🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Dúvida - montagem de sump caseiro

Se você quer mostrar um projeto seu o local certo é esse, abuse das explicações e fotos.
Responder
Mensagem
Autor
Thiago Prado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 15 Mar 2016, 11:17
Apelido: Thiago Prado
Data de Nascimento: 22 Dez 1992
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 28 vezes

Dúvida - montagem de sump caseiro

#1 Mensagem por Thiago Prado »

Pessoal, tudo bem?

Estou com pouca eficiência de filtragem no meu aquário dulcícola e estou pensando em montar um sump bem caseiro, com coisas bem baratas e simples. Por exemplo, ao invés de usar um aquário de filtro para abrir o filtro, estou pensando em utilizar uma daquelas caixas plásticas e assim por diante.

Como não vai abrigar um skimmer, os compartimentos podem ser um pouco maiores do que se eu fosse fazer para um reef.

As medidas do meu aquário são de 60x36x45, tendo em torno de 100 litros, levando em consideração que o acrílico é curvado na parte da frente.

Estou pensando em montar o sump em uma caixa de plástico de 30 ou 40 litros, sendo já 30-40% da litragem do aquário.

O sistema de descida de água, decidi optar por overflow em W, onde ele capta a água por cima (me baseei nesse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=nT05aF7WZw8).

Os canos serão de 25mm ou 3/4, já comprei um cano de 3 metros e os acessórios para junção, como joelho, T, registro, bucha de redução, cap etc.

A bomba, estou pensando em usar uma aquaponia de 1500l/h (está R$ 60 no mercado livre).

Minhas dúvidas:

1 - Como faço para saber em que altura devo deixar a captação de água, para pegar uma quantidade de água suficiente sem transbordar o sump, caso acabe a energia? Eu imaginei que seria algo assim: deixo em uma altura suficiente para pegar 10 litros de água do aquário e preencho com mais 10 litros de água no sump, então caso acabe a energia, o máximo que vai ficar é 20l dos 30, certo? Além disso, quantos litros de água devo colocar no sump antes de começar a captação? Como no exemplo, poderia ser 10 litros?

2 - Há algum problema em utilizar uma caixa de plástico ao invés de um vidro? Eu creio que não uma vez que o hang on e o canister são de plástico também. E o tamanho, o que acham?

3 - Ainda não pensei em como vou fazer os compartimentos, mas talvez eu corte outros pedaços de plástico para fazer os compartimentos, o que vocês me sugerem para usar de cola?

Bom, creio que essas são minhas dúvidas principais. A ideia principal é fazer algo realmente barato (calculei que devo gastar de R$ 120 a R$ 160) e, além disso, quero fazer um vídeo com um passo a passo de como montar o sump para pessoas que necessitem montar um bom sistema de filtragem com baixo custo (não tem vídeos realmente de passo a passo na internet, ensinando como escolher os canos, mostrando como cortar, lixar etc).

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Dúvida - montagem de sump caseiro

#2 Mensagem por Marcelo E Novais »

Não vejo problema em faze la em caixa plastica e acho que seria mais facil e até mais barato fazer as repartições com vidro 2mm cortados na medidas e penso que o sump quanto maior melhor, nem é tanto pelo fato de poder abrigar um monte tranqueira ou midia(tanto marinho ou dulcicola), mas sim pelo fator de facilidade e segurança em um possivel transbordo, vc por exemplo pode ter um sump de 60L e trabalhar com apenas 30L, cobrindo apenas a altura da bomba de recalque e os outros 30L fica para segurança em um possivel transbordo, os compartimentos quanto mais largos melhor, facilita o manuseio e a limpeza das midias, interessante é vc nunca manter as midias direto no fundo do sump para evitar o acumulo de sujeira
Quanto ao overflow e a captação , imagine o seguinte, se fizer a captação no fundo do display, em uma possivel queda de energia toda agua do display ira pro sump e assim transbordando-o, interessante fazer a captação proximo a lamina d'agua, ex: em seu display(60Ax36Cx45A) seria interessante ter a captação algo em torno de 2 ou 3 cm de distancia da lamina d'agua, sendo assim em uma possivel queda algo em torno de 5,5L iriam para o sump
Interessante vc ter um registro para regulagem tanto na queda do overflow quanto na saida da bomba de recalque
OBS:como no seu caso seria direcionado a aquas dulcicolas, é importante ressaltar que o sistema de sump como filtragem , não é um dos mais indicados para aquas plantados, pelo fato de grande perda deCO2

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7364
Registrado em: 10 Jan 2013, 17:03
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Cidade: são carlos
País: brasil
Localização: Araraquara
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

Re: Dúvida - montagem de sump caseiro

#3 Mensagem por Radagast »

Em vez de divisões vc pode colocar potes furados - person com furos embaixo, mídias com furos nas laterais e nos fundos.

Thiago Prado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 15 Mar 2016, 11:17
Apelido: Thiago Prado
Data de Nascimento: 22 Dez 1992
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 28 vezes

Re: Dúvida - montagem de sump caseiro

#4 Mensagem por Thiago Prado »

Marcelo E Novais escreveu:Não vejo problema em faze la em caixa plastica e acho que seria mais facil e até mais barato fazer as repartições com vidro 2mm cortados na medidas e penso que o sump quanto maior melhor, nem é tanto pelo fato de poder abrigar um monte tranqueira ou midia(tanto marinho ou dulcicola), mas sim pelo fator de facilidade e segurança em um possivel transbordo, vc por exemplo pode ter um sump de 60L e trabalhar com apenas 30L, cobrindo apenas a altura da bomba de recalque e os outros 30L fica para segurança em um possivel transbordo, os compartimentos quanto mais largos melhor, facilita o manuseio e a limpeza das midias, interessante é vc nunca manter as midias direto no fundo do sump para evitar o acumulo de sujeira
Quanto ao overflow e a captação , imagine o seguinte, se fizer a captação no fundo do display, em uma possivel queda de energia toda agua do display ira pro sump e assim transbordando-o, interessante fazer a captação proximo a lamina d'agua, ex: em seu display(60Ax36Cx45A) seria interessante ter a captação algo em torno de 2 ou 3 cm de distancia da lamina d'agua, sendo assim em uma possivel queda algo em torno de 5,5L iriam para o sump
Interessante vc ter um registro para regulagem tanto na queda do overflow quanto na saida da bomba de recalque
OBS:como no seu caso seria direcionado a aquas dulcicolas, é importante ressaltar que o sistema de sump como filtragem , não é um dos mais indicados para aquas plantados, pelo fato de grande perda deCO2


Olá Marcelo! A ideia é justamente essa, o overflow irá pegar a água por cima e não por baixo, justamente para não correr risco algum de transbordar. Se o sump tiver 40 litros, por exemplo, eu coloco em uma altura que pegue até uns 10 litros do aquário, coloco mais 10 litros de água no sump e assim, contando com o volume das mídias, vai pegar 20 litros (caso acabe a energia) e terá mais alguma altura para não transborda, certo?

Gostei da ideia dos vidros também, pois vidros de 2mm são bem baratinhos. Mas o que posso usar para colar os vidros no plástico? Pode ser silicone mesmo? Se sim, qual?

O registro eu comprei também! Segui os passos daquele vídeo que citei logo acima para comprar os materiais.


Marina Fodra escreveu:Em vez de divisões vc pode colocar potes furados - person com furos embaixo, mídias com furos nas laterais e nos fundos.


Olá Marina! Estou em dúvida entre o vidro fino ou os potes! Só que ainda não pensei exatamente como colocaria esses potes. Se fosse um canister, seria simples, um embaixo do outro, mas como eu colocaria eles posicionador em um sump? Tem algum modelo para que eu possa ver?

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Dúvida - montagem de sump caseiro

#5 Mensagem por Humberto Jr. »

Thiago, dependendo a caixa plástica que comprar, vai ficar difícil colar algo pois ela irá estufar com o volume de água.

Pro tamanho de sump que comentou, não gastará mais que 80 reais em vidros de 4-5mm. Uma ideia pra controlar o nível de água que vai ser captado (quando acabar a energia) é fazer um furo no cano de recalque uns 3-4m abaixo da coluna dágua. Com isso entrará ar rapidamente e cortará o efeito sifão.

Meu aquário tem 200 litros e ao desligar a bomba de recalque só coleta uns 3-4 litros.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Thiago Prado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 15 Mar 2016, 11:17
Apelido: Thiago Prado
Data de Nascimento: 22 Dez 1992
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 28 vezes

Re: Dúvida - montagem de sump caseiro

#6 Mensagem por Thiago Prado »

Humberto Jr. escreveu:Thiago, dependendo a caixa plástica que comprar, vai ficar difícil colar algo pois ela irá estufar com o volume de água.

Pro tamanho de sump que comentou, não gastará mais que 80 reais em vidros de 4-5mm. Uma ideia pra controlar o nível de água que vai ser captado (quando acabar a energia) é fazer um furo no cano de recalque uns 3-4m abaixo da coluna dágua. Com isso entrará ar rapidamente e cortará o efeito sifão.

Meu aquário tem 200 litros e ao desligar a bomba de recalque só coleta uns 3-4 litros.



Olá Humberto!

Me desculpe por ainda não responder no tópico de "peixes sentem dor". Eu achei uma matéria falando sobre um estudo onde as tilápias sentem dor sim, mas não tive tempo de ler o artigo com calma para poder responder o tópico mais embasado.

Em relação ao sump, eu descartei o vidro uma vez que, apesar de não ficar tão caro, eu quero fazer a coisa mais simples, barata e prática possível, uma vez que estou tentando não apenas montar uma coisa para mim, mas desenvolver um DIY em vídeo para as pessoas que querem ter o menor gasto possível e fazer algo simples que qualquer um possa fazer. Acredito que comprar o vidro pronto (a caixa) seria um pouco caro e colar não é qualquer um que queira tentar, uma vez que pode haver vazamentos se a pessoa não fazer direito.

Parece que a opção com caixas dentro de caixas, com furos, é a opção mais simples e barata, mas eu queria fazer de uma forma que vire um sump mesmo e não um canister. Tem alguma ideia de modelo?

Em relação ao furo que você citou para não transbordar o sump, poderia tirar uma foto ou fazer um vídeo me mostrando como você fez exatamente?

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Dúvida - montagem de sump caseiro

#7 Mensagem por Humberto Jr. »

Thiago Prado escreveu:. Eu achei uma matéria falando sobre um estudo onde as tilápias sentem dor sim, mas não tive tempo de ler o artigo com calma para poder responder o tópico mais embasado.

Depois manda lá o link. Conforme falei, foi uma professora que comentou numa disciplina. Era optativa e acabou nem sendo concluída.

Thiago Prado escreveu:Em relação ao furo que você citou para não transbordar o sump, poderia tirar uma foto ou fazer um vídeo me mostrando como você fez exatamente?

Pela noite mando um vídeo. Estou fora de casa.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Thiago Prado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 15 Mar 2016, 11:17
Apelido: Thiago Prado
Data de Nascimento: 22 Dez 1992
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 28 vezes

Re: Dúvida - montagem de sump caseiro

#8 Mensagem por Thiago Prado »

Ok Humberto!

Eu pensei bem e consegui bolar compartimento rígidos e sem precisar fazer nenhuma colagem no sump. Pensei já em um modelo para dulcícola e outro para reef.

Veja as fotos:
Dulcícola:
[imagem]http://i63.tinypic.com/2emnb5f.png[/imagem]

Reef:

[imagem]http://i63.tinypic.com/2vn00oz.png[/imagem]


Esses tamanhos de caixas foram dimensionais para um aquário de 100 litros. No caso de reef deixei como opcional o uso do perlon pois algumas pessoas tem bons resultados só com o skimmer. Ja o último compartimento, é basicamente mais uma caixa, porém, com furos na parte do meio para cima para receber a água que passou por todas as mídias (sem precisa colar nada).

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Dúvida - montagem de sump caseiro

#9 Mensagem por Marcelo E Novais »

Humberto Jr. escreveu:
Pro tamanho de sump que comentou, não gastará mais que 80 reais em vidros de 4-5mm..


plus_icon

Só na caixa grande de 60L irá gastar em média R$ 50,00 , fora o custo das outras caixas menores
Sem levar em consideração que ira ficar muito preso, de como ira organizar as repartições, como por exemplo no desenho as midias ficariam mal acomodadas no fundo do Sump
Penso que se ja tiver as caixas, OK icon_joia , pode se fazer sem grandes custos
Mas se tiver que investir na compra de caixas novas doubledown_02 não acho um bom custoxbeneficio

Thiago Prado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 15 Mar 2016, 11:17
Apelido: Thiago Prado
Data de Nascimento: 22 Dez 1992
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 28 vezes

Re: Dúvida - montagem de sump caseiro

#10 Mensagem por Thiago Prado »

Olá Marcelo!

Eu achei uma boa caixa de 60 litros por R$ 40. Creio que um aquário com as mesmas medidas ficaria mais do que 80 (o de R$ 80 foi cotado se fosse 30-40 litros e não 60). Tem uma loja de 1,99 perto da minha casa com caixas de plástico bem duras e resistentes por um preço muito menor do que as vendidas em mercado.

Talvez o preço não se altere demais (ainda acho que o vidro ficaria um pouco mais caro). Porém, para fazer a colagem ainda teria o preço dos materiais para se colar e ainda haveria o risco da pessoa não fazer certo e haver vazamentos. E se ela for comprar o aquário pronto e montado, creio que ficaria mais de R$ 150 fácil.

Veja que, para um leigo e que quer algo muito prático, as caixas, se forem achados com bom preço, vão ser mais simples. Muitas pessoas acabam não montando um sump por medo de colar vidros ou por achar muito caro comprar ele pronto.

Em relação ao local das mídias, da forma que pensei, 100% da água passará por elas, então mesmo que elas não fiquem 100% acomodadas, pelo menos farão sua função (creio que seja possível colocar algo por baixo das cerâmicas para não corre o risco de acumular sujeira nelas). Teoricamente não precisaria da caixa menor, mas eu coloquei assim para facilitar bastante na hora de limpar o perlon e o carvão ativado/purigen.

Avatar do usuário
Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 5661
Registrado em: 20 Fev 2010, 21:05
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Cidade: Pitangueiras
País: Brasil
Localização: Pitangueiras - SP
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

Re: Dúvida - montagem de sump caseiro

#11 Mensagem por Humberto Jr. »

Thiago Prado escreveu:Ok Humberto!

Eu pensei bem e consegui bolar compartimento rígidos e sem precisar fazer nenhuma colagem no sump. Pensei já em um modelo para dulcícola e outro para reef.

Veja as fotos:
Dulcícola:
[imagem]http://i63.tinypic.com/2emnb5f.png[/imagem]

Reef:

[imagem]http://i63.tinypic.com/2vn00oz.png[/imagem]


Esses tamanhos de caixas foram dimensionais para um aquário de 100 litros. No caso de reef deixei como opcional o uso do perlon pois algumas pessoas tem bons resultados só com o skimmer. Ja o último compartimento, é basicamente mais uma caixa, porém, com furos na parte do meio para cima para receber a água que passou por todas as mídias (sem precisa colar nada).


Aquecedor é indicado deixar em compartimento que não esvazie (por exemplo quebra bolhas/skimmer).

Prefiro perlon sendo a primeira etapa filtrante para reter partículas maiores e, no caso do sump para reef, evitar acúmulo no compartimento do skimmer.

Sobre o furo no cano de recalque, não consegui filmar ontem. Estou terminando uma TPA e logo filmarei.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Avatar do usuário
Marcelo E Novais
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 513
Registrado em: 08 Ago 2012, 19:28
Apelido: epifanio
Data de Nascimento: 12 Mai 1983
Cidade: cananeia
País: Brasil
Curtiu: 12 vezes
Recebeu Curtir: 49 vezes

Re: Dúvida - montagem de sump caseiro

#12 Mensagem por Marcelo E Novais »

Thiago Prado escreveu:Olá Marcelo!

Eu achei uma boa caixa de 60 litros por R$ 40. Creio que um aquário com as mesmas medidas ficaria mais do que 80 .


Sei não heinn Thiago .... se com 80/100 reais não montaria um Sump bem planejado, falo isso pq semana passada precisei de duas peças de 30x60 com vidro 4mm, colocados na janela(mão de obra), e saiu por miseros R$ 34,00 , pensando que ainda faltariam a peça do fundo e das laterais para se fazer uma caixa, dobraria esse valor pra R$ 70,00 , umas 5 peças para divisorias que poderia ser feito com vidro de 2mm gastaria mais uns R$ 30,00 ( dependendo do vidraceiro ele pode até usar resto de vidro e cobrar ate mais barato) mais um tubo de silicone 280g (pra sobrar) R$ 20,00
Então chutando alto gastaria em torno de uns R$120,00 em um sump bem planejado e dimensionado, levando em consideração que no projeto plastico vc gastaria algo em torno de R$ 80,00 ( 1 caixa gd 40,00 + 2 caixa menores 25,00 + silicone para grudar as caixas 20,00)
Não sei se essa diferença de 40 reais é tão vantajosa, sem levar em conta o lado estetico

Thiago Prado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 15 Mar 2016, 11:17
Apelido: Thiago Prado
Data de Nascimento: 22 Dez 1992
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 28 vezes

Re: Dúvida - montagem de sump caseiro

#13 Mensagem por Thiago Prado »

Pessoal, com a ideia que tive, comprei o material, vejam a foto:


[imagem]http://i68.tinypic.com/j9bwxu.jpg[/imagem]

[imagem]http://i66.tinypic.com/4hs0v8.jpg[/imagem]

Como vocês podem ver, deu tudo certo da forma que imaginei, porém, falta o último compartimento, onde fica a bomba isolada. Em primeiro momento pensei não ser necessário, porém, pensei o seguinte: Se o overflow, por algum motivo, parar de jogar água e a bomba começar a pegar toda a água do sump e devolver ao aquário, o aquário irá transbordar!

Dessa forma, acho que é importante sim ter esse último compartimento para que, quando a água baixar em um determinado nível, a bomba de recalque só mande uma quantidade suficiente para não transbordar o aquário.

O que acham?

Thiago Prado
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 15 Mar 2016, 11:17
Apelido: Thiago Prado
Data de Nascimento: 22 Dez 1992
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Recebeu Curtir: 28 vezes

Re: Dúvida - montagem de sump caseiro

#14 Mensagem por Thiago Prado »

Marcelo E Novais escreveu:
Thiago Prado escreveu:Olá Marcelo!

Eu achei uma boa caixa de 60 litros por R$ 40. Creio que um aquário com as mesmas medidas ficaria mais do que 80 .


Sei não heinn Thiago .... se com 80/100 reais não montaria um Sump bem planejado, falo isso pq semana passada precisei de duas peças de 30x60 com vidro 4mm, colocados na janela(mão de obra), e saiu por miseros R$ 34,00 , pensando que ainda faltariam a peça do fundo e das laterais para se fazer uma caixa, dobraria esse valor pra R$ 70,00 , umas 5 peças para divisorias que poderia ser feito com vidro de 2mm gastaria mais uns R$ 30,00 ( dependendo do vidraceiro ele pode até usar resto de vidro e cobrar ate mais barato) mais um tubo de silicone 280g (pra sobrar) R$ 20,00
Então chutando alto gastaria em torno de uns R$120,00 em um sump bem planejado e dimensionado, levando em consideração que no projeto plastico vc gastaria algo em torno de R$ 80,00 ( 1 caixa gd 40,00 + 2 caixa menores 25,00 + silicone para grudar as caixas 20,00)
Não sei se essa diferença de 40 reais é tão vantajosa, sem levar em conta o lado estetico


Olá Marcelo!

Irei cotar quanto ficaria montar um sump do mesmo tamanho, pelo preço do vidro aqui na região, além da cola. Consegui montar tudo por R$ 90 (tirando a bomba de recalque). Mas eu acho (acho), que a diferença não deve ser muito grande para quem for montar em casa, porém, toda hora eu vejo casos de pessoas que tentam montar um aquário sem experiência alguma e aí começa a aparecer vazamentos no aquário. Como estou pensando em algum totalmente sem experiência no assunto, isso restringe um pouco, até mesmo assusta as pessoas que nunca fizeram esse tipo de coisa.

Eu também mudei o esquema para reefs, veja:

Arrumei da seguinte forma, vai ter um recipiente bem pequeno, que vai ocupar só um espaço pequeno (não dá para ter uma boa ideia na imagem), onde a água vai passar pelo perlon e vai diretamente para o skimmer. O skimmer na foto está menor que a foto, mas foi para ele não encobrir as outras coisas, mas ele deve ser do mesmo tamanho ou maior que a caixa.

[imagem]http://i68.tinypic.com/2wlr7k3.png[/imagem]

Responder

Voltar para “Faça Você Mesmo”