Este vai ser meu segundo aquário, mais considero o primeiro pois sera feito com calma, bastante pesquisa e ajuda dos membros do fórum é claro.
Meu primeiro contato com o hobby, foi com um aquario de 100 litros que montei a uns 13 anos mais ou menos.
Como na minha adolescência trabalhei de vidraceiro, não tive dificuldades para construir o tanque que por falta de experiência teve trava transversais nas laterais e uma transversal central.
No antigo o o sistema de filtragem era composto de placas de fundo coberto com 10 cm de cascalho de conchas retirados da costeira próximo a Prainha branca no Guarujá sp e uma boma beter 250 na torre do filtro.
Tinha também um filtro externo do tipo aqua cleaner milênio ( acho que era este o nome )
Aquecedor e termostato.
Fique quase dois anos com esse aquário, tinha bastante biologia no substrato (vermes e outras coisitas que não sei o nome ), um peixe palhaço ocelares, anémonas da costa brasileira, etc...
O NOVO AQUÁRIO ( PRIMEIRO FEITO COM CAUTELA E PESQUISAS ).
Bom pra começar não disponho de muta grana para envestir em equipamentos top de linha, sendo assim muita coisa vai ser feita do modo DIY ( faça você mesmo ) mais isso nada me atrapalhou nos meus outros hobbys como aeromodelismo elétrico e automodelismo.
Gosto de usar bastante coisas recicladas e que estejam disponíveis na minha região.
Sou aquele tipo de louco que vê uma tampa de panela de alumínio e logo imagina pô da pra fazer uma antena direcional para modem 3G

DISPLAY: Comprimento 85cm, altura 45cm, 40 de profundidade ( 85x45x40 )
Substrato: ainda a definir: Não gostei muito do preço da aragonita de 9kg a R$90,00 aqi na baixada.
Filtragem: SUMP com medidas ainda a definir, mais quero que tenha: espaço para shark bag, skemmer, quebra bolhas,
Filtragem mecânica ( perlon ).
Filtragem química ( carvão ativado ).
Filtragem biológica ( Anéis de cerâmicas e rochas vivas ).
Refugio com tamanho suficiente para ser usado também como enfermaria de peixes ou aclimatização para recém chegados.
A captação e retorno da água vai ser por canos de PVC de 1" e registro de esfera.
DO QUE DISPONHO NO MOMENTO:
Aquário quase pronto ( falta travar ) e vidros suficientes para construir o sump. Como disse antes a verba é pouca então comprei os vidros em uma reciclagem, vidros de 6mm mais ou menos 2mt2 a R$ 70,00.
Estavam bem sujos mais vidro é vidro e depois de algum tempo lavando tava novo.
Termômetro interno de vidro ( confio mais que os ching ling digitais).
Uma bomba Boyu F-48 2100l/h a 1.30mt max( Depois de comprado vi que tinha um gráfico e cai bastante com o aumento da altura de retorno pro aquário. )
Uma beter 650 com impeler zerado.
500gr de carvão ativado.
300gr de anéis de cerâmica
02 pacotes de perlon
02 saquinho para medias de 20x10.
Bom como podem ver falta muita coisa ainda, mais considerando que tenho bastante vidro e estou construindo meu móvel, acho que ja vai dar uma boa economia.
Vou ver se consiguo postar fotos da construção do aqua e móvel feito e caibros.
Criticas serão bem vindas.