🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Plantado low tech para peixe-folha

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Plantado low tech para peixe-folha

#1 Mensagem por Fagner Delfim »

Olá pessoal,

sou aquarista marinho aqui no fórum, mas dia desses me deu uma vontade de voltar a arriscar com aquários de água doce. Sempre fui fascinado pelos peixes-folha amazônicos e to pensando em montar um aquário plantado lowtech para manter esse peixe. Só que to enferrujado a muito tempo na parte doce e tava querendo dicas para facilitar.

Algumas de minhas questões iniciais:

1 - Qual a litragem mínima para mantê-los e quantos indivíduos poderia manter?

2 - Qual a frequência de alimentação e o que posso oferecer para eles?

3 - Quais as plantas eu poderia manter num lowtech que não dependesse de fertilização intensa, luz intensa e aplicação de CO2?

4 - Poderia colocar algum outro peixe junto com eles? Claro que algum que não virasse comida ou que estressasse eles demais...

Valeu a todos! Abraços
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Plantado low tech para peixe-folha

#2 Mensagem por Raphael Igor »

Fala Fagner.

cara nunca tinha ouvido falar nesse peixe folha, vê se é esse mesmo:

Imagem

se for olha a matéria que achei:


Características � atingem 10 cm . Nada mais parecido como uma folha caída na água, amarelada pelo processo de decomposição e sendo arrastada pela fraca correnteza das águas. Parece uma folha morta. Cor varia de minuto a minuto e vai do castanho-claro até o marrom-escuro ou cor de chocolate. Dos olhos saem três linhas radiais; uma indo até o começo da nadadeira dorsal, outra até às ventrais e a última atravessa seu corpo longitudinalmente, até à raiz da cauda. A boca é enorme.
Origem Rio Amazonas
Habitat águas calmas e lagoas com boa vegetação.
Hábitos - ficam horas e horas imóveis até que seu almoço passe ao alcance de sua boca. De resto, gostam de se colocar perto das plantas, em posição tal que parecem fazer parte delas. Um de seus passatempos favoritos além de comer, é bocejar, o que faz espetacularmente.
Temperatura ideal 23° a 32 °C
pH 5,0 a 6,0
Alimentação peixes
Reprodução ovíparo. A fêmea deposita os ovos na parte inferior das folhas e o macho imediatamente os fertiliza e abana com suas nadadeiras. A postura pode durar 2 a 5 horas e compreende em média 300 a 600 ovos. Os ovos são pequenos, amarelados e adesivos. Três dias depois nascem os alevinos, que ficam aderidos à folha por um pequeno filamento. Não se parecem em nada com os pais.


quanto ao sentimento "plantado" eu acho fantástico, e existem montagens lindas, lindas.
Em quantos litros você está pensando?
Em qual tipo de filtragem?
realmente vai querer sem CO2?

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: Plantado low tech para peixe-folha

#3 Mensagem por Roberto Vieira »

Raphael é esse mesmo o peixe folha, é um dos peixes mais legais que existem seu único senão em aquários é sua alimentação restrita. Completamente piscívoro.

O ideal seria um aquário com troncos para esse peixe, a melhor opção de plantas visando um aquário bom para esse peixe são plantas como hygrophila, myriophillum, ceratophyllus, elodea, cabomba e amazonense.

Eles não são agressivos entre si, mas peixes pequenos serão prontamente devorados. Colocar uns 5 em aquário de uns 100 litros ficaria com bom espaço para todos, mas aquários maiores são melhores

Peixes bons companheiros para ele seriam:
- Itui transparente
- Acará bandeira
- Polycentrus
- Tricogaster Leri ou Moonlight
E outros de porte e comportamento similar
Até mais

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Plantado low tech para peixe-folha

#4 Mensagem por Fagner Delfim »

To pensando em um aquário de aproximadamente 70 x 45 x 40 mais ou menos. É o espaço que tenho aqui na minha sala. Daí queria colocar só plantas que não exigem muito de iluminação. Tenho um tronco massa pra colocar já.

Sobre CO2 não quero gastar com cilindro não... no máximo colocar CO2 caseiro. Mas se der pra manter algumas plantas sem CO2... melhor ainda que diminui meu trabalho. Já tenho muito trabalho com meu marinho e não sei se vai dar pra dividir muito o tempo se o plantado demandar muito serviço.

Sobre os peixes, pensei em 4 peixes-folha e um cascudo banjo... talvez alguma coisinha a mais (ainda em escolha). Seria um aquário somente de peixes exóticos!!

Valeu aí pelas dicas de vocês... vou continuar aguardando mais dicas e ideias da galera! Abraços!
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Plantado low tech para peixe-folha

#5 Mensagem por Reinaldo Chen »

Use anubias , feto de Java e musgo de Java. Bem pouco exigentes e tolerantes as condições acidas exigidas pelos peixe folha.
Não comem ração de jeito algum mas podem comer poucas vezes por mês , pode se manter casais juntos . Além de cascudos pode colocar algumas coridoras para dar um diferencial de movimento.

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Plantado low tech para peixe-folha

#6 Mensagem por Fagner Delfim »

Valeu Reinaldo... vou seguir os conselhos.
Será que se eu alimentá-los duas vezes por semana com um número bom de peixinhos já é o suficiente? Pensei em oferecer guppies pra eles. Se brincar faço até um aquarinho aqui pra mantê-los aqui em casa e reproduzí-los para servir de alimento.

Sobre as plantas vou definindo aqui alguma coisa... to pensando em algumas de folhas bem largas e musgo mesmo.

Sobre os companheiros... o cascudo banjo sei que é difícil de manter, mas vou tentar e ver se tenho sucesso. E também as coridoras são uma boa ideia... vou procurar alguma de tamanho bom e que sejam bonitonas.

Valeu e abraços
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Plantado low tech para peixe-folha

#7 Mensagem por Reinaldo Chen »

Nâo precisam ser coridoras grandes, só não ser as filhotes albinas que se vendem por ai q td bem.
Sim você pode soltar os peixes 1 a 2 vezes por semana e ai consegue deixar eles caçar e ter seu hábito bem natural.

Só lembre que se você colocar peixes para alimentação contaminados com ictio, pode transmitir ictio aos peixe folha. O ideal é sempre quarentenar ou ter uma criação saudável dos peixes alimentos para evitar surpresas, pois comprando lips a granel , sempre haverá esse risco.

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Plantado low tech para peixe-folha

#8 Mensagem por Raphael Igor »

Roberto Vieira escreveu:Raphael é esse mesmo o peixe folha, é um dos peixes mais legais que existem seu único senão em aquários é sua alimentação restrita. Completamente piscívoro.

O ideal seria um aquário com troncos para esse peixe, a melhor opção de plantas visando um aquário bom para esse peixe são plantas como hygrophila, myriophillum, ceratophyllus, elodea, cabomba e amazonense.

Eles não são agressivos entre si, mas peixes pequenos serão prontamente devorados. Colocar uns 5 em aquário de uns 100 litros ficaria com bom espaço para todos, mas aquários maiores são melhores

Peixes bons companheiros para ele seriam:
- Itui transparente
- Acará bandeira
- Polycentrus
- Tricogaster Leri ou Moonlight
E outros de porte e comportamento similar
Até mais


fantástico icon_first

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Plantado low tech para peixe-folha

#9 Mensagem por Raphael Igor »

Reinaldo Chen escreveu:Nâo precisam ser coridoras grandes, só não ser as filhotes albinas que se vendem por ai q td bem.
Sim você pode soltar os peixes 1 a 2 vezes por semana e ai consegue deixar eles caçar e ter seu hábito bem natural.

Só lembre que se você colocar peixes para alimentação contaminados com ictio, pode transmitir ictio aos peixe folha. O ideal é sempre quarentenar ou ter uma criação saudável dos peixes alimentos para evitar surpresas, pois comprando lips a granel , sempre haverá esse risco.


icon_first

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: Plantado low tech para peixe-folha

#10 Mensagem por Roberto Vieira »

Reinaldo Chen escreveu:Nâo precisam ser coridoras grandes, só não ser as filhotes albinas que se vendem por ai q td bem.


Nem as hastatus, mesmo que sejam matrizes....rs.... icon_bag

Brincadeiras a parte, é um peixe fantástico, o comportamento é maravilhoso. Quando comecei com aquarismo, ainda criança, vi ele comer um plati, e é uma cena no mínimo traumatizante. Eu era criança e na loja ninguém falou que não podia, aliás, todos sabemos que há lojas onde uma pessoa pode comprar um aruanã e neons e ninguém vai perguntar se é para colocar juntos.

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Plantado low tech para peixe-folha

#11 Mensagem por Raphael Igor »

e aí Fagner, vai montar mesmo o sistema?

Fagner Delfim
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 452
Registrado em: 11 Abr 2012, 14:17
Data de Nascimento: 10 Dez 1979
Cidade: João Pessoa
País: Brasil
Curtiu: 3 vezes

Re: Plantado low tech para peixe-folha

#12 Mensagem por Fagner Delfim »

Vou sim... mas é que vou sair de férias em agosto e só vou começar o projeto quando voltar. Acho que em setembro ou outubro eu estou com ele pronto! Aí posto por aqui!
Do or do not... there is no try!

Woompa-loompa Reef:

viewtopic.php?f=25&t=19817&start=0

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Plantado low tech para peixe-folha

#13 Mensagem por Raphael Igor »

icon_joia icon_first

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”