Bem-vindo: 30 Set 2014, 20:54



Todos os horários são GMT - 3 horas




Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Como montar um aquário de Ciclídeos Africanos - Malawi/Mbuna
MensagemEnviado: 17 Nov 2012, 14:42 
Offline
Citar mensagem
Moderador
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Mensagens: 1641
Localização: Santos
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 19 vezes
Apelido: Beto
Em várias conversas, sempre se levanta a dúvida sobre o aquário de ciclídeos....primeiro vamos esclarecer o que é um ciclídeo !!!

A família Cichlidae engloba uma grande quantidade de peixes de água doce que possuem duas caracteristicas em comum, marcantes.

A primeira...os primeiros espinhos da nadadeira dorsal são mais rídigos formando espinhos bem pontiagudos, sendo uma das principais defesa desses peixes.

A segunda...a linha lateral, comum em todos os peixes ósseos, é dividida em duas partes

Imagem

Na foto do disco acima, dá para observar em a questão das linhas laterais.

Alguns podem se perguntar, o tópico é sobre Ciclídeos africanos, e pq tem a foto de um Disco ?

Pq o acará disco também é um Ciclídeo. A família ciclídeo como acima citado engloba muitos peixes, e nem todos são oriundos da áfrica, e nem todos podem ser mantidos nas mesmas condições de um aquário de ciclídeos africanos. Aliás, até quando falamos de ciclídeos africanos podemos subdividir em vários outros grupos, de acordo com a origem e o padrão de comportamento desses ciclídeos.

Na montagem que explicarei falarei sobre os mbunas, ou peixes de toca/pedra traduzindo para o português.

Esses peixes são os mais comuns dentre os africanos encontrados no hobby, por sua fácil reprodução e colorido variado, são porém bem agressivos e territoriais e demandam certas qualidades para sua melhor manutenção.

Cuidado, pois muitos ciclídeos são vendidos como se fosse africanos quando não o são.

Acho que nenhum exemplo é melhor que o Convict....

O porquinho da india dos aquários !!! Não digo isso pela reprodução, mas lembre-se que um porquinho da India, não é um porco, muito menos da India...é um roedor da américa do sul...

O Convict, é chamado tbm de Acará do Congo...mas ele não é do Congo, é um peixe da américa central.

Imagem


Passo 1: Tamanho do aquário.

Quanto maior melhor, o ideal é pensar em no mínimo 200 litros e ir aumentando o máximo possível. Num 200 litros será possível manter alguns trios ou quartetos (recomenda-se sempre colocar 3 ou 4 da mesma espécie, principalmente sendo 1 macho e os outros fêmea)
Como a maioria prefere viver próximo ao substrato, quanto mais comprido e largo o aquário melhor, a altura não terá grande influência na divisão por espaços, sendo portanto om espaço horizontal mais importante.

Imagem

Passo 2: Filtragem e circulação

Capriche na filtragem, se possível coloque um filtro canister com circulação de 4-5x o volume do aquário, e bombas de circulação. Como haverá muitas rochas no aquário, uma circulação grande evitará acumulo de sujeira e ajudará a reduzir o crescimento de algas no aquário, aliás se possível use UV. Caso seja possível ja montar um aquário com sistema de sump, um dry-wet cai muito bem nesse sistema. O importante aqui é ter uma grande e boa filtragem biológica, pois como o ph será alto, os níveis de amônia devem ser bem controlados, apesar da resistência de muitas espécies.
Carvão ativado ou similares, e filtragem mecânica tbm é bem vinda.

Passo 3: Decoração

Como são peixes de toca, capriche nas tocas !!! Coloque muitas rochas !! Não use troncos naturais, se fizer questão de tronco, procure de resina ou algo sintético. o pH aqui é alcalino, portanto materiais a base de madeira não são apropriados. Rochas neutras ou alcalinizantes são bem vindas. Existem muitas rochas que fazem um belo layout com mbunas.

Algumas são:

Granito
Imagem

Gnaisse
Imagem

Existem também rochas de resina que ja fazem tocas
Imagem

Imagem

Aqui vale a imaginação....

Muitos aquários são montados com rochas marinhas !

Imagem

A vantagem delas é somente quanto ao pH, embora muitos montem para dar ilusão de aquário marinhos...mas isso é questão de gosto, particularmente eu não gosto

Existem outras rochas que combinam mais com o aquário qeu são alcalinizantes tb
Imagem

O interessante é pesquisar sobre a rocha que vc escolheu para usar

outra parte importante da decoração, é o substrato...aqui é interessante usar material alcalinizante, porém há um problema com os mbunas! Muitos gostam de cavar

Por isso é interessante escolher cascalho que eles tenham difriculdade de carregar

O African cichlid mix da Caribsea particularmente acho bem legal
Imagem

Mas isso tbm é questão de gosto, pode-se usar Concha, Aragonita e outros alcalinizantes, só cuidado com conhas pois elas liberam fosfato e incentivarão crescimento de algas.

O crushed coral #8 é uma opção boa tbm Imagem

Há quem prefira usar Cascalho de rio, se vc conseguir manter o ph Alto com ele tbm não há problema !

Esqueça plantas !! Ah não ser que não se preocupe em limpar os pedaços e replantá-las constantemente.

Passo 4: A água

Muito falou-se acima de pH, há dois fatores importantes para a água dos ciclídeos africanos do lago malawi.

O pH é alto no lago devido a atividade vulcânica ali presente, sendo portanto recomendado para melhor saúde dos peixes um pH entre 7,5 a 8,8 (costumo manter em 8,0 - 8,2) e a dureza da água tb deve ser alta. algo entre 4-6 dGH e 6-8 dkh

Para elevar o pH pode além de usar os materiais nas rochas e substratos, fazer uso de tamponadores e alcalinizantes, existem alguns no mercado excelentes para ciclídeos, em especial os da Seachem. O mesmo vale para a dureza, é possível alcançar esse valor de dureza usando sal de cozinha (cloreto de sódio - obviamente não refinado) ou bicarbonato de sódio, porém ambos serão insuficientes comparado a diversidade químicas dos sais dissolvidos na água dos lagos africanos, recomendando-se tb usar um sal próprio para ciclídeos.

Imagem

Passo 5: Ciclagem

Como todo aquário é importante ciclá-lo, no caso dos ciclídeos essa ciclagem é ainda mais importante não só pelo ph alcalino que torna amônia ainda mais tóxica, mas tbm pq como veremos abaixo, os peixes não entrarão aos poucos, portanto a carga biológica do aquário mudará repentinamente...é recomendado esperar pelo menos 15-20 dias para começar a colocar peixes, sempre acompanhando antes a água com testes, quando amônia e nitrito, após terem subido, tiverem novamente zerado, o aquário está ciclado. O tempo citado é apenas um exemplo, pode variar de aquário para aquário. Utilizar acelerados biológicos é uma idéia, mas não irá fazer mágica, sendo portanto necessário esperar o ciclo do nitrogênio completar-se no aquário.

Passo 6: Escolha dos peixes.

Aqui é a hora que o aquarista se empolga, mas também deve-se ter calma para evitar tristezas posteriores e desperdício de vidas.

Escolha com antecedência as espécies que vc quer e coloque 3-4 de cada espécie, o interessante é colocar vários de uma vez para evitar que formem territórios, colocar 1 de cada vez fará com que aquele que chega depois sempre seja dominado pelos outros.
Os mbunas alcançam cerca de 12cm em média, e isso deve ser considerado tbm, pois geralmente são vendidos em lojas juvenis e isso leva a acreditar que são peixes muito pequenos, e não serão. além disso o crescimento é rápido.

Não considero uma regra nos aquários de ciclídeo que monto, apenas uso bom senso. É comum aquários de ciclídeos serem super-lotados, o que de certa forma evita brigas, mas nesse caso, a filtragem excessiva deve ser ainda mais considerada.

Abaixo colocarei algumas espécies

Passo 7: Manutenção

A manutenção será somente troca dos materiais filtrantes químicos e mecânicos, e troca parcial de 20-30% mensal, sendo que a água nova deve ser endurecida e alcalinizada antes de ser adicionada ao aquário.

Alguns Mbunas fáceis de achar

Demasoni pombo (Pseudotropheus demasoni)
Imagem
Bravo que nem o capeta !! Mas lindo ! Esse é um dos ciclídeos mais procurados pela sua Blz! o macho tem um azul mais forte do que as fêmeas

Auratus (Melanochromis auratus)
Imagem
Cuidado !!! Quando juvenis todos tem a mesma cor com o ventre amarelado, mas os machos adultos ficam enegrecidos como o acima na foto. É comum machos demorarem a mudar de cor quando há um dominante no aquário.

Socolofi (Pseudotropheus socolofi)
Imagem
Outro bravo que nem o cão, aliás até agora só tem terrorista !! icon_cheers
O socolofi é um dos mais procurados pelo baixo preço, mas tbm é um dos menos recomendados.

Labichromis yellow (Labidochromis caeruleus)
Imagem
Esse é um dos melhores. Dentre os ciclídeos é um dos mais tranquilos de manter. O labidochromis yellow tem uma bela coloração e é um dos mais recomendados, assim como o labidochromis lividus por serem bem menos agressivos do que outros mbunas

G moori. (Gephirochromis moori)
Imagem
Outro excelente ciclídeo para aquários Mbuna.

Trewawassae (Labeotropheus trewawassae)
Imagem
Espécie tbm muito legal de manter, fácil de reconhecer pela boca virada para baixo. Existe grande variedade de cor, mas isso não modifica o comportamento.

Zebra (Pseudotropheus zebra)
Imagem
Outro ciclídeo com grande variedade de cor. Também é bem agressivo, e porém é possivelm formar grupo variando as cores, por exemplo, colocando um macho azul, uma fêmea albina, outra albina red top e uma laranja

Auratus azul (Melanochromis vermivorus)
Imagem
Tudo o que falou-se para o Socolofi, repita aqui, mas esse é mais bonitinho

Marmel (Labeotropheus fuellerboni)
Imagem
Considere tudo para o trewawassae exceto as cores

Cynotilapia Afra
Imagem
Considere tudo o que foi dito sobre o pombo, exceto que há variedade de cor na White top, Cobue e Jalo. a da foto é a White top !!!


Alimentação.

Existem no mercado, várias...algumas proprias para ciclídeos Malawi
Imagem

O importante é a ração ser principalmente a base de vegetais pois são em sua maioria herbívoros...ração a base de spirulina tbm é recomendado. !!!!

_________________
Compact Reef - viewtopic.php?f=25&t=21139
Paludário - viewtopic.php?f=27&t=25178
Acho que o pó branco em cima de um Donut é cocaína! Como isso vicia !


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Como montar um aquário de Ciclídeos Africanos - Malawi/M
MensagemEnviado: 17 Nov 2012, 16:46 
Offline
Citar mensagem
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

Registrado em: 18 Ago 2012, 02:01
Mensagens: 237
Curtiu: 0 vez
Recebeu Curtir: 5 vezes
Apelido: Tanaka
Data de Nascimento: 22 Abr 1983
Cidade: Santo André
País: Brasil
icon-aplauder

Perfeita explicação, ótimo guia para quem quer se aventurar nestes belíssimos biótipos, que são os lagos africanos.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Como montar um aquário de Ciclídeos Africanos - Malawi/M
MensagemEnviado: 22 Nov 2012, 15:54 
Offline
Citar mensagem
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Avatar do usuário

Registrado em: 21 Nov 2012, 19:54
Mensagens: 149
Localização: São Paulo / Parque Do Carmo / Itaquera
Curtiu: 0 vez
Recebeu Curtir: 0 vez
Apelido: Toreto
Data de Nascimento: 21 Out 1982
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Na verdade para Mbunas o aquário deve ter no mínimo 1,50cm de frente

_________________
Clique Aqui ~> [Diary] The Ram Cichlid


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Como montar um aquário de Ciclídeos Africanos - Malawi/M
MensagemEnviado: 30 Nov 2012, 11:09 
Offline
Citar mensagem
Moderador
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Mensagens: 1641
Localização: Santos
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 19 vezes
Apelido: Beto
Thiago Cardoso escreveu:
Na verdade para Mbunas o aquário deve ter no mínimo 1,50cm de frente



Thiago, isso é muito relativo, o importante é ter uma boa litragem o aquário para que os espaços possam ser ocupados pelos peixes...

por exemplo um aquário de 80x60x50cm, seria talvez, mais eficiente para acomodar os animais do que um de 150x30x40cm por exemplo

_________________
Compact Reef - viewtopic.php?f=25&t=21139
Paludário - viewtopic.php?f=27&t=25178
Acho que o pó branco em cima de um Donut é cocaína! Como isso vicia !


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Como montar um aquário de Ciclídeos Africanos - Malawi/M
MensagemEnviado: 30 Nov 2012, 12:07 
Offline
Citar mensagem
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Avatar do usuário

Registrado em: 21 Nov 2012, 19:54
Mensagens: 149
Localização: São Paulo / Parque Do Carmo / Itaquera
Curtiu: 0 vez
Recebeu Curtir: 0 vez
Apelido: Toreto
Data de Nascimento: 21 Out 1982
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Pelo contrário meu amigo...
150 de frente comoda muito melhor os peixes, pois se trara de espécies muito territorialista.

Para um aquário de 80x60x50cm, o máximo que conseguirá fazer é um mono espécie.
http://www.ciclideos.com/o-aquario-de-mbunas-a85.html

_________________
Clique Aqui ~> [Diary] The Ram Cichlid


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Como montar um aquário de Ciclídeos Africanos - Malawi/M
MensagemEnviado: 01 Dez 2012, 10:44 
Offline
Citar mensagem
Moderador
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Mensagens: 1641
Localização: Santos
Curtiu: 2 vezes
Recebeu Curtir: 19 vezes
Apelido: Beto
Thiago, como falei, a questão do aquário é muito relativa, ser tão unilateral quando trata-se de aquarismo pode ser um problema..

Já conhecia o texto que vc indicou, e lá tem muita informação boa sim, mas particularmente não concordo com tudo, e o meu tópico, não é baseado somente em resultados de pesquisas, mas também em experiências próprias com o tipo de peixe mencionado.

Quando fazemos uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto Mbunas, perceberemos que há muitas divergências, é comum por exemplo nos principais sites estrangeiros do assunto citar uma litragem mínima de 55 galões. Porém falar de litragem ao meu ponto de vista é contraditório, vendo que é possivel fazer aquários com esse volume sem que haja uma boa área de natação. Quando um peixe protege um território ele não protege uma linha reta, esse território costuma ser uma área. Aquários com comprimentos diferentes e volumes iguais podem ser diferentes quando falamos de peixes que nadam o tempo todo...

Por exemplo, um aquário de 300 litros de 100x50x60 será menos interessante para peixes reofílicos do que um de 150x40x50..embora ambos tenham 300 litros....mas voltando aos mbunas.

Também acredito ser meio errado dizer que necessariamente o aquário será monoespecífico, dado que escolhendo bem as espécies o espaço não será tanto problema. Um aquário por exemplo de 60cm, bem pequeno, comportando 01 labidochromis yellow, 01 saulosi e 01 g moori..está longe de ser um aquário ideal...aliás quem gosta de ciclídeos dificilmente faria um desses, mas dizer que não será possível é besteira...já vi aquários assim, os peixes estavam saudáveis...se a pessoa consegue manter os peixes saudáveis e é feliz com esse tamanho de aquário, quem somos nós para criticar, porém, eu nunca indicaria isso para um aquário de ciclídeos mbunas...mas cada um é cada um.

Assim como também é comum vermos sites renomados indicando superpopular aquários de mbunas com grande capacidade para evitar brigas.....funciona ? Sim funciona ? é a melhor opção...sinceramente, não acredito, quando alguém faz isso deve sempre lembrar de melhorar muito a filtragem...mas é uma técnica a ser analisada.

Além disso, o principal é analisar as espécies colocadas no aquário...se a pessoa tiver um aquário de 200cm de comprimento com vários Melanochromis, Maylandia entre outros, e entre eles vários Genyochromis mento, ainda assim haverá grande chance de problemas devido ao hábito desse último comer nadadeiras de outros ciclídeos.

Vale lembrar que apesar da variedade de espécies as que são comumente vistas no Brasil são poucas perante a quantidade de espécies que existe de mbunas....Como as Petrotilapias, algumas espécies chegam a defender territórios de 22m², o que permitiria sua coexistência com outros ciclídeos somente em aquários muito grandes. sendo mais fácil portanto mantê-la sozinha, para quem gostar

Alguns clientes e amigos tem aquários de mbunas de 100cm, 90cm de comprimento com sucesso, obviamente, observando bem as espécies colocadas....

_________________
Compact Reef - viewtopic.php?f=25&t=21139
Paludário - viewtopic.php?f=27&t=25178
Acho que o pó branco em cima de um Donut é cocaína! Como isso vicia !


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Como montar um aquário de Ciclídeos Africanos - Malawi/M
MensagemEnviado: 02 Dez 2012, 14:03 
Offline
Citar mensagem
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

Registrado em: 12 Out 2012, 00:50
Mensagens: 5
Curtiu: 0 vez
Recebeu Curtir: 0 vez
Apelido: Siso
Data de Nascimento: 02 Jul 1991
Cidade: Franca
País: Brasil
Muito bom este tópico que criou icon_joia

Estou a montar um de 150cm x50cm x50cm e será de Ciclideos Africanos Mbnas, estou lendo muito sebre a espécie para fazer tudo direito, com consciencia daquilo que estou preste a criar!

Concordo e muito com o amigo Roberto Viera ai de cima, já vi aquario pequenos que não era aconselhado para algumas espécies de peixe, porém os peixes estavam saudáveis, vistosos!

Meu primo é um dos que tem um aquario de 95 cm de frente e tem ciclideo americano com Acarás...! (para muitos é loucura , mas deu muito certo no dele)

Sei que tudo isso que falam de 150cm de frente para Mbunas é o "RECOMENDADO", mas vem do aquarista a decisão.

Particularmente, prefiro seguir as recomendações! hehehe

No mundo do aquarismo sempre estamos vendo e aprendendo coisas novas e que fogem do padrão icon-aplauder

Abraços


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Como montar um aquário de Ciclídeos Africanos - Malawi/M
MensagemEnviado: 06 Dez 2012, 13:48 
Offline
Citar mensagem
Moderador Global
Moderador Global
Avatar do usuário

Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Mensagens: 21666
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 127 vezes
excelente tópico! icon_iCo01

_________________
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!
ImagemImagemImagem


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Como montar um aquário de Ciclídeos Africanos - Malawi/M
MensagemEnviado: 25 Dez 2012, 12:39 
Offline
Citar mensagem
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

Registrado em: 17 Ago 2012, 01:43
Mensagens: 709
Curtiu: 11 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes
Data de Nascimento: 13 Ago 1964
Cidade: BH
País: Brasil
Thiago Cardoso escreveu:
Na verdade para Mbunas o aquário deve ter no mínimo 1,50cm de frente


Não é regra, essa restrição é mais aplicada aos haps (Livingstoni, Venustus, Compressiceps etc.) que crescem bastante e necessitam de um maior espaço para nadar. Para a questão do territorialismo, a solução não é apenas espaço, mas tocas e áreas onde eles possam delimitar como territórios. Evidentemente que quanto maior o aquário melhor, mas no caso específico dos mbunas, não há essa restrição de tamanho por si só.

Na minha opinião, tocas e filtragem (além de manter os parâmetros adequados - KH e pH altos) são alguns dos segredos básicos em CA's. Misturar peixes de lagos diferentes também não é uma boa, apesar de muitos fazerem isso. O ideal é tentar ler bastante sobre a compatibilidade entre os vários tipos de peixes para montar um aquário com poucas perdas e brigas, pois há várias diferenças de comportamento entre as espécies e várias coisas que causam brigas (padrões iguais de cor e listras, por exemplo). Uma "dica" antiga que é ainda usada por alguns é de que se superpopulando o aquário de CA's diminuem as brigas... não é verdade.

Vejo muito se falar em agressividade de marinhos, mas até hoje ainda não vi nada parecido com a agressividade dos ciclídeos africanos. Em compensação, a resistência deles é brutal.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
 Título: Re: Como montar um aquário de Ciclídeos Africanos - Malawi/M
MensagemEnviado: 12 Fev 2013, 17:36 
Offline
Citar mensagem
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Avatar do usuário

Registrado em: 31 Dez 2012, 21:33
Mensagens: 357
Localização: na Ilha
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 13 vezes
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
Cidade: taubate
País: brasil
aqui tem mais um biotopo :idea:
todos vivem lendo sobre biotopos (amazonico,Malawi,etc..)entao monte um aquario com 200, 300, 400 litros coloque rochas como estas
Imagem
ilumine com uma luz amarelada e coloque alguns deste
Imagem

e voce pode chamar de biotopo afeganistão :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

_________________
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
conhece algum que não esteja listado,coloque lá.


Voltar ao topo
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar novo tópico Responder  [ 10 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Tópicos Similares

Duvidas para começar a montar Fórum: Aquário Marinho Iniciante Autor: Christian Reggiani Respostas: 9
vou falar do meu Aquario do futuro com meus Amigos Fórum: CHAT Autor: Marcus l lage Respostas: 0
Projeto de aquario marinho não convencional Fórum: Aquário Marinho Iniciante Autor: Marcelo Freitas Respostas: 116
meu primeiro aquário, Marinho. Fórum: Aquário Marinho Iniciante Autor: Thiago Silva Respostas: 30
Ir para:  


TheReefTank
proudly awards
this site as
Recommended Reading
Please vote for it
in the community!





Vote for us!


Powered by phpBB © 2008 phpBB Group | Traduzido por: Suporte phpBB
subSilver+ theme by Canver Software, sponsor Sanal Modifiye

Modificado por Micael Borin Martins