🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Artemias

Se quiser dividir um artigo com os colegas o local é esse, esteja livre para discutir com o colega sobre artigo que ele postou.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Artemias

#1 Mensagem por Celso Suguimoto »

Criando Artemias

O que vou colocar aqui é bem simples, é o que eu estou fazendo, estou criando as artemias mais por uma questão de desafio, pois o custo da cultura não compensa, é mais barato comprar as artemias ja adultas.

Observe que se você vai tentar criar os palhaços você precisara de náuplios de artemias recem eclodidos, então é bom você montar pelo menos duas garrafas com náuplios pelo nenos para usar por alguns dias e depois você podera comprar as artemias ja adultas para alimentalos.

Material e Preparo

Bom para cultivar as artemias você vai precisar de um material bem basico.

Uma bombinha de ar
um pouco de mangueira plastica
alguns divisores de ar
algumas garrafas de coca cola vazias e com a tampa
um aquario (só mais para frente e isso se você for criar as artemias até a fase adulta)
um pouco de cola de silicone

O ideal é você cultivar os cistos de artemias em garrafas de refrigerante cortadas no meio e viradas de cabeça para baixo, eu vou colocar umas fotos pois fica mais facil de explicar. Você pega a tampa da garrafa, faz um furo, coloca um pedaço de mangueira e passa um pouco de silicone para vedar, use uma broca um pouco mais fina do que a mangueira pois isso vai ajudar na vedação e vai evitar vazamento de agua.

Imagem

Corte a garrafa de coca cola, corte um pouco abaixo do meio, eu corto em baixo do rotulo.

Imagem

Corte uma outra garrafa, só que desta vez acima do rotulo, e faz um furo em uma das laterais, por onde vai passar a mangueira de ar, esta garrafa vai ser a base que vai segurar a outra garrafa a bolinha vermelha é onde eu fiz o furo para passar a mangueira.

Imagem

Veja como fica depois de montada, voce encaixa a parte do bico na base, passa a mangueira de ar pelo furo e coloca em um dividor de ar onde voce podera controlar a quantidade de ar que entra na garrafa e tambem podera denar as ovas que não eclodiram e as cascas que ficaram no fundo.

Imagem

Bom a ideia é você injetar ar por baixo fazendo com que todos os cistos fiquem em movimento, facilitando assim a alimentação deles e evitando que parte deles fique acumulada no fundo, quando você quiser tiralos, você desliga a entrada de ar, coloca uma lampada ou lanterna na parte de cima, pois eles nadarão em direção a luz e na parte de baixo da garrafa ficara acumulada a sujeira que você podera remover com facilidade drenando um pouco da agua da cultura.

Depois vai na secão fotos que eu coloquei uma fotos bem interessantes

O Cultivo

As artemias tem como condições favoraveis para o seu bom desenvolvimento temperatura entre 25 e 28º, densidade de 1.030, forte aeração, iluminação constante aproximadamente 2000 lux e pH entre 8,0 e 8,2. Uma boa circulação de agua é essencial para manter os cistos em suspensão facilitando assim a sua alimentação. O ideal é um recipiente em forma de "V", por isso o esquema da garrafa, isso vai fazer com que todos os cistos fiquem em movimento constante na agua.

Eclodir os cistos é facil, você coloca agua na garrafa invertida, liga o ar, coloca 1/2 colher de chá de cistos desidratados, deixa borbulhando sobre forte iluminação por 24 horas e pronto, os cistos ja estão eclodidos.

Para colher os náuplios, pois cistos é antes de eles eclodirem, após eclodidos eles são chamados de náuplios, para colhelos, basta você desligar a entrada de ar do recipiente e esperar uns 10 minutos. Os náuplios eclodidos vão se concentrar acima das cascas e dos cistos não eclodidos que se depositarão no fundo do recipiente. O que você faz é bem simples, como os náuplios são atraidos pela luz eles ficarão nadando na parte de cima do recipiente, então você pega uma mangueira de ar e sifona a quantidade de náuplios que você vai usar, após você coletalos, você tambem pode dar uma sifonada no fundo da garrafa para remover os cistos e cascas que la devem estar depositados evitando assim a contaminação da agua.

Simples não !

Alimentacao do Naupilo

Os nauplios não se alimentão nas primeiras 12 horas pois a sua boca e anus ainda não estão formados, mas após este periodo eles devem ser alimentados, a menos que você va utilizalos antes disso.

O alimento ideal é a micro alga, basicamente qualquer microalga serve, eu testei com nanno e tetra eles se derem bem, mas voce pode usar também, fermento, pó de arroz, farinha de trigo, farinha de soja, farinha de peixe, gema de ovo, oleo de figado de bacalhau, soro de leite, uma porrada de cisas, o melhor mesmo são : microalgas, gema de ovo e fermento, mas fora as algas você deve tomar muito cuidade para nao superalimentar a cultura pois fora as algas os outros alimentos acabam por contaminar a agua e isso levara a cultura a morrer.

Se voce for alimentalos com algas, você coloca um pouco de algas deixando a agua levemente esverdeada e quando ela clarear voce acrescenta algas novamente.

Se voce for alimentalos com outra coisa, o ideal é você inventar alguma gambiarra para manter a aliementação constante e que fique gotejando continuamente no tamque, pois se você socar um punhado de fermento ou gema de ovo na agua, voce ira acabar degradando a qualidade dela e os nauplios acabarão por morrer antes de conseguir comer aquilo que voce adicionou a agua, esta é a vantagem das algas, elas não degradam o meio e acabam por fornecer oxigenio antes de serem comidas. (hehehe)

Artemias adultas

A melhor forma de cultivar artemias adultas é ou voce usar um garrafao de 10 ou de 20 lts de bebedouro com o fundo cortado ou você fazer uma gambiarra em um aquario de ums 40 a 80 lts.

Garrafão: voce compra o garrafao, não tira a tampa, corta o fundo, faz um suporte para ele e pronto, basicamente um aquario redondo com um fundo cónico que quando voce injetar ar no fundo ele vai circular 100% da agua la existente.

Aquario: bom aqui é meio complicado, o ideal é voce usar um recipiente que seja meio cónico, em um aquario o fundo é reto, então voce pode fazer uma gambiarra, colando com silicone uma placa de formica no fundo do aquario fazendo com que ele fique com um fundo curvo o que ajudaria no cultivo mas da trabalho em fazer. Eu fiz outra gambiarra, veja a foto, eu fiz algumas torres com garrafa de coca um pedaco de cano e uma curva, voce faz algums cortes em forma de dentes na garrafa, um furo na curva, coloca uma mangueira de ar e pronto, uma torre de filtro biologico sem a parte preta da base. A ideia é fazer com que a agua se movimente bastante e por todo o aquario, não deixando áreas sem movimento de agua, os dentes na parte de baixo servem para a agua entrar, ela vai ser sugada e saira pela parte de cima na curva. (se vira meu)

Imagem

Torre de ar, faca umas 4 e teste o posicionamento dentro do aquario, se voce usar galões você não precisara fazer as torres mas tera que fazer uma base para colocalo em pé.

Acho que da para entender e lembre-se, voce pode usar pedra porosa, mas não pode usar as de madeira usadas em skimmer, pois elas fazem uma bolha muito pequena e as artemias poderão engolir estas micro bolhas e acabar morrendo.

O aquario ideal devera ter temperatura entre 25 e 30º, densidade entre 1.025 e 1.030 e baixa iluminação, pois as artemias são atraidas pela luz e se voce socar luz no aquario voce fara com que eles gastem muita energia tentando nadar na direção dela e isso fara com que a taxa de crescimento seja reduzida, pois se ela gasta mais energia ela precisara se aliementar mais para manter o seu crescimento.

Quanto a utilizacao de um filtro, eu acho desnecessario, mas se voce quiser fazer um, voce podera inventar alguma coisa, mas lembre-se de colocar uma tela para que as artemias nao sejam sugadas para dentro dele.

Boa sorte cara, entre as algas, os rotiferos e as artemias, eu acho que as artemias são o que da mais trabalho e menos lucro, pois uma porção é bem barata.

Fotos

Tirei só uma foto safada da minha criação de artemias as outras eu peguei na net.

Imagem
Uma artemia

Imagem

A agua esta limpa pois ainda nao coloquei algas, estas artemias ja são adultas e chegaram a este estagio a partir de cistos desidratados, mas como ja disse é mais barato comprar elas ja adultas.

Esta montagem para o cultivo de artemias esta meio errada, o correto é usar uma garrafa com o fundo cortado e o ar entrando por baixo, ou um recipiente com o fundo conico, mas um aquario quebra o galho.

Imagem

Imagem
Da para ver que este cara junta tanta garrafa platica quanto eu, este é uma bela cultura de algas e de nauplios de artemia.

Artigo de Evandro Hohl publicado com autorização
http://www.cultivo.algas.nom.br/
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
DanielFroes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 96
Registrado em: 08 Out 2010, 14:05
Apelido: Daniel Froes
Cidade: Brasília
País: Brasil
Localização: Brasília - DF

Re: Artemias

#2 Mensagem por DanielFroes »

Engraçado, parece até que você tirou fotos da minha cultura, eu fiz uma garrafa praticamente igual a sua nesse ultimo fim de semana! hehehe

Vou deixar uma sugestão, a primeira vez que eu eclodi as artêmias, eu cortei o fundo da garrafa todo, como neste exemplo. Mas com as bolhas de ar estourando, o sal estava saindo da garrafa e a "mesa" em volta ficou toda branca. A garrafa que eu uso agora tem apenas um furinho no fundo da garrafa para sair o ar, assim eu mantenho o sal na garrafa, e a água evapora pouco.

Eu injeto o ar pela tampa da garrafa igual você fez, e com um registro posso regular a quantidade, e posso fechar o registro para desconectar o ar e extrair a sujeira do fundo também. Como as cascas boiam, depois de tirar a sujeira do fundo, eu deixo escorrer a água até perto das cascas que estão boiando, assim eu consigo tirar as artêmias sem nenhuma sujeira.

Eu coloquei os cistos para eclodir na sexta feira, e tirei no sábado, aproximadamente 36 horas depois. hoje, quinta feira, elas estão com 5 dias de vida, mas eu estou com algumas dúvias e queria ajuda, pois aparentemente muitas já morreram.

2 dúvidas:

1: Após eclodir os cistos, devo manter a aeração e circulação forte? minha bomba de ar ligada í tampa da garrafa está agitando BASTANTE a água, fico com dó dos coitados hehehe.

2: Eu usei fermento biológico na água até deixa-la levemente branca, depois de 4 dias, ainda estava um bocado branca, será que eu coloquei muito? Li alguem falando que eu devia colocar bem pouco e reparar na cor da água, quando estiver ficando cristalina, é sinal de que está acabando, então coloco mais... O medo deles morrerem de fome me fez exagerar eu acho.

Por enquanto eu estou criando-as nas próprias garrafas de refri 2L, só que dividi em duas garrafas e coloquei mais água (1,5L aproximadamente) devidamente preparada.

Em uma garrafa eu alimentei com fermento biológico e mantive a aeração, só que BEM mais leve.
Na outra garrafa eu acrescentei água verde, mas não tem aeração, espero que as algas estejam oxigenando...
As duas garrafas ficam em baixo de uma lâmpada branca (luz do dia) de 15w se não me engano.

Estou com um garrafão de 20L velho e vou usá-lo na próxima cultura ou nesta mesmo se ainda sobreviverem muitas artêmias até lá, mas ainda não decidi como vou usar o garrafão, não tenho a tampa dele, e vejo muitas pessoas criando artêmias ao ar livre, sem a necessidade de oxigenação, apenas água verde e muito sol... minha dúvida neste caso é, e a chuva? o que fazer? Se eu cortar a boca do garrafão, a chuva vai transbordar minha água, além de afetar a densidade, PH, alcalinidade, etc...

Evandro Hohl
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 13
Registrado em: 30 Out 2010, 20:20
Apelido: Evandro
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Artemias

#3 Mensagem por Evandro Hohl »

Celso,quando vi as fotos achei familhar, hahaha fazem alguns anos que eu nao entro neste topico do site.

respondendo as perguntas.

1 - voce deve manter uma aeração suficiente para que a agua se oxigene e nao fique uma borra de cascas no fundo da garrafa, nao precisa deixar a bombinha ligada no maximo, pois neste caso as artemias podem vir a sucumbir de tanto serem agitadas. Eu usava um divisor de fluxo de ar e jogava parte do ar fora.

2 - voce pode usar fermento, farinha, levedura de cerveja ou farinha de peixe, deixa a agua levemente esbranquiçada, ela deve ir clareando com os dias. Nao coloque muito principalmente maizena.

3 - preste atencao no Ph, ele deve ficar estavel, quanto mais estavel menor a mortalidade. Para manter o Ph que tende a descer utilize Hidroxicarbonato de Magnesio e faça tpas pois o nitrato sobe muito.

Particularmente criei as artemias mais para testes pois ja estava fazendo muitos outros na época, pessoalmente acho que a menos que voce precise de cistos rescem eclodidos, pelo menos aqui onde moro acho mais pratico comprar uma porção, pois criar artemias no ap é complicado.

abcs
de um amigo,

Evandro Hohl
http://www.cultivo.algas.nom.br

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14154
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Artemias

#4 Mensagem por Celso Suguimoto »

Bem vindo Evandro... amigo e vizinho rs
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
DanielFroes
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 96
Registrado em: 08 Out 2010, 14:05
Apelido: Daniel Froes
Cidade: Brasília
País: Brasil
Localização: Brasília - DF

Re: Artemias

#5 Mensagem por DanielFroes »

Evandro,

Obrigado pelas respostas!

Minhas artêmias morreram. Duraram apenas uma semana. Já iniciei a segunda tentativa e suas dicas serão bem úteis.
Acabo de ler em outro tópico sobre o uso de Hidroxicarbonato de Magnesio, mas onde compro isso?
Outra dica que li é sobre eclodir os cistos em baixa salinidade (30g/L), e aumentar o sal diariamente (10g/dia) nos primeiros 8 dias.
Estou procurando informações também sobre cultivar com fitoplancton, mas não sei iniciar a cultura de fitoplancton. Eu moro em casa, então pra mim não é problema criar ao ar livre, por isso estou estudando este caso também.
Ah, aqui em Brasília ainda não conheço uma loja que venda artêmias adultas.

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Artemias

#6 Mensagem por Matias Gomes »

ótimo artigo, a primeira vez que comprei ovos de artemia catei o potinho e despejei metade dentro do meu áqua de lebistes rsss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Evandro Hohl
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 13
Registrado em: 30 Out 2010, 20:20
Apelido: Evandro
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Contato:

Re: Artemias

#7 Mensagem por Evandro Hohl »

Colega,

da uma olhada neste link, eles fizeram um trabalho somente encima de eclosao e manutencao das artemias, o trabalho e' muito simples de seguir e bem tecnico, tem uma serie de macetes inclusive quanto a manutencao do ph e ir subindo a densidade gradativamente, achei muito interesante o trabalho.

http://www.peixesornamentais.info/index ... s+seu+voto!
de um amigo,

Evandro Hohl
http://www.cultivo.algas.nom.br

matheusthoen
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 31
Registrado em: 01 Ago 2012, 00:18
Apelido: thoen
Data de Nascimento: 18 Abr 1992
Cidade: campo bom
País: brasil

Re: Artemias

#8 Mensagem por matheusthoen »

amigo, gostaria de uma informação...


fiz o esquema da garrafa mas assim, eu preciso deixar a temperatura de 25 ?

tenho um chafariz em casa com carpas, e a agua esta sempre verde, posso utilizar ela? o chafariz é grande e bate sol o dia todo... estava pensando em usar esta agua...

outra coisa, tenho um outro aquario parado aqui e estava pensando em colocar as artemias adultas ali dentro depois.. como saberei o certo quando colocar elas la dentro? e como posso mudar elas de local?

e assim tenho diversas bombas aqui de circulaçao, posso usar elas no aquario das adultas? utilizando aquelas torres especiais para as bombas?

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: Artemias

#9 Mensagem por Elder Luis »

excelente tópico! icon_first
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

gabrielfc
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 65
Registrado em: 27 Jan 2010, 17:25
Apelido: GabrielFC
Localização: Sete Lagoas/MG

Re: Artemias

#10 Mensagem por gabrielfc »

Uma coisa que ajuda bastante a eclosão também o desencapsulamento de artêmia, vc tira a casca dos ovos com agua sanitária e coloca eles para eclodirem depois...a artemia gasta menos energia para eclodir o que acarreta em uma maior nutrição para o peixe.
Para desencapsular coloco em um vidro de maionese uns 100 ml de agua e 100ml de agua sanitaria e uma colher de chá de cisto de artemia...mexo ela até passarem do marrom para a cor laranjada(5 a 10 minutos)..neste ponto retiro todos os cistos da solução e coloco em outro recipiente com apenas agua...pingo umas 5 gotas de anticloro para aquario e depois é só utilizar elas normalmente..colocar na agua com sal e colocar para eclodir..

Responder

Voltar para “Artigos”