Como montar um aquário de Ciclídeos Africanos - Malawi/Mbuna
Enviado: 17 Nov 2012, 14:42
Em várias conversas, sempre se levanta a dúvida sobre o aquário de ciclídeos....primeiro vamos esclarecer o que é um ciclídeo !!!
A família Cichlidae engloba uma grande quantidade de peixes de água doce que possuem duas caracteristicas em comum, marcantes.
A primeira...os primeiros espinhos da nadadeira dorsal são mais rídigos formando espinhos bem pontiagudos, sendo uma das principais defesa desses peixes.
A segunda...a linha lateral, comum em todos os peixes ósseos, é dividida em duas partes
Na foto do disco acima, dá para observar em a questão das linhas laterais.
Alguns podem se perguntar, o tópico é sobre Ciclídeos africanos, e pq tem a foto de um Disco ?
Pq o acará disco também é um Ciclídeo. A família ciclídeo como acima citado engloba muitos peixes, e nem todos são oriundos da áfrica, e nem todos podem ser mantidos nas mesmas condições de um aquário de ciclídeos africanos. Aliás, até quando falamos de ciclídeos africanos podemos subdividir em vários outros grupos, de acordo com a origem e o padrão de comportamento desses ciclídeos.
Na montagem que explicarei falarei sobre os mbunas, ou peixes de toca/pedra traduzindo para o português.
Esses peixes são os mais comuns dentre os africanos encontrados no hobby, por sua fácil reprodução e colorido variado, são porém bem agressivos e territoriais e demandam certas qualidades para sua melhor manutenção.
Cuidado, pois muitos ciclídeos são vendidos como se fosse africanos quando não o são.
Acho que nenhum exemplo é melhor que o Convict....
O porquinho da india dos aquários !!! Não digo isso pela reprodução, mas lembre-se que um porquinho da India, não é um porco, muito menos da India...é um roedor da américa do sul...
O Convict, é chamado tbm de Acará do Congo...mas ele não é do Congo, é um peixe da américa central.
Passo 1: Tamanho do aquário.
Quanto maior melhor, o ideal é pensar em no mínimo 200 litros e ir aumentando o máximo possível. Num 200 litros será possível manter alguns trios ou quartetos (recomenda-se sempre colocar 3 ou 4 da mesma espécie, principalmente sendo 1 macho e os outros fêmea)
Como a maioria prefere viver próximo ao substrato, quanto mais comprido e largo o aquário melhor, a altura não terá grande influência na divisão por espaços, sendo portanto om espaço horizontal mais importante.
Passo 2: Filtragem e circulação
Capriche na filtragem, se possível coloque um filtro canister com circulação de 4-5x o volume do aquário, e bombas de circulação. Como haverá muitas rochas no aquário, uma circulação grande evitará acumulo de sujeira e ajudará a reduzir o crescimento de algas no aquário, aliás se possível use UV. Caso seja possível ja montar um aquário com sistema de sump, um dry-wet cai muito bem nesse sistema. O importante aqui é ter uma grande e boa filtragem biológica, pois como o ph será alto, os níveis de amônia devem ser bem controlados, apesar da resistência de muitas espécies.
Carvão ativado ou similares, e filtragem mecânica tbm é bem vinda.
Passo 3: Decoração
Como são peixes de toca, capriche nas tocas !!! Coloque muitas rochas !! Não use troncos naturais, se fizer questão de tronco, procure de resina ou algo sintético. o pH aqui é alcalino, portanto materiais a base de madeira não são apropriados. Rochas neutras ou alcalinizantes são bem vindas. Existem muitas rochas que fazem um belo layout com mbunas.
Algumas são:
Granito
Gnaisse
Existem também rochas de resina que ja fazem tocas
Aqui vale a imaginação....
Muitos aquários são montados com rochas marinhas !
A vantagem delas é somente quanto ao pH, embora muitos montem para dar ilusão de aquário marinhos...mas isso é questão de gosto, particularmente eu não gosto
Existem outras rochas que combinam mais com o aquário qeu são alcalinizantes tb
O interessante é pesquisar sobre a rocha que vc escolheu para usar
outra parte importante da decoração, é o substrato...aqui é interessante usar material alcalinizante, porém há um problema com os mbunas! Muitos gostam de cavar
Por isso é interessante escolher cascalho que eles tenham difriculdade de carregar
O African cichlid mix da Caribsea particularmente acho bem legal
Mas isso tbm é questão de gosto, pode-se usar Concha, Aragonita e outros alcalinizantes, só cuidado com conhas pois elas liberam fosfato e incentivarão crescimento de algas.
O crushed coral #8 é uma opção boa tbm
Há quem prefira usar Cascalho de rio, se vc conseguir manter o ph Alto com ele tbm não há problema !
Esqueça plantas !! Ah não ser que não se preocupe em limpar os pedaços e replantá-las constantemente.
Passo 4: A água
Muito falou-se acima de pH, há dois fatores importantes para a água dos ciclídeos africanos do lago malawi.
O pH é alto no lago devido a atividade vulcânica ali presente, sendo portanto recomendado para melhor saúde dos peixes um pH entre 7,5 a 8,8 (costumo manter em 8,0 - 8,2) e a dureza da água tb deve ser alta. algo entre 4-6 dGH e 6-8 dkh
Para elevar o pH pode além de usar os materiais nas rochas e substratos, fazer uso de tamponadores e alcalinizantes, existem alguns no mercado excelentes para ciclídeos, em especial os da Seachem. O mesmo vale para a dureza, é possível alcançar esse valor de dureza usando sal de cozinha (cloreto de sódio - obviamente não refinado) ou bicarbonato de sódio, porém ambos serão insuficientes comparado a diversidade químicas dos sais dissolvidos na água dos lagos africanos, recomendando-se tb usar um sal próprio para ciclídeos.
Passo 5: Ciclagem
Como todo aquário é importante ciclá-lo, no caso dos ciclídeos essa ciclagem é ainda mais importante não só pelo ph alcalino que torna amônia ainda mais tóxica, mas tbm pq como veremos abaixo, os peixes não entrarão aos poucos, portanto a carga biológica do aquário mudará repentinamente...é recomendado esperar pelo menos 15-20 dias para começar a colocar peixes, sempre acompanhando antes a água com testes, quando amônia e nitrito, após terem subido, tiverem novamente zerado, o aquário está ciclado. O tempo citado é apenas um exemplo, pode variar de aquário para aquário. Utilizar acelerados biológicos é uma idéia, mas não irá fazer mágica, sendo portanto necessário esperar o ciclo do nitrogênio completar-se no aquário.
Passo 6: Escolha dos peixes.
Aqui é a hora que o aquarista se empolga, mas também deve-se ter calma para evitar tristezas posteriores e desperdício de vidas.
Escolha com antecedência as espécies que vc quer e coloque 3-4 de cada espécie, o interessante é colocar vários de uma vez para evitar que formem territórios, colocar 1 de cada vez fará com que aquele que chega depois sempre seja dominado pelos outros.
Os mbunas alcançam cerca de 12cm em média, e isso deve ser considerado tbm, pois geralmente são vendidos em lojas juvenis e isso leva a acreditar que são peixes muito pequenos, e não serão. além disso o crescimento é rápido.
Não considero uma regra nos aquários de ciclídeo que monto, apenas uso bom senso. É comum aquários de ciclídeos serem super-lotados, o que de certa forma evita brigas, mas nesse caso, a filtragem excessiva deve ser ainda mais considerada.
Abaixo colocarei algumas espécies
Passo 7: Manutenção
A manutenção será somente troca dos materiais filtrantes químicos e mecânicos, e troca parcial de 20-30% mensal, sendo que a água nova deve ser endurecida e alcalinizada antes de ser adicionada ao aquário.
Alguns Mbunas fáceis de achar
Demasoni pombo (Pseudotropheus demasoni)
Bravo que nem o capeta !! Mas lindo ! Esse é um dos ciclídeos mais procurados pela sua Blz! o macho tem um azul mais forte do que as fêmeas
Auratus (Melanochromis auratus)
Cuidado !!! Quando juvenis todos tem a mesma cor com o ventre amarelado, mas os machos adultos ficam enegrecidos como o acima na foto. É comum machos demorarem a mudar de cor quando há um dominante no aquário.
Socolofi (Pseudotropheus socolofi)
Outro bravo que nem o cão, aliás até agora só tem terrorista !!
O socolofi é um dos mais procurados pelo baixo preço, mas tbm é um dos menos recomendados.
Labichromis yellow (Labidochromis caeruleus)
Esse é um dos melhores. Dentre os ciclídeos é um dos mais tranquilos de manter. O labidochromis yellow tem uma bela coloração e é um dos mais recomendados, assim como o labidochromis lividus por serem bem menos agressivos do que outros mbunas
G moori. (Gephirochromis moori)
Outro excelente ciclídeo para aquários Mbuna.
Trewawassae (Labeotropheus trewawassae)
Espécie tbm muito legal de manter, fácil de reconhecer pela boca virada para baixo. Existe grande variedade de cor, mas isso não modifica o comportamento.
Zebra (Pseudotropheus zebra)
Outro ciclídeo com grande variedade de cor. Também é bem agressivo, e porém é possivelm formar grupo variando as cores, por exemplo, colocando um macho azul, uma fêmea albina, outra albina red top e uma laranja
Auratus azul (Melanochromis vermivorus)
Tudo o que falou-se para o Socolofi, repita aqui, mas esse é mais bonitinho
Marmel (Labeotropheus fuellerboni)
Considere tudo para o trewawassae exceto as cores
Cynotilapia Afra
Considere tudo o que foi dito sobre o pombo, exceto que há variedade de cor na White top, Cobue e Jalo. a da foto é a White top !!!
Alimentação.
Existem no mercado, várias...algumas proprias para ciclídeos Malawi
O importante é a ração ser principalmente a base de vegetais pois são em sua maioria herbívoros...ração a base de spirulina tbm é recomendado. !!!!
A família Cichlidae engloba uma grande quantidade de peixes de água doce que possuem duas caracteristicas em comum, marcantes.
A primeira...os primeiros espinhos da nadadeira dorsal são mais rídigos formando espinhos bem pontiagudos, sendo uma das principais defesa desses peixes.
A segunda...a linha lateral, comum em todos os peixes ósseos, é dividida em duas partes
Na foto do disco acima, dá para observar em a questão das linhas laterais.
Alguns podem se perguntar, o tópico é sobre Ciclídeos africanos, e pq tem a foto de um Disco ?
Pq o acará disco também é um Ciclídeo. A família ciclídeo como acima citado engloba muitos peixes, e nem todos são oriundos da áfrica, e nem todos podem ser mantidos nas mesmas condições de um aquário de ciclídeos africanos. Aliás, até quando falamos de ciclídeos africanos podemos subdividir em vários outros grupos, de acordo com a origem e o padrão de comportamento desses ciclídeos.
Na montagem que explicarei falarei sobre os mbunas, ou peixes de toca/pedra traduzindo para o português.
Esses peixes são os mais comuns dentre os africanos encontrados no hobby, por sua fácil reprodução e colorido variado, são porém bem agressivos e territoriais e demandam certas qualidades para sua melhor manutenção.
Cuidado, pois muitos ciclídeos são vendidos como se fosse africanos quando não o são.
Acho que nenhum exemplo é melhor que o Convict....
O porquinho da india dos aquários !!! Não digo isso pela reprodução, mas lembre-se que um porquinho da India, não é um porco, muito menos da India...é um roedor da américa do sul...
O Convict, é chamado tbm de Acará do Congo...mas ele não é do Congo, é um peixe da américa central.
Passo 1: Tamanho do aquário.
Quanto maior melhor, o ideal é pensar em no mínimo 200 litros e ir aumentando o máximo possível. Num 200 litros será possível manter alguns trios ou quartetos (recomenda-se sempre colocar 3 ou 4 da mesma espécie, principalmente sendo 1 macho e os outros fêmea)
Como a maioria prefere viver próximo ao substrato, quanto mais comprido e largo o aquário melhor, a altura não terá grande influência na divisão por espaços, sendo portanto om espaço horizontal mais importante.
Passo 2: Filtragem e circulação
Capriche na filtragem, se possível coloque um filtro canister com circulação de 4-5x o volume do aquário, e bombas de circulação. Como haverá muitas rochas no aquário, uma circulação grande evitará acumulo de sujeira e ajudará a reduzir o crescimento de algas no aquário, aliás se possível use UV. Caso seja possível ja montar um aquário com sistema de sump, um dry-wet cai muito bem nesse sistema. O importante aqui é ter uma grande e boa filtragem biológica, pois como o ph será alto, os níveis de amônia devem ser bem controlados, apesar da resistência de muitas espécies.
Carvão ativado ou similares, e filtragem mecânica tbm é bem vinda.
Passo 3: Decoração
Como são peixes de toca, capriche nas tocas !!! Coloque muitas rochas !! Não use troncos naturais, se fizer questão de tronco, procure de resina ou algo sintético. o pH aqui é alcalino, portanto materiais a base de madeira não são apropriados. Rochas neutras ou alcalinizantes são bem vindas. Existem muitas rochas que fazem um belo layout com mbunas.
Algumas são:
Granito
Gnaisse
Existem também rochas de resina que ja fazem tocas
Aqui vale a imaginação....
Muitos aquários são montados com rochas marinhas !
A vantagem delas é somente quanto ao pH, embora muitos montem para dar ilusão de aquário marinhos...mas isso é questão de gosto, particularmente eu não gosto
Existem outras rochas que combinam mais com o aquário qeu são alcalinizantes tb
O interessante é pesquisar sobre a rocha que vc escolheu para usar
outra parte importante da decoração, é o substrato...aqui é interessante usar material alcalinizante, porém há um problema com os mbunas! Muitos gostam de cavar
Por isso é interessante escolher cascalho que eles tenham difriculdade de carregar
O African cichlid mix da Caribsea particularmente acho bem legal
Mas isso tbm é questão de gosto, pode-se usar Concha, Aragonita e outros alcalinizantes, só cuidado com conhas pois elas liberam fosfato e incentivarão crescimento de algas.
O crushed coral #8 é uma opção boa tbm
Há quem prefira usar Cascalho de rio, se vc conseguir manter o ph Alto com ele tbm não há problema !
Esqueça plantas !! Ah não ser que não se preocupe em limpar os pedaços e replantá-las constantemente.
Passo 4: A água
Muito falou-se acima de pH, há dois fatores importantes para a água dos ciclídeos africanos do lago malawi.
O pH é alto no lago devido a atividade vulcânica ali presente, sendo portanto recomendado para melhor saúde dos peixes um pH entre 7,5 a 8,8 (costumo manter em 8,0 - 8,2) e a dureza da água tb deve ser alta. algo entre 4-6 dGH e 6-8 dkh
Para elevar o pH pode além de usar os materiais nas rochas e substratos, fazer uso de tamponadores e alcalinizantes, existem alguns no mercado excelentes para ciclídeos, em especial os da Seachem. O mesmo vale para a dureza, é possível alcançar esse valor de dureza usando sal de cozinha (cloreto de sódio - obviamente não refinado) ou bicarbonato de sódio, porém ambos serão insuficientes comparado a diversidade químicas dos sais dissolvidos na água dos lagos africanos, recomendando-se tb usar um sal próprio para ciclídeos.
Passo 5: Ciclagem
Como todo aquário é importante ciclá-lo, no caso dos ciclídeos essa ciclagem é ainda mais importante não só pelo ph alcalino que torna amônia ainda mais tóxica, mas tbm pq como veremos abaixo, os peixes não entrarão aos poucos, portanto a carga biológica do aquário mudará repentinamente...é recomendado esperar pelo menos 15-20 dias para começar a colocar peixes, sempre acompanhando antes a água com testes, quando amônia e nitrito, após terem subido, tiverem novamente zerado, o aquário está ciclado. O tempo citado é apenas um exemplo, pode variar de aquário para aquário. Utilizar acelerados biológicos é uma idéia, mas não irá fazer mágica, sendo portanto necessário esperar o ciclo do nitrogênio completar-se no aquário.
Passo 6: Escolha dos peixes.
Aqui é a hora que o aquarista se empolga, mas também deve-se ter calma para evitar tristezas posteriores e desperdício de vidas.
Escolha com antecedência as espécies que vc quer e coloque 3-4 de cada espécie, o interessante é colocar vários de uma vez para evitar que formem territórios, colocar 1 de cada vez fará com que aquele que chega depois sempre seja dominado pelos outros.
Os mbunas alcançam cerca de 12cm em média, e isso deve ser considerado tbm, pois geralmente são vendidos em lojas juvenis e isso leva a acreditar que são peixes muito pequenos, e não serão. além disso o crescimento é rápido.
Não considero uma regra nos aquários de ciclídeo que monto, apenas uso bom senso. É comum aquários de ciclídeos serem super-lotados, o que de certa forma evita brigas, mas nesse caso, a filtragem excessiva deve ser ainda mais considerada.
Abaixo colocarei algumas espécies
Passo 7: Manutenção
A manutenção será somente troca dos materiais filtrantes químicos e mecânicos, e troca parcial de 20-30% mensal, sendo que a água nova deve ser endurecida e alcalinizada antes de ser adicionada ao aquário.
Alguns Mbunas fáceis de achar
Demasoni pombo (Pseudotropheus demasoni)
Bravo que nem o capeta !! Mas lindo ! Esse é um dos ciclídeos mais procurados pela sua Blz! o macho tem um azul mais forte do que as fêmeas
Auratus (Melanochromis auratus)
Cuidado !!! Quando juvenis todos tem a mesma cor com o ventre amarelado, mas os machos adultos ficam enegrecidos como o acima na foto. É comum machos demorarem a mudar de cor quando há um dominante no aquário.
Socolofi (Pseudotropheus socolofi)
Outro bravo que nem o cão, aliás até agora só tem terrorista !!
O socolofi é um dos mais procurados pelo baixo preço, mas tbm é um dos menos recomendados.
Labichromis yellow (Labidochromis caeruleus)
Esse é um dos melhores. Dentre os ciclídeos é um dos mais tranquilos de manter. O labidochromis yellow tem uma bela coloração e é um dos mais recomendados, assim como o labidochromis lividus por serem bem menos agressivos do que outros mbunas
G moori. (Gephirochromis moori)
Outro excelente ciclídeo para aquários Mbuna.
Trewawassae (Labeotropheus trewawassae)
Espécie tbm muito legal de manter, fácil de reconhecer pela boca virada para baixo. Existe grande variedade de cor, mas isso não modifica o comportamento.
Zebra (Pseudotropheus zebra)
Outro ciclídeo com grande variedade de cor. Também é bem agressivo, e porém é possivelm formar grupo variando as cores, por exemplo, colocando um macho azul, uma fêmea albina, outra albina red top e uma laranja
Auratus azul (Melanochromis vermivorus)
Tudo o que falou-se para o Socolofi, repita aqui, mas esse é mais bonitinho
Marmel (Labeotropheus fuellerboni)
Considere tudo para o trewawassae exceto as cores
Cynotilapia Afra
Considere tudo o que foi dito sobre o pombo, exceto que há variedade de cor na White top, Cobue e Jalo. a da foto é a White top !!!
Alimentação.
Existem no mercado, várias...algumas proprias para ciclídeos Malawi
O importante é a ração ser principalmente a base de vegetais pois são em sua maioria herbívoros...ração a base de spirulina tbm é recomendado. !!!!