixes o adotarão como uma toca e botarão os ovos lá dentro, quando chegar í hora é só você tirar o vazo e colocar no aquário das larvas.

Ou você pode colocar uma placa plástica encostada no fundo e em uma lateral do aquário que eles farão o mesmo, botando os ovos na placa plástica.

Em um aquário comunitário:

Neste caso você pode tentar colocar um vazo de barro, coisa que vai ficar horrível, ou espera que eles façam a primeira desova e vê em que pedra foi, se esta pedra não puder ser removida sem acabar com a decoração ou provocar um desmoronamento, você se conforma em perdê-la e para a segunda desova, usa um truque; Você já sabe onde eles botam as ovas, então o que você faz é cobrir a pedra onde ocorreu í desova com CACOS de um vaso de barro, forçando eles a botarem as ovas nos cacos que estão forrando a pedra. Se isso não resolver, pode começar a dar os seu pulos e tentar outras alternativas.

Lembre-se quando você tirar as ovas do aquário elas não deverão entrar em contato direto com o AR e quando elas forem colocadas no aquário das larvas você devera colocar um caninho de ar soprando perto delas para que a água fique circulando através delas, o mesmo que o macho faz constantemente, pois se você não fizer isso ís ovas morrerão sufocadas.

Alimentando as larvas

Como já falei anteriormente, as larvas tem um saco vitelino que dura 72hs, apesar de este saco durar tanto, você deve começar a colocar rotiferos a partir da eclosão das ovas, isso não quer dizer que elas já começaram a comê-los, mas pelo menos elas começaram a tentar comê-los, treinando assim o seu instinto de predador e caçador natural, para quando o alimento do saco acabar elas já serem boas caçadoras de rotiferos.

Um detalhe muito importante, as larvas são quase cegas, elas só conseguem enxergar uma distancia de no Maximo 11/2 vez o tamanho delas, isso quer dizer que no Maximo ela enxergar uns 5 mm de distancia e ela só enxergar para frente, isso quer dizer, o rotifero tem praticamente que bater na cara dela para que ela o veja, para agravar mais ainda, ela só conseguem dar um BOTE (pulo) na distancia 1.1/2 o seu tamanho 5 mm também, então para que ela consiga catar alguma coisa o aquário devera estar forrado de rotiferos. (as larvas de marrom tem um angulo de visão maior do que os demais peixes +- 80º, mas também a mesma distancia de visão, 1.1/2 o seu tamanho)

Porque colocar rotiferos desde o primeiro dia se a larva deveria comê-los só apos o terceiro dia de vida? Uma larva tem que aprender três coisas; ver o rotifero, identificar que o rotifero é o seu alimento e como caçá-lo com eficiência, isso ela devera aprender nos seus três primeiros dias de vida. Se por um acaso você só começar a colocar rotiferos no terceiro dia, uma boa parte das larvas acabara morrendo de fome pois elas não terão desenvolvido esta técnica e já não terão mais a sua reserva de alimento natural, causando grandes percentuais de perda na criação.

Quanto rotifero colocar de 0 a 3º dias de eclosão:

Cada larva necessita de 500 a 1000 rotiferos dia para estar bem alimentada, mas para ela capturar 1000 rotiferos ela fará umas 10.000 tentativas então você terá que colocar rotiferos aos montes no aquário, a densidade adequada de rotiferos deve ser de uns 15 rotiferos por mililitro de água (isso mesmo 15 !)

Quanto rotifero colocar de 4º a ...Dias de eclosão:

Passados os três primeiros dias que é o período mais critico, você pode ir reduzindo a densidade de rotiferos no aquário para 6 a 10 por ml, pois como as larvas já estão mais espertas e sabem caçar melhor os rotiferos e eles não precisarão ser tantos, para você saber se elas estão bem alimentadas faça uma verificação visual, olhe o estomago delas, quando ele esta vazio ele tem uma cor vermelho amarelada e quando ele esta cheio ele tem uma cor puxada para o cinza, que é a cor do rotifero, neste momento você pode ir diminuindo um pouco a quantidade de rotiferos por ml de água.

A partir do 4º dia você também pode começar a colocar comida pulverizada (em pó) na água também, mas se na água existirem ainda muitos rotiferos elas não comerão e a comida em pó tem o agravante de subir a amônia, em contra partida com a colocação de comida pulverizada elas se acostumam mais rápido com ela. (no caso de usar comida em pó ao sifone o fundo do aquário 2 vezes ao dia para não subir a amônia.)

Para acostumá-las a comer comida pulverizada, faça isso de manhã, antes de colocar outro tipo de alimento no aquário, elas d inicio não reconheceram a comida que cai como sendo alimento, quando a comida decantar, sifone o fundo do aquário e tente novamente na manhã seguinte até que elas comecem a comê-la. Para sabe se a larva vai ou não conseguir engolir a comida, faça um teste; Se a comida passar por uma redinha de artemias, ela cabe na boca da larva, a comida que não passar, não cabe, então ela terá que ser triturada de novo.

A partir do 5º dia de eclosão:

A partir do quinto dia, você pode começar a dar cistos de artemias recém eclodidos, os coloca junto com os rotiferos para elas irem se acostumando e para ir engordando elas, pois os cistos são ricos em gorduras. No livro de criação de palhaços existe um relato interessante sobre a colocação dos cistos no aquário das larvas, o relato é que o cisto de artemias é diferente do rotifero em aparência e quando a larva topa com ela a primeira vez ela não o ataca e foge na direção contraria, o cisto corre para um lado e a larva para o outro, o mais interessante do relato é que quando a primeira larva agarra um rotifero, as outras acabam por perceber que ele é comida como um rotifero e ai todas as larvas param de fugir dos cistos e começam a casá-los. (interessante né)

Tabela de alimentação das Larvas de 0 a 30 dias:

[table=width:50%;border:1px solid #cccccc][tr=text-align:center][td=border:1px solid #cccccc;]Idade[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Rotiferos[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Cistos Eclodidos[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Ração em flocos[/td][/tr]
[tr=text-align:center][td=border:1px solid #cccccc;]0 a 4[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Sim[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Nao[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Nao[/td][/tr]
[tr=text-align:center][td=border:1px solid #cccccc;]5 a 7[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Sim[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Opcional[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Opcional[/td][/tr]
[tr=text-align:center][td=border:1px solid #cccccc;]8 a 10[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Sim[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Sim[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Opcional[/td][/tr]
[tr=text-align:center][td=border:1px solid #cccccc;][/td][td=border:1px solid #cccccc;][/td][td=border:1px solid #cccccc;][/td][td=border:1px solid #cccccc;][/td][/tr]
[tr=text-align:center][td=border:1px solid #cccccc;]10 a 12[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Sim[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Sim[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Sim[/td][/tr]
[tr=text-align:center][td=border:1px solid #cccccc;]16[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Opcional[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Sim[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Sim[/td][/tr]

[tr=text-align:center][td=border:1px solid #cccccc;]17 a 24[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Opcional[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Sim[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Sim[/td][/tr]
[tr=text-align:center][td=border:1px solid #cccccc;]25 a **[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Nao[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Nao[/td][td=border:1px solid #cccccc;]Sim[/td][/tr][/table]

Repare que a 16 e 25 dias existe uma parada na dieta com o cisto de artemias, isso é para fazer com que os pequenos peixinhos aceitem melhor a ração e depois o camarão pode ser continuado novamente.

Freqüência de alimentação das larvas até o 12 dia:

O correto é você alimentá-las 3 vezes ao dia, manhã, hora do almoço e noite, se não der para você fazer isso, você pode socar alimento de manhã para que ele dure o dia inteiro e dar um pouco mais í noite, mas provavelmente a taxa de mortalidade será alta e só as mais resistentes sobreviverão.


Metamorfose

Como todo peixe palhaço nasce como uma larva, ele passa por uma metamorfose onde de larva se torna um peixe, cada espécie de peixe palhaço tem um periodo de metamorfose que vai do 8º ao 12º dia de vida, neste periodo a qualidade da agua vai influenciar na metamorfose das larvas, nitrato, e amonia altos farão com que a metamorfose seja retardada podendo assim causar perdas consideraveis as suas larvas.

Como exemplo, um Percula True ou False tem o seu periodo de metamordose iniciado ao 8º dia e um preminas (marrom) tem a metamordose iniciado ao 12º então se você estiver com larvas de marrom, de uma esticada na tabela onde as TPAs de 10% são iniciadas ao 8º dia no seu caso devem ser iniciadas no 12º dia.

Tabela para trocas parciais de agua "TPA", onde provavelmente com estas TPAs os niveis de amonia, nitrato e nitrito ficarão dentro dos parametros aceitaveis para as larvas. Perceba que entre o 8º e 12º o percentual de troca é menor, isso para que as larvas não fiquem estressadas com a TPA ja que a metamorfose deixa elas bem estressadas tambem.

A agua a ser usada pode ser agua nova, com temperatura e pH ajustados, ou pode ser agua ja maturada de um outro aquario, desde que esta agua não esteja com os niveis de amonia, nitrato e nitrito altos.

Faça a TPA bem devagar, primeiro retire agua do aquario das larvas e depois coloque a agua nova por gotejamento e tome cuidado para não tirar muitos rotiferos quando retirar parte da agua velha.

[table=width:50%;border:1px solid #cccccc;][tr=text-align:center][td=border:1px solid #cccccc;]Dias de vida[/td][td=border:1px solid #cccccc;]de 0-2[/td][td=border:1px solid #cccccc;]de 3 a 7[/td][td=border:1px solid #cccccc;]de 8 a 12[/td][td=border:1px solid #cccccc;]de 13 a 20[/td][/tr]
[tr=text-align:center][td=border:1px solid #cccccc;]% do TPA[/td][td=border:1px solid #cccccc;]0%[/td][td=border:1px solid #cccccc;]20% por dia[/td][td=border:1px solid #cccccc;]10% por dia[/td][td=border:1px solid #cccccc;]30% em dias alternados[/td][/tr][/table]

Resumindo

Aqui estou colocando um resumo de tudo:

Aquário para as larvas, uns 30 a 50 lts

Água conforme tabela, cuidado com amonia

15 rotiferos por ml até o 4 dias de eclosão, ou coloque mais

Flocos e Cistos de artemias após o 5 dia de eclosão (flocos opcional)

TPA mantém o pH mas também sobe a amônia, monitore e pense bem

Comprar um neutralizador de amônia, custa barato e compensa

Comprar um filtro de esponja e colocar no 5º dia ou após a metamorfose, daqueles de agua doce com uma power hed encima.

Sifonar o aquário todos os dias, não va sugar as larvas junto

Testar os parâmetros 2 vezes por dia (no minimo uma, preguiçoso)

Tentar alimentar as larvas 3 vezes por dia (no minimo 2, aumente a quantidade de rotiferos por ml neste caso)

Manter temperatura constante em + - 28º (de 25 a 29º, mas com riscos)

Prestar muita atenção na qualidade da água no período da metamorfose, do 8º ao 12º dia.

Depois da metamorfose ver se deixa os peixes neste aquário mesmo ou se transfere para um maior (muito cuidado com diferença de pH e temperatura)

Bom, acho que é isso.

Boa sorte com os seus peixinhos


Artigo de Evandro Hohl publicado com autorização
http://www.cultivo.algas.nom.br/
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Felipe Esteves
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 424
Registrado em: 08 Set 2009, 23:01
Apelido: Felipe Esteves

Re: Criando palhaços

#2 Mensagem por Felipe Esteves »

Caraca, que animal!

Belo relatório!

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Criando palhaços

#3 Mensagem por Celso Suguimoto »

O problema é ter uma infra e tempo necessarios pra uma criação... mas é bem legal.

Meus blacks apos um bom tempo de inanicao voltaram a desovar... mas levar a criação a frente demanda um tempo que nao disponho...
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Valter Pereira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 696
Registrado em: 15 Fev 2010, 08:27
Apelido: Nuno
Localização: Santos - SP

Re: Criando palhaços

#4 Mensagem por Valter Pereira »

Um belo artigo Celso.
Realmente muito bom.
Assim fica fácil.

Tempo eu tenho.. me falta espaço.
Ainda vou montar um quarto só pra brincar disso!!!
Assim que meu casal fizer a primeira desova eu corro atras do resto.

abráss..

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Criando palhaços

#5 Mensagem por Celso Suguimoto »

Uma foto de agora a pouco... rs

Imagem

Imagem
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Mônica Oliveira
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 436
Registrado em: 31 Jan 2011, 11:55
Apelido: Monica
Data de Nascimento: 15 Jun 1981
Cidade: Curitiba
País: Brasil
Localização: Curitiba
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Criando palhaços

#6 Mensagem por Mônica Oliveira »

Orra que legal!!!! Vai tirando fotos pra gente poder acompanhar junto com vc.
"A vida está repleta da beleza de Deus e por isso não nos será lícito entregar o coração ao desespero, porque a vida vem de Deus, tal qual o Sol maravilhoso nos ilumina."
[align=right]Chixo Xavier
[/align]

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Criando palhaços

#7 Mensagem por Celso Suguimoto »

Agora as desovas sao constantes.... acabou de acontecer outra :)

Mas nao tenho tempo pra levar a frente... talvez eu tercerize com um criador de confiança ou leve uma desova a frente apenas por curticao... mas por enqto é apenas ver eles desovarem e perder os alevinos
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12580
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: Criando palhaços

#8 Mensagem por André Fonseca »

Celso,

Muito bom o texto, ficou bem explicadinho!!!

Quanto a perder as desovas, sei bem como é isso.

Meu casal com fêmea Onix e macho de Ocellaris desovavam todo mês, e mesmo colocando eles num aqua com compressorzinho, água do aqua onde nasceram e alimentando com Rotíferos, não foram pra frente.

Acho que o problema foram os Rotíferos...

Depois de tanto perder desovas, acabei trocando a fêmea pra um criador.

Tá fazendo uma falta ver o cuidado parental do casal com os ovos que vou te dizer, viu...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Criando palhaços

#9 Mensagem por jose Jorge »

icon_joia

Os Black O..........são um dos meus favoritos.........principalmente pelo Histórico de Origem..........

No Remoto Noroeste Australiano..............

Um grupinho......com tamanhos diferentes........num Centro de Criação na Peninsula Ardi/Dampier.............Noroeste Australiano............Terra Aborígene..........

Imagem

Para quem montar um mini set-up.......e criar seu próprios filhotes.........

Todo Ano voçê pode ir aumentando seu grupo...........

Belo Casal de Black O.....Celso......

MARIO_CHACON
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 413
Registrado em: 07 Jun 2010, 11:30
Apelido: CHAACON
Cidade: Piracicaba-SP
País: BRASIL
Localização: Piracicaba-SP
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 25 vezes

Re: Criando palhaços

#10 Mensagem por MARIO_CHACON »

Celso, que bom o artigo e me veio em boa hora.

Hoje meu BLACK desovou em uma rocha que tem um MURCH. Por curiosidade fui observar e vi ali a desova, deve ter acontecido de ontem pra hoje. Eles estão num aquario de 450 litros que tenho aqui, todavia, tenho tb um outro de 130 litros que nao esta com peixes, apenas algumas anemonas e tb tenho uns 5 litros de rotiferos aqui que venho alimentando com fictoplanton.

Pode me dar maiores instruções de como proceder? Retiro as ovas e passo no aqua menor ? Só as ovas ou o palhaço que toma conta tb ?

Muito embora o artigo seja explicativo, fiquei com essas duvidas ai

abraços

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Criando palhaços

#11 Mensagem por Celso Suguimoto »

O artigo é do Evandro Hohl... só pedi autorizacao pra ele publicar
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

MARIO_CHACON
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 413
Registrado em: 07 Jun 2010, 11:30
Apelido: CHAACON
Cidade: Piracicaba-SP
País: BRASIL
Localização: Piracicaba-SP
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 25 vezes

Re: Criando palhaços

#12 Mensagem por MARIO_CHACON »

Celso, desculpe, postei no artigo aqui e uma MP pra ti que até ja me respondeu.

Vou insistir na criação, sei que é meio que dor de cabeça, mas vou encarar essa.

Postarei fotos pra gente acompanhar, vamos ver no que dá, afinal, como lhe disse, tenho ovas, rotifero e aquario disponivel, só falta mesmo éh vergonha na cara kkkk e tempo afff, isso ta meio corrido, mas arranjo.

Abçs e mais uma vez obrigado e desculpa cara

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Criando palhaços

#13 Mensagem por Elder Luis »

tópico muito bom, vou usá-lo para tentar criar os tomatinhos icon_joia
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Criando palhaços

#14 Mensagem por jose Jorge »

A parte complicada é a Primeira Semana..............

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Criando palhaços

#15 Mensagem por Celso Suguimoto »

Isso ja faz um bom tempo... mas é bom pra relembrar...rs

Imagem
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Responder

Voltar para “Artigos”