🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Meu aqua novo

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Suzigan.Bio
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Fev 2013, 09:48
Data de Nascimento: 29 Mai 1996
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Meu aqua novo

#1 Mensagem por Suzigan.Bio »

Bom galera, esse é meu primeiro tópico no fórum, e gostaria de começar já apresentando meu projeto mais recente; assim que puder eu posto algumas fotos. Meu aqua é um plantado de 110l, e é meu segundo aquário. Ele está ciclando há pouco tempo, uns 18 dias só. Assim que completou 15 dias eu coloquei 10 camarões (pra comer os restos de algas mortas) e 7 platis, sendo que quatro deles estavam no meu aqua de 15l. O que me preocupa é que a água está escura por causa de um tronco de aroueira que eu coloquei. O pessoal da loja disse que o filtro daria conta clarear a água, que estava amarelada. Segundo eles o pH estava ácido e por isso a água estava amarela. Pensei em colocar algumas conchas, mas já que disseram que o filtro daria conta do recado, nem me preocupei. Mas agora a água esta escurecendo a cada dia e eu estou ficando preocupado. Até penso em tirar o tronco, ou colocar os habitantes do aqua de volta no aqua antigo, enquanto resolvo este problema.
Meu aqua ta equipado com:
-filtro de 600l/h
-1 lâmpada rosa e 1 branca
-sem aquecedor ainda
-sem gestão de CO2 ainda
Mandem dicas de indicadores de pH caseiros e de como posso ajustar o pH da água para neutro. Obrigado desde já.

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Mensagens: 6254
Registrado em: 12 Nov 2011, 16:05
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Cidade: Santo André
País: Brasil
Localização: Santo André
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Meu aqua novo

#2 Mensagem por Raphael Igor »

de quanto (litragem / medidas) é esse seu novo aquário?
qual é o tamanho deste seu tronco de aroeira? você tratou ele antes de inseri-lo no aquário?
você tem o teste de PH, em quanto está?

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: Meu aqua novo

#3 Mensagem por Roberto Vieira »

Bom vamos lá...

Primeiro, um tronco antes de ser colocado num aquário deve ser tratado, sendo colocado de molho em um ambiente para soltar "a tinta" que é basicamente ácido húmico, e isso deixará a água naturalmente ácida, mas vc pode comprovar com um teste de ph, que é fundamental que vc possua.

Um filtro externo de 600l/h, acredito eu que seja um atman, não daria conta de eliminar toda a cor liberada pelo tronco pq não tem área para isso. Basta comparar a quantidade de carvão ativado nele e a quantidade de água colorida, não há milagres.

Não coloque as conchas, sinceramente eu começaria o aquário de novo, tratando o tronco antes de colocá-lo no aquário,

além disso coloque mais informações, por exemplo, dependendo das lâmpadas que vc está usando é pouca iluminação para um plantado. Coloque tbm tudo o que vc está usando, as marcas e tipos dos equipamentos, pois eu chutei que fosse um Atman, mas pode ser outros filtros, e como dito pelo Raphael, medidas do aquário tbm ajudam.

Fotos ajudam mais ainda

Suzigan.Bio
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 2
Registrado em: 12 Fev 2013, 09:48
Data de Nascimento: 29 Mai 1996
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: Meu aqua novo

#4 Mensagem por Suzigan.Bio »

As medidas do aquário são 80x30x50. Realmente, eu não tinha tratado o tronco, só lavei antes de colocar. Agora eu já tirei ele. Por quanto tempo ele tem que ficar de molho? Eu não comprei os medidores de nutrientes e de pH, porque o dono da loja disse que não era necessário, inclusive o sistema de gestão de CO2, que eu já estou providenciando um caseiro mesmo, com leveduras. Realmente, o filtro é da atman. As duas lâmpadas são T8/20W o que eu não sei bem o que significa... No fundo eu usei duas caixas de humuplus e 15 kg de areia por cima. Deu + ou - 1 dedo de substrato fértil com 2 a 3 dedos de areia por cima. ainda usei 4 kugeln balls. Como carpete eu usei Eleocharis parvula. Também usei Elódea densa, Cabomba, Hygrophila polysperma, uma Anubias afzelii e uma outra espécie que esqueci o nome. Quando você diz "começar de novo" seriatrocar toda a água ou começar de novo mesmo? se for só trocar a água, seria bom sifonar o fundo também?

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”