🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda para 1º aquário: (plantado 55L comunitário com beta)

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Nelson e Zuka
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 19 Fev 2015, 17:19
Apelido: Gaucho
Data de Nascimento: 10 Mai 1984
Cidade: Bal. Camboriú
País: Brasil
Localização: Bal. Camboriú - SC / São José dos Pinhais - PR

Ajuda para 1º aquário: (plantado 55L comunitário com beta)

#1 Mensagem por Nelson e Zuka »

Oi pessoal... Tudo bem?
Depois de mais de dois meses lendo muito, estudando e pesquisando bastante, nos cadastrando em diversos fóruns para sanar nossas duvidas e amadurecendo alguns conceitos básicos sobre aquarismo (somente com leituras e mais leituras); eu e minha esposa criamos coragem para fazer nosso primeiro post. E a partir dele, dar inicio ao projeto que virá a ser o primeiro aquário de nossas vidas.
E para que tenhamos o maximo de sucesso possível, a ajuda dos amigos será indispensável.
Entendam melhor...

I) O inicio de tudo
Minha esposa comprou um Betta, que obviamente veio em uma daquelas lastimáveis beteiras!
Mas nem eu nem ela, aceitamos a idéia de um peixe tão majestoso como o betta, viver em tal clausura! E foi essa nossa indignação que nos motivou, nos incentivou, a estudar e pesquisar sobre aquarismo. Para então ter condições técnicas/teóricas de dar uma casa decente ao nosso "filhote". O qual foi carinhosamente batizado pela minha esposa de Greminho.

II) O "principio estrutural do projeto"
Tudo seria fácil se não fosse o difícil... kkkkkkkkkkk
Nós moramos em uma quitinete minúscula!!! Mas beeeeeeeeeeeeeem minúscula!
Minúscula mesmo!!! Imagina uma coisa pequeninha!!! É menor!!!!!
(kkkkkkkkkkk deu pra sentir o drama e dilema que vivo... kkkkk)
Depois de estudarmos e esgotarmos todas as possibilidades de onde colocaríamos o aquário, a única opção foi em cima da geladeira. Que por sinal já é onde o Greminho reside em sua abominável beteira.
E não adianta negociar!!!
Não temos nenhuma outra opção de espaço aqui em casa... kkkkkkkkkkkkkkkk
As medidas da área 100% livre sobre a geladeira (sem parafusos, encaixes ou dobradiças), é de 39cm de frente x 50cm de fundo.

Foi então que decidimos (ainda aberto a sugestões) por um aquário de:
39cm de frente;
35cm nas laterais e;
40cm de altura.
Com vidro de 6mm.

Esta diferença de 15cm das laterais em relação a área de fundo, é para que justamente sobre um espaço livre atrás do aquário. Para servir como uma área de apoio de equipamentos, comidas, manutenções, etc...

Um detalhe a ser esclarecido... que queremos nós mesmo montar (colar) nosso aquário.

III) As ambições e anseios...
Nosso aquário TEM que ser plantado!!! E o mais natural possível!!!
Regra imposta por nós, a nós mesmos...kkkkkk
Porem de baixa manutenção e exigência.
Obviamente vamos optar por um aquário low tech de iluminação simples e sem cilindros de CO².

Por hora as plantas cogitadas são:
Microsoruns, Anubias e Musgos.

Quanto a Fauna, o objetivo é um comunitário.
Claro que partindo do betta como base de todas as outras escolhas... kkkkkkkkkk

IV) Infra-estrutura e implementos.
Filtragem:
Ainda estou avaliando a possibilidade de fazer um sump tipo sexto vidro neste aquário. Mas preciso entender melhor alguns detalhes sobre seu funcionamento e sua manutenção. Pois como ficará em cima da geladeira o aquário, se a manutenção do sump for meio complicada não terá como ser feita em tal local.
Para o sump pensei em um traseiro ou um lateral.
O traseiro com a vantagem de não comprometer a vista frontal mas de dificultar e muito o seu acesso no meu caso (em cima da geladeira).
O lateral iria reduzir a já pequena área frontal, mas este seria um pouco mais fácil o seu acesso.
Ambos com a enorme vantagem de esconderem a "parafernália" que o aquário precisa.
Caso não de para fazer o sump, o plano "B" será o popular e versátil hang-on.

Agora é ver com os amigos as vantagens e o funcionamento pratico de cada tipo para decidir o melhor tipo de filtragem para meu caso especifico.

Substrato:
Preciso ver com os amigos se estou pensando na coisa certa...
Minha duvida é entre cascalho de rio ou os industrializados (JBL Manado ou Mbreda Amazônia).
Talvez ate mesmo um industrializado de substrato e o cascalho como camada inerte... sei la.

Aquecimento:
Achar um termostato compatível...

Iluminação:
Isso nem tenho idéia!!!
Mas acredito que farei uma tampa de madeira destas normais de aquário de fechamento total com as luzes dentro.


Bom pessoal...
Depois de tudo que escrevi (e como escrevi...kkkkkkk) acho que consegui explanar a vocês as coisas que tenho em mente depois de tanta leitura.
Agora é organizar as idéias com as orientações dos amigos e começar a por a mão na massa para a casa do Greminho sair o mais rápido possível.
Pois não sei quem esta sofrendo mais...Ele na beteira, ou nós vendo ele nela.

Como escrevi uma enxurrada de coisas sobre tudo, irei tirando minhas duvidas pontualmente em cada tema especifico. Abordando uma coisa de cada vez...



Minha primeira pergunta direta aos amigos...

Com relação ao aquário:
1) As medidas estão boas? (39comp x 35 larg x 40alt)
2) A milimetragem do vidro esta correta? (6mm)

Abração pessoal!
Valeu!

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Ajuda para 1º aquário: (plantado 55L comunitário com bet

#2 Mensagem por Raphael Igor »

Nelson e Zuka

Bem vindo ao Brasil Reef, fiquem entre amigos e a vontade para perguntarem.

vocês verão que na seção Faça Você Mesmo, tem bastante informação do que estão procurando.

mas, vamos as perguntas que colocaram....

Com relação ao aquário:
1) As medidas estão boas? (39comp x 35 larg x 40alt)
2) A milimetragem do vidro esta correta? (6mm)


a medida frontal esta milimetricamente exata, de acordo com o que você dispõe? se sim é sempre interessante ter uma pequena folga para possíveis movimentações, sem falar que na montagem existem alguns fatores de devem ser calculados para exatidão desta medida, tais como: espessura dos vidros, espessura do silicone, e possíveis diferenças no corte do vidro.

eu faria com 37 x 35 x 40.

o que me chama a atenção no seu projeto, é que está colocando sob a geladeira, o que nos faz pensar em duas coisas:

qual a altura que ficará

o que suportará este peso de aproximadamente 60kg?

do substrato ficaria com o Mbreda
as plantas são muito boas, e não são muito exigentes
dos peixes, deverão ser outras bettas femeas, já que vai mante-lo no sistema.
iluminação, pode ser de led, mas sinceramente para este tipo de montagem, colocaria PL.

bom, coloque estas respostas para que possamos ter mais ideias do que está planejando, se conseguir colocar uma foto do local que pretende instalar o aquário facilitará ainda mais.

novamente bem vindo ao Brasil Reef e fique entre amigos icon_joia

Avatar do usuário
Nelson e Zuka
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 19 Fev 2015, 17:19
Apelido: Gaucho
Data de Nascimento: 10 Mai 1984
Cidade: Bal. Camboriú
País: Brasil
Localização: Bal. Camboriú - SC / São José dos Pinhais - PR

Re: Ajuda para 1º aquário: (plantado 55L comunitário com bet

#3 Mensagem por Nelson e Zuka »

Oi Raphael... Obrigado pela resposta.

Depois da tua observação, reponderei algumas coisas... kkkkk

Quanto as medidas acho que irei fazer um cubo de 35cm x 35cm x 35cm. Com vidro de 5mm.
1) As medidas e o vidro estão bons?
2) Será que precisará de trava?


Então respondendo tua duvida sobre o que ira sustentar o aquario...
Penso em fazer uma base de madeira com isopor no fundo e anti derrapante em baixo dela (na parte que terá contato com a geladeira).
Esta base é uma base normal, tipo "uma bandeja com borda alta" nas exatas medidas do aquário.
Segue um exemplo: (foto de internet)
Imagem

Quem vai suportar todo o peso do aquário é a geladeira. Mas "amenizada" a pressão de área, pela base de madeira que me referi.
Tenho pra mim que esta base ira proteger o vidro de qualquer tensão que possa ocorrer.

Quanto a filtragem, vou de hang-on mesmo. Mais simples e pratico no meu caso.

Bom é isso...
De ontem pra cá e depois de mais algumas leituras e tua consideração, parece que estas mudanças serão definitivas... agora é esperar o conselho dos amigos do fórum pra ter certeza quanto a isso... kkkkk

Abração e valeu pela ajuda.

Avatar do usuário
Thiago Formigari
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 360
Registrado em: 25 Nov 2014, 22:58
Apelido: TT Formigari
Data de Nascimento: 01 Out 1990
Cidade: Limeira
País: Brasil
Localização: Limeira - SP
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: Ajuda para 1º aquário: (plantado 55L comunitário com bet

#4 Mensagem por Thiago Formigari »

Acredito que o Hang-on seja ideal pra essa litragem mesmo!
Procure retirar aquela telinha plástica e colocar siporax mini apenas para ter uma filtragem biológica bacana!

Quanto a questão do peso, é se a geladeira não irá ceder com esse peso!
Por estar em cima da geladeira, a visibilidade pode ficar um pouco reduzida, porém se está apenas com esse espaço... Vamos por a mão na massa!
Quanto a travas, acredito que por segurança colocar travas francesas não custa nada e ajudará vocês a dormirem tranquilos!

Vai postando fotos da evolução desse projeto!
----------------------------------------------
Meu reef - 450L, CAF´s Malawi : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=27&t=37067

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Ajuda para 1º aquário: (plantado 55L comunitário com bet

#5 Mensagem por Reinaldo Chen »

Eu não colocaria diretamente em cima da geladeira, Primeiro, geladeira não foi projetada para essa carga de peso na sua área externa. Algumas geladeiras tem pontos de geração de calor no seu funcionamento, na parte superior ou laterais. Além disso ao funcionar a geladeira vibra e pode gerar vibrações para o aquário. Eu colocaria na parede sobre a geladeira uma mão francesa adequada para o peso projetado do aquário.

Fazer aquários apesar de tecnicamente simples, é preciso refinamento na colagem e acabamento, tentem montar alguns aquários menores ou da mesma dimensão antes de colocar definitivamente no lugar, pois água vazando sobre a geladeira não é algo bom não... a espessura do vidro está boa em 6mm.

O tamanho do aquário é bom para um aquário de plantas com pouca demanda de luz, co2 e nutrientes como as listadas. uma tubular LED de 30 cm já dá conta para essas plantas.
Para essas plantas cascalho de rio fino basta para cobrir o fundo, nada muito sofisticado mas eficaz para essas plantas. Não use substratos adubados pois só vai servir para alimentar as algas.

Aquecimento procure um aquecedor com 25-40W , de tamanho pequeno como elite, sera , etc.

Avatar do usuário
Nelson e Zuka
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 19 Fev 2015, 17:19
Apelido: Gaucho
Data de Nascimento: 10 Mai 1984
Cidade: Bal. Camboriú
País: Brasil
Localização: Bal. Camboriú - SC / São José dos Pinhais - PR

Re: Ajuda para 1º aquário: (plantado 55L comunitário com bet

#6 Mensagem por Nelson e Zuka »

Aqui estou eu de novo e com novas medidas... kkkkkk

Então...
O aquário cubo de antes (35cm) daria um volume de mais ou menos 42l brutos.
O que o levaria a um peso médio de 50Kg a 58Kg mais ou menos com todo os aparelhos e paisagismo (hardscape).
Como fui severamente alertado sobre o risco de tal peso sobre a geladeira resolvi diminuir um pouco a coisa...kkkkk

Minha ideia agora é fazer uma aquário com 35cm de frente x 20cm de lateral x 30cm de altura.
Isso lhe confere um peso bruto de 21L. E um peso liquido de +/- 16L.
Se somarmos o peso bruto mais o paisagismo, acredito que atinjamos um valor aproximado de uns 28Kg.

Esse ultimo peso (28Kg) me parece bem "tranquilo".
Ja vi em varias casas a bombona de água de 20L sobre a geladeira e ao lado da bombona, aqueles potinhos com 5Kg de arroz, 4Kg de açúcar, 4 Kg de farinha, etc...
Então acho que 30 Kg a geladeira aguenta bem...

O que me dizem?
Estas medidas 30cm x 20cm x 30cm são boas?
Vou usar vidro 5mm ou 6mm. Precisarei de trava?

Abração!!!
E mais uma vez obrigado pela ajuda.


ps: vou resolvendo um problema de cada vez... assim não sobre carrego vocês e nem o tópico...kkkkkk

Avatar do usuário
Nelson e Zuka
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 19 Fev 2015, 17:19
Apelido: Gaucho
Data de Nascimento: 10 Mai 1984
Cidade: Bal. Camboriú
País: Brasil
Localização: Bal. Camboriú - SC / São José dos Pinhais - PR

Re: Ajuda para 1º aquário: (plantado 55L comunitário com bet

#7 Mensagem por Nelson e Zuka »

Reinaldo Chen escreveu:Eu não colocaria diretamente em cima da geladeira. A geladeira vibra e pode gerar vibrações para o aquário.

Eu colocaria na parede sobre a geladeira uma mão francesa adequada para o peso projetado do aquário.

Fazer aquários apesar de tecnicamente simples, é preciso refinamento na colagem e acabamento... água vazando sobre a geladeira não é algo bom não...

Oi Reinaldo... Tudo bem?
Nossa geladeira é super silenciosa e de baixa vibração.
As vezes precisamos desligar e ligar ela pra se esta funcionando direito...kkkkk

Nossa atual beteira esta em cima da geladeira a uns 2 ou 3 meses (desde que o peixe chegou aqui em casa).
E nosso peixe esta super ativo e sem demonstrações de stresses.
Comendo super bem e a cada dia mais "adestrado".... kkkkkkkkkk

Penso eu, pois não entendo nada, que a borracha anti-derrapante mais a madeira da base mais o isopor de dentro da mesma irão amenizar consideravelmente a vibração que possa existir.
O que tu acha?

Quanto a mão francesa, li em diversos lugares que é extremamente arriscado colocar aquários em prateleiras.
Pois é muito comum as paredes não suportarem o peso e acabarem se rompendo nas partes onde é feita a fixação das prateleiras.
Soltando o reboco ou o parafuso sendo arrancado.
Por isso esta hipótese nem me passou pela cabeça.

Vou montar o aquário na mesa.
E só depois de uma semana ou uns dez dias com ele cheio e sem vazamentos que irei coloca-lo sobre a geladeira.

Bom vou esperar as considerações dos amigos sobre as novas medias para ver os rumos que tomo.

Um grande abraço e obrigado pela força...

Vinicius Franco
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 10
Registrado em: 10 Mar 2015, 12:15
Apelido: Vinicius
Data de Nascimento: 30 Dez 1987
Cidade: Bauru
País: Brasil
Localização: Bauru - SP

Re: Ajuda para 1º aquário: (plantado 55L comunitário com bet

#8 Mensagem por Vinicius Franco »

olá casal, beleza ? me diverti com o vosso dilema... :lol: :lol: :lol: kkkkk... também estou iniciando com os plantados e no momento só absorvendo as informações para formar a minha base de conceitos. sei bem como é e gostei da forma que se expressaram, disseram muito do que eu sinto vontade dizer.. é justo .. essa etapa leigo/iniciante é árdua e exige muito! kkkkkkk
boa sorte pra vocês com a montagem!
E em breve publicarei meu 1º plantado ! abraço, boa sorte!
Vinicius

Avatar do usuário
Nelson e Zuka
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 19 Fev 2015, 17:19
Apelido: Gaucho
Data de Nascimento: 10 Mai 1984
Cidade: Bal. Camboriú
País: Brasil
Localização: Bal. Camboriú - SC / São José dos Pinhais - PR

Re: Ajuda para 1º aquário: (plantado 55L comunitário com bet

#9 Mensagem por Nelson e Zuka »

Vinicius Franco escreveu:olá casal, beleza ? me diverti com o vosso dilema... :lol: :lol: :lol: kkkkk... também estou iniciando com os plantados e no momento só absorvendo as informações para formar a minha base de conceitos. sei bem como é e gostei da forma que se expressaram, disseram muito do que eu sinto vontade dizer.. é justo .. essa etapa leigo/iniciante é árdua e exige muito! kkkkkkk
boa sorte pra vocês com a montagem!
E em breve publicarei meu 1º plantado ! abraço, boa sorte!

icon_joia icon_joia icon_joia

Fico no aguardo do teu aquário também...
E boa sorte a nós... kkkkkkkkkkkk

Avatar do usuário
Nelson e Zuka
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 19 Fev 2015, 17:19
Apelido: Gaucho
Data de Nascimento: 10 Mai 1984
Cidade: Bal. Camboriú
País: Brasil
Localização: Bal. Camboriú - SC / São José dos Pinhais - PR

Re: Ajuda para 1º aquário: (plantado 55L comunitário com bet

#10 Mensagem por Nelson e Zuka »

Oi pessoal...

Então... estou na fase decisiva.
Apenas esperando pela opinião dos amigos.

O que me dizem?
Estas medidas 30cm x 20cm x 30cm são boas?
Vou usar vidro 5mm ou 6mm. Precisarei de trava?

Outra coisa...
Vi que se usa fita crepe para a marcação da colagem dos vidros. Porem me surgiu uma duvida.
Em alguns videos, vi que a pessoa retira a fita crepe logo que cola os vidros. Em outros videos a pessoa esperava secar o silicone para remover a fita crepe.
Como devo proceder???
Retiro logo que colo os vidros ou espero o silicone secar?

Abração pessoal.

Avatar do usuário
tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Mensagens: 828
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
Localização: na Ilha
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Ajuda para 1º aquário: (plantado 55L comunitário com bet

#11 Mensagem por tedescowill »

Nelson e Zuka escreveu:Oi pessoal...

O que me dizem?
Estas medidas 30cm x 20cm x 30cm são boas?
Vou usar vidro 5mm ou 6mm. Precisarei de trava?

Outra coisa...
Vi que se usa fita crepe para a marcação da colagem dos vidros. Porem me surgiu uma duvida.
Em alguns videos, vi que a pessoa retira a fita crepe logo que cola os vidros. Em outros videos a pessoa esperava secar o silicone para remover a fita crepe.
Como devo proceder???
Retiro logo que colo os vidros ou espero o silicone secar?

Abração pessoal.

Se achar vidro de 5mm pode usar ,com estas medidas nao precisa de trava,
assim que fizer a colagem e alisar o silicone retire a fita pois depois fica dificil ou ate da uma descolada do silicone quando tenta se puxar a fita
So planeje como vai colocar a fita para que ao retirar uma ,nao saia outra que aindo nao deve sair.

O ideal é fazer a colagem ,alisar o silicone e retirar a fita com o silicone ainda mole
tem que ser rapido na colagem e na hora de alisar o silicone pois este cria pelicula rapido e ao criar comeca a descolar se voce tenta alisar (com espatura ,dedo)
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

Avatar do usuário
Thiago Formigari
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 360
Registrado em: 25 Nov 2014, 22:58
Apelido: TT Formigari
Data de Nascimento: 01 Out 1990
Cidade: Limeira
País: Brasil
Localização: Limeira - SP
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: Ajuda para 1º aquário: (plantado 55L comunitário com bet

#12 Mensagem por Thiago Formigari »

Nos envie fotos!
----------------------------------------------
Meu reef - 450L, CAF´s Malawi : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=27&t=37067

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Ajuda para 1º aquário: (plantado 55L comunitário com bet

#13 Mensagem por Raphael Igor »

hummmmm,

bom vamos lá... aquário sob a geladeira dá?

sim, pode até sustentar, mas, contudo, entretanto, todavia..... imagine se um dia você tiver aquele sobrinho que está medindo a força de seus braços e fechar a porta da geladeira bem delicadamente e movimentar o aquário? ou uma das pedras internas se deslocar? ou se uma de suas laterais bater na parede? ou ainda quando sua geladeira necessitar de manutenção e você precisas movimenta-la?

sinceramente ou você faz uma sustentação sob a geladeira ou este projeto infelizmente já vai começar na adaptação.

geladeiras tem diversos pontos de aquecimento, resfriamento, sustentação, etc. e até você descobrir tudo isso verá que uma simples prateleira será melhor para sua busca.

não gosto de desanimar muito mais você não acha que a visualização ficará comprometida com a altura?

poste uma foto para que possamos ter uma melhor visualização do projeto.

boa diversão.

Avatar do usuário
Nelson e Zuka
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 67
Registrado em: 19 Fev 2015, 17:19
Apelido: Gaucho
Data de Nascimento: 10 Mai 1984
Cidade: Bal. Camboriú
País: Brasil
Localização: Bal. Camboriú - SC / São José dos Pinhais - PR

Re: Ajuda para 1º aquário: (plantado 55L comunitário com bet

#14 Mensagem por Nelson e Zuka »

Mudanças de planos!!!! Infelizmente...
http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=28&t=37288

Abraços.

Avatar do usuário
Thiago Formigari
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 360
Registrado em: 25 Nov 2014, 22:58
Apelido: TT Formigari
Data de Nascimento: 01 Out 1990
Cidade: Limeira
País: Brasil
Localização: Limeira - SP
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

Re: Ajuda para 1º aquário: (plantado 55L comunitário com bet

#15 Mensagem por Thiago Formigari »

Nelson e Zuka escreveu:Mudanças de planos!!!! Infelizmente...
http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=28&t=37288

Abraços.


Já vi esse kit em funcionamento com 2 palhaços dentro... Acho que você não deu sorte!
;/
----------------------------------------------
Meu reef - 450L, CAF´s Malawi : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=27&t=37067

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”