Após inúmeras perdas no meu primeiro setup

http://www.korallen-zucht.de/files/zeog ... lish-1.pdf
Apesar de ser um método pouco difundido no Brasil, resolvi seguir a risca a montagem, estudando o método e estou bastante feliz com os resultados que estou obtendo.
Gostaria de compartilhar com todos os amigos do Fórum essa experiência que vem sendo muito interessante e com resultados bastante satisfatórios. O objetivo desse post é mostrar os erros e acertos que obtive para que está iniciando não precise passar pelo mesmo..rs e também trocar informações aprendendo sempre um pouco mais.
Acredito que com a troca de informações podemos todos evoluir nossos reefs, acabando com alguns segredos e mistérios conhecido por poucos, e assim difundir nosso hobby. Hoje temos poucos forums amistosos e muitas informações sem sentido na rede, além de discussões e intrigas que não somam nada ao nosso hobby. Espero que um dia todos vejam iniciativas como essa uma forma de fazer novas amizades e contribuir com o aprendizado de todos.
Nesse meio tempo que fiquei sem postar alterei alguns equipamentos pois não fiquei satisfeito com os resultados.... Troquei minha luminária Maxspect 160 G2 por 4 módulos Aqua Illumination Sol Blue,rochas vivas, troca do substrato, troca do reator de Zeolitos da Bubble Magus por um Vertex e adicionei 2 MP10W para circulação.
motivo das mudanças:
reator de zeolitos da bubble magus -> quando o equipamento é desligado, a coluna de água dentro do reator desce deixando os zeolitos expostos. O reator da Vertex não deixa a água sair do reator em caso de falta de energia ou parada do equipamento. Os zeolitos ficam sempresubmersos.
luminária LED-> Meu primeiro reef estava comum luminária Maxspect 160W G2. Percebi que a luminária não iluminava todo o Reef, pois na verdade precisaria de um modelo maior para isso, ou seja errei na compra do modelo. Troquei por 4 módulos da Aqua Illumination Sol Blue e fiquei realmente impressionado com elas. Recomendo a todos que queiram alterar a iluminação para LED. Minhas estão configuradas para trabalhar com 75% da potência e mesmo assim tenho que tomar cuidado quando adiciono novos corais.
Rochas Vivas - > Utilizava no reef antigo rochas Zanzibar. Seguindo manual da Zeovit troquei todas as rochas para rochasvivas. Sinceramente não gostei das rochas Zanzibar e não recomendo.
Troca do substrato -> O método da Zeovitrecomenda utilizarmos argagonita tam. 2 já tratada em RO por diversos dias trocando a água diariamente até que não seja detectado PO4 na água. Varios posts no forum da zeovit relatam a incompatibilidade do método Zeovit com LiveSand que utilizava no setup anterior. Apesar de lavar o substrato ser um tema polêmico fiquei bastante satisfeito com o resultado.
Reator de Calcio -> Estou muito satisfeito com o reator da Tunze que é compacto e bastante eficiente. Estou trocando o equipamento pois com um sump maior posso também ter um reator com mais midia de calcio e magnésio e eliminar a necessidade de adicionar magnésio manualmente ao reef. Recomendo o reator da tunze para que tem problemas de espaço no sump e está procurando um reator funcional e compacto.
Equipamentos utilizados:
1 Aquario 90x70x50 (315L) + Sump + Caixa de Reposição
4 módulos da Aqua Illumination SolBlue com controlador
1 Skimmer Bubble King Mini 180
1 Bomba de recalque - MAG500 DannerMag-Drive Supreme 5 - 500 GPH Water Pump
1 Chiller Gelaqua 1/3 HP
1 Bomba MAG500 Danner Mag-Drive Supreme 5 - 500GPH Water Pump para o Chiller
1 Bomba de circulação interna - VorTech MP40w ESPropeller Pump
2 Bomba de circulação interna - VorTech MP10w ESPropeller Pump
1 Reator de Cálcio da Tunze (estou trocando para um Bubble Magus C-120 agora que estou projetando um sump maior)
1 Clilindro de CO2 de alumínio de 3L (Waterplant)
1 Valvula de ajuste fino de CO2 com tomada para integração com o Aquacontroller (Waterplant)
1 Termostato Marineland - 200watt
1 Termostato Marineland - 250watt
1 Aquacontroler com probes de ORP, Temp e PH.(acesso via webservice / iphone). Modulos VDM e WMX.
Também alterei o local do sump para a sacada do meu apartamento, reduzindo bastante obarulho das Mag 5 e disponibilizando o espaço do móvel para a elétrica que ainda estou trabalhando para organizar.
Dosagem atual (somente linha Zeovit):
Jod Complex. - 4 gotas (2xpor semana)
Potassium iodide /fluoride conc. - 4 gotas (1xpor semana)
Macro element solution - 4ml (1x por semana)
Amino Acid High Concentrate – 4 gotas (4x porsemana)Coral Snow - 4ml (2x por semana) com ZeoBak ou Bio Mate
Amino Acid LPS - 2ml (1x por semana)
B-Balance - 5ml (2x por semana)
k-Balance - (quando necessário)
Pohls Xtra - 3ml (3x a week)
Zeostart2 - 0.02ml (2x por dia)
Zeobac 4 drops (3x por semana / 10 dias seguidos após a troca dos zeolitos)
ZeoZym - 1/2 colher de chá + Zeobac or Biomate(1x por semana)
CoralVitalizer - 4 gotas (4x por semana)
Sponge Power - 4 gotas (3x por semana)
Zeospur (quando necessário)
BioMate- 4 gotas (2x por semana)

Parametros:
Amonia - 0
Nitrito - 0
Nitrato - 5
Kh - 6.5 (zeovit recomenda alcalinidade nesse range)
Ca - 430
Mg - 1250
K+ - 500
PO4 - 0.06 (hanna)
Hoje estou com os seguintes animais:
- Yellow Tang
- Ocellaris
- Black Percula
- Centropyge Angel
- Bicolor Blenie
- Neon Goby
- Flame Hawk
Algumas fotos:

Quem tiver curisidade de comparar a mudança de cores dos SPS segue o link do setup anterior (alguns SPS estavam no aquario anterior com cores bastantes diferentes):
http://www.XXXXXXXX.org/forum/reef_ri ... 15l-126048
Logo quando tive problemas na montagem do meu primeiro reef, comecei a pesquisar bastante o que poderia ter acontecido. Já utilizava alguns produtos da Zeovit porém em um sistema hibrido e iniciei uma pesquisa nos Forums e documentos da Zeovit para aprender um pouco mais sobre o método...
Sempre fiquei impressionado com as cores dos SPS dos aquários postados no forum deles.
Uma das coisas que me chamou a atenção no método é a possibilidade de observar os corais e poder realizar ajustes mais minucioso em relação as cores, o suporte deles no Forum também é muito legal e amistoso. O Bob (Aged Salt) e o G Alexender sempre ajudam a todos em relação ao método que aqui é pouco difundido.
Hoje temos diversos métodos no mercado como por exemplo o Bio Pellets para redução de nutrientes dos reef (ULNS) e diversos novos produtos para coloração como por exemplo a nova linha da Red Sea Pro.
Acredito que o melhor método é aquele que melhor se adapta a nossa disponibilidade de tempo para cuidar do reef. Muitos também não gostam de passar muito tempo dosando gotas + gotas e tem aquários maravilhosos, mas eu realmente aproveito esses momentos como um verdadeiro passa tempo e estou aprendendo com isso. Bastante empenho e estudo acredito ser essencial para qualquer dos métodos escolhido.
Um outro motivo para a escolha do método foi o desafio de tentar reproduzir as cores dos SPS do forum da Zeovit, aprender mais com o método e publicar os resultados do método completo.
Espero colaborar publicando os resultados e também conseguir manter um reef equilibrado, saudável e com as cores que estou batalhando para melhorar.

Estarei postando sempre que possível a evolução do reef.
As críticas e sugestões são sempre bem vindas pois nos fazem aprender mais e debater os temas do nosso hobby.
Essa semana eu passei a dosar o Jod Complex que possui iodine organico e inorganico, ao contrario do PIF que só possui iodine inorganico. Fiquei bastante impressionado como as cores azuis e roxas melhoraram... Acabei testando após ler um post do G.Alexender no site da Zeovit..
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No dia 14/11/2011 recebi um email do forum da Zeovit com a publicacao do novo DTOTQ (Dream Tank of the Quarter)...
Para minha surpresa um brasileiro levou o premio dessa vez!
Parabens Alexandre George pelo lindo aquário!!
Segue link para os que tiverem interesse:
http://www.zeovit.com/forums/showthread.php?t=24243
[]s
Ricardo